Miudinhas
Tasso Franco
07/04/2015 às
12:11
A LATA D'AGUA NA CABEÇA e as lições para Rui, ACM Neto, oposição e CCRA
Embasa é reconhecidamente, uma empresa que esburaca as cidades e faz obras de qualidade duvidosa e isso vem acontecendo há muitos anos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O desastroso episódio da falta d'água em 34 bairros da capital baiana depois da barbeiragem da CCR, a empresa que constrói as linhas 1 e 2 do Metrô danificando uma adutora de água da Embasa nas imediações do bairro do Calabetão e deixando milhadres de pessoas sem água potável há uma semana, deve servir como exemplo à bancada da Oposição e até ao prefeito ACM Neto, os quais, chegaram atrasados nas criticas ao governo e quando o fizeram, ficaram sem sentido, com gosto de oportunismo.
2. O desastre aconteceu na quarta da semana santa e na sexta santa o caos já tinha se estabelecido nos bairros. Era de se esperar, pois, que o prefeito viesse a público interagindo com o governo e apoiando a população, colocando a Prefeitura à disposição das pessoas no sentido de ajudá-las. A oposição, da mesma forma, ficou muda durante toda a fase mais crítica da falta d'água e só veio falar na segunda feira, à tarde, quando a Embasa, praticamente, já havia consertado a adutora.
3. Vale observar que a imprensa trabalha sábados, domingos, feriados, semana santa, seja em que data for. E, os gestores da coisa pública, idem-idem. Então, tanto ACM Neto; quanto a oposição oposição pisaram na bola.
4. É óbvio que esse episódio desgastou a imagem do governador Rui Costa, mas, justiça seja feita, com toda a barbeiragem da CCR, o Estado, através da Embasa agiu rapidamente tentando encontrar uma solução que minimizasse o problema. A questão é que a Embasa é estatal, é lenta, tem corpo técnico de qualidade, mas, reconhecidamente deficitário, tanto que é a empresa mais criticada pela midia diante da buraqueira que promove em suas obras, quase sempre, de má qualidade.
5. A CCR, de sua parte, mostrou até um certo amadorismo ao fazer uma obra desse porte e cometer uma falha dessa natureza. Deveria, no mínimo, seus engenheiros estarem de posse das plantas de todo o subsolo envolvendo a obra.
6. Paciente. Fica a lição para todos. E, resta ao governo, cobrar a fatura a CCR não deixando que a Embasa fique com prejuizo duplo. Senão, o prejuizo para a imagem do governo ficará ainda maior.
************
7. Medidas do governo federal para acelerar a reforma agrária na Bahia e descontingenciamento
de recursos, parcerias entre os governos e fortalecimento do Incra. Esses foram alguns dos assuntos da audiência, desta terça-feira (7), em Brasília, entre o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e representantes políticos do quinto maior estado brasileiro e que possui mais de 50 mil famílias vivendo às beiras das estradas.
8. Ações transversais foram cobradas pelo governador Rui Costa (PT), junto com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e o superintendente do Incra-BA, Luiz Gugé. No encontro, os membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Márcio Matos, Evanildo Costa e Alexandre Conceição, foram enfáticos nas medidas socioeconômicas e de desapropriação de terras “para agilizar o assentamento das famílias que vivem debaixo da lona preta”.
9. Salvador vai sediar quarta-feira (8) a quarta-feira (10) a 2º Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal dos Conselhos Regionais de Engenharia e
Agronomia (CCEEF). O evento acontece no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, com uma série de debates, apresentação de propostas e deliberações sobre a área florestal.
10. Na programação, destaque para a discussão de temas como a descaracterização de imóveis rurais para fins urbanos e a portaria 443 do Ministério do Meio Ambiente que dispõe sobre a classificação das espécies em risco de extinção na flora brasileira.
11. Em reunião na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), na tarde desta terça-feira (07), o desembargador do Tribunal de Justiça (TJ), Lindivaldo Brito, convidou a titular da pasta, Vera Lúcia Barbosa, para participar da posse dos membros da Comissão Temporária de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do órgão.
12. A cerimônia será realizada no dia 16 de abril, a partir das 14h30, no auditório do TJ, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
13. Representantes dos movimentos sindical e social promoveram uma grande manifestação, em frente ao Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira (7), contra o projeto que regulamenta a terceirização. Os manifestantes em Brasília se somaram aos milhares de outros que realizaram atos contrários à votação da matéria proposta pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
14. Integrante da Comissão de Trabalho da Câmara, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) afirma que, junto com sindicalistas, reivindica modificações no texto da proposta.
15. “A terceirização é um câncer para a classe trabalhadora e não queremos para outras categorias de trabalhadores a terceirização. Nós sabemos o que é ser terceirizado”, discursou a líder sindical, enumerando os problemas da categoria de terceirizado - alta rotatividade, baixos salários, sem benefícios e alto risco de acidentes.
16. O líder do Governo e Deputado Estadual, Zé Neto (PT), participou da reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, na Assembleia Legislativa. O debate foi sobre a crise do leite na
Bahia, os impactos na economia regional e busca de soluções sustentáveis para acabar com a crise do leite no estado.
17. Participaram da reunião, o Superintendente de Agricultura Familiar – Suaf, Marcelo Matos, que representou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, membros do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia – SINDLEITE, além de outros sindicatos e associações municipais.
18. Nova parceria do Clube de Desconto do Servidor com a Unijorge oferece aos servidores estaduais até 30% de desconto nas mensalidades em todos os cursos. No caso da formação em Enfermagem, que funciona no campus Comércio, turno matutino, o desconto é de 40%. Para garantir o abatimento, é necessário utilizar o código promocional "AGE1005". A promoção vale até o dia 16 de abril.
19. Ao realizar a inscrição, servidores e dependentes que se matricularem têm direito como bônus a uma bolsa integral nos cursos de inglês ou espanhol. Além disso, eles pagarão apenas R$10 para realizar a inscrição. O desconto do processo seletivo unificado refere-se apenas ao primeiro semestre deste ano.
20. A oferta também contempla os cursos de bacharelado na modalidade de ensino a distância (EAD); e os superiores de Tecnologia, Licenciatura e Pós Graduação, todos no campus Paralela.
21. O cadastramento para as eleições dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), finalizado no dia 31 de março pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), contou com 966 inscrições. Do total, 65 cadastros referem-se à candidatura para quinze representações no órgão, divididas em dez segmentos culturais e cinco territórios, e os demais vão participar do processo como eleitores.
22. Os cadastros realizados estão sendo submetidos à análise da comissão eleitoral paritária, composta por cinco representantes da sociedade civil ligados à área cultural de Salvador, e cinco técnicos servidores da FGM. A função do grupo é verificar se os inscritos atendem as exigências estabelecidas no edital e validar as inscrições.
23. O resultado da análise deve ser divulgado até o próximo dia 17, no Diário Oficial do Município (DOM), no site da FGM (www.cultura.salvador.ba.gov.br) e na página da instituição no Facebook (www.facebook.com/fgmcultura).
24. Buscando descentralizar o atendimento prestado ao município laurofreitense e diminuir a burocracia dos procedimentos para regularização de templos religiosos da cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Superintendência de Ordem Pública (Suop) e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucti), promoverá um mutirão de licenciamento de igrejas evangélicas. A iniciativa será das 9h às 13h, na Escola Municipal Dois de Julho, localizada em Itinga.
25. Em Brasília, nesta terça-feira (7), o governador Rui Costa teve assegurada pela Caixa Econômica Federal a rápida liberação dos R$ 110 milhões para a Linha 1 do metrô de Salvador. A garantia foi dada a Rui pela presidente do banco, Miriam Belchior, durante reunião, quando também foi discutido o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
26. "Queremos a liberação dos recursos do metrô para que possamos acelerar a obra, cumprindo todo o cronograma", comentou Rui. Hoje o metrô de Salvador transporta em torno de 32 mil passageiros por dia, num percurso que vai da Estação da Lapa ao Retiro.
27. O governo da Bahia já encaminhou à Caixa o projeto do novo meio de transporte que Salvador vai receber, o VLT, para que a licitação da obra seja lançada ainda nesse primeiro semestre. O pedido de Rui feito a Miriam Belchior é que a análise do material possa ser concluída rapidamente. "O VLT vai garantir um transporte de qualidade para o Subúrbio" disse Rui, ao assinalar que mais de 600 mil pessoas da periferia de Salvador serão beneficiadas.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>