Miudinhas
Tasso Franco
19/02/2015 às
21:36
CRIAÇÃO de 4º Circuito no Carnaval só vai complicar vida da Segurança
O grande desafio do Carnaval 2016 é a segurança e a imagem da violência baiana nos outros estados. Todo um trabalho de marketing precisa ser feito.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As críticas que a imprensa baiana têm feito sobre o comportamento muito agressivo da PM durante o último Carnaval são propositivas. Todo mundo de bom senso sabe que, sem a PM, a Bahia violenta do jeito que está, não existiria Carnaval. E a maioria sabe que a logísitca usada pela Corporação para atuar num evento dessa magnitudade, com três circuitos carnavalescos distintos, mais de uma dezena de pontos de dispersão e retorno dos foliões às suas casas é complicadissima.
2. Depois, há um extresse enorme, tropa que vem do interior, falta de treinamento adequado para evento de massa do porte do Carnaval que mistura música em alto tom, drogas, exaltação e ousadia de muitos foliões. Daí que, a madeira canta pra valer. Tirar os cassetes da PM também seria desguarnecer a tropa.
3. Pior é que ainda estão querendo criar um novo circuito na Cidade-Baixa o que vai dificultar mais - se for real sua efetivação, em 2016 - a logísitca da segurança, em quatro espaços distintos, 1 elevador e 3 planos inclinados no meio e dezenas de ladeiras e guethos. Patrulhar a Marquês de Sapucaí - Rio - o sambódromo paulista ou o Marco Zero de Recife é muito mais fácil.
4. Certa ocasião se falou na possíbilidade de se criar uma Arena Carnaval no estilo sambódromo na Av Paralela - que não seria de todo ruim - mas a iniciativa não prosperou. O bloco de hotéis em Salvador está no eixo Campo Grande/Ondina, agora com extensão a área comercial da Tancredo e Stiep. Pra segurança seria uma beleza o Axezódromo Paralela.
5. No modelo atual de Salvador existem mais de 20 ou 30 acessos à folia e até a instalação de barreiras com detectores de metais em todas elas seria seria custosa, porém, uma medida que terá que ser feita, em 2016. Nunca na história do Carnaval de Salvador aconteceram, como desta feita, 21 baleados oficiais nos circuitos e mais duas mortes. Por pouco, não acontece uma tragédia.
6. Portanto, o grande desafio do Carnaval de 2016 - além do que já se falou em dar mais espaços aos foliões pipocas, outros circuitos em bairros, etc - é a segurança.
***************
7. O governador Rui Costa esteve, nesta quinta-feira (19/02), no Colégio Estadual Doutor Eraldo Tinoco, no distrito de Vera Cruz, município de Porto Seguro, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. As visitas às escolas têm como objetivo mobilizar estudantes, pais e professores pela melhoria da qualidade da educação pública, por meio do Pacto pela Educação na Bahia.
8. “Estamos bastante motivados, pois é a primeira vez que o povoado de Vera Cruz recebe a visita de um governador. Isso demonstra a preocupação com o interior e com a nossa escola”, declarou o diretor da unidade, Silvino de Oliveira Filho, que conta com 373 alunos do ensino médio.
9. Para o professor de Biologia, Edson Pesca de Jesus, a visita reflete a importância que o governador vem dando à educação no Estado. “Ele passou a ideia de que a nossa escola vai melhorar cada vez mais, fiquei com uma boa impressão”, revela.
10. Desde que assumiu o Governo do Estado, Rui Costa já visitou unidades de ensino da rede estadual nos municípios de Tanhaçu, Jacobina, Glória, Nova Redenção, Itabuna, Itapetinga, Muritiba, Planaltino e Salvador.
11. O SAC Móvel no Carnaval realizou mais de 26,5 mil atendimentos durante toda a folia de Momo em Salvador. Os dias de maior procura, tanto em Ondina quanto no Politeama, foram sábado e domingo, com 11.745 atendimentos prestados. Este ano, a operação do SAC Móvel no Carnaval registrou um crescimento de 43% com relação ao ano passado, quando foram contabilizados 18.491 atendimentos. As unidades do SAC Móvel estiveram presentes no Circuito Barra-Ondina e no Circuito Campo, de 12 a 17 de fevereiro.
12. Entre os serviços especiais ofertados pelo SAC Móvel no Carnaval estão o registro da perda de documentos e a emissão da certidão negativa de antecedentes criminais. As carretas também receberam documentos perdidos no circuito da festa e realizaram o bloqueio de cheques e cartões de crédito, através do Alerta Cidadão.
13. Durante os seis dias de folia, as carretas também ofereceram informações sobre as atrações da festa e de mobilidade urbana, como serviços de táxi, linhas e roteiros dos ônibus e do metrô; pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, preservativos masculinos e serviços públicos prestados durante o Carnaval, bem como o atendimento da Ouvidoria Geral do Estado.
14. Uma falha no ambiente tecnológico da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), que abriga o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no início da noite de quarta-feira (18), tornou indisponível o acesso à página e aos serviços on-line do órgão.
15. De acordo com a Prodeb, o problema foi causado por uma falha no hardware onde estão localizados os arquivos do Detran. Técnicos trabalham em tempo integral para resolver o problema e minimizar os
transtornos causados aos usuários no menor espaço de tempo possível.
16. Caixa volta a liderar queixa dos clientes em todo Brasil. E a propaganda diz: "Vem pra Caixa você também".
17. Anita puxando trio elétrico foi outro mico carnavalesco.
18. Vergonhoso para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, fazer encontro com advogados de empresas envolvidas na Operação Lava-Jato. Um camarada desse não se respeita.
19. Neguinho da Beija Flor diz que a contravenção organizou o Carnaval do RJ. Não chega a ser uma novidade.
20. Andressa Urach - a moça do hidrogel nas coxas - virou evangélica e já assinou com a Rede Record.
21. No Rio, 1151 foliões foram multados por fazerem xixi nas ruas. E em Salvador, quantas foram as multas?
22. O dólar chegou a casa dos R$2,86.
23. A Assembleia Legislativa começa seu ano 'letivo' na segunda, 23.
24. De 11 a 18 de fevereiro, dias que correspondem ao feriado do Carnaval, o Sistema Ferry-Boat transportou 261.386 pessoas e 40.870 veículos, registrando aumento de 34,25% para passageiros e de 42,3% para veículos, em relação ao mesmo período de festas do ano passado. No total, 194.694 pessoas e 28.721 veículos, entre carros e motos, fizeram a travessia Salvador-Itaparica no período de 26 de fevereiro a 3 de março de 2014.
26. Oito embarcações estavam em operação no feriado deste ano - Agenor Gordilho, Anna Nery, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Juracy Magalhães Jr, além dos ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares. Os horários fixos de embarque foram mantidos, de hora em hora, e houve viagens extras para suprir a demanda, quando necessário. Na terça-feira (18) foram realizadas 37 viagens, quando estavam previstas apenas 24.
27. A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, responsável pelo funcionamento do Hospital São José e
Maternidade São Helena, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 18, o repasse de R$ 2,4 milhões de reais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cujo valor é proveniente do Governo Federal, através do IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização).
28. A entrega do cheque foi feita pelo prefeito Jabes Ribeiro, durante ato ocorrido no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, com a participação do secretário de Saúde, José Antonio Ocké, e do provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne Gesteira.
29. A partir de amanhã, 20, Alexandre Reis estará de férias. Até o início de março, quem será responsável pela coordenação de jornalismo da Agecom/Salvador será Luciana Silva, que ficará no Gabinete ao lado do subsecretário Luiz Francisco no atendimento à imprensa.
30. Luciana atende nos telefones (71) 9137-2694 e (71) 83323210, além do fixo (71) 2201-6269.
31. Parabéns a Agecom no Carnaval. O pessoal trabalhou bem e muito. Porquinho pode pagar um chope.
32. O pessoal da Secom/Estado tb mandou ver. Na área de Saúde ficou capenga.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>