Miudinhas
Tasso Franco
06/03/2015 às  13:06

ELEIÇÃO PRESIDIO para TCE mostra Poder Legislativo mais forte em 2015

Veja atuação dos vereadores da capital em Miudinhas o que cada um dos edis está propondo e fazendo na Câmara.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Conforme foi noticiado por este BJÁ o diretor da Assembleia, Marcos Presidio, indicação do presidente Marcelo Nilo (PDT) com apoio do governador Rui Costa é mesmo o único candidato inscrito para a vaga do conselheiro Zezéu Ribeiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). No trâmite legislativo, na terça-feira, 10, a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que é presidida pelo deputado Joseildo Ramos (PT) deverá sabatinar o candidato e, provavelmente, aprovar a sua indicação para ser votada em plenário.

   2. É possível que - caso esses dois trâmites sejam cumpridos - que a votação em plenário aconteça na terça à tardinha, dia tradicional de votação na Casa.

   3. Agora não é hora de dizer quem ganhou e quem perdeu nesse episódio. Pode-se asseverar, no entanto, que, mais uma vez o governador Rui Costa teve o bom senso de não se confrontar com a Casa uma vez que Marcelo foi eleito pelos 52 deputados e uma indicação sua ao TCE, com certeza, passaria com facilidade, salvo se o governador se empenhasse muito apoiando outro nome, o que poderia lhe causar um enorme desgaste político.

   4. Como disse o deputado pastor Isidório (PSC) - de viva voz, em pronunciamento durante o encontro de Rui com a base governista, presentes 39 deputados - o PT não teria condições de ter um nome de sua indicação aprovado em plenário da Assembleia. Houve aquele mal-estar característico desses momentos inusitados na política, Rui compreendeu o recado, ele que já estava ciente mais do que ninguém dessa situação, pois, jantara com Marcelo no domingo, e Presídio saiu deste encontro sacramentado.

   5. O que vai acontecer doravante nas relações dos dois Poderes - Executivo e Legislativo - só andar da carruagem poderá sinalizar. Uma coisa, no entanto, já está caracterizado: o Poder Legislativo, em 2015, começa o ano mais fortalecido, com cara de poder.
                                                                              ******
   6. O vice-presidente da CPI da Petrobras na Câmara, Antonio Imbassahy (PSDB), considerou a primeira reunião deliberativa do colegiado, na quinta-feira, 05, uma vitória para a investigação e para o projeto de proteger a Petrobras, no sentido de punir quem assaltou a petroleira. “Queremos mostrar celeridade e que essa CPI avance”, disse.

   7. O parlamentar entendeu também que a decisão do presidente da Comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), de estabelecer sub-relatorias foi acertada, pois não era razoável concentrar nas mãos de um só relator “um problema de tão grande magnitude”.

   8. “Definimos a contratação de uma empresa internacional para seguir o dinheiro e, se tivermos sucesso, e nossa confiança é essa, trazer de volta o dinheiro que foi roubado”, declarou. O tucano também comemorou a aprovação da oitiva de Pedro Barusco.

   9. O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, não fala na palavra 'crise' econômica e sim em 'restrições vividas pela economia'. É outra de Chico e Francisco.

   10. A senadora Lidice da Mata (PSB) cutuca o governo Rui com a CPI que investiga mortes de jovens. A CPI é nacional. E, óbvio, o caso dos 12 mortos do Cabula estará na pauta.

   11. As Casas Bahia - aquele que vende a preços baixos na propaganda - da Manoel Dias, na Pituba, foi arrombada duas vezes em 10 dias. A Pituba - segundo a Prefeitura - é área nobre. 

   12. A lista de Janot! Lembram da lista de Schindler? 

   13. A Lista de Schindler é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica.

   14. Que coisa! Tem gente da oposição pirraçando com Nestor Duarte Neto, secretário da SEAP, querendo saber que tipo de picanha será servido na Churrascaria Lemos Brito no final de semana.

   15. A destruição do laboratório de Suzano por mulheres mascaradas do MST lembra os jidhaistas.

   16. É o que se ouvia hoje nos corredores da Assembleia: - Quanto mais fraco o governo, mais forte os aliados.

   17. Justiça seja feita: a Prefeitura de Salvador retirou a placa enorme do Carnaval no Morro do Cristo. Mas ainda tem uma outra na Centenário e mais uma na Av ACM.

   18. E mais uma vez avisando a Sucom: jardim, área verde, poste, etc, não são áreas para se colocar placas. Pra isso tem as placas de outdoor, jornais, sites, TV, busdoor, etc.

   19. O DO publicou os nomes dos assessores diretos de Emiliano José na Secretaria do Ministério das Comunicaões. São eles: Jovino Pereira, o qual assume o Departamento de Outorga; e Adolfo Loiola, o qual assume o Departamento de Acompanhamento e Avaliação.

   20. A TV Câmara de Salvador começa a transmitir as sessões de suas comissões em caráter experimental. A primeira marcada foi a do colegiado de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira, 4, com televisionamento pelo canal fechado SIM TV, canal 10, o canal aberto digital UHF – canal 61.4 ou por meio do portal www.cms.ba.gov.br.

   21. Segundo com o presidente da CCJ, Leo Prates (DEM, a ideia é acompanhar todos os encontros daqui por diante: “Foi um sugestão de Paulo Magalhães Júnior (PSC) que o presidente Paulo Câmara (PSDB) acolheu, pois visa dar mais transparência às ações do Legislativo Municipal. Nós, da CCJ, estamos participando deste momento”.

   22. Sílvio Humberto (PSB) voltou a cobrar uma dura investigação para a operação realizada no Cabula pela PM, que resultou na morte de 12 homens, no dia 6 de fevereiro. Para o socialista, o braço armado não pode ser a única forma do Estado se fazer presente nas comunidades periféricas.

   23. “É preciso investigar sim, saber o que de fato aconteceu. A sociedade cobra por isso. As questões sociais não são de polícia. Houve uma operação que resultou na morte de 12 pessoas e, no dia seguinte, qual foi a postura do Estado nessa comunidade? É preciso questionar isso. É fundamental assegurar oportunidades na geração de emprego e renda, acesso a educação, cultura e saúde. Temos que pensar em uma política de segurança pública que garanta cidadania, que preserve o direito à vida. Vamos acompanhar esse caso até o final”, disse.

   24. As farmácias e drogarias de Salvador poderão ser obrigadas a manterem em suas dependências recipientes para coleta de medicamentos, cosméticos, insumos farmacêuticos e correlatos, deteriorados ou com prazo de validade expirado, caso seja aprovado um projeto de lei, de autoria de Sabá (PRB), em tramitação na CMS.

   25. O descarte desses itens atualmente tem como destino o aterro sanitário. “Esta prática, no entanto, é bastante perigosa para as pessoas e animais, além de acarretar um grave problema ambiental”, adverte o republicano.

   26. Novo líder oposicionista Luiz Carlos Suíca (PT) rebateu o ex-petista Henrique Carballal (sem partido), que, ao aliar-se ao prefeito ACM Neto, disse que agora está “do lado de quem trabalha para a cidade e para o social”.

   27. “Nunca pensei que precisaria subir à tribuna para rebater um ex-colega de bancada”, declarou. “Precisamos avançar muito mais. Queria muito que o prefeito de Salvador fosse um negro de 34 anos. Não é e vai demorar para ser. É também muito complicado ver um negro se destacar e ocupar espaços no poder. Vencemos uma guerra por dia para que não continuemos invisíveis aos olhos da elite branca. Muito precisa ser feito para que essa gestão seja considerada uma administração voltada para o social”, declarou Luiz Carlos Suíca.

  28. Orlando Palhinha (DEM) acompanhou o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, em vistoria às obras da Prefeitura de Salvador no Colégio Municipal Manoel Barradas Carneiro, em Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário, no dia 2 passado, para conferir o andamento dos investimentos no equipamento de ensino.

   29. Na opinião do democrata “a intervenção realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretária da Educação, possibilita a melhoria da qualidade de ensino e reflete a preocupação do prefeito ACM Neto com a qualificação de nossos jovens”.

   30. Everaldo Augusto (PCdoB) lançou a campanha “Câmara vai de bike” e para dar o exemplo utilizou sua bicicleta para ir até o legislativo na segunda-feira, 2. O objetivo é atrair a atenção dos demais vereadores e da sociedade para o veículo como meio de transporte limpo, saudável e barato.

   31. Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ciclismo ele é autor de projetos de lei sobre o assunto e, no último domingo, participou do passeio ciclístico organizado pela Associação de Bicicleteiros da Bahia, do Dique do Tororó à Pituba. Na ocasião, foram colhidas assinaturas para um abaixo-assinado que cobra do prefeito a regulamentação da Lei que instituiu o Sistema Cicloviário de Salvador.

   32. O comunista é contra à abertura do capital da Caixa Econômica Federal para o setor privado, anunciado pelo Governo Dilma. Ele participou das mobilizações ocorridas na sexta-feira, 27, em Salvador, lideradas pelo Sindicato dos Bancários, do qual já foi diretor. Em sua opinião a medida “significa o início de um processo de precarização do trabalho e de privatização de um bem público. Isso só interessa às empresas privadas do setor, não interessa aos funcionários nem a quem luta pelo progresso do Brasil”.

   33. Leo Prates está propondo a recriação da Comissão Especial Temporária de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência: “É preciso assegurar o pleno exercício dos direitos básicos às pessoas com deficiência, inclusive os direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo, à infância, à maternidade e bem-estar pessoal, social e econômico”.

   34. O comandante da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar, que envolve toda a região do bairro da Liberdade, major Carlos Humberto da Silva Moreira foi homenageado pela CMS com título de cidadão soteropolitano. A iniciativa foi de Alfredo Mangueira (PMDB). O oficial é baiano de Jacobina.

   35. O falecimento das ativistas do movimento feminista e ocupantes de cargos na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Lurdinha Rodrigues, Rosângela Rigo e Célia Maria Scanfella (a Celinha) foi lamentado por Aladilce Souza (PCdoB) e Vânia Galvão (PT), que apresentaram voto de pesar na CMS. As militantes foram vítimas de um acidente de carro na Chapada Diamantina.
36. Antônio Mário (PSB) apontou como prejudicial para o bom andamento das obras na cidade o não alinhamento dos trabalhados da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo do Estado da Bahia: “Algumas obras da Embasa estão dificultando o recapeamento asfáltico no bairro [da Valéria]. O asfalto que acabou de ser colocado precisa ser retirado para consertar o esgoto. Isso é gasto de dinheiro público”.

   37. Preocupada com a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a líder do PT, Vânia Galvão, apresentou indicação ao prefeito ACM Neto para encaminhar à Casa o projeto de lei instituindo o Plano Diretor de Acessibilidade de Salvador. Ela cita como exemplo as dificuldades de pessoas com deficiência de se locomover na cidade, principalmente nas áreas públicas.

   39. “Apesar de alguns avanços, verifica-se que não tem sido observado o respeito ao direito das pessoas com deficiência”, acredita.

  40. Aladilce Souza (PCdoB), apresentou projeto propondo a implantação um cinema itinerante nos bairros da periferia de Salvador. Em sua opinião “o audiovisual um meio acessível e divertido para auxiliar na construção de uma consciência cidadã”.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>