Miudinhas
Tasso Franco
11/03/2015 às
09:43
CONTRADIÇÃO! Governo diz que está bem de caixa, mas reajuste é zero
Veja abaixo o desempenho de alguns dos veredores da capital em várias Miudinhas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O governo do estdo está empurrando com a barriga o envio à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei do reajuste salarial dos servidores. Nada até agora. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, advoga que o ideal seria deixar para discutir esse assunto um pouco mais adiante, quando ficasse mais claro a situação da economia nacional. Hoje, o secretário Josias Gomes, da Serin, reuniu-se com representantes das centrais sindicais e não tocou no assunto. Ou pelo menos, não divulgou.
2. O que foi dito - em nota - resumiu-se a um ambiente de paz, de diálogo, de entendimento para se avançar nas conversas com as centrais, analisar as comemoraçõs do 1º de maio e só. Os sindicatos, hoje mais atrelados ao governo do que qualquer outra coisa, não falam no assunto ou pelo menos não mobilizam os trabalhadores.
3. Na opinião do líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM),"O secretário da Fazenda precisa decidir se a saúde financeira do governo está equilibrada e vai muito bem, ou se vai mal a ponto de não poder conceder o justo e legítimo reajuste do funcionalismo público que deveria ter sido efetivado em janeiro".
4. Régis mostrou-se frustrado: "O secretário tangenciou e não respondeu nenhum dos questionamentos feitos pelos parlamentares da bancada de Oposição", disse o democrata, acrescentando que, no mínimo, o gestor foi contraditório ao afirmar que o perfil financeiro do estado é privilegiado e um dos melhores do país, ao mesmo tempo que, quando questionando sobre o reajuste dos servidores, alegar severas dificuldades financeiras, justificar que a situação é muito difícil e até sinalizar que não seria esse o melhor momento para a correção dos salários do funcionalismo".
5. "Não entendo como a Sefaz mostra um estado tão fortemente consolidado financeiramente, um saldo disponível de mais de R$ 4,6 bilhões e ainda assim deixar de investir em áreas prioritárias como a saúde, a educação e a segurança", refletiu o líder da Oposição.
6. De fato é de se estranhar a posição de Vitória. Mas, ao mesmo tempo, entende-se sua argumentação na medida em que o ano de 2015 começou com esse espectro de crise. Acontece que o reajuste é constitucional - retroativo a janeiro - e o governador Rui, algum dia, vai ter que enviar o PL a Assembleia quer seja com um reajuste que cubra a infação, parcelado ou não, ou um reajuste menor.
6. Evidente que a paciência (para usar uma expressão de Dilma) dos servidores tem um limite e dos sindicatos, também, sob pena de ficarem desmoralizados incluindo a Federação dos Trabalhadores Públicos.
************************
9. A Assembleia Legislativa também passa por momentos de turbulências. A deputada Luiza Maia (PT), diz que foi destratada pelo presidente Marcelo Nilo; Targino Machado diz em artigo que a Casa elegeu um bandido (Mário Negromonte) para o TCM; Eduardo Salles (PP) diz que Marcell Moraes (PV) é um 'surfista da capital'; Marcell, por sua vez diz que Salles, defensor das vaquejadas, deveria fazer o papel de boi; e Adolfo Menezes (PSD) afirma que não é louco.
10. Tenho a impressão que o presidente Marcelo Nilo deveria fazer uma conclamação à Casa no sentido de elevar o nível dos debates e das afirmações.
11. A propósito, leitor lembra que a Bahia já foi a terra de Ruy Barbosa, Aliomar Baleeiro, Luiz Viana Filho, Jorge Amado, Dorival Caymmi, Antonio Balbino, Rômulo Almeida...e hoje hem!
12. A Bahiatursa é uma burocracia inacreditável para pagar uma mísera nota de um banner. São pedidos e mais pedidos a toda hora de papéis com carimbos e assinaturas. O secretário André Curvello precisa entrar no circuito. Parece até que o pessoal de sites e blogs é suspeito.
13. A UFBA tá quebradinha quebradinha.
14. A apresentação de Estruturação de Consórcios Interfederativos de Saúde (PROCIS-BA), foi tema da audiência pública, na manhã desta quarta-feira (11.03), na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
15. O deputado estadual Alex Lima (PTN) parabenizou a iniciativa do secretário Fábio, sobretudo a importância de aproximar os parlamentares da gestão da saúde pública baiana, e propôs municipalizar a proposta do Consórcio, que originalmente direciona 60 % para os municípios e 40% para o Estado. Por ser conhecedor das dificuldades que os prefeitos dos municípios enfrentam, sobretudo do Litoral Norte baiano, Alex compreende que aumentar o percentual para o Estado é o melhor caminho.
16. O vereador J. Carlos Filho (PT) quer a implantação de uma Junta Administrativa de Recursos de
Infrações especifica para os rodoviários e elaborou projeto de lei neste sentido. O objetivo é buscar uma solução para o excesso de multas injustificadas aplicados na categoria: “Muitas multas são causadas por falha na infraestrutura e é preciso ter critérios específicos na avaliação destas infrações”.
17. De acordo com a proposta o Sindicato dos Rodoviários prestará apoio ao novo organismo: “A
ideia é trabalhar, também, para que os problemas observados nas autuações e apontados nos recursos sejam estudados para que não se repitam sistematicamente”.
18. Ela seria composta por um presidente e dois membros: um representante do órgão que impôs
a penalidade; um ligado à entidade e um com conhecimento específico na área de trânsito, com nomeação a ser feita pelo pelo prefeito.
19. O presidente Paulo Câmara (PSDB) participou da solenidade em comemoração aos 50 anos da
Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), realizada na noite de segunda-feira, 9, na Associação Comercial da Bahia, no Comércio, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ricardo Lewandowski, do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto.
19. Além dele estiveram presentes Waldir Pires (PT), Edvaldo Brito (PTB), Geraldo Jr (SD) e Aladilce Souza (PCdoB).
20. O tucano parabenizou a entidade “que tem uma longa história de trabalho a favor do Poder
Judiciário baiano, uma classe tão importante para a nossa democracia”. Prestigiaram a solenidade autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, como o Hilton Coelho (PSOL), que é servidor do Judiciário Federal, defendeu o embargo do prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), no Comércio, “até que um laudo definitivo da Vigilância Sanitária (Visa) seja emitido, garantindo a salubridade do local e segurança das cerca de 5 mil pessoas que frequentam este órgão diariamente”.
21. Ele cobra uma ação mais efetiva e preventiva da Secretaria Municipal de Saúde: “Não pode ser
encarado como natural que cerca de 130 pessoas presentes no Fórum do Comércio sejam atendidas no setor médico do TRT5 e depois ele reabra como se nada estivesse acontecendo. O risco paira sobre advogados, servidores públicos e funcionários terceirizados dos mais diversos setores”.
22. Presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social Duda
Sanches (PSD), defende que os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas sejam vistos como caso de saúde pública com a adoção urgente de medidas preventivas.
23. Em sua opinião esses fatos não atingem, mas toda a família e a sociedade: “Portanto, o meu apelo é para que as autoridades, em especial os órgãos de trânsito, se unam em prol de uma ampla campanha de conscientização sobre o assunto”
24. A sede da Associação Baiana de Cegos (ABC), nos Barris, foi visitada por Sabá Carvalho (PRB) na sexta-feira, 6. A entidade é conhecida pelo seu trabalho de inclusão social e profissional dos portadores de deficiência visual. Emocionado o republicano fez questão de abraçar os associados e conversar sobre as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da pessoa com deficiência visual.
25. Ele reafirmou o apoio do seu mandato para as ações em defesa dos portadores de necessidades
especiais, em especial da ABC. “O trabalho feito pela Associação Baiana de Cegos precisa ser valorizado e apoiado pelo Poder Público e a sociedade. Nosso mandato dará atenção ainda maior às demandas da entidade, pois entende que todos merecem a cidade. As pessoas com deficiência visual estão sendo
prejudicadas por obstáculos urbanos e pela falta de sensibilidade arquitetônica que não privilegia acessibilidade. Vamos apresentar proposições legislativas que defendam os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais e cobrar a aplicação das legislações existentes”.
26. O líder governista Joceval Rodrigues (PPS) negou, na última segunda-feira, 9, a existência de qualquer divergência entre a bancada da situação e Henrique Carballal (sem partido), conforme especulado, na última semana, na imprensa.
27. Segundo o edil o grupo situacionista é coeso e não há espaço para intrigas: “É uma informação que não procede. Não há qualquer desentendimento dos vereadores que compõem a bancada com o vereador Carballal. Ele é um vereador que chega para somar, não havendo qualquer restrição ao seu nome”.
28. A reunião da bancada da oposição, realizada na manhã de segunda-feira, 9, contou pela primeira vez com a presença de Carlos Muniz (PTN), quando foi debatido, entre outros assuntos, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A participação foi comemorada pelo líder oposicionista Luiz Carlos Suíca (PT), que destacou a necessidade de o bloco sempre se posicionar em benefício da população de
Salvador.
29. “Para nós, é importante a participação do PTN e de outros partidos que queiram fazer oposição à administração municipal. Queremos a contribuição e compromisso de todos os aliados do governador Rui Costa na discussão dos projetos que são apresentados na Câmara Municipal de Salvador”, declarou.
30. A bancada do PT prestou dupla homenagem ao ex-vereador da Câmara de Salvador, Zezéu Ribeiro.
Além de uma moção de pesar pelo seu falecimento, no dia 25 de fevereiro, em São Paulo, foi apresentado à Mesa Diretora um projeto de lei dando o nome do político a um logradouro público da capital baiana.
31. Edvaldo Brito (PTB) apresentou projeto de indicação para isentar hospitais e entidades
filantrópicas de saúde sem fins lucrativos e com participação complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) da obrigatoriedade de coleta, tratamento e destinação do lixo, inclusive os resíduos biológicos, quando produzem um volume diário superior a 300 litros.
32. De acordo com o petebista essas entidades vivem em dificuldades financeiras, principalmente
por conta da defasagem na remuneração do SUS, e não têm como assumir mais um custo, inviabilizando o seu funcionamento: “É preciso dar condições a esses hospitais e entidades para que continuem funcionando, sem prejuízo para milhares de pessoas que buscam seus serviços diariamente, muitas vezes como única opção de atendimento e cura”, declarou Brito.
33. Euvaldo Jorge (PP) comemorou dois importantes anúncios da prefeitura para Valéria. Uma delas
é a ligação com Cajazeiras XI ao bairro que beneficiará cerca de 600 mil pessoas. A outra é a instalação de uma Prefeitura Bairro até o fim de 2015.
34. Luiz Carlos Suíca (PT) lamentou a morte do gari Carlos Alberto Rosário, em frente ao Extra da Rótula do Abacaxi, vítima de acidente automobilístico, na manhã de sexta-feira, 6. O carro coletor se chocou com uma carreta, que estava estacionado em local indevido.
35. “Lamentamos profundamente o falecimento deste trabalhador e nos colocamos à disposição para
ajudar no que for necessário. Nós, diretores do Sindilimp-BA, já estamos acompanhando de perto essa situação e exigiremos que o acidente seja devidamente apurado e que os culpados sejam responsabilizados”, declarou.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>