Miudinhas
Tasso Franco
01/07/2015 às  11:48

2 DE JULHO: Historiadores baianos devem livro categorizado sobre tema

Alguém tem que escrever a história correta das lutas pela Independência da Bahia, com documentos e sem a folclorização


  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  Salvador celebra o 2 de Julho data magna de sua independência, em 1823. É a festa cívica mais empolgante do estado e reúne milhares de pessoas no cortejo entre a Lapinha e o Campo Grande, nos dois turnos.  O evento mais atrativo e político é o que acontece pela manhã, no cortejo da Lapinha a Praça Municipal. À tarde é mais burocrático, desfile de escolas e o hasteamento dos pavilhões da Bahia e do Brasil em frente ao monumento do caboclo, símbolo da mestiçagem e do heroismo baiano.

   2. A Prefeitura anuncia que está homenageando as mulheres e cita a tríade de 'heroinas' Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. As mulheres tiveram uma participação mínima nas lutas pela independência. Das citadas acima, Joana Angélica mourreu na porta do convento da Lapa por soldados portugueses embriagados que tentaram invadir a clausura do local e foram repelidos pela madre. Recebeu uma baionetada nos seios e faleceu. Foi um caso isolado,acontecido em fevereiro, sem uma relação direta com o movimento pela independência que só vei acontecer a partir de 25 de junho, em Cachoeira.

   3. Maria Quitéria teve o mérito de se alistar no Batalhão Periquitos que foi formado no Recôncavo e praticamente não lutou. Não se tem registro que ela tenha lutado, atirado, ido para a trincheira. Exagera-se muito nos seus feitos, mas, os registros históricos são mínimos, salvo o fato inusitado de ter integrado um batalhão de homens. Vivia na roça, discriminada pelo pai, lá em São José das Itapororoca, hoje distrito de Feira, e seu grande mérito foi ser uma mulher corajosa que integrou uma frente militar. Morreu no ostracismo, cega, abandonada.

   4. Maria Felipa não tem registro histórico. É uma personagem de ficção criada pelo avô de João Ubaldo Ribeiro. Fala-se em lutas em Itaparica e até uso de cansanção para atormentar soldados portugueses armados. Uma brincadeira. A 'guerra' de Itaparica é mal contada e de um heroismo que não existiu em termos de batalhas. Foi mais uma 'guerra' de cerco, de evitar que as tropas portuguesas de Madeira de Melo acampadas em Salvador fossem reabastecidas de víveres, pois, seu Exército estava isolado na frente de Pirajá.

   5. Quando o cerco apertou após a batalha de Pirajá - ninguém sabe sequer quantos morreram - Madeira embarcou suas forças e alguns portugueses ricos da Bahia nas naus ancoradas no Porto e zarpou para Lisboa. Dentro de Salvador mesmo não houve um tiro sequer. 

   6. Portanto, a história da independência da Bahiaé muito mal contada e algum historiador precisa fazer esse resgate como João José Reis fez com a 'Revolta dos Malês', num trabalho primoroso. Na 'Revolta dos Malês' também se fala de heroismo de algumas baianas e Reis mostrou que, salvo uma senhora 'delatora' (sem esse intenção) foi uma luta de escravos homens. 
                                                                           *************
   7. O deputado Caetano (PT-BAcriticou o discurso agressivo usado nesta quarta-feira (01/07) pelos que foram derrotados ontem na votação da redução da maioridade penal. “A oposição aqui nesta Casa, quando perde uma, fica num desespero e vem com um discurso ruim, agressivo. Nós devíamos manter aqui o nível do debate de ontem. 

   8. Foi um nível bom. Então, nós temos que respeitar a decisão desta Casa e, consequentemente, contribuir para melhorar agora o  Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou.

   8. Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesale da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), ainda aguardam o projeto de fundação do prédio localizado no bairro do Itaigara, onde um muro desabou.

   9. Nesta quarta-feira (1º) representantes do imóvel entregaram na sede do órgão o projeto estrutural da edificação, porém o documento não identifica se a fundação está de acordo com as normas técnicas. Ainda durante a manhã desta quinta, técnicos da Codesal e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), notificaram a empresa responsável pelo estacionamento para que fosse realizada a obra de contenção com acompanhamento técnico e o devido alvará de licença emitido pela Sucom. A Defesa Civil permanece de plantão durante 24 horas através do 199, ligação gratuita.

  10. O Governo do Estado agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) na organização dos festejos juninos realizados em Salvador, neste ano, por meio de ofício enviado à Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom). Na nota, o diretor da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), Diogo Rodrigues Medrado, manifestou “sinceros agradecimentos pelo apoio dispensado para o sucesso do São João da Bahia 2015 no Centro Histórico e em Paripe”.

   11. O prefeito de Salvador, ACM Neto, destacou o quanto é importante essa parceria da Prefeitura e do Governo para Salvador, e aproveitou a oportunidade para elogiar o empenho do Estado em fazer do São João, uma festa tão importante para a região Nordeste, um evento de grande êxito. “Parabéns ao Governo pela bela festa proporcionada aos soteropolitanos. Da nossa parte, fizemos o possível para garantir que esse investimento tivesse o excelente resultado que obteve”, afirmou.
12. O secretário de Urbanismo de Salvador, Silvio Pinheiro, destacou a constante disponibilidade de todos os órgãos do município em colaborar com os projetos criados e executados pelo Estado para beneficiar a população. “Nossa intenção é sempre buscar formas de auxiliar e facilitar todo o projeto que tenha como objetivo implementar melhorias para a nossa cidade e para os seus moradores”, afirmou o titular da Sucom, ao receber o ofício de agradecimento da Bahiatursa. 

  13. O Governo do Estado agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) na organização dos festejos juninos realizados em Salvador, neste ano, por meio de ofício enviado à Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom). Na nota, o diretor da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), Diogo Rodrigues Medrado, manifestou “sinceros agradecimentos pelo apoio dispensado para o sucesso do São João da Bahia 2015 no Centro Histórico e em Paripe”.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>