Miudinhas
Tasso Franco
17/01/2015 às
20:05
INDONÉSIA executa brasileiro e presidente Dilma chama embaixador a BSBA Indonésio é uma Re
Indonésia é uma República constituida por milhares de ilhas - um arquipélago - e tem leis muito duras para quem pratica o tráfico de drogas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A execução por fuzilamento do brasileiro Marco Archer na Indonésia neste sábado - domingo por lá - chocou alguns brasileiros e deixou a presidente Dilma indignada. No restante do mundo - e sobretudo na Indonésia - não causou a menor consternação. Isso porque, a execução do brasileiro e de outros estrangeiros traficantes de drogas, está prevista na lei indonésia. Ponto final.
2. Vários países praticam a pena de morte por crimes hediondos e tráfico de drogas e, em alguns deles, como a China, o Irã, são execuções públicas, por enforcamento. Nos EUA, leis em vários estados determinam a pena de morte por cadeira elétrica, injeções letais e assim por diante. As conternações nos EUA, às vezes, chegam às ruas, mas, não modificam as penas.
3. O Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff está “consternada e indignada” com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira. O embaixador do Brasil em Jacarta, Paulo Alberto da Silveira Soares, será chamado para consultas. A Indonésia tem a quarta maior população do mundo - 240 milhões de habitantes - a maioria, de baixa renda.
4. Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. “A presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento da da execução de Marco Archer ocorrida hoje às 15h:31min horário de Brasília na Indonésia.
5. A nota emitida pelo governo brasileira lembra que a presidente dirigiu pessoalmente na última sexta-feira (16) um apelo humanitário ao presidente indonésio, Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu. O pedido, porém, foi negado pelo governante, que alegou que não poderia reverter a sentença pois todos os trâmites jurídicos já haviam sido concluídos.
6. “A presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo”, informou.
7. Planalto disse ainda que a o recurso à pena de morte “afeta gravemente as relações entre nossos países” e destacou que a sociedade mundial “crescentemente condena” esse tipo de pena. A presidente ainda deu uma palavra de pesar e conforto à família de Marco.
8. Na Indonésia, a população em sua maioria apoia Widodo - considerado populista - e a pena de morte para traficantes de drogas. Como o país é constituido por um arquipélago e milhares de ilhas o combate ao tráfico é intenso e dificil de ser realizado. A Indonésia é um destino turístico importante na Ásia.
9. A Nota à imprensa do Palácio do Planalto: "A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia.
10. Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.
11. A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo.
12. O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países.
13. Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada. O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas. (Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social, Presidência da República”
14. Em coletiva à imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse neste sábado, 17, que a execução do brasileiro Marco Archer na Indonésia causa uma sombra na relação entre os dois países. O governo determinou que o embaixador em Jacarta, capital da Indonésia, venha ao Brasil para consultas.
15. "Chamar o embaixador para consulta expressa gravidade, um momento de tensão", explicou o ministro. Outra atitude tomada pelo Itamaraty foi convocar o embaixador da Indonésia no Brasil e entregar nota formal de protesto para reiterar a inconformidade do governo.
16. O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, entregou pessoalmente a nota, pouco depois da execução de Archer. Segundo o ministro, foram esgotados todos os recursos para evitar a execução da pena. O argumento usado pelo governo é de que não há pena de morte no Brasil. O ministro ressaltou que, em nenhum momento, foi contestada a gravidade do ato cometido pelo brasileiro.
17. Mauro Vieira disse que toda a assistência foi dada a Marco Archer e que o mesmo está sendo feito com o outro brasileiro que está no corredor da morte na Indonésia, Rodrigo Gularte.
18. Archer trabalhava como instrutor de voo livre e foi preso em agosto de 2003, quando tentou entrar na Indonésia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína escondidos em uma asa-delta desmontada em sete bagagens. Ele conseguiu fugir do aeroporto, mas foi localizado após duas semanas, na Ilha de Sumbawa. Archer confessou o crime e disse que recebeu US$ 10 mil para transportar a cocaína de Lima, no Peru, até Jacarta. No ano seguinte, foi condenado à morte.
O QUE É A INDONÉSIA (WIKIPEDIA)
19. A Indonésia, oficialmente República da Indonésia (em indonésio: Republik Indonesia), é um país localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo, composto pelas Ilhas de Sonda, a metade ocidental da Nova Guiné e compreendendo no total 17 508 ilhas.
10. Por ser um arquipélago, tem fronteiras terrestres com Malásia (na ilha de Bornéu), Timor-Leste (na ilha do Timor) e Papua-Nova Guiné (na Nova Guiné); e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar.
11. A localização entre dois continentes — Ásia e Oceania — faz da Indonésia uma nação transcontinental. O país é uma república, com poder legislativo e presidente eleitos por sufrágio universal, sendo sua capital a cidade de Jacarta, com uma população de cerca de 10 milhões de pessoas.
12. É um dos membros fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e membro do G20. A economia indonésia é a décima oitava maior economia do mundo e décima quinta maior em paridade do poder de compra.
13. O arquipélago indonésio tem sido uma região de grande importância para o comércio desde os séculos VI e VII, quando Srivijaya começou a comercializar com a China e com a Índia. Apesar de sua grande população e regiões densamente povoadas, a Indonésia tem vastas áreas desabitadas e é um dos países mais biodiversos do mundo.
14. Desde os primeiros séculos da era cristã, governantes locais gradativamente absorveram modelos culturais, políticos e religiosos estrangeiros, enquanto reinos hindus e budistas floresceram.
15. A história da Indonésia tem sido influenciada por poderes estrangeiros atraídos por seus vastos recursos naturais. Comerciantes árabes muçulmanos trouxeram o islamismo, agora a religião dominante no país. As potências europeias trouxeram o cristianismo e, além disso, lutaram entre si para monopolizar o comércio de especiarias nas ilhas Molucas durante a Era dos Descobrimentos.
16. Depois de três séculos e meio de colonialismo holandês, a Indonésia conquistou sua independência após a Segunda Guerra Mundial. A história do país desde então tem sido turbulenta, com desafios colocados por catástrofes naturais, corrupção política, movimentos separatistas, processo de democratização e períodos de rápida mudanças econômicas. A nação atual da Indonésia é uma república presidencial unitarista composta por trinta e três províncias.
17. Com mais de 230 milhões de habitantes,é o quarto país mais populoso do mundo e o primeiro entre os países islâmicos.7 Através de suas várias ilhas, o povo indonésio está distribuído por distintos grupos étnicos, linguísticos e religiosos. O lema nacional Bhinneka Tunggal Ika ("Unidade na diversidade") articula a diversidade que há na nação.
18. A Indonésia é um país rico em questão de recursos naturais, contrastando com sua população, que é, em sua maioria, de baixa renda.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>