Miudinhas
Tasso Franco
15/07/2015 às  11:11

Ministro da Justiça diz na CPI da Petrobras que não pode controlar PF

A Prefeitura de Feira de Santana vai recorrer da decisão judicial de paralisar as obras do BRT na cidade


  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (G1) Em depoimento à CPI da Petrobras nesta quarta-feira (15), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que não irá tolerar abuso de poder e que, se ficar provado que a escuta encontrada na cela do doleiro Alberto Youssef não tinha autorização judicial, haverá punição, inclusive com demissões. O ministro também afirmou aos parlamentares que não tem o poder de controlar investigações da PF, mas que atua como fiscal da legalidade.
 
   2. O grampo na cela de Youssef foi encontrado em abril de 2014. A Polícia Federal abriu sindicância para apurar, mas o caso está sob sigilo. No último dia 2, a CPI ouviu, a portas fechadas, dois policiais federais que afirmaram que o grampo estava ativo e foi instalado sem autorização judicial, segundo relator do presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB).

   3. “Se ficar provado [que a escuta não tinha autorização judicial], é um ato gravíssimo. Escutas ilegais jamais podem ser feitas e podem ter absoluta certeza que, pouco importando a razão, haverá punições, sim, para aqueles que praticaram”, afirmou.

   4. “É fundamental que não se admita jamais no meio policial o abuso de poder. Não vivemos mais em uma ditadura. Se alguém acha que pode investigar colocando escutas, ou que pode prejudicar uma investigação colocando escuta, descumpre com sua missão de policial, desrespeita a lei. Polícia que não corta na sua carne é polícia que não se faz respeitar”, disse Cardozo aos deputados.

   5. O depoimento dado pelos policiais federais à CPI desmente conclusão da primeira investigação interna da PF, que apontou que a escuta tinha sido colocada na época em que o traficante Fernandinho Beira-Mar estava preso no local. A PF nega ter feito a escuta ilegal.
                                                                  *********
 
   6. Suspensas obras do BRT de Feira. Segundo ação cautelar preparatória da Defensoria, as obras têm irregularidades no projeto, como não cumprimento de normas legais previstas para o Plano Diretor Participativo e Plano de Transporte e Mobilidade. As obras estão orçadas em cerca de R$ 87 milhões. A decisão por parar as obras foi do juiz substituto Roque Ruy Barbosa de Araújo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira.

   7. Segundo a decisão liminar, "a implantação do sistema de transporte BRT apresenta inconsistências e irregularidades que, em princípio, prejudicam o planejamento municipal e afastam seus fins dos interesses da coletividade local, eis que está evidenciado nos autos que não houve a elaboração de um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele inserido".

   8. A Procuradoria da Prefeitura vai recorrer no prazo previsto em lei.

   9. O ex-senador e ex-governador João Durval Carneiro, de 86 anos, foi transferido nesta quarta-feira, 15, da Unidade de Terapia Semi-Intensiva para a unidade de internação aberta (apartamento) do Hospital da Bahia, onde está internado desde o domingo, 12.

   10. O hospital informa ainda que seu quadro de clínico é estável, se alimenta normalmente e está sendo submetido a programa de fisioterapia. No entanto, ainda não há previsão de alta médica.

   11. João Durval deu entrada na unidade hospitalar com o quadro de fratura no colo do fêmur esquerdo, após uma queda. Na segunda, 13, depois de uma avaliação, ele foi submetido a uma cirurgia ortopédica (osteossíntese do colo do fêmur).
                                        
   12. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) realiza, nesta terça-feira (21), às 10h, a ação “Cuidando da Memória”. A cerimônia acontece na Conha Acústica, situada no Centro de Lauro de Freitas. 

   13. Esse Fernando Collor é incorrigível. Foi apeado do poder quando era presidente, teve direitos politicos cassados por 10 anos, voltou e retornou pior. E mais grave é que ainda tem quem o defenda, Renan. 

   14. Diz-se que há um cumpadrio na Academia de Letras da Bahia.

   15. Comissão da Assembleia da FIOL foi a Brasilia com 9 deputados e voltou de mãos abanando. A Casa gastou com passagens e diárias. E só. 

   16. O ECA suiço completa 25 anos e a matança no Brasil segue em frente.

   17. Em 2015, na Bahia, 126 agências bancárias e caixas eletrônicos já foram explodidos. Vai entrar no 'Guinesse', livro de recordes.

   18. Lula disse em entrevista que as coisas "ainda vão piorar".

   19. A Colômbia dando 1x0 no Brasil nos jogos do Pan, em Toronto. Por enquanto é a maior potência das Américas no esporte amador depois dos EUA, Canadá e Cuba.

   20. Que maravilha essas descobertas em Plutão. A foto da lua de Caronte é sensacional. Viva a ciência,

   21. Ao que tudo indica, o vereador Suica (PT), o qual andou fazendo criticas ao governador Rui costa tomou um puxão de orelhas e hoje só foi elogios a Josias e a Rui.

   22. Geddel conclama pelo twitter a Walter Pinheiro filiar-se ao PMDB na tese de que, no PT, ele não tem vez.

   23. Hic! Tão desconfiando de amizade colorida entre Zilú e Marlene Matos.

   24. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou nesta quarta-feira (15/07), o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação para pesquisadores e acadêmicos, membros da Academia de Ciências da Bahia. 

   25. Em especial, o secretário exibiu os resultados do projeto Ciência na Escola, que busca promover a educação científica nas escolas da rede estadual.

   26. Ação estruturante do Educar para Transformar, o projeto Ciência na Escola é um exemplo de integração entre o Governo da Bahia e outras instituições  parceiras, como a Academia de Ciências da Bahia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coelba. Este ano, o projeto está presente em 750 unidades escolares, beneficiando 219 mil  estudantes, em 300 municípios.

   27. Ato em defesa da Petrobras e da democracia, realizado ontem (14), em Brasília, contou com a participação dos deputados petistas da Bahia, Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), como também de numerosa delegação de militantes do município baiano de Ribeirão do Largo, que lotou um ônibus para marcar presença na manifestação, ocorrida no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

   28. É...o pessoal de Ribeirão fez um bom passeio.

   29.  inscrições para a vaga de biólogo do Programa Trainee Leme encerram nesta sexta-feira (17). Para
participar da seleção, o candidato deve ser recém-formado ou ter até 24 meses de conclusão do curso de biologia e ter domínio em informática. Conhecimento de inglês será considerado um diferencial.

   30. A seleção é composta ainda por outras cinco etapas: provas de conhecimento, entrevista individual, aplicação de testes psicológicos, dinâmica com gestores e entrevista final com feedback de desempenho. 

   31. O programa terá duração de 14 meses, com remuneração compatível ao Plano de Cargos e Salários do Grupo Leme, além de benefícios como assistências médica e odontológica, vale-transporte, seguro de vida, cortesias em exames laboratoriais e vale-refeição/alimentação.
32. A Executiva da Central Única dos Trabalhadores da Bahia realiza no dia 18 de julho, no auditório do  SindQuímica, mais uma Plenária Sindical de Lideranças CUTIstas. Durante a atividade será realizada uma análise da atual conjuntura política do país, e um debate sobre as campanhas salariais do segundo semestres de 2015.

   33. Para Cedro Silva, presidente da Central, o atual momento requer ainda mais atenção dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia, daí a necessidade de reunir as lideranças CUTistas para
traçar as metas e os novos desafios. 

   34. “Seguimos no entendimento de defesa da democracia e dos direitos trabalhistas, hoje e sempre. Vamos reunir nossas lideranças para juntos criarmos as estratégias de enfrentamento que nos
assegure os direitos adquiridos e impeçam o golpe que querem dar no país e nos trabalhadores”, afirma.



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>