Miudinhas
Tasso Franco
02/08/2015 às  10:56

CONGRESSO abre explosivo em alta; ASSEMBLEIA abre no marasmo, em baixa

Governador não dá sinais de que mandará projetos polêmicos para a Assembleia Legislativa no segundo semestre de 2015


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Estamos a 3 de agosto, o mês que sempre assustou a politica brasileira - morte de Getúlio Vargas, renúncia de Jânio Quadros, morte de JK - e o Congresso Nacional reabre nesta segunda-feira, 3, com o presidente da Casa, Eduardo Cunha, envolvido em denúncias de corrupção na Operação Lava Jato (teria recebido US$5 mihlões) e espumando de raiva contra a presidente Dilma, a PGR e a advogada Beatriz Catta Preta, a qual abandonou clientes da delação premiada e deixou dúvidas no ar dizendo que estaria sendo amaeaçada por integrantes da CPI da Petrobras, sem citar nomes.

   2. De personalidade sombria e defensora de réus na Operação Lava Jato a advogada passa a ser suspeita de estar se vitimizando e a CPI vai convocá-la para que revele quais dos seus integrantes são os ameaçadores. O presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB) ligado a Cunha lançou suspeitas de que Catta Preta pode estar "escondendo alguns atos ilícitos que tenha cometido no âmbito do processo da Lava Jato", em especial na delação de Júlio Camargo.

   3. No meio político não se fala outra coisa senão um segundo-semestre explosivo no Congresso Nacional. O maior petardo que Cunha dispõe, em mãos, a depender da conjuntura politica, é a análise de pedidos de impeachment de Dilma. O PSDB, embora FHC tenha dito que Dilma é uma pessoa honrada, informou (a maioria do partido) que apoia Cunha. E parte do PMDB tem advogado um rompimento imediado com a presidente, decisão que poderá ser tomada no Congresso do partido no próximo mês de Setembro.

   4. Ninguém aposta um tostão furado de como será a conduta do Congresso a partir desta segunda. O governo parece mais estruturado. Encomendou um estudo ao Ministério do Planejamento para fundir os 38 Ministérios, para um número que se aproxime dos 20 já proposto pelo PMDB, e quer uma avaliação mais criteriosa e técnica na distribuição dos 22 mil cargos comissionados da República. 

   5. Dilma já se reunir com os governadores na semana passada, mas, governadores não controlam deputados - salvo exceções - e o jogo será jogado no Congresso de forma mais aberta. Diz-se que, quando um governo está fragilizado, cada deputado se sente mais forte e dono de sí.

   6. Com todas as acusações e criticas direcionadas a Cunha, agora chamado por petistas e comunistas de ter postura autoritária, a força do presidente da Casa junto aos seus pares - a maioria da Câmara - não parece ter alterado. Continua forte e controlando a maioria. Daí que, mesmo ferido com as acusações da Lava-Jato, deverá ser a personalidade politica mais comentada neste segundo semestre.
                                                                               *****
   7. Na Bahia, abre também nesta segunda-feira, 3, os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa. E, como aconteceu no primeiro semestre, de um maramos como há muito não se via, não há sinais de que neste segundo semestre haja mais dinamismo. 

   8. O governador Rui Costa não tem encaminhado projetos relevantes para apreciação da Casa, nem dá sinais de que pretende mudar seu ritmo neste segundo semestre. O governo se contenta com o que tem, os projetos estruturantes para passaram pela Casa, e o governador administra com o que tem e já foi aprovado. 

   9. Sem isso, sem projetos que possam parecer polêmicos, a oposição fica sem ter o que discutir e criticar. Murcha. Fica a cata de assuntos na imprensa - a violência, possíveis falhas na saúde e na educação - e um ou outro caso de maior repercussão como foram as mortes dos 12 do Cabula pela PM.

   10. Como deputado não pode apresentar projeto que demande despesas e só aqueles sem essa componente, pouco se faz, salvo uma enxurrada de sessões especiais que não levam a lugar algum. Portanto, não há indicadores de que teremos um segundo semestre mais vibrante na Assembleia.

   11. O governador Rui está bem avaliado pelo Instituto Paraná de Pesquisas, resultado que saiu no Correio, o que dá mais munição a base governista contra qualquer ataque da oposição. A presidente Dilma deve vir a Salvador nesta semana para lançar as ordens de serviços dos BRTs de Salvador e Feira de Santana. É o que se fala, ainda sem uma confirmação oficial.
                                                                             *****
   12. O Paraguai diz que Marinha do Brasil fez incursões em suas águas. Era só o que faltava uma nova guerra Brasil-Paraguai.

   13. Nesta segunda-feira (3), às 9h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador acontece o recadastramento e a entrega dos novos coletes para os 1.200 baleiros que trabalham diariamente no transporte coletivo da cidade. 

   14. De acordo com Gilson Rodrigues, presidente da Associação dos Baleiros da Bahia-Unibal, o novo uniforme azul, substitui ao laranja, imediatamente. “Essa é mais uma forma de mostrar a seriedade do nosso trabalho e facilitar a identificação de quem vende seus produtos dentro dos ônibus”, revela.

   15. Gilson, acrescenta que o fortalecimento da categoria faz parte de uma estratégia de reconhecimento sobre a importância da atividade de  quem trabalhava vendendo produtos  dentro dos ônibus, gerando emprego e proporcionando aos passageiros uma viagem mais tranquila com a oportunidade de fazer um lanche, por exemplo, durante o trajeto. 

   16. O presidente da Unibal também disse que o apoio da deputada federal Tia Eron (PRB-BA) tem sido
fundamental para o reconhecimento da atividade da categoria. 

   17. O governador Rui Costa entrega nesta segunda-feira (03), às 8h30, 72 unidades habitacionais em Alagados VI, na localidade conhecida como Baixa do Petróleo, no bairro de Maçaranduba, em Salvador, às famílias cujos imóveis foram destruídos por um incêndio ocorrido em janeiro passado. Os imóveis, compostas por 18 blocos com quatro unidades cada, foram construídos no âmbito do programa Moradia Digna ao custo de R$ 8,69 milhões.  

   18. A Conder, responsável pela obra, também executou serviços de infraestrutura, com rede de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, rede de drenagem, extensão de rede de
energia elétrica, iluminação pública e pavimentação, além da construção de via de borda.

   19. Ronda (a lutadora do UFC) foi assistir ao jogo do Flamengo x Santos vestida com a camisa do FLA. E Bethe ficou em casa colocando gelo no rosto diante do nocaute que levou aos 34 segundos da luta.

   20. A Justiça do Trabalho determinou que as agências bancárias não abram nesta segunda-feira (3), caso não haja policiamento ostensivo nas ruas. A liminar deferida neste domingo (2) vale para todo o Rio Grande do Sul e atende uma ação judicial proposta pelo Sindicato do Bancários (SindBancários) e pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do estado (Fetrafi-RS).

   21.  A decisão é da juíza de plantão no Foro Trabalhista de Porto Alegre, Noêmia Saltz Gensa.
saiba mais Policiais militares fazem operação padrão neste domingo no RS.

    22. A ação foi ajuizada no sábado (1) pelas entidades, que temem uma paralisação geral da Polícia Civil e Brigada Militar na segunda (3), em função do parcelamento dos salários dos servidores públicos, anunciada pelo governo do estado na última sexta (31). 

   23.  A maior economia do mundo está de olho nos projetos estruturantes baianos. Foi o que ficou claro após a reunião realizada entre o governador Rui Costa e o presidente da Câmara Internacional de Comércio Brasil China Charles Tang, na Governadoria. 

   24. A instituição sediada em São Paulo prospecta oportunidades de negócios para os investidores chineses e percebeu boas oportunidades em empreendimentos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o Porto Sul, o VLT de Salvador e a área de mineração.

    25. Parcerias contribuem para resultados mais rápidos e com menos custos, por isso o nosso governo está aberto a elas. Vamos abrir caminhos, dialogar, se movimentar para que ações concretas sejam efetivadas na Bahia”, disse o governador. 

   26. Ficou estabelecido que missões comerciais entre os dois países serão realizadas em breve. Participaram também do encontro os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda.

   27. O Sindicato dos Portuários do Estado da Bahia - SUPORT-BA, repudia veementemente a substituição na Diretoria de Infra – Estrutura da CODEBA prevista para ocorrer na reunião do Conselho de Administração – CDA, agendada para 31/07/2015.
28. O Diretor Renato Neves da Rocha Filho, deixará a diretoria injusta e desarrazoadamente. O sindicato faz um alerta aos membros do Conselho de Administração da CODEBA, aos empregados e órgãos de fiscalização, já que a mudança irá afetar o funcionamento dos Portos de Salvador, Aratu e Ilhéus, todos eles componentes do aparelhamento portuário público.

   29. A mudança representa uma clara represália contra a dedicação e a luta pela moralidade da CODEBA empreendida pelo citado diretor, que, diga-se de passagem, é empregado de carreira, nas seguintes ocasiões: Entrega da área das oficinas ao TECON, obra da Estação Marítima de Passageiros, recuperação da plataforma do TGS -1 e, finalmente, a polêmica do prolongamento do quebra–mar do Porto de Salvador em mais 400m. 

   30. A obra foi licitada com um projeto básico na concepção núcleo – carapaça, ficando o projeto executivo para ser desenvolvido pela empresa vencedora.

   31. Tenho 40 anos de jornalismo ouvindo dizer que os chineses estão chegando e a Baía de Todos os Santos será revitalizada.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>