Miudinhas
Tasso Franco
15/04/2009 às  21:02

ROSEMBERG PINTO, DA PETROBRAS, É A BOLA DA VEZ E OPOSIÇÃO QUER ATÉ CPI

Secretário diz que Prefeitura vai pagar sede do Bahia com créditos tributários


: BJá
Mais um monstrengo posto nas áreas verdes da cidade, poluindo ambiente
  Miudinhas globais:

  1. Para usar uma expressão do presidente Lula da Silva existe muita "marola" na Assembléia Legislativa, mas, são praticamente nulas as chances da Oposição e outras forças agregadas criarem duas CPIs. A primeira para investigar uma possível perseguição e/ou investigação contábil proposital na TV Bahia por parte da SEFAZ; e a outra para verificar os gastos da Petrobras em eventos na Bahia - Carnaval, São João, Vaquejadas e outros.

  2. No primeiro caso, o governador já deu sua opinião sobre o episódio considerando uma situação irrelevante, porque seu governo não pratica esse tipo de ato; o secretário da Fazenda também já comentou que se trata de uma rotina administrativa e até mesmo os veículos de comunicação ligados à Rede esfriaram a matéria, caso do Correio que não abordou o assunto, hoje, apesar da audiência pública a qual compareceu o secretário Carlos Martins, ontem, e comentou o assunto na ALBA.

  3. De resto, essa é uma "briga" que não interessa nem a Wagner; nem a TV Bahia. Pensando políticamente seria um erro do governador e ele já está de cabelos grisalhos, portanto, não cometeria esse deslize. Por sinal, recentemente deu uma entrevista na emissora sendo bem acolhido. Também não é uma boa para a TV Bahia arrumar encrenca com o maior anunciante público do Estado.

  4. O segundo caso é mais complicado. Hoje, mais uma uma vez PT e PMDB se estranharam na Assembléia com acusações do petista J. Carlos contra a agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Transportes, Energia e Comunicações da Bahia (Agerba), administrada pelo peemedebista Lomanto Neto, na tentativa de "proteger" o assessor da Petrobras, Rosemberg Pinto, acusado pela deputada Virgínia Hagge (PMDB) de pressionar prefeitos a contratarem empresas ligadas a ele a fim de conseguirem financiamento da Petrobras para os festejos juninos.

  5. J. Carlos acusou a Agerba de perseguir empresas intermunicipais de transportes, aplicando pesadas multas. Coube ao líder do PMDB na Casa, deputado Leur Lomando Junior rebater as acusações consideradas "despropositadas". "Se há perseguição neste governo, com certeza não é na Agerba", rebateu Lomanto.
 

  6. O peemedebista lembrou que, no pronunciamento feito ontem, a deputada governista Virgína Hagge (PMDB) disse que estaria fazendo uma denúncia pessoal, sem envolver partidos. "Sempre ouvi elogios do deputado J. Carlos a atuação da Agerba e hoje ele, que sempre esteve do lado do trabalhador, passa a defender os empresários.

  7. Ainda de acordo com o peemedebista, o PMDB tem se pautado na apuração das denúncias sobretudo de perseguição. "Se há perseguição, vamos apurar e descobrir quem é que persegue no Estado da Bahia e com certeza não é a Agerba que, nesta gestão, tem uma postura democrática, como ficou claro na discussão da legalização do transporte complementar alternativo, em que todos os segmentos foram ouvidos", defendeu.
 
  8. O parlamentar teve apartes de solidariedade da deputada Antônia Pedrosa, do líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM) e do oposicionista Gildásio Penedo Filho (DEM). Segundo Pedrosa, ela nunca viu uma gestão tão transparente e democrática como a da Agerba. Já Rocha disse que conhece Lomando Neto superintendente do órgão e que poderia assegurar que não há perseguição na Agerba.
 
  9. "Conheço o superintendente e considero-o um dos melhores quadros deste governo e olha que sou parlamentar de Oposição", ressaltou Rocha. Penedo Filho considerou um mau momento do deputado J. Carlos ao tentar defender Rosemberg Pinto e dirigir suas baterias para a Agerba.

 

  10. De toda sorte, a postura da deputada Virgína Hagge (PMDB) contra o petista Rosemberg, apesar de sua fala ter caráter pessoal (envolve a disputa entre seu pai Michel Hagge e o petista José Carlos Moura, atual prefeito de Itapetinga e ex-carlista), acabou ampliando a ressonância sobre a desenvoltura do assessor da Petrobrás, manchete do Jornal da Metrópole e citado frequentemente por MK e seus ouvintes na Rádio Metrópole, desempenho esse considerado excessivamente político e sem controle. 


  11. Esse é um assunto que ainda vai rolar bastante na midia. Ontem, a direção do PT (vide em nossa editoria Polícia íntegra da nota) liberou uma nota defendendo a postura de Rosemberg. MK disse na RM que vai dar continuidade às matérias sobre o assessor. E, na Assembléia e na Câmara dos Deputados, em Brasília, o clima é o mesmo. O deputado ACM Neto quer saber, pelo menos, quais os critérios que a Petrobras usa para liberar verbas para municípios baianos no São João.

  12. O líder da Oposição na Assembléia, deputado Heraldo Rocha (DEM), diz que  Rosemberg pode ter contribuído com verbas da empresa para o patrocínio de comemorações juninas em Valença, Taperoá e Camamu. O democrata acrescentou que no sudoeste da Bahia - Itapetinga e regiões próximas - a verba governamental também pode ter sido utilizada para campanhas políticas.


  13. Um requerimento pedindo uma revisão nas contas das campanhas e das festas realizadas já está tramitando pela Assembléia Legislativa da Bahia. O documento partiu da iniciativa da deputada Virginia Hagge (PMDB). "Não posso afirmar com certeza que esse recurso é da Petrobras. É preciso investigar", disse o democrata. Rocha disse ainda que a denúncia feita pela deputada também não é novidade.

  14. "Desde 2005 existem notícias sobre a atuação de Rosemberg Pinto nos municípios, usando recursos da Petrobras para a cooptação, através do financiamento de festas juninas, asfalto e outros benefícios. Eu mesmo apresentei requerimento pedindo informações da Petrobras se fazia parte das atividades da empresa financiar eventos desta natureza, algumas inclusive sem, nenhuma relação com a empresa. 

    15. Os vereadores Aladilce Souza (PC do B), Gilmar Santiago (PT) e Marta Rodrigues demonstraram insatisfação com a capa do Diário Oficial do Município desta quarta (15) que estampava a foto da cantora Cláudia Leitte que fará um show aberto, no Farol da Barra, no dia 2 de julho, para comemorar a Independência da Bahia. Para Aladilce, que afirmou não ter nada contra a cantora "a capa é sem cabimento e o Diário Oficial ficou parecendo revista de moda feminina".


   16. Ainda sobre esse assunto, o vereador Pedrinho Pepê, preferiu dar ênfase a artista e a festa que será realizada no dia da Independência e brincou: "A cantora Cláudia Leitte na Capa do Diário de hoje está a cara da nossa querida vereadora Andrea Mendonça (DEM)", e arrancou risos dos presentes no plenário da Câmara.

   17. Depois que o Estádio de Pituaçu virou manchete ninguém fala mais na Fonte Nova.

   18. Leitor envia e-mail para o BJá afirmando que já requereu aposentadoria na Secretaria de Educação do Estado tem mais de 200 dias e até agora nada.

   19. Esses padres e bispos não têm jeito. Agora, até o presidente de Paraguai, ex-bispo, quando ainda usava batina fez um bebê. Que coisa!

   20. Parece até uma música de forró de Adelmário Coelho: - Você faz de mim nenem/ Quando está na cama/ E diz que me ama. E por aí segue.

   21. A audiência pública que aonteceu nesta quarta-feira e debateu sobre as desapropriações feitas pelo prefeito João Henrique, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Antônio Abreu, falou sobre os planos de acabar com a sede de praia do Bahia para construir algo que seja importante para a cidade. "Se alguém me disser que acha aquilo (a sede de praia) bonito me diga porque eu devo ter perdido totalmente a minha noção de beleza", disse.


   21. O secretário também afirmou que já sentou com a direção do Esporte Clube Bahia para negociar e ficou acertado que pagamento o seria feito através de créditos tributários que seriam dados ao clube.


   22. Para solucionar o problema da escassez de verba, disse que a Prefeitura está adotando a estratégia do herói Robin Hood. "Estamos conseguindo tirar dos que têm mais para dar para os que têm menos".

   23. Os deputados da Oposição na ALBA vão abordar o tema Cesta do Povo/Ebal na próxima semana. Querem saber quanto está custando aos cofres públicos.

   24. Segundo a crítica (menos a carioca) o disco Zii e Zie (tios e tias em italiano) de Caetano Veloso não é dos seus melhores. Tem altos e baixos, sem uma idéia clara do que deseja dizer.

   25. Já o livro de Chico Buarque, Leite Derramado, apesar de ser apenas razoável, conseguiu derrubar Stephenie Meyer do primeiro lugar (ficção) dos mais vendidos no país.

   26. Sabem qual o livro brasis mais vendido no Brasil, em 2008? 1808, de Laurentino Gomes, sobre a família Real Portuguesa e sua chegada a Bahia e Rio de Janeiro.

   27. Parabéns a Salvador: é a 26ª capital em uso de fumo com 10% de sua população. Só perde para Maceió que tem 9.8%. Ainda assim, considerando a população de Salvador (adultos) estima-se em 150 mil fumantes. Duro é São Paulo, capital, com algo em torno de 1.500.000 fumantes (21% dos adultos). Santo pai!

  28. A Polícia Federal depois de afastar o delegado Protógenes Queiroz está fazendo nova investigação sobre Daniel Dantas.

  29. A secretária Marília Muricy, de Direitos Humanos e Justiça, na opinião de um deputado da base do governo, não foi um fracasso como se diz e/ou quer a oposição; mas também não foi o que se esperava dela no governo.

   30. O glorioso Sinjorba completou 64 anos de existência.

   31. Com a greve no Metrô de Salvador deve sair novo prazo para sua conclusão. Que caveira de burro esse Metrosal!

   32. A assessoria de imprensa do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, diz que governador Jaques Wagner inaugurou, na manhã de segunda-feira (14), obras de esgotamento sanitário no município, mas, parte delas executada pelo governo municipal, durante a sua administração através de parceria com a Embasa.

   33. Lembra que, numa iniciativa inédita da administração municipal a nível nacional, durante o governo de José Ronaldo a Prefeitura levou rede de esgotamento sanitário às ruas do bairro Jardim Cruzeiro, onde também foram pavimentadas com asfalto a quente, do Parque Manoel Matias, na Vila Santa Cruz, todo bairro Santa Mônica e trechos do Capuchinhos.

   34. Ainda durante a administração do ex-governador Paulo Souto foi assinado convênio com a Prefeitura de Feira de Santana para execução de obras de esgotamento sanitário, concluídas durante o atual governo, nos bairros Chácara São Cosme, Jardim Acácia, Galiléia, Baraúnas, conjunto Milton Gomes, conjunto Centenário e trechos da Pedro Suzart.

  35. Foram também contempladas, através da parceria com encontro de contas, durante o mesmo período, o bairro Kalilândia, ruas das imediações da Maternidade Stela Gomes, bairro Queimadinha, Fonte do Lili e ruas nas imediações.

  36. Surpreso com a atitude do governador Jaques Wagner ao inaugurar obras executadas há alguns meses, o ex-prefeito José Ronaldo fez alerta. "Acho que ele dar por inaugurado uma coisa que já tem muito tempo pronta... Eu não tenho nada contra, acho que apenas deveria ter tido a delicadeza de dizer que tinha sido obra em convênio. Só isso! Dentro dos princípios da ética que deve nortear a vida pública brasileira", destacou.


   37. Estudante de Amargosa quer saber o seguinte: - Preciso encontrar na Bahia um hospital especialista no tratamento da metástase óssea. Alô Berna!

   38. Sem mete a colher, mas metendo, uma coisa foi a matéria feita pelos jornalistas Biaggio Talento e Patrícia França sobre o presidente Alan Sanches, e a outra coisa foi o título dado pelos editores das páginas, de política e da primeira. Essa é uma velha briga do jornalismo. Mas, aí, só A Tarde pode explicar.

   39. O jornalista Jânio Rego diz que está vivo no http://www.blogdafeira.com.br/

   40. Quem vem com blog político é o jornalista Luis Augusto, da Tribuna da Bahia. Mais um concorrente.

   41. O vereador Edson da União (PMN) deu entrada em um Projeto de Indicação ao Executivo Municipal, dispondo sobre a criação do Conselho Municipal de Combate à Corrupção e a Impunidade no Município de Salvador.

  42. É cada coisa de tirar o chapéu.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>