Miudinhas
Tasso Franco
09/08/2015 às
19:36
ACIDENTES NAS ESTRADAS DA BAHIA viram uma calamidade pública
(TF)A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) acaba de lançar os novos Manuais de Comunicação e Identidade Visual para projetos patrocinados pelo Fazcultura
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Todo dia morrem entre 3 e 5 pessoas em acidentes de trânsito nas estradas que cortam a Bahia - federais, estaduais e municipais. As estatísticas são imprecisas porque nas estradas distritais, corroçaveis a maioria delas, as mortes nem sempre são contabilizadas.
2. Nos finais de semana, os números aumetam, e da última sexta-feira até hoje moreram três pessoas em Itatim, 1 tenente da PM, 1 senhora na estrada de Santaluz, um carreteiro em Itambé, um casal em Jaguaquara e um moticiclistas em Baixa Grande. Isso os casos mais notórios e divulgados pela imprensa.
3. Quando há um feriadão os números triplicam-se em épocas de São João, Semana Santa, Natal e assim por diante. A maioria dos casos - segundo interpretação da PRF - é por imprudência dos motoristas, excesso de velocidade, ultrapssagens em locais indevidos, alcoolismo, o que tem provocado choques frontais. Quando isso acontece, um automóvel de passeio bate num caminhão, seus passageiros sempre morrem.
4. São mais de 100 pessoas mortas ao mês, uma calamidade pública. As famílias - o que sobra delas - ficam destroças emocionalmente e, em alguns casos, perdem tudo economicamente falando. Nesta semana morreu um casal e escapou uma filha menor. Imagina-se o trauma dessa garota doravante.
5. O que fazer? Como conter essa violência que é praticada pelos motoristas?
6. Não há uma resposta pronta e acabada porque quase tudo o que está ao alcance das autoridades foi feito: multas mais pesadas, campanhas educativas, blitzes, etc, mas parece que nada adiante tal a imprudência de alguns motoristas. Aqueles que dirigem caminhonetes, então, parecem que são donos das estradas.
7. Veja o que aconteceu no sábado: Um acidente de trânsito na BA-233, próximo ao município de Conde, no litoral Norte, mobilizou a equipe do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que realizava ações educativas em praias da região. Com sinais visíveis de embriaguez, Givaldino Vidal dos Santos, 37, que dirigia um Escort, colidiu de frente com a motociclista Anterlúsia Santos, 40, que pilotava uma “cinquentinha”.
8. Os dois não portavam carteira de habilitação. A mulher teve fraturas expostas e foi encaminhada ao hospital de Conde. O motorista foi levado para a delegacia local e pode responder por crime de trânsito.
9. Casos como este último, se repetem, diariamente.
**********
10. . Proteger as mulheres contra a violência doméstica e familiar. Esse é o principal objetivo da Lei Maria da Penha, que completa nove anos de aprovada. Como marco, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) irá realizar uma capacitação para cerca de 100 policiais baianos, que atuam na Operação Ronda Maria da Penha, em bases comunitárias, além de policiais civis e peritos.
11. O curso, com carga horária de 60 horas, terá início no próximo dia 10, e será aplicado incialmente com agentes de Salvador, e posteriormente, ampliado para as cidades baianas que já contam com a Operação Ronda Maria da Penha, Serrinha e Feira de Santana.
12. A principal finalidade do curso é aprimorar o trabalho realizado pelos policias, discutindo a problemática social determinante da violência contra as mulheres em nossa sociedade, para que os mesmos se apropriem de conteúdos e de uma prática que permita contribuir com a redução da violência de gênero.
13. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rompido com o governo desde o dia 17 de julho, usou mais uma vez as redes sociais para negar que esteja trabalhando contra a presidente Dilma Rousseff ao propor a votação de uma "pauta-bomba" e a abertura de CPIs incômodas ao Palácio do Planalto.
14. "A tentativa de alguns de me colocar como vilão das contas públicas por retaliação ao governo não tem amparo na realidade dos fatos", reclamou em sua conta no Twitter na tarde deste domingo, 9. "Sei bem os riscos que sinais equivocados podem causar na avaliação do grau de investimento do País e não compactuo com isso", afirmou. "É preciso parar de especular e tratar as coisas com mais seriedade", afirmou Cunha.
15. "Tentar esconder a real situação de fragilidade do governo sem base na Câmara me culpando pelas suas derrotas é querer não enfrentar o problema", defendeu-se. "A verdade nua e crua é que não existe base do governo".
16. A presidente Dilma Rousseff realiza hoje à noite, no Palácio da Alvorada, uma reunião ministerial. O vice-presidente Michel Temer, que é o articulador político do Planalto, também deve participar, assim como o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), e outros ministros do "núcleo duro" do PT .
17. Tradicionalmente, reuniões como essa ocorrem às segundas-feiras, mas amanhã a presidente não estará em Brasília, pois cumprirá duas agendas no Maranhão. Diante do agravamento da crise política, a reunião não poderia esperar.
18. Fala-se que o governo pretende acabar com 14 Ministérios.
19. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) acaba de lançar os novos Manuais de Comunicação e Identidade Visual para projetos patrocinados pelo Fazcultura e apoiados financeiramente pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA). As publicações apresentam as novas marcas dos mecanismos de fomento, que devem substituir as anteriores a partir de agora nas peças de comunicação, produtos culturais, espetáculos, atividades, releases, sites e perfis em redes sociais dos projetos apoiados.
20. Além das orientações gerais para o uso das marcas, os manuais trazem orientações para a citação do FCBA e do Fazcultura em releases, eventos e peças que demandem locução. As publicações estão disponíveis no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).
21. Hollyfield baiano outro dia estava bastante debilitado e até falando com dificuldades. Agora, fala-se numa luta com Todo Duro, de PE. Uma temeridade uma luta dessas.
22. A alta do dólar já passando dos R$3,50 não mexe só com o bolso dos ricos; com os dos pobres também. O trigo - pão e derivados - é cotado na base do dólar.
23. Diz-se que Neymar estaria de caxumba. Curioso é que pegou a doença depois das férias.
24. M ais nove bairros da capital recebem o faxinaço contra o Aedes. Entre as 8h e 15h, cerca de 80 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e da Limpurb estarão envolvidos na ação nas localidades Estrada das Barreiras, Calabetão, Jardim Santo Inácio, Arenoso, São Gonçalo do Retiro, Baixinha do Santo Antônio, Cabula, Arraial do Retiro e Santa Luzia do Lobato.
25. Durante o mutirão de limpeza, os moradores das localidades devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.
26. Os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses também intensificarão as visitas casa a casa e a vistoria de depósitos elevados como caixas d'água e calhas para identificação e eliminação de larvas dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os agentes realizarão ainda a distribuição de materiais educativos com o intuito de sensibilizar a população sobre as medidas de combate aos vetores.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>