Miudinhas
Tasso Franco
24/08/2015 às  21:49

ABANDONO DE 196 OBRAS no Estado esquenta os debates na Assembleia

Esse negócio de dizer que Michel Temer vai ficar na coordenação política marco do governo Dilma é conversa para boi dormir


  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os debates na Assembleia Legislativa nesta tarde de segunda-feira, 24, se centralizaram na recusa do presidente Marcelo Nilo (PDT) em dar seguimento a CPI que propunha analisar as 196 obras paralisadas no Estado, da época do ex-governador Jaques Wagner, prováveis pedaladas fiscais, e como o TCE aprovou todas as contas de Wagner com tantas irregularidades. 

   2. O indeferimento de Nilo veio logo depois que deputados da Oposição iniciaram uma maratona pelo estado, exatamente para verificar o que teria acontecido com essas obras, iniciada no final de semana por Ilhéus, Itabuna e Itapé.

   3. "O que vimos nesses três municípios é a grande farsa do governo do PT que prometeu muitas obras no interior para induzir a população a votar nos seus candidatos a nada fez", comentou o líder da Oposição, deputado Sandro Régis (DEM), o qual comandou a caravana constituida por dez parlamentares. 

   4. Régis citou que a "ponte Ilhéus-Pontal nada feito; a duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, nada; o Centro de Convenções de Itabuna, nada; Centro de Cultura Adonias Filho, nada; a barragem do Colônia, em Itapé, nada. E nós só fomos em três municípios", frisou o parlamentar na tribuna.

   5. O lider do governo, deputado Zé Neto (PT), optou por não responder a Oposição preferindo centrar sua fala criticando o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, o qual - segundo Zé Neto - está executando o Projeto do BRT na cidade em desacordo com o projeto que foi aprovado pelo Ministério das Cidades. O parlamentar disse que vai recorrer a Justiça entendendo que o prefeito burlou o projeto, criou pontos "trincheiras" fora da rota e "terá que responder por isso".

   6. O deputado Zé Raimundo (PT) defendeu o governo diante das obras paralisadas destacando que se trata de um procedimento que pode acontecer em qualquer administração, "devido a determinadas circunstâncias, o que é natural". Quanto a obras que estariam paralisadas em Vitória da Conquista, críticas feitas pelo deputado Herzem Gusmão, comentou que todas serão concluidas e criticou o PMDB por ter retirado R$40 milhões do SUS. Segundo Zé Raimundo, o PMDB faz "trabalho de traição" pois é da base da presidente Dilma.

   7. Na avaliação de Herzem Gusmão (PMDB), o qual participou da caravana em Ilhéus/Itabuna/Itapé, o PT fomentou uma "ilusão para induzir o eleitorado a votar nos seus candidatos com obras que não sairam do papel e outras que estão inacabadas, como é o caso do Aeroporto de Conquista". Segundo Herzem, o "que presenciei no Hospital Luiz Viana Filho, em Ilhéus, é uma vergonha, um abandono".

   8. Nesta segunda-feira, 24, de fato, o governo Rui/Wagner apanhou bastante na Assembleia com pouca defesa.
                                                                   *************** 
   9. O vice-presidente da República, Michel Temer, informou nesta segunda-feira à presidente Dilma Rousseff que não vai mais ser responsável por discutir com aliados a liberação de emendas e a nomeação de cargos no segundo e terceiro escalões - o que, na prática, o afasta da articulação política do governo.

   10. Temer afirmou que deixa o "varejo" da articulação, mas segue à frente da "macropolítica", participando das reuniões semanais da coordenação política. Oficialmente, o argumento para o afastamento do vice é a conclusão da votação das medidas de ajuste fiscal no Congresso. Temer foi alçado ao cargo justamente com a missão de convencer os aliados a darem aval às impopulares medidas para resgatar a economia brasileira. No entanto, ao acumular a função, o vice acabou se desentendendo com a equipe de Dilma.
 
   11. No PMDB, salvo a parte protocolar da função do vice-presidente, Temer está afastado do "varejo" e do "atacado" das articulações politicas e teria usado esse enfemismo (de deixar o varejo) apenas para ser elegante com a presidente, postura que é da natureza do seu cargo.

   12. Ora, se um dos pontos de tensão se deu nas negociações da liberação de emendas - recurso que parlamentares (falava-se em R$500 milhões) recebem para injetar em suas bases eleitorais - vetado por Joaquim Levy, imaginem agora.

   23. Assessores próximos ao peemedebista relataram que ele vinha sofrendo pressão de todos os lados - desde parlamentares sedentos por emendas a peemedebistas que defendem o rompimento com o governo. Conforme relato da equipe palaciana, Temer deixou a reunião nesta manhã com um sorriso, o que contrasta com a irritação demonstrada desde que assumiu o posto.
 
   24. O desembarque de Temer, avaliado com congressistas como um bom negociador, pode piorar a relação do governo com o Congresso. No início deste mês, as bancadas do PTB e do PDT na Câmara declararam independência e deixaram a base aliada, já fragilizada após o rompimento do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o Planalto. Cunha achou que a saída de Temer da articulação política é bom para o PMDB e para ele.
                                                                                             *****
   25, Vem aí a terceira edição do Festival da Primavera.  As novidades e atrações de um dos eventos mais esperados da cidade serão apresentadas durante uma coletiva de nesta terça-feira (25), às 10h, na área externa do Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente da Saltur, Isaac Edington.
 
   26. Com 50 vagas distribuídas igualmente para os turnos da manhã e da tarde, a Alpha School, escola de formação profissional, mantida e idealizada pela Rede de Academias Alpha Fitness, inscreve gratuitamente até a próxima quarta-feira (26), para a 22ª turma do curso de formação prática e teórica voltado para o mercado de academias de ginásticas. 

   27. As vagas são para os profissionais que buscam pelo conhecimento específico dos setores de Recepção de Academia, Atendimento de Vendas, Gestão de Academia, Estagiários e Professores de Educação Física. A nova turma inicia no dia 30 de agosto e tem duração de nove dias. 

   28. As inscrições são feitas através do envio do currículo para o e-mail curriculos@academiaalphafitness.com.br. Além de promover a qualificação profissional dos participantes, ampliando sua capacidade e chances de empregabilidade, a Alpha School constitui-se, também, como a principal porta de acesso dos novos colaboradores da Rede Alpha Fitness. O processo de ingresso à instituição é feito por meio de seleção curricular, dinâmicas de grupo e entrevista individual. 

   29.  Deputado estadual Robinho (PP) destaca na Assembleia o fato do governo do Estado ter assumido o aeroporto de Caravelas, fundamental para desenvolver o turismo e a região.

   30. O deputado Joseildo Ramos (PT) sumiu do plenário da Assembleia. Neste segundo semestre não apareceu ainda. 

   31. Deputado Alex da Piatã (PMDB) destaca o fato o juiz Salomão Resedá, de Coité, ter assumido a Corregedoria das Comarcas do Interior da Bahia do TJ.
32. O deputado Hildécio Meireles (PMDB) disse que o Hospital de Base, de Itabuna, era uma referência para todos os gestores do Baixo Sul. Mas, no final de semana, quando conheceu o HB tomou um susto. "O que é aquilo!" - admirou-se com o abandono do local.

   33. As mulheres Alagoinheses realizam hoje (24), na sede da câmara de Vereadores da cidade, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como objetivo a criação de políticas públicas mais efetivas, que propiciem uma sociedade mais justa de igualdade de direitos entre homens e mulheres.  

   34. Participaram da abertura do evento o prefeito da cidade de Alagoinhas, Paulo Cezar Simões, a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, as secretárias de Assistência Social e Infraestrutura do município, Tatiana Andrade e Sônia Fontes, respectivamente, o presidente da câmara, Roberto Torres, dentre outras autoridades. 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>