Miudinhas
Tasso Franco
17/03/2015 às
10:19
PREFEITURA DE LAURO e SSP devem tirar lições do acidente da E. do Coco
Acesso a Salvador foi fechado por 4 horas causando enormes transtornos e isso não pode acontecer novamente
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O que aconteceu ontem na Estrada do Coco, área urbana de Lauro de Freitas, com a interdição da pista de acesso a capital por mais de 4 horas, diante de um acidente que resultou na morte de uma jovem esmagada pelas rodas de um caminhão ao cair de uma motocicleta, dá uma dimensão da falta de preparo entre os órgãos envolvidos no episódio: a PM, a Policia Civil, a GM de Lauro e a Secretaria de Transporte de Lauro.
2. Para resolver o problema da perícia a via foi simplesmente interditada sem olhar as consequências de quem se dirigia para a capital naquele momento, hora do pico, entre 13h30min às 14h, muitos compromissos foram cancelados, consultas médicas suspensas, voos no Aeroporto LEM perdidos, perda da tarde de trabalho em escritórios e empresas, pois, os motoristas ficaram num engarrafamento que durou entre 3 e 4 horas e se estendeu, do local do acidente - em frente ao antigo Restaurante Di Liana - até próximo de Vilas de Abrantes.
3. E daí? Daí que não havia agentes de transito monitorando o trânsito ao longo de mais de 6 a 8 km, orientando para que os motoristas pegassem o acesso por Vida Nova, Itinga e entrada da Paralela; não havia policiamento; o helicóptero do GRAER que poderia ter dado uma boa ajuda não apareceu e o trânsito seguiu atolado até a entrada de Itinga na Rua do Restaurante O Tchê com monitoramento de agentes na sinaleira em frente a Igreja Universal do Reino de Deus.
4. Ora, a Estrada do Coco é a segunda estrada ou via de acesso a Salvador mais movimentada de veiculos com um tráfego intenso e que só perde em quantidade para a BR-324. Tudo bem que fosse necessário interditar a via para suspender a carroceria da carreta e retirar a jovem esmagada, mas, esse trabalho poderia ser feito com a liberação de 1 pista para a passagem dos veiculos com monitoramento da PM, pois, o local estava repleto de pessoas.
5. Ademais, num momento desse é preciso dar apoio na retaguarda, nas pessoas dentros dos veiculos - sol forte e algumas passando mal - ao trânsito das ambulâncias, das pessoas com hora marcada no aeroporto e assim por diante. Nada disso foi feito. O comércio parou, alguns motoristas trafegavam até por cima de passeios com aquela educação que já conhecemos.
6. E onde estavam o COE da GM? Nada. E os agentes de trânsito?. Nada. E a PM? Nada.
7. Cremos que, passado esse lamentável episódio, a Prefeitura de Lauro de Freitas deveria convocar uma reunião com todas esses agentes envolvidos no trânsito da Estrada do Coco e montar uma estratégia, um esquema organizacional, justamente prevendo novos acidentes. Que, diga-se de passagem, são comuns nesse trecho de Lauro. Fica a lição que deve ser aprendida, estudada para que alternativas serjam criadas aos motoristas com orientações.
*************
8. Com o objetivo de ampliar as relações institucionais e de amizade com o Brasil, uma comitiva de parlamentares do Azerbaijão visitou hoje pela primeira vez o Congresso Nacional. A comitiva foi recepcionada no Plenário da Câmara pelo Presidente Eduardo Cunha (PMDB/RJ), depois participou de reuniões com o Vice-Presidente, Waldir Maranhão (PP/MA), com o Procurador da Câmara, Deputado Claudio Cajado (DEM/BA), e com a Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Jô Moraes (PCdoB/MG).
9. Os compromissos na Câmara foram conduzidos pelo Deputado Claudio Cajado, presidente do grupo Parlamentar de amizade Brasil-República do Azerbaijão.
10. No encontro, os parlamentares ressaltaram a importância da relação entre os dois países, em especial, no campo do petróleo e agricultura, com destaque para a troca de tecnologia com a Embrapa. Comprometeram-se, ainda, em incentivar o intercâmbio cultural, com a construção de Centros Culturais nos dois países.
11. Agora Vai! Nei Campelo, PCdoB, vai ser assessor para Assuntos Estratégios da Prefeitura de Lauro de Freitas.
12. O ministro Wagner achou as manifestações do último domingo, a população nas ruas, como normais. Que é isso 'galego' tá subestimado a classe média!
13. Opinião mais estapafurdia foi do petista Sibá Machado, o qual acusou a CIA/EUA de estar envolvida com as manifestações. Deve ter ouvido o Nicolás Maduro.
14. E o senador Walter Pinheiro heim! Adora pisar numa bola.
15. Aos 39 anos, Popó, Acelino Freitas, volta a lutar boxe. Tá certo. É famoso, deixou de ser deputado, a grana da curta, voltar ao ringue não é nada mal. São lutas programadas, com cachês acertados e bem documentados.
16. George Foreman, aquele negão norte-americano bom de boxe, lutou até quase os 50 anos. Esse foi mais por amor e paixão ao boxe.
17. O conselheiro do TCE Marcus Presidio, aquele que nasceu com o olhar pra lua, toma posse dia 30 próximo, 15h.
18. Outra da série Agora Vai: acontece nesta quarta-feira, 18, o almoço de Marcelo Nilo com a bancada do PT na Assembleia. Almoço light para aparar as arestas. Vinho branco, bandeira da paz.
19. A deputada Fabiola Mansur (PSB) diz que sua bandeira de lutas é defender as mulheres e que é contra o impeachment de Dilma Rousseff. A deputada gostou tanto das últimas manifestações de ruas que foi na do dia 13 e na do dia 15.
20. Zé Neto disse que, no dia das manifestações do domingo, foi almoçar num restaurante com a familia, em Feira, e um garçom lhe perguntou: - Será que vão tomar nosso governo. ZN respondeu: - Toma nada. O garçom repinicou: - Se precisar da gente estamos aí.
21. O PSDB ficou a reboque do movimento das ruas. Aécio não foi. Alckmin não foi. FHC tava fazendo a barba e é conta o impeachment.
22. O MST saiu de Feira - segundo o MST - com seis mil marchando para a capital. Hoje, pelo que se viu, tinha uns mil.
23. Crise! A Liquida Salvador vendeu R$545 milhões. Ou seja, incremento de 9% no programado.
24. Do poeta Sêo Barriga: - A democracia é do povo brasileiro e não de Dilma. Se ela lutou eu também lutei.
25. O deputado Aderbal Caldas (PP) apresentou moção na Assembleia pela morte do pediatra Nelson Barros.
26. O deputado Bobô (PCdoB) diz que está empenhado de levar um Colégio da PM para Senhor do Bonfim.
27. Ficou para a próxima semana a votação no plenário da Assembleia de uma decisão já tomada pela Mesa Diretora da Casa dando mais efetividade às quintas feiras. A proposta é a seguinte: pela manhã, onde aconteciam as sessões ordinárias, funcionariam as comissões temáticas; e as sessões ordinárias passariam a ser realizadas à tarde.
28. Deputados que têm bases eleitorais distantes - Adolfo Viana (PSDB/São Francisco/Sento Sé, etc) e Paulo Rangel (PT/Paulo Afonso e região) já se posicionaram contra.
29. O presidente Marcelo Nilo diz que é importante a aprovação dessa decisão e só quem vai ganhar com isso é a Assembleia. Destacou, também, que em 25 anos de Casa, nunca viu como agora (2015) as comissões temáticas funcionando normalmente, todas elas, e um plenário dia de terça-feira cheio, sem votações.
30. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por 38 votos o projeto de resolução que dá o título de Cidadão Baiano ao empresário Mário Valério Gazin. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual
Carlos Geilson (PTN).
31. “Gazin é umas das figuras mais expoentes do comércio nacional. Apesar de ser paulistano de nascimento, o empresário sempre teve um carinho especial com a Bahia, e em especial, com Feira de Santana. Na cidade baiana está instalada sua maior fábrica e a única da rede no Nordeste, que vem gerando emprego e movimentando a economia baiana”, justificou Geilson.
32. No Plenário do Senado, Lídice da Mata (PSB-BA) defende fim da reeleição em cargos do Executivo. A fala da senadora foi durante discussão, pela quarta sessão consecutiva, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 73/2011, que exige desincompatibilização do presidente, governador e prefeito que queiram se reeleger. Na próxima sessão, prevista para esta quarta-feira (18/3) a PEC já poderá ser votada em primeiro turno. Assista: https://youtu.be/pEb0aHEOg-E
33. Com uma palestra sobre o tema Lógica e Conhecimento, o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, abre nesta quarta-feira, dia 18 de março, às 17 horas, as atividades culturais do ano de 2015 do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. A palestra será precedida de um pronunciamento
do presidente de honra do IGHB e ex-governador da Bahia, professor Roberto Santos.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>