Miudinhas
Tasso Franco
25/09/2015 às  18:23

A BARBÁRIE em Salvador segue com Policial Rodoviário abatido a tiros

O deputado vice-presidente da Assembleia, Adolfo Menezes, tem razão quando diz que não tem governador que dê jeito na violência de Salvador


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Mais uma barbárie em Salvador, uma das cidades mais violentas do país,  diante do crime praticado contra o policial rodoviário federal baleado durante um assalto na Pituba. O jovem Marcelo Caribé de Carvalho, 28 anos de idade, está em coma na UTI Neurológica, de acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital da Bahia nesta sexta-feira, 25. 

   2. Quase todos os dias acontecem crimes como este contra Marcelo. Uma repetição de uma tragédia que expõe a população de Salvador, diariamente, perante a ação de criminosos, muitas vezes, com a participação de menores de idade. Recentemente, uma estudante de medicina foi morta a tiros. 

   3. Desta feita o crime aconteceu nesta quinta, 24, por volta das 21h30, no Bar do Régis, que fica na rua Ceará, na Pituba. O policial, que é lotado na cidade de Porto Velho, em Rondônia, estava no estabelecimento comercial com amigos, quando os criminosos chegaram e anunciaram o assalto. Os bandidos atiraram na vítima depois de identificar que ele é policial.

   4. A Rua Ceará é no que a PMS classifca de bairro nobre. Carvalho morava em Salvador, mas se mudou para Porto Velho em 5 de março, de acordo com seu perfil no Facebook.

   5. Segundo A Tarde, em agosto últimos, outras três pessoas foram baleadas durante assaltos em bares de Salvador. No dia 11 de agosto, Ana Patrícia de Oliveira Silva, 45 anos, foi atingida por um tiro na perna depois que criminosos anunciaram assalto em um bar no Dique do Tororó. Ela não soube informar se alguém reagiu ao assalto. Ana Patrícia foi liberada horas depois de ser internado no Hospital Geral do Estado (HGE).

   6. No dia 30 de agosto, um assalto causou pânico e correria em um bar na Pituba. Quatro homens armados roubavam os clientes do estabelecimento, que fica na rua Território do Rio Branco, quando eles atiraram e atingiram dois consumidores.

   7. Além das ocorrências de pessoas baleadas durante assaltos em bares de Salvador, esses tipos de estabelecimentos comerciais foram palco de crimes com outras motivações. Foram registrados outras três ocorrências desde julho.
No dia 25 de julho, quatro homens foram assassinados e uma criança baleada em uma chacina em um bar no bairro de Nova Brasília de Valéria. 

   8. Uma das vítimas foi o sargento da Polícia Militar Osvaldo Costa C. Filho, 49 anos. Ele participava de uma comemoração de aniversário quando criminosos chegaram procurando Railander da Silva Conceição, 24 anos, filho do policial. O PM tentou proteger o filho e acabou morto. Os bandidos também atiraram contra Railander, Robson Alves Santos, 21 anos, e Murilo dos Santos Santana, 28 anos.

   9. No dia seguinte a este crime, outro bar voltou a ser alvo de bandidos em Valéria. O dono do estabelecimento Edgard de Lima Filho, de 52 anos, foi morto por criminosos. A mulher dele, Edileuza Santos da Silva, também foi baleada.
No dia 20 de setembro, um homem foi morto e três pessoas feridas durante um atentado em um bar da Nova Constituinte, em Periperi. 

   10. Morador de Guanambi, Silvano Pereira dos Santos, de 31 anos, estava em Salvador de passagem. Ele veio para a capital baiana para fazer um curso profissional. De acordo com a família, o rapaz não tinha passagem pela polícia.
                                                                                *****
   11. As estações Acesso Norte e Campo da Pólvora ficarão abertas neste sábado, dia 26, das 14h30 às 19h15 para os torcedores que irão assistir ao jogo entre Vitória e Paysandu, pela Série B do Campeonato Brasileiro, marcado para 16h30, na Arena Fonte Nova. As demais estações Lapa, Brotas, Retiro e Bom Juá funcionam em horário normal, até as 13h. O acesso ao metrô segue gratuito.

   12. Está repercutindo positivamente no mercado imobiliário, o discurso do governador Rui Costa durante o recente Encontro Nacional da Construção Civil. Segundo os empresário e dirigentes de entidades setoriais. ficou o contentamento com a fala de Rui que abordou temas que angustiam empreendedores de Salvador: o histórico aumento do IPTU e a cobrança antecipada do ITIV. 

   13. O pessoal da Ademi, por exemplo, vibrou com a postura do governador. Mas existe o receio de manifestação pública com receio de represálias do prefeito ACM Neto que anos atrás se recusou a receber dirigentes da Ademi no Palácio Thomé de Souza. O caso dos impostos está na justiça.

   14. O governador Rui Costa participa neste sábado (26), às 18h, da abertura da  6ª edição do Encontro Baiano dos Laticinistas que acontecerá no Gran Hotel Stella Maris até domingo (27). Durante o evento, o Sindicato das Indústrias de Leite da Bahia (Sindileite-BA) vai comemorar seus 15 anos de criação. 

   15. O encontro vai reunir empresários das indústrias de laticínios, autoridades e órgãos relacionados ao segmento com o objetivo de discutir questões que impactam o setor. Além disso, o evento debaterá as perspectivas e caminhos da atividade. 

   16. Ao tomar conhecimento do teor da proposta legislativa divulgada pela Presidência do TJBA, com a finalidade de alterar o Plano de Carreira e Vencimentos (Lei nº 11.170/08), a ASSETBA (Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) registra o necessário veemente REPÚDIO a mais essa tentativa de desmerecer e prejudicar os Servidores do Tribunal de Justiça, seja pela retirada de direitos legalmente reconhecidos há muitos anos, após longa e árdua mobilização; seja por ser proposta eivada de inconstitucionalidades por atingir
situações jurídicas já consolidadas pelo tempo ou decorrentes de decisões judiciais, as quais não se espera o desrespeito pelo próprio Poder Judiciário que as proferiu.

  17. Por isso, a ASSETBA demonstrará as MUITAS contrariedades à Constituição Federal contidas na proposta legislativa divulgada, tanto aos Membros do Tribunal de Justiça, quanto aos Parlamentares Estaduais, a fim de esclarecer os ABSURDOS do texto apresentado que em muito piora os graves problemas de gestão do Poder Judiciário da Bahia,
ao invés de contribuir para a respectiva solução.

   18. Condutores de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador reivindicam o reajuste salarial atualizado pelos índices de aumento concedidos aos servidores municiais, conforme ficou estabelecido no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) formalizado pela Prefeitura Municipal e Ministério Público da Bahia, em 29 de março de 2011. 

   19. Na manhã desta sexta-feira, dia 25, representantes da categoria reuniram-se com a promotora Rita Tourinho, na sede do MP, em Nazaré, e pediram a interferência do órgão para fazer valer o TAC. A promotora pediu para que a categoria voltasse a entrar em contato na próxima segunda-feira, dia 28.  Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores, Vanderson Lima, os trabalhadores totalizam um prejuízo acumulado de 54,5% sobre os reajustes, desde a formalização do acordo. 

   20. Conforme disse, no ano passado conversaram sobre a questão com o secretário municipal de Saúde, José Antônio
Rodrigues, e decidiram pelo parcelamento da dívida de 2011 a 2014, que somavam um acúmulo de 64% sobre os índices de reajustes, em quatro vezes. “Só recebemos uma parcela, em 2014, e neste ano não tivemos o reajuste conforme os servidores (6,5%), nem o pagamento dos 16% referente ao parcelamento”, afirma Vanderson Lima. 

   21. “Estamos procurando formas de resolver o problema sem parar os serviços, visto que sabemos da importância da Samu, mas caso não sejamos atendidos faremos greve, mesmo porque temos outras demandas que interferem na qualidade do nosso trabalho”, afirma. 
22. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) apresentou, nesta sexta-feira (25, durante participação no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2015), propostas que vem trabalhando no Senado para contribuir com a retomada da economia no País. Ele chamou a atenção para a necessidade de uma nova política de atração de investimentos para estados e municípios, a partir da redução e unificação do ICMS, com a criação do fundo de Desenvolvimento Regional, além do incentivo a setores produtivos estratégicos.

    23. “A saída não pode ser tributar os que ainda estão de pé. O correto é buscar estímulo, aproveitar as oportunidades de negócios de dólar alto, portanto incentivar a produção com vistas à exportação, fazer a escolha de setores para ir ao encontro de onde tem as dificuldades e chegar com propostas. Então portanto é quebrar a carga tributária pra facilitar inclusive o nível de investimento na ponta”, destacou ao criticar o que chamou de “fúria arrecadatória” da União. 

   24. Segundo o senador, para recuperar o fôlego na economia o governo deveria trabalhar com um projeto que tenha “início, meio e fim”, ao invés de se preocupar somente com ajuste na economia. “Ajuste é necessário? Sim, mas ninguém faz ajuste a vida inteira. Eu não conheço nenhum paciente que fique a vida inteira no remédio. O desejo de todo médico é tirar o paciente do remédio para o alimento”, comparou.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>