Miudinhas
Tasso Franco
18/02/2015 às  13:01

SALVADOR fez um grande Carnaval mas, também, um dos mais violentos

O que a Unifacs está fazendo com seu alunado é uma situação absurda. O pessoal está de férias desde final de novembro do ano passado e as aulas foram adiadas para 2 de março


 MIUIDINHAS GLOBAIS:

   1. Que o Carnaval de Salvador foi fantástico isso ninguém pode negar. Que a Prefeitura, o Estado, a iniciativa privada e os blocos e entidades trabalharam para fazer o melhor isso também é um mérito que deve ser ressaltado. Agora, tivemos em 2015, um dos carnavais mais violentos da capital nos últimos anos, precisando, pois, de ajustes para 2016.

   2. Houve aumento de 66% na realização de cirurgias de face nos circuitos da folia. Dos 418 atendimentos de bucomaxilofacial, o posto Ademar de Barros liderou com 100 ocorrências, seguido da Montanha (81), Piedade (61) e Sabino Silva (58). Segundo fontes da SMS, a maioria, de cassetetadas.

   3. Estes casos necessitam de intervenção rápida, já que os traumas tratados em até 30 minutos após a ocorrência, têm redução de 90% de riscos de deformações faciais irreversíveis. Por isso, o trabalho dos profissionais que realizam intervenções na mandíbula, nariz e maçã do rosto (bucomaxilofacial) é de suma importância na folia momesca, já que a maior parte dos atendimentos ocorre por agressões físicas.

   4. A fim de garantir agilidade nos atendimentos, a Secretaria de Saúde ampliou o número de equipes intervencionistas. Este ano, três das seis equipes de cirurgiões plantonistas estavam fixas nos módulos assistenciais da Ladeira da Montanha, Piedade e Sabino Silva e outras três, móveis, se deslocavam através de motolâncias para os locais das ocorrências.

   5.  A PM bateu demais. O governador diz que a Corporação agiu com rigor, porém, na medida certa. E o prefeito ACM Neto disse na coletiva que vai cobrar uma explicação do Estado sobre o aumento da violência, com 21 baleados, dois mortos por arma de fogo dentro do circuito, mais um na Roça da Sabina e outros fora do circuito.

   6. As estatísticas médicas apontam que quando existem 20 pessoas baleadas algumas delas morrem, ainda que a maioria se salve, uns ficam com sequelas e outros se recuperam totalmente. Isso faz parte das estatísticas médicas. Mas, em se tratando do Carnaval, sonega-se a informação.

   7. O governador disse na sua coletiva que a PM vai usar mais detecotres de metais, em 2016. E o prefeito ACM Neto defende a volta das barreiras, dos portais de acesso ao Carnaval, onde todos os foliões devem passar por detectores de metais.
                                                           **********************
   8. O governador Rui Costa visita nesta quinta-feira (19), a cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. Às 16h, ele entrega à população de Vera Cruz, as melhorias do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da localidade, que vai beneficiar cerca de cinco mil habitantes.

   9. Para ampliação do sistema foram construídos decantadores, filtros, reservatório de reaproveitamento de água e casa de química. A obra recebeu investimentos de R$ 748 mil, próprios da Embasa, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado.

   10. Ainda na localidade de Vera Cruz, às 17h, Rui Costa inaugura mais uma unidade do Programa Academia da Saúde. Realizado em parceira entre o Governo do Estado e Ministério da Saúde, a unidade recebeu investimento de R$ 252 mil e vai beneficiar a população com atividades físicas e lazer.

   11. Às 19h, Rui Costa participa do Carnaporto 2015, que está completando 18 anos. A festa que conta com efetivo policial e que integra a Operação de Segurança do Governo no Carnaval, será comandada por Bell Marques, Claudia Leite e Banda Eva.
 
   12. Lidice disse que fez o melhor Carnaval da História. João Henrique e Imbassahy, idem. Agora foi a vez de Neto. Todo prefeito diz a mesma coisa.
 
   13. Muita gente endeusando Daniela Mercury porque ela voltou a cantar no Campo Grande. Todo mundo sabe que Daniela é uma grande cantora e incentivadora do Carnaval. Agora, ela voltou a cantar no Campo Grande porque se quebrou na Barra. 

   14. Algumas pessoas - especialmente esquerdistas de botequim - criticam os camarotes na Barra. Mas, só lembrando, foi Daniela que levou os camarotes para a Barra. Antes, só havia camarotes no Campo Grande e na Rua Chile, e as chamadas 'balaustradas' da Avenida Sete.

   15. A grande exposição de marcas e o interesse já sinalizado por potenciais patrocinadores para a festa
do próximo ano foram dois pontos destacados pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, na coletiva de balanço do Carnaval 2015 na cidade.

   16. Informou que, este ano, 245 marcas foram expostas de alguma forma nos circuitos, com o total de 3.779 pontos de visualização. “A grande procura por espaços publicitários, somada à crescente participação de pessoas de Salvador e de fora, é um forte indicativo de que temos muito a avançar em termos de captação para que o poder público possa auxiliar a população a fazer um Carnaval com cada vez mais participação popular”, avaliou.

   17. Balanço divulgado pelo Projeto Fique sabendo nesta quarta-feira (18) revela que, durante o Carnaval,  foram diagnosticados 35 casos positivos para HIV, 137 reagentes para sífilis, 16 para Hepatite C e 10 para Hepatite B. No total, nos postos municipais, foram realizados 7.068 testes rápidos _65% a mais do que na folia do ano passado, quando aconteceram 4.820 testes.

   18. Os pacientes soropositivos foram encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), na Liberdade, para acompanhamento médico e multiprofissional. Os pacientes diagnosticados com reagentes para Sífilis e hepatites devem comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros, para realização de exame confirmatório.

   19. O Fique Sabendo é um projeto que visa estimular o diagnóstico precoce como forma de quebrar a cadeia de transmissão do HIV e DST’S, além do auxílio ao paciente durante todo o tratamento, que é ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde. Dados do Ministério da Saúde indicam que há cerca de 718 mil pessoas com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação.

   20. Após o período do Carnaval, as testagens podem ser feitas gratuitamente durante todo o ano em 96 postos de saúde do município.

   21. Mais de cinco mil vistorias foram realizadas durante a Operação Carnaval 2015 da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), que inspecionou todos os circuitos do Carnaval, incluindo os bairros onde ocorre a festa, para garantir o ordenamento do evento e a segurança dos foliões e moradores da cidade. Iniciada na quarta-feira, 11, a operação terminou nesta terça-feira, 17, e contou com quase 400 profissionais envolvidos, entre engenheiros arquitetos, técnicos e pessoal de apoio.

   22. As ações resultaram na emissão de mais de 480 notificações para camarotes, praticáveis, balcões, trios, palcos, estabelecimentos sem licença ou com alvará vencido e instalação de publicidade irregular, dentre outros, e de mais de 70 autos de infração, para adequação às normas previstas em lei. Além disso, foram apreendidas mais de um milhão de cervejas que não tinham autorização para comercialização na festa devido ao contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Salvador e patrocinadores.

   23. A quantidade de cervejas recolhida neste ano é mais do que o dobro retirado das ruas em 2014, quando foram apreendidas 350 mil unidades. Também foram apreendidas mais de trezentas mil garrafas de refrigerantes, água e demais bebidas de marcas não autorizadas nos circuitos.Todos os produtos poderão ser retirados do depósito da Prefeitura depois da festa, mediante o pagamento de multa.
24. Os fiscais interditaram ainda três camarotes no Circuito Dodô (Barra/ Ondina), por conta do comprometimento da estrutura causado pela chuva, na madrugada de segunda-feira, 16. Dois deles fizeram os reparos e obtiveram autorização para voltar a funcionar e apenas um permaneceu interditado até o fim do Carnaval. Além disso, um prédio na Barra, que estava sendo utilizado irregularmente como camarote, foi interditado pelos agentes da Sucom.

   25. A Unifacs deveria recomeçar suas aulas dia 23 próximo. Esta semana do Carnaval envoiu e-mails para os alunos adiando a abertura do ano letivo para 2 de março. Enquanto isso, os pais dos alunos pagaram dezembro, janeiro e fevereiro sem aulas.

   26. O Ministério Público deveria chamar essa Universidade nos eixos. Todas as universidades já retornaram as aulas das férias que aconteceram no final de novembro do ano passado. Isso é uma coisa tão absurda que precisa de uma reprimenda.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>