Miudinhas
Tasso Franco
19/03/2015 às
12:48
POLITICOS baianos gostariam que WAGNER assumisse a Casa Civil da PR
Por decisão unânime dos seus conselheiros, o TCE aprovou, em sessão plenária desta quinta-feira (19), que a medalha comemorativa do Centenário do órgão seja denominada Medalha Jorge Calmon.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O que mais se fala nos bastidores da política baiana - entre os governistas - é uma possível ida de Aloizio Mercadante para o Ministério da Educação sendo sua vaga preenchida pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. Esse assunto já foi ventilado pela imprensa nacional que seria um desejo do ex-presidente Lula.
2. Hoje, a presidente Dilma Rousseff disse que não fará uma reforma ministerial em seu governo neste momento, que ainda não completou 100 dias. De acordo com a presidente as eventuais mudanças serão "pontuais". Em sendo assim, observação nossa, a ida de Wagner para a Casa Civil estaria de pé.
3. Dilma destacou que a troca no comando da pasta será feita "o mais rápido possível." Estou fazendo uma alteração pontual. [...] Eu não tenho perspectiva de alterar nada nem ninguém"
Dilma Rousseff
4. "Vocês [imprensa] estão criando uma reforma no ministério que não existe. São alterações pontuais. Eu estou fazendo uma alteração pontual. [...] Eu não tenho perspectiva de alterar nada nem ninguém, mas as circunstâncias às vezes obrigam você a alterar, como foi no caso do Ministério da Educação. Não tem reforma ministerial", afirmou Dilma.
5. Questionada sobre se o Ministério da Educação será “devolvido” ao PT ou “entregue” ao PMDB, Dilma respondeu que não incluirá a pasta na divisão partidária do governo, já que, segundo ela, trata-se de um dos ministérios "mais importantes do país".
6. "O MEC não é dado para ninguém. O MEC é um dos ministérios mais importantes do país porque eu tenho o compromisso de construir um caminho para a educação brasileira dando mais passos do que nós já demos", afirmou.
7. É, se a presidente pensa assim, por que teria dado o comando desse Ministério a Cid Gomes, o camarada que quando foi governador do Ceará levava a sogra pra Europa na conta do governo?
8. Dificil de entender. Tomara que agora venha melhor. Essa troca de Mercadante por Wagner diria que é boa, pelo menos na parte política, porque o 'galego' é um craque. Só que ele joga muito mais no time de Lula.
****
7. Prevenção da criminalidade e redução dos índices de violência são o foco do novo planejamento das câmaras setoriais de Enfrentamento ao Crack e Prevenção Social do Pacto pela Vida, que prevê a integração das ações e maior articulação com as demais áreas de atuação do programa.
8. A proposta foi apresentada, nesta quinta-feira (19), pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e esenvolvimento Social, Geraldo Reis, durante reunião do Comitê Executivo do Pacto, realizada na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
9. Mais um passo para o fortalecimento do diálogo entre a sociedade civil e o Governo do Estado, no campo da cultura. Na tarde desta quinta-feira, 19 de março, foi realizado no Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA) o primeiro encontro do secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, com membros dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.
10. A reunião se deu por convite do próprio secretário, reagindo ao anseio das classes e possibilitando o início desta importante relação política, ainda antes de serem iniciadas as reuniões regulares de 2015 destas instâncias oficiais de representação social dos setores artísticos baianos, previstas para começarem em abril.
11. Entra governo, sai governo e a lógica é a mesma em qualquer gestor - aumentar impostos-, de quaisquer partidos: PT, DEM, PSDB, PMDB, etc, e o consumidor - a classe média - é quem sempre paga o pago. O governo da Bahia aumentará o ICMS da gasolina de 27% para 30% e lá vai aumento dos combustíveis. É a forma mais fácil de governar e que todos usam.
12. Até o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) chiou achando um absurdo o aumento do fundo partidário dos partidos políticos brasileiros no OGU, de R$298 milhões para R$867 milhões. O que vai ter de gente querendo criar um novo partido não estará no gibi.
13. “O governador Rui Costa está botando pimenta nas maldades da presidente Dilma Rousseff”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia, criticando o aumento da alíquota do ICMS sobre os combustíveis, anunciado pelo governo baiano para o próximo dia 1° de abril. “A gasolina vai ficar mais cara na Bahia de verdade no dia da mentira”, reclama.
14. “Encarecer os combustíveis é botar lenha na fogueira da inflação. É assim que o governador
Rui Costa quer ficar imune ao desgaste por que passa a presidente da República?”, questiona Aleluia diante da presunção do chefe do governo baiano de que a desaprovação popular à gestão de Dilma não estaria lhe contaminando.
15. Taí um lugar onde a crise passa ao largo: a Prefeitura de Camaçari. Vem aí no final de semana uma festanaça em Arembepe com Alcione, Luiz Caldas e outros.
16. A Via Press Comunicação e Eventos é, a partir de agora, a empresa responsável pela assessoria de comunicação da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV) e a instituição Convention
Bureau. Criada em janeiro de 1999, a agência baiana é dirigida pela jornalista Elaine Hazin, e responsável desde 2010 pela realização de eventos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia em todo país.
17. A jornalista Rafaela Ventura será o atendimento da conta e está disponível para atender a todas as demandas de imprensa.
18. Socialismo bolivariano: prefeito do PSB de Itacaré empregou 8 parentes na Prefeitura. Pouco né!
Eliana Calmon é que tinha razão.
19. O vice-governador João Leão aparece em comercial da TV, da propaganda dos partidos, com sua tropa de choque na Assembleia.
20. Taí uma mudança de impacto na Secult: a queda de Sylvia Athayde do MAB - Museu de Arte da Bahia - onde vinha imperando há 24 anos. Foi substituida pelo fotógrafo Pedro Arcanjo.
21. Outra que precisa ceder o trono é a presidente do IGHB, Consuelo Pondé de Sena.
22. Vinte mil novas vagas para crianças de zero a cinco anos serão criadas até o final de 2016 pela Prefeitura do Salvador. O anúncio foi feito pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani. Para atingir a meta, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) está construindo novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e novas salas em equipamentos já existentes. Além disso, convênios com instituições comunitárias e filantrópicas estão sendo ampliados.
23. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Por isso, é fundamental que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde cedo, possibilitando pleno desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo. As crianças que passam pela educação infantil certamente terão um desempenho melhor no ensino fundamental. Com a criação das 20 mil novas vagas, Salvador terá o dobro de vagas para crianças de zero a cinco anos até o final de 2016.
20. Ano eleitoral, já viu né!
21. (Blog da Feira) O advogado e intelectual Emanoel Freitas, também conhecido como ‘Emanoel do Viva Feira’ , toma posse na Presidência da Academia Feirense de Letras, na noite desta quinta-feira, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
22. (Blog da Feira) O deputado líder do governo do Estado na Assembléia Legislativa, Zé Neto, disse em postagem no facebook que não é contra o BRT ‘para nossa Princesa’ mas acha que o projeto do Governo de José Ronaldo “não atenderá aos anseios dos Feirenses e não protagoniza os bairros populares, além de devorar a história e paisagens de uma Feira que pulsa e respira em nós com suas árvores e leveza”.
23. Por decisão unânime dos seus conselheiros, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia aprovou, em sessão plenária desta quinta-feira (19), que a medalha comemorativa do Centenário do órgão seja denominada Medalha Jorge Calmon.
24. O relator do Projeto de Resolução, conselheiro Antonio Honorato, lembrou a importância de Jorge Calmon para a vida pública baiana e ainda salientou o fato de que ele, entre outros cargos que exerceu ao longo dos seus 91 anos, também integrou os quadros do TCE, tendo sido conselheiro entre maio de 1967 e agosto de 1971.
25. “Dr. Jorge Calmon teve uma presença marcante nos principais acontecimentos políticos, culturais e sociais da Bahia durante a segunda metade do século passado”, afirmou Antonio Honorato, acrescentando que ainda se deve destacar o fato de que, assim como ocorre com o TCE, neste ano de 2015 está sendo comemorado o centenário de nascimento de Jorge Calmon.
26. Na exposição de motivos que elaborou ao apresentar o Projeto de Resolução, o presidente do TCE, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, salientou que pela história e personalidade do homenageado, “dar à insígnia nome de Medalha Jorge Calmon dignificará as honrarias concedidas às personalidades que forem agraciadas”
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>