Miudinhas
Tasso Franco
13/02/2015 às  22:49

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA no Momo são subdimensionados por órgãos oficiais

O comandante da PM, cel Anselmo Brandão, diz que o sistema de monitoramento por câmaras tem ajudado a SSP no combate a violência no Carnaval


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Todo mundo sabe que, tanto o governo do Estado; quanto a Prefeitura de Salvador puxa para baixo os números da violência no Carnaval. Todo mundo sabe, também, que o Carnaval é violento. Tanto isso é verdadeiro que são 23 mil homens e mulheres só da PM e da Civil patrulhando as ruas, fora o pelotão de seguranças da iniciativa privada. Claro, os órgãos oficiais atuam, trabalham, com os registros oficiais, aqueles que são anotados nos postos de saúde e nas delegacias.

   2. E as ocorrências são muito maiores. Além disso, a SSP só considera como ocorrência para suas estatísticas o que acontece nos circuitos do Carnaval. Se o camarada enche o tubo de pinga num circuito e bate o carro - por exemplo - no Rio Vermelho - e morre, não conta como violência do Carnaval. Se o camarada é assaltado na Estação da Lapa, também não vale. Daí que os números são subdimensionados. Embora, ressalte-se o trabalho feito pela SSP é meritório.

  3. Diz, inclusive que, a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos dos circuitos do Carnaval de Salvador, nos corredores de tráfego de acesso à folia, e em viaturas permite a ação mais rápida dos policiais e, consequentemente, contribui para a redução de ocorrências. A avaliação é do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão. 

   4. Estamos com o sistema de monitoramento de câmeras, que tem contribuído muito na localização e antecipando a ação da criminalidade, ou seja, pessoas que estão à margem daqueles que pretendem brincar”, disse o comandante. Segundo ele, a Polícia Militar está atuando mais rápido. Disse ainda o coronel nesta sexta-feira (13), na reunião de
balanço do primeiro dia de Carnaval, no Quartel do Comando Geral da PM, no Largo dos Aflitos. 

   5. Ao todo, 338 câmeras auxiliam os profissionais de 28 órgãos de segurança, controle e defesa civil. Cerca de 140
estão instaladas em viaturas. As imagens são enviadas em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Paralela.

   6. Para o secretário da Segurança, Maurício Barbosa, as câmeras facilitam a atuação dos policiais. “Nós estamos
aperfeiçoando a cada dia nosso planejamento [e] integrando a tecnologia. Com a utilização de câmeras, foi possível flagrar várias condutas delituosas e se antecipar efetivamente aos problemas. Isso tem dado grande resultado”. 
                                                           *****
  7. Depois de cantar com o prefeito ACM Neto e Daniela Mercury, na abertura do Carnaval de Salvador, o governador Rui Costa mostra que está mesmo no ritmo da maior festa popular do planeta. Na chegada ao Pelourinho para acompanhar a saída do Olodum, no inicio da noite desta sexta-feira (13), ele tocou tambor junto com os percussionistas do bloco.

   8. "Só de ouvir essa batida o corpo mexe todo. O Olodum é uma referência para o mundo, tem uma simbologia e uma musicalidade especial", disse o governador.

   9. Antes, Rui visitou a Casa dos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que realiza uma série de ações de combate à exploração humana.

   10. Só lembrando, Dilma também tocou tambor no Olodum, durante a última campanha eleitoral e venceu. O Olodum é pé quente.

   11. A banda É o Tchan decidiu cancelar o desfile no trio sem cordas que estava marcado para a noite desta sexta-feira (13), no circuito Barra-Ondina. A Bahiatursa informa que o cachê da banda não será pago. 

   12. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou nove ocorrências nos três circuitos no primeiro dia de Carnaval, nenhuma com gravidade. Fiação baixa e sem isolamento, além de carro de apoio quebrado e com vazamento de óleo foram os principais atendimentos feitos pelo órgão.Pelo menos 100 pessoas trabalham pela Codesal nos circuitos do Carnaval e nos bairros onde acontece a festa. 

   13. São 11 postos de atuação dos técnicos que percorrem diariamente todos os cenários da folia para identificação de qualquer alteração que possa interferir na proteção civil do folião. O objetivo do órgão é atender as respostas com mais celeridade. As equipes trabalham em regime de escala com profissionais 24 horas por dia, durante todos os dias de festa.

   14. “Atuamos em dois momentos: o de prevenção, que fizemos em janeiro com as vistorias dos circuitos e onde encaminhamos as necessidades para os órgãos competentes; e o momento de atuação nas respostas, quando ficamos de plantão nos circuitos para atender todas as demandas relacionadas a proteção civil”, destaca o diretor da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.

   15. Durante os dias de folia a população também pode entrar em contato com o órgão caso perceba alguma situação como fiação solta, ausência de lâmpada nos postes ou buracos através do 199, durante 24 horas por dia. “Os nossos atendentes entrarão em contato com os coordenadores setoriais para que os reparos sejam realizados o quanto antes. Queremos uma festa ainda mais bonita para soteropolitanos e turistas”, completa Silveira Filho.

   16. O Elevador Lacerda estará transportando passageiros gratuitamente durante o período de Carnaval. Funcionando 24 horas até a próxima quarta-feira, 18, baianos e turistas poderão encurtar a viagem entre as cidades Alta e Baixa sem precisar pagar pela passagem. Além do Elevador Lacerda, o Plano Inclinado da Liberdade também estará funcionando gratuitamente e sem pausa nos dias de folia Momesca.

   17. 9. A Prefeitura do Salvador vai esclarecer em coletiva neste sábado (14) a apreensão recorde de cervejas no Carnaval deste ano. A coletiva será realizada a partir das 9h30 na Sala de Imprensa Oficial da folia, montada no Campo Grande, próximo ao Camarote da Prefeitura. 

   18. Estarão presentes o secretário de Urbanismo, Sílvio Pinheiro, e o presidente da Saltur, Isaac Edington, além do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, que fará um balanço da atuação do órgão nos três primeiros dias de folia. 

   19. A secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur) já definiu a programação oficial do desfile dos blocos afro para o Carnaval Cultural, que acontece de 14 a 17 deste mês, na Avenida Soares Lopes. Neste domingo, 15, a partir das 18
horas, o primeiro a entrar na arena de shows é o afoxé Filhos de Ogum, seguido pelo grupo Levada da Capoeira. Depois, será a vez de Leões do Reggae, Zimbábue, Danados do Reggae e Guerreiros de Zulu, que encerra a apresentação da noite, prevista para as 20 horas.

   20. Já a terça-feira, 17, ficou reservada para apresentação de seis blocos afro. A folia recomeça com Os Malês, seguido por Yorumbá, Zambiaxé, Mini-Congo e Rastafary, com o encerramento do desfile pelo Dilazenze. A previsão para a entrada dos grupos na arena será por volta das 18 horas. A finalização está programada para 20 horas, nas proximidades da Catedral de São Sebastião.

   21.  O balanço das ações da Secretaria do Turismo (Setur), na quinta-feira (12), o primeiro dia do Carnaval de Salvador, foi apresentado nesta sexta-feira (13) pelo titular da pasta, Nelson Pelegrino, durante reunião na sede do comando da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos.  

   22. Os 250 guias e monitores, que trabalham na orientação aos turistas, já realizaram 1.575 atendimentos. Já o serviço de call center Disque Bahia Turismo (71-3103.3103), que funciona durante 24 horas, registrou 322 consultas.

   23. Segundo a Setur, os argentinos ocupam a primeira colocação entre os estrangeiros que buscam os serviços
disponibilizados pela secretaria. Do público nacional – além dos baianos –, destaque para os paulistas (14,73%), cariocas (9,01%) e mineiros (4,69%). 

   24.  Para o secretário, o empenho do Governo da Bahia em participar efetivamente da organização da festa propicia um Carnaval de paz e de democracia. “Para atender bem a quem chega à capital, montamos receptivo nos principais pontos como o porto, aeroporto e rodoviária”. 
  25. Explica que o trabalho é desenvolvido em conjunto com outros órgãos do Estado “para garantir saúde, segurança, mobilidade e todos os outros serviços que intensificamos durante o Carnaval”.
 
   26. As representantes dos principais grupos feministas e LGBT com atuação no carnaval estarão reunidas para uma entrevista coletiva. Na pauta, a participação dos movimentos no Carnaval 2015, em especial na Mudança do Garcia. 

   27. Barbara Alves (Lesbibahia),Sandra Muñoz (Marcha das Vadias), Eide Paiva (Diadorim/UNEB, LBL/BA), Antônia Garcia (Centro da Mulher), Camila Guilera (Panacéia Delirante) e a deputada Luiza Maia (Bloco Antibaixaria), além de representantes do Neim/Ufba responderão às perguntas dos jornalistas sobre a importância de levar o
enfrentamento à violência e ao preconceito para um espaço como o carnaval.

   28. A entrevista coletiva será nesse sábado, às 13h, na Residencia Universitaria - UFBA no Corredor da Vitoria. Mais informações: Sandra Muñoz 9233-6210.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>