Miudinhas
Tasso Franco
13/05/2015 às
13:40
ACM NETO manda João Roma acalmar os deputados da oposição na ALBA
Veja a atuação dos vereadores da capital. João Carlos Souza (PRB) cobra uma placa com nome das vitimas na Fonte Nova acidente de 2007.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A crise de identidade das Oposições na Assembleia Legislativa desde que ACM Neto sensibilizou 8 deputados do DEM, quatro deles da Bahia - José Carlos Aleluia, Elmar Nascimento, Paulo Azi e Cláudio Cajado - votaram pelo ajuste fiscal e favoráveis a MP-665 levou o chefe do gabinete, João Roma, a participar de uma reunião no Gabinete da Liderança da Minoria, na Assembleia Legislativa, e também o deputado federal Elmar Nascimento, os quais, segundo fontes do BJÁ arguiram que se tratou apenas de um gesto circunstancial e não abalará os rumos da Oposição.
2. O deputado Targino Machado (DEM) não participou da reunião e disse em plenário na Assembleia que, ainda que o líder peça para obstruir matérias do Executivo, ele não vai atendê-lo. Como as oposições na Assembleia são constituidas pelos partidos DEM/PSDB/PMDB/PRB parlamentares ouvidos pelo BJÁ aguardam um pronunciamento oficial do lider Sandro Régis.
*****
3. Nesta quarta-feira (13), o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, participou de audiência na Assembleia Legislativa da Bahia, organizada pela Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul. No debate, o secretário reafirmou o compromisso da gestão em priorizar a
conclusão do porto e da ferrovia, além de sanar possíveis dúvidas e responder os questionamentos dos deputados baianos.
4. No encontro, Dauster explanou sobre a proposta do Governo à Valec - empresa responsável pela execução das obras - para um novo traçado da Fiol, ao Ministério Público e a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Ela prevê que a Ferrovia, antes pensada para seguir da Bahia até a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, faça entroncamento com Ferrovia Norte Sul (FNS) em Campinorte, no estado de Goiás.
5. O andamento das obras, que já receberam um investimento de R$ 2.2 bilhões de reais, também foi tratado no encontro. Os lotes 1 a 4 da Ferrovia tem a previsão de serem concluídos no segundo semestre de 2016. Os demais lotes seguem em andamento com a previsão de conclusão para 2017.
6. Com relação ao Porto Sul, o secretário ratificou a confiança na execução e viabilidade do empreendimento e destacou a inclusão de novas tecnologias, que implicam em alterações no projeto inicial. “Estou confiante sobre a construção do Porto Sul e acredito que, até o final de 2018, estaremos exportando carga por lá. Vamos contar com uma nova tecnologia de quebra-mar, com caixões pré-moldados, elaborados em diques flutuantes.
7. Este modelo é o mais usado em portos offshore no mundo e vai acelerar enormemente a instalação do nosso quebra-mar”, disse.
8. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presidente da Comissão, ressaltou a importância do diálogo
proposto pela audiência. “Este espaço é de extrema importância, para que possamos conversar abertamente e tirar todas as nossas dúvidas sobre a Fiol e o Porto Sul, dois projetos que vão alavancar a economia do nosso estado. A Bahia, em breve, vai poder ver esses dois empreendimentos funcionando”.
*****
9. O vice-governador da Bahia e secretário de Planejamento do estado, João Leão (PP), é um dos convidados da Comissão Especial de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado Alex da Piatã (PMDB). A reunião que terá a presença do titular da pasta acontece nesta quinta-feira (14, a partir das 10h, na Casa.
10. Leão abordará ações da pasta voltadas para a articulação dos mais diversos setores da Bahia.
11. Alex acredita que o debate enriquecerá futuras ações do colegiado e dará uma dimensão daquilo que vem sendo realizado pelo governo.
15. Além de Leão, outras visitas estão programadas para acontece ainda este mês. Após a visita da Seplan, no dia 21, será a vez do superintendente do Banco do Nordeste, Jorge Bagdêve.
16. (Nota da AMAB) Não há registro de qualquer irregularidade ou até mesmo imoralidade administrativa na percepção dos subsídios dos magistrados baianos, os quais foram monitorados pelo CNJ e pela auditoria externa promovida pelo TJ-BA. Foram constatadas, entretanto, pelo CNJ e pela auditoria externa, inúmeras irregularidades nos vencimentos de alguns servidores, dentre as quais, a percepção de valores superiores ao teto constitucional (Fonte: http://www5.tjba.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92489&Itemid=804 Sistema de Remuneração do Tribunal de Justiça da Bahia)
17. A deputada Neuza Cadore (PT) lembrou a abolição da escravatura em pronunciamento na Assembleia e repudiu os atos de racismo que ainda existem no Brasil.
18. Se a Infraero ficar esperando a próxima Copa do Mundo para melhorar as condições do Aeroporto de Salvador estamos fritos.
19. Hoje por volta das 14h30min fui tomar a vacina dos velhinhos contra a gripe no 5º Centro de Saúde. Em lá chegando, peguei a senha 59, a fila era imensa e a sala de vacina dos idosos estava fechada. Por ora, só vacinava infantis.
20. Perguntei então a moça que me entregou a ficha até que horas funcionava a vacina e ela me informou que era até 17h30min. Resolvi então ir a Assembleia cobrir a sessão e retornar antes das 17. Foi o que fiz. Retornei ao posto às 16h50min e a porta tava fechada.
21. Fui atendido por um PM - salvo engano um suboficial - o qual disse-me que o serviço já havia sido encerrado, mas, ainda havia uma meia dúzia de pessoas sendo atendida. Ponderei a ele e a uma servidora da SMS que minha ficha era a 59 e a moça garantiu que funcionaria até ás 17h30min.
22. Não teve conversa. O mais que me permitiram foi devolver a ficha. Nesta quinta vou madrugar por lá. Velhinho sofre né.
23. Oito meses se passaram e o Hospital Espanhol da Bahia continua fechado.
25. O cinismo da doleira Nelma Kodama no Congresso Nacional é a cara do Brasil. Com direito a deboche e emoções cantarolada.
26. Há quem defenda uma PEC da bengala para os professores das redes municipal e estadual.
27. João Henrique pode ir para o PTN e disputar a Prefeitura de Salvador, em 2016.
28. A Prefeitura de Salvador diz que vai requalificar 440 escolas. É isso! O negócio é fazer obras.
29. Feira de Santana é o maior entreposto de drogas da Bahia. Na Micareta apreenderam um caminhão de maconha. Ontem, a PF apreende 4t de maconha prensada cujo destino era Feira.
30. A Reforma Política deveria acabar a reeleição de prefeito, em 2016. Só poderia concorrer candidatos novos.
31. Cinismo também no aeroporto de Salvador com empresas que disseram ter dado toda assistência a quem perdeu voos diante dos buracos na pista do LEM. Uma enganação, pois, muita gente perdeu a conexão para voos internacionais.
32. O metrô de Salvador poderá funcionar das 7 às 22 horas, caso seja acatada pelo governador Rui Costa (PT) a indicação feita pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Segundo ela o transporte público municipal não atende à demanda nos horários de pico e essa ampliação de horário seria uma alternativa para dinamizar o fluxo de passageiros nos pontos com terminais metroviários.
33. Vânia Galvão (PT) foi agraciada, em solenidade promovida pelo Exército, com medalha em
homenagem à criação dos 40 anos da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira. A cerimônia aconteceu no quartel da 6ª Região Militar, na Mouraria, no dia 8 passado, com as presenças de ex-combatentes baianos da Força Expedicionária Brasileira.
34. A honraria foi concedida por conta do trabalho da petista em prol da garantia dos direitos daqueles que representaram o Brasil na 2ª Guerra Mundial.
35. Entre os 120 projetos aprovados pela CMS dia 6 de maio 120 está o de Geraldo Júnior (SD), solicitando ao prefeito ACM Neto a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em todos os parques e áreas de lazer do Município de Salvador.
36. Segundo ele a intenção é promover um ambiente de acessibilidade e inclusão: “As crianças
portadoras de deficiência sofrem com o preconceito e a exclusão social, por isso faz-se necessário investir nestas áreas de lazer. Considerando que a igualdade é um direito protegido pela Constituição, independente da limitação, quando damos a criança condições de desenvolvimento, ela vai além”.
37. Líder da oposição na Câmara, Luiz Carlos Suíca (PT), cobra ações imediatas da Prefeitura para reativar o plano inclinado Gonçalves (Comércio-Praça da Sé, no Centro Histórico): “O elevador permaneceu desativado por vários anos. A situação não foi diferente na administração do então prefeito João Henrique. Na atual gestão, o maquinário foi ativado por algum tempo, mas, com outros problemas
mecânicos, o equipamento foi abandonado”.
38. Os comerciantes da região reclamaram da queda nas vendas e procuraram a Transalvador, mas não foram atendidos.
39. O petista encaminhou projeto tornando obrigatório o registro e encaminhamento de crianças com
deficiência para assistência em associações especializadas. “Apesar de alguns hospitais adotarem a prática de assistência específica a essas crianças, muitas instituições são negligentes com a situação. Isso precisa ser regulamentado. Se os pais irão levar adiante algum tratamento, é uma questão pessoal e
facultativa aos genitores. Mas a instituição deve assumir o papel de representar a própria criança e comunicar aos pais onde terão auxílio e como proceder nessas situações especiais”, esclarece.
40. Orlando Campos, mais conhecido como Orlando Tapajós foi condecorado com a Medalha Thomé
de Souza pela CMS, no dia 8 passado, por iniciativa de Vado Malassombrado (DEM). O homenageado foi responsável pelas inovações nas carrocerias dos trios elétricos, a exemplo da Caetanave.
41. Para o democrata o trio, invenção de Dodô e Osmar, ganhou o mundo graças a Orlando. Ele solicitou à Prefeitura e ao governo do Estado a adoção do nome de Tapajós para tema do Carnaval de Salvador de 2016, quando estará completando 60 anos de seu primeiro veículo.
42. J. Carlos Filho (sem partido) solicitou à Prefeitura a elaboração de um plano de segurança para os rodoviários da capital baiana, em parceria com as empresas de ônibus e a Secretária de Segurança Pública (SSP-BA. Conforme acredita os profissionais “estão trabalhando sob pressão, conduzindo a população soteropolitana com medo de serem alvos da criminalidade”.
43. Segundo dados da polícia, 600 casos de assaltos a ônibus já foram registrados em Salvador no
primeiro trimestre de 2015. Além disso os bandidos têm variado a maneira de agir, tendo como alvo principal os passageiros.
44. Euvaldo Jorge (PP) apresentou projeto de lei determinando que os veículos apreendidos pela
Transalvador, classificados como irrecuperáveis, somente poderão ser alienados como sucata prensada, impedindo a reutilização de peças e acessórios. “O nosso objetivo é inibir o roubo de carros, bem como garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres, já que vamos conseguir impedir a
reutilização de peças velhas”, explica.
45. Segundo o pepista centenas de acidentes ocorrem pelo uso de peças sem condições de segurança: “A gente sabe existe uma venda ilegal dessas peças em vários lugares da cidade, como por exemplo, na Feira do Rolo. São peças de carros roubados ou que foram retiradas de automóveis considerados como perda total, após algum acidente. Essa falta de controle faz com que milhares de vida fiquem em perigo”.
46. Para Hilton Coelho (Psol), “a sociedade está atenta às ações dos poderes públicos e a Câmara, que tem o dever constitucional de investigar onde cada centavo dos recursos públicos é gasto não pode se omitir diante dos fatos desabonadores sobre o Metrô de Salvador. Não instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) é abrir mão de sua função. Não agir pode ser qualificado pela opinião pública de prevaricação. Retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, envergonha a Casa”.
47. Em sua opinião “Há muito por se explicar em relação ao metrô. A vultosa quantia empenhada na construção, o atraso absurdo que durante muito tempo foi motivo de galhofa e pilhéria em nível nacional e internacional e agora os fatos detectados pelo TCU. A CEI pode e vai contribuir com a apuração e punição dos responsáveis por eventuais crimes cometidos contra o patrimônio público”.
48. Luiz Carlos Souza (PRB) está cobrando do Governo do Estado a confecção de uma placa a ser
colocada na Arena Fonte Nova homenageando as vítimas do incidente ocorrido em 2007, quando morreram sete torcedores do Esporte Clube Bahia, fruto de um projeto de indicação seu ao então governador Jaques Wagner.
49. De acordo com o legislador foi desenvolvido um longo processo para conseguir as autorizações
dos familiares das vítimas, mas nada foi feito até agora: “Aquilo que antes era expectativa começa a se converter em frustração, ampliando ainda mais a dor dos familiares das vítimas dessa terrível tragédia”.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>