Miudinhas
Tasso Franco
24/06/2015 às  16:15

LAVA-JATO: Presidente da Odebrecht se complica com bilhete dos e-mails

Prefeito de Livramento de Nossa Senhora e esposa foram agredidos por homem durante festejos juninos


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente da Odebrecht pode se complicar mais ainda na Operação Lava Jato. A Polícia Federal (PF) apreendeu na última segunda-feira (22) um bilhete no qual o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, escreveu a frase "destruir email sondas". O bilhete foi endereçado aos advogados dele e foi interceptado pelos agentes da PF que fazem a vigilância da carceragem da Superintendência em Curitiba, onde o executivo está preso desde sexta-feira (19).

   2. Entre as frase escritas no bilhete, aparecem os dizeres “destruir email sondas RR”. Para a PF, Marcelo se referia a Roberto Prisco Ramos, executivo da petroquímica Braskem, controlada pela Odebrecht.

   3. Após tomar ciência do ocorrido, o delegado responsável pela Operação Lava Jato pediu aos advogados do executivo que apresentassem o bilhete original e justificassem a expressão usada por Odebrecht, sendo que o bilhete original não foi retido pela PF.

   4. Ao delegado, os advogados Rodrigo Sanches e Dora Cavalcanti alegaram que o verbo destruir se referia a "estratégia processual e não a supressão de provas. Eles explicaram que o documento original foi levado para São Paulo, por outro advogado, onde fica a sede da empreiteira.

   5. Para decretar a prisão dos executivos da Odebrecht, o juiz Sérgio Moro, baseou-se, entre outras provas, em outros e-mails trocados entre Marcelo Odebrecht e Roberto Prisco, nos quais é mencionado o pagamento de propina de US$ 25 mil por dia para operação de sondas de perfuração da Petrobras.
                                                                            ***************
   6. A oficialização do nome do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) como candidato à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista no ano que vem ainda é questionada até mesmo por correligionários. 

   7. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite desta terça-feira (23), durante o último dia do Forró Pé de Serra do Piripiri, Fabrício Falcão voltou a reafirmar a sua pré-candidatura e as articulações têm acontecido. 

   8. Segundo o comunista, já houve conversa com o PV, PSB, PDT e Solidariedade no intuído de buscar nomes para compor a chapa encabeçada pelo PCdoB. Sobre alguns comentários difundidos pelo deputado estadual Herzem Gusmão Pereira (PMDB), dando conta de uma possível desistência de Fabrício nas “Eleições 2016”.

    9.  “Sou candidato, tenho muito respeito a Herzem, mas quem sabe o que o PCdoB faz somos nós. Pode falar para ele que sou candidato e chamo ele para compor uma chapa comigo”, ironizou o parlamentar de 39 anos de idade. 

   10. Ainda nesta entrevista Fabrício revelou que uma reunião no próximo 4 de julho poderá ser deliberado o rompimento do PCdoB com o Partido dos Trabalhadores, com isso os cargos ocupados na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista poderão ser definitivamente entregues. 

   11. “Vamos ter reunião no dia 4 de julho do PCdoB para discutir a questão dos cargos, mas os cargos são do prefeito e não pertencem a gente. PCdoB não é partido que vive em busca de cargos. Os cargos pertencem ao prefeito e a ele a gente reserva o momento de tirar. Então estamos só na busca de fortalecer a nossa candidatura no ano que vem”,completou.

   12.  O líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou nesta quarta-feira que a política de reajuste do salário mínimo proposta pelo governo da presidente Dilma Rousseff, do PT, só funciona quando o país cresce. “Em períodos de recessão, não há reajuste real”, afirmou.

   13.  O debate sobre o tema será retomado nesta quarta-feira, quando o plenário da Câmara analisa a Medida Provisória (MP) 672, que estende até 2019 a política de reajuste do salário mínimo.

   14. A proposta que começa a ser debatida pelos deputados prevê reajuste do salário mínimo a partir da variação da inflação no ano anterior, acrescido da taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) apurada dois anos antes. 

    16. Em 2016, o reajuste do salário mínimo terá como base o PIB de 2014, que cresceu apenas 0,1%, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação, de 2015. Até maio, o índice acumulou alta de 5,99%. 

   17.  Senado instalou ontem (23) uma comissão de 27 senadores que vai conduzir as discussões sobre a reforma política. Membro do colegiado, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu que seja produzida uma reforma incisiva, que permita a reestruturação dos partidos e um novo modelo eleitoral. “Um reforma deve tocar em pontos incisivos e cruciais. 

   18. Partidos sem voto e sem diretórios não podem ter acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV, por exemplo. É preciso também tratar da fidelidade programática. A Comissão não pode deixar de propor um modelo eleitoral, tratando de temas como o fim da reeleição, eleições gerais, fim das coligações e a construção de um modelo de financiamento”, afirmou.

   19. Segundo Pinheiro, na próxima semana o relator vai apresentar uma lista de propostas que tramitam na casa para a comissão analisar e debater a construção de uma efetiva reforma com temas importantes. 

   20. “A ideia é focar, escolher pontos incidentes e até coincidentes com a câmara, mas a gente esta preferindo até fazer esta primeira leitura para aprovar coisas que tenham verdadeiramente impacto na questão da reforma política”, disse.

   21. Pinheiro é autor da PEC 35/2014, que propõe: o fim da reeleição, mandato de cinco anos para chefes do Executivo e parlamentares, restrição de acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV, e o estabelecimento de regras de transição. O senador também apresentou Projeto de Lei para proibir o financiamento de partidos e candidaturas por empresas e estabelecer um teto para as doações de pessoas físicas para as campanhas políticas.

   22.  A proposta veta ao partido receber, direta ou indiretamente, contribuição procedente de pessoa jurídica. Já pessoas físicas podem contribuir com limite de 10% da sua renda bruta ou o teto de ministro do STF, o que for menor.
23. BC prevê inflação de 9% em 2015 e 1,1% do crescimento do PIB.

   24. Justiça Italiana pede 5 anos de prisão para Perlusconi por corrupção.

   25. 17. Um incidente causou tumulto durante essa noite de São João em Livramento de Nossa Senhora do Livamento. De acordo com o L12 Notícias, o prefeito Paulo Azevedo, ao lado da Primeira Dama, estava no povoado de Itanajé, quando um homem teria surtado e avançado na direção do alcaide. 

   26. Ainda segundo informações do L12, algumas pessoas interviram para conter o agressor. A Polícia Militar foi acionada, se deslocou até o local, que fica a 22 quilômetros km da sede do munício, e conseguiu prender em flagrante o acusado, o qual foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde deverá responder por tentativa de agressão.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>