Miudinhas
Tasso Franco
06/05/2015 às  10:00

DEPUTADOS são xingados e vaiados na Assembleia e Mesa está num dilema

Deputado Paulo Rangel (PT) considerou uma anomalia, uma escrecência, um Projeto de Lei que estabeleça cotas para forrozeiros. Vai votar pela inconstitucionalidade.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  A votação do reajuste salarial para os servidores do estado trouxe um ingrediente complementar ao plenário da Assembleia Legislativa nas galerias, com vaias e xingamentos aos deputados da base governista. Isso não é uma novidade, pois, na chamada "Era Carlista" isso também acontecia. A diferença é que, naquela época, a mesa diretora da Casa acionava os agentes de segurança - a ALBA não tem Policia Administrativa - e também a PM para retirar os xingadores das galerias. 

   2. Agora, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), disse que não será ele que chamará a PM nem acionará os agentes de segurança da Casa. Daí que, também vaiado, fez um apelo aos servidores que evitassem as vaias e os xingamentos, pois, o regimento da Casa só permite aplausos para os parlamentares que considerem merecedores desse beneplácito; e o silêncio ou dar as costas aqueles que não considerem. Cartazes e faixas desde que não sejam extremamente agressivas ou desrespeitosas podem.

   3. Hoje mesmo, vide foto acima, havia faixas negras com a marca de cruzes simbolizando a morte dizendo que a saúde está de luto. Agora, alguns servidores e outros - o deputado Paulo Barrozo (DEM) chegou a suspeitar que havia 4 pessoas infiltradas no meio dos servidores bsgunceiros - tumultuaram bastante, vaiaram o tempo todo apesar dos apelos de Marcelo Nilo e do lider da Oposição, Sandro Régis, e xingaram vários deputados, inclusive o lider do governo, deputado Zé Neto.

   4. O que fazer numa situação dessas? Os deputados são soberanos em suas opiniões, quer sejam elas agradáveis ou desagradáveis a A ou a B. É um direito constitucional e não podem ser agredidos no plenário. Mas, estão sendo. A Mesa tem a prerrogativa de suspender a sessão nesses casos e solicitar a segurança que esvazie as galerias, numa boa; ou na força.

   5. Nesses casos, quase sempre os manifestantes, até para ganhar espaço na midia, só saem na força e há tumultos. Com base em fatos anteriores da ALBA sempre que isso acontecia gerava muita confusão. 

   6. A questão é que está na lei, no regimento da Casa, e a Mesa Diretora da Casa ou toma uma posição mais firme fazendo cumprir a lei ou então pode continuar essa bagunça. Manifestante, via de regra, não sabe o que representa a palavra contraditório. E, se sabe, ignora. E muito menos civilidade num parlamento.
                                                            **********************
   7. O deputado Hildécio Meireles (PMDB) disse que analisou o balanço fiscal do governo e que não vê nenhum problema do Estado oferecer os 6.4% de reajuste linear, a partir de 1º de janeiro. 

   8. O deputado Targino Machado (DEM) usou uma expressão bem popular para situar o que os servidores ganharão com o reajuste salarial parcelado: "Levarão fumo".

   9. Do deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia, ao ser vaiado pelos manifestantes: "Em momento algum permitirei que esta Casa vire bagunça. Vocês são bem vindos, esta Casa é de vocês, mas aqui tem ordem. A imprensa é testemunha que tenho tido muita paciência". E passou a presidência para Adolfo Menezes.

   10. Do deputado Tom Araújo (DEM) para o deputado Zé Neto (PT), lider do governo: "V.Exa, ontem, passou vergonha nesta Casa".

   11. O deputado Reinaldo Braga, do alto de sua experiência, circulou pelo plenário, olhou, olhou, mas, nada falou.

   12. Para o deputado Pablo Barrozo (DEM) "dinheiro existe no caixa do governo, mas, a prioridade é a companheirada".

   13. Certamente desavisada do clima beligerante na Assembleia, com servidores da Saúde portando faixas pretas, a deputada Ivana Braga, PSD, chegou ao plenário super-elegante trajando um preto básico último modelo.

   14. Já a deputada Luiza Maia (PT) apareceu de vermelho, disposta à briga, e comemorou a condenação da banda New-Hit.

   15. Do deputado Sandro Régis, líder da Oposição, "a Bahia tem mais secretarias do que o estado de São Paulo".

   16. Palavras de ordem cantadas e gritadas pelos servidores nas galerias: "Meu dinheiro" e "Retira".

   17. Frase do deputado Herzem Gusmão: "O Brasil tá cansado de deputado do governador e vereador do prefeito".

   18. Do deputado Zé Neto (PT) ao ser vaiado pelos servidores: "Não vou admitir xingamentos".

   19. O deputado Paulo Rangel (PT) considerou inconstitucional a proposta de lideranças partidárias da Assembleia criarem um PL que estabele cotas para forrozeiros baianos: "Vou votar contra na CCJ".

   20. Ninguém entendeu bem, pero, o deputado Marcell Moraes (PV) disse que o reajuste dos servidores proposto pelo governador é um "projeto medieval".

   21. Deputado Carlos Geilson (sem partido) com novo visual na ex-careca. Implante de boa qualidade à moda Walter Pinheiro.

   22. Presidente do PT, Rui Falcão, diz que o partido expulsará todos aqueles que forem condenados por crimes. Ou seja, não vai sair ninguém.

   23. Que craque de bola esse Messi: Fez dois gols contra o Bayner de cair o queixo. Deu um drible no zagueiro do Bayner que o camarada se estatelou no chão. De quebra, ainda deu um passe para Neymar fazer o dele.

   24. Agora, o Suarez é um bronco. Vá perder gols assim longe. 

   25. Taí uma boa ideia da CBF jogos no domingo às 11h. Poderia ser até mais cedo pra galera ainda aproveitar o domingo, começando às 9h. Dava até pra pegar uma praia.

   26. Pena de morte na Baixa do Tubo com dois jovens executados. Um deles tinha 15 anos e o outro 17 anos.

   27. Tão dizendo que a propaganda da Prefeitura de Salvador na TV sobre o Programa Primeiro Passo custa mais cara do que o programa em sí. Todo dia no JN e no Fantástico aos domingos. 

   28. Leitor de A Tarde levantou suspeitas sobre o goleirão Viafra e o atacante Tatu no jogo do Conquista contra o Bahia. Diz o leitor que o Tatu não saiu da toca.

   29. MEC diz que o FIES acabou o dinheiro. Juiz determina o adiamento. E agora? Deu no mesmo, pois, adiar sem capilé não vale nada.
30. Taí uma boa pergunta pra Heraldo Rocha que gosta de falar da propaganda do governo Wagner/Rui: quanto custa a propaganda da PMS na TV sobre a campanha Primeiro Passo?

   31. Com essa só tomando um Fortiviron do Ratinho.

   32. Assembleia Legislativa promove sessão especial em comemoração aos 70 anos da FEB, uma proposta do deputado Luciano Simões Filho, dia 18/5, 9h30min.

   33. Em audiência na tarde desta quarta-feira (6) com o ministro Gilberto Kassab (Cidades), em Brasília, o prefeito ACM Neto formalizou o pedido de apoio do governo federal para a liberação dos recursos necessários à realização de obras de contenção em 54 encostas na cidade. 

   34. Além disso, o prefeito oficializou a solicitação de apoio para a implantação do Plano Diretor de Encostas, que vai possibilitar a atualização e classificação das áreas de risco em Salvador.

 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>