Miudinhas
Tasso Franco
19/04/2015 às  19:38

FHC ironiza PT sobre não aceitar doações de empresas privadas

São 10 mil veículos trafegando todos os dias em Conquista e os acidentes gravíssimos são muito comuns. A Via Bahia precisa fazer mais por Conquista e região


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Principal estrela do Fórum de Comandatuba – evento que reúne políticos e empresários, anualmente, em um hotel de luxo no sul da Bahia -, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) distribuiu farpas ao PT e classificou como “jogada política” o anúncio do partido de que não aceitará mais doações de empresas privadas . “Depois da porta arrombada, querem fechá-la? Não dá, né?”, ironizou.is doação de empresas privadas

   2. O anúncio de que as doações de pessoas jurídicas não serão mais aceitas foi feito pela executiva nacional petista na última sexta-feira – quando o PT também anunciou o novo tesoureiro, o ex-deputado Marcio Macedo, depois de o ex-ocupante do cargo, João Vaccari Neto, ser preso pela Polícia Federal dentro da Operação Lava Jato.

   3. Para o tucano, que é também presidente de honra do PSDB, o fim das doações empresariais não pode ser entendido como forma de se acabar com casos de corrupção como o petróleo, alvo da Lava Jato, nem como o mensalão, pelo qual outro tesoureiro petista, Delúbio Soares, também acabou preso.

   4. “É uma proposta fora de momento; eles [petistas] têm que primeiro explicar se teve um abuso no uso de recursos públicos nas campanhas”, opinou. “Isso é jogada politica”. Por outro lado, indagado se o PSDB também adotaria o fim de recursos empresariais, o ex-presidente foi lacônico: alegou não participar “do dia do partido”, na condição de presidente de honra.

   5. “Não estou no dia a dia do partido; a tendência de se aprovar é a de limitar os recursos, e certamente mais provavelmente para pessoas físicas que para empresas”, disse.
                                                                       ***********
   6. Praticamente todos os postos da Rede SAC da capital, interior e pontos cidadãos vão funcionar normalmente na próxima segunda-feira (20), com suspensão das atividades apenas na terça-feira, em função do Feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril. As exceções são os Postos SAC Servidor (em Salvador), o SAC Candeias e os Pontos Cidadãos dos municípios de Central, Cruz das Almas, Curaçá e Mucugê, que não funcionam na segunda-feira (20).

   7. Para mais informações sobre os locais e horários de atendimento da Rede SAC na capital e interior, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço 
www.sac.ba.gov.br e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel). 

   8. Na Bahia, após a morte de turista espanhol por menor de 16 anos, leitores do BJÁ enviam mensagens defendendo a maioridade penal aos 16 anos.

   9. Itabuna que temia muito as cheias do Rio Cachoeira, hoje, está sem água de beber em alguns bairros.

   10. Como perguntar não ofende, quando Paulo Ziulkoski, deicxará a presidência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

   11. A Odebrecht nega que esteja no comando da propina no escândalo do Petrolão. De toda sorte, teme-se um depoimento em delação premiada do CEO da UTC.

   12. Fecomércio, em nota paga, defende a Lei da Terceirização. Já era tempo.

   13. Juazeirense virou fogo de palha. Começou arrasadou em cima do Bahia 2x0, aquele fogo, e depois levou 3x2. 

   14. Os deputados Herzem Gusmão (PMDB) e Arthur Maia (Solidariedade) participaram de audiência pública para
debater as soluções para o anel viário de Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia. Realizada na Câmara do município, a audiência foi proposta pelo vereador Hermínio Oliveira (Solidariedade). 

   15. Como representante do grupo de trabalho criado pela Assembleia Legislativa para apresentar sugestões para melhorar a trafegabilidade na BR-116, uma das principais rodovias que cortam o Estado, o deputado Herzem Gusmão cobrou da Via Bahia, concessionária responsável pela rodovia, a duplicação de Vitória da Conquista até a divisa de
Minas Gerais e de Conquista até Jequié.

   16. De acordo com Herzem Gusmão, que também representou o deputado federal Lúcio Vieira Lima, até o início das duas obras, a Via Bahia tem de duplicar “rapidamente” alguns trechos nas imediações de Vitória da Conquista
ou, no mínimo, construir a terceira faixa nos locais onde há mais acidentes.

   17. “São 10 mil veículos trafegando todos os dias em Conquista e os acidentes gravíssimos são muito comuns. A Via Bahia precisa fazer mais por Conquista e região, até porque o contrato com a concessionária estabelece o que deve ser
feito”, disse Herzem Gusmão.

   18. Em comemoração aos 53 anos de emancipação dos municípios de Dário Meira e Aiquara, registrado no último dia 12, o deputado Euclides Fernandes (PDT) apresentou Moções de Congratulações às populações dos dois municípios lembrando parte da história dos dois   que, coincidentemente, tiveram suas origens em situações semelhantes.

   19. Aiquara até 1915 era uma propriedade rural pertencente a Honorato José dos Santos, denominada Preguiça.  No ano seguinte alguns retirantes chegaram à localidade em busca de oportunidade de trabalho. O  proprietário daquelas terras doou parte da fazenda para que os recém-chegados construíssem suas casas. Iniciando-se o povoamento local. 

   20. Em audiência na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Eugenio Spengler, se colocou à disposição dos deputados para visitar as principais bacias hidrográficas da Bahia, com técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

   21. O objetivo é verificar in loco a situação dos três principais rios do estado: o Joanes, Paraguaçu e o São Francisco, além de outras bacias hidrográficas indicadas pelos parlamentares.  O planejamento e ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para os próximos quatros anos também foram apresentados durante o encontro.

   22. “Vamos destacar alguém da diretoria de gestão de recursos hídricos para que acompanhe os deputados nessa visita aos rios e bacias. É fundamental que a gente esteja [presente], até como oportunidade de esclarecer algumas questões”, afirmou Spengler, ao solicitar que os deputados apresentem sugestões após as visitas para que sejam analisadas pelo corpo técnico da secretaria. As datas da “vistoria”, porém, ainda serão definidas pelos parlamentares da Comissão de Meio Ambiente.

   23. O Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), vai beneficiar mais jovens baianos com o reforço de US$ 1,6 milhão, por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O acordo de cooperação técnica, que amplia a interiorização, estruturação da oficina de lutheria – construção e restauração de instrumentos musicais de forma artesanal - e compra de equipamentos foi assinado, na quarta-feira (15), durante ensaio do Neojiba no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

   24. A parceria foi formalizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimentos Social (SJDHDS) e o Pnud, com vigência de dois anos e recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). O acordo permite economia de 50% na aquisição de instrumentos por meio de licitações internacionais com isenção de tributos. O programa já recebe investimentos de R$ 7,5 milhões por ano do Governo do Estado por meio da SJDHDS.
 25. A recuperação do sistema elétrico e de iluminação nas vias de acesso aos municípios de Planalto e Poções está prestes a começar, segundo a direção da concessionária Via Bahia. De acordo com a informação oficial da empresa, encaminhada aos deputados Zé Raimundo (estadual) Waldenor Pereira (federal), o processo de licitação para obra já foi concluído e o início está previsto para 90 dias após assinatura dos contratos. 

   26. Os deputados acompanham o andamento do pleito junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via Bahia, onde solicitaram as obras de drenagem, iluminação da via e a pavimentação das avenidas paralelas à
pista de rolamento, atendendo às solicitações dos prefeitos Clóves Andrade (Planalto) e do vice-prefeito João Bonfim (Poções).


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>