Miudinhas
Tasso Franco
09/01/2015 às  09:57

RUI acolhe PTN e pode também acolher Ademar Delgado como preferencial

Se o deputado Carlos Gesilson aderir ao governo Rui com o PTN, em Feira, desorganiza a vida da reeleição de José Ronaldo a prefeito, em 2016


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Dois fatos relevantes aconteceram na política baiana nesse alvorescer do final de semana: o primeiro foi o rompimento entre o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT) e seu padrinho político, o deputado eleito Luiz Caetano (PT), que o elegeu; e o segundo, o rompimento político do PTN com o prefeito ACM Neto (DEM) aderindo ao governo Rui Costa (PT),  partido que foi um dos mais críticos na Assembleia ao governo Wagner, especialmente com os deputados João Carlos Bacelar e Carlos Geilson, este último aliado de José Ronaldo (DEM), em Feira de Santana.

   2. O que poderá acontecer em desdobramento sobre esses dois episódio é dificil avaliar de imediato. O que se sabe é que Ademar, eleito por Caetano, em 2102, montou uma equipe técnica e tentou administar o município sem o viés politico, sem uma integração com as organizações sociais e sem Caetano, e como não obteve êxito, sua popularidade despencou. 

   3. Isso foi percebido na última campanha parlamentar e a dupla Caetano e Luiza Maia fizeram uma campanha dissociada de Ademar. Bira Coroa, nem se fala. Nem se reelegeu. Nos bastidores, exceto Bira, falavam 'horrores' de Ademar e seu desgaste junto à população. Ademar rebate Luiza Maia e diz que não é impopular como ela apregoa.

   4. Passada a última eleição, Caetano teria chamado Ademar para uma conversa e realinhamento do seu governo trocando algumas peças de sua administração. Ademar não teria topado e Caetano, o qual pensa em ser candidato a prefeito, em 2016, rompeu com o prefeito.

   5. Ora, Caetano tem o controle da legenda do PT em Camaçari. Isso significa dizer que, se Ademar quiser se candidatar à reeleição terá que procurar outra legenda, o que, certamente não vai lhe faltar. Desgastado como se encontra, Caetano - segundo fonte próxima do deputado - não quer Ademar em sua companhia, em 2016, mesmo que ele não arrisque uma candidatura.

   6. Ademar ir para a oposição? É improvável. 

   7. A oposição trabalha o desgaste do prefeito junto com Caetano, não dissociando um do outro. Entende que são 'farinha de um mesmo saco' e afundaram Camaçari. Esse será o discurso da oposição.

   8. Em sendo assim, é provável que, em 2016, Camaçari tenha 3 candidatos a prefeito: Ademar, Caetano e um da oposição.

   9. Já o rompimento do PTN com o prefeito ACM Neto é mais complexo. O partido - leia-se João Carlos Bacelar e seus alinhados - não aceitaram a quebra de acordo para assumir a presidência da Câmara, segundo Bacelar, apalavrado por Neto. Perderam a eleição - o que era previsto - e vão se alinhar a Rui, certamente com a promessa de algo bom. Fala-se no Detran para o irmão de João, Maurício Bacelar.

   10. O PTN tinha a Secretaria de Educação no município e foi fortalecido com o ex-prefeito João Henrique elegendo 5 vereadores. Elegeu alguns prefeitos, Maurício Bacelar predeu em Camaçari, mas, seu irmão João Carlos Bacelar foi eleito deputado federal.

   11. Olha Camaçari aí em cena! Luiz Caetano, em bastidores, tem se queixado do governador Rui Costa, o qual sequer o convidou para conversar sobre seu governo. Há mágoas. Caetano não teria sido contemplado com nada mesmo sendo o deputado federal mais votado no esado. O que se diz é que, Caetano vai lançar um movimento político no PT na próxima semana.

   12. Por coincidência - na política essas coincidências são programadas - Rui recebeu Ademar em seu gabinete, o primeiro prefeito a despachar na governador com o chefe do Executivo. Ademar teria saído de lá radiante e explorou isso no facebook.

   13. Dizer que Rui Costa pode apoiar Maurício Bacelar a prefeito, em 2016, seria prematuro. Mas, em sendo Maurício, no futuro próximo, aliado do governo,  Rui pode, pelo menos, ficar neutro na eleição por lá, em Camaçari.

   11. Em Salvador, ao contrário, em sendo João Carlos Bacelar um dos candidatos a prefeito, Rui vai apoiá-lo integrando sua aliança.

    12. Em Feira, a situação é mais complicada. Carlos Geilson é alinhado com o prefeito Zé Ronaldo, mas, não deve sua eleição a ele. Não se queixa de Zé, por fidelidade, educação, princípio político.  Geilson alinhado com Rui e Zé Neto daria uma dessarumada enorme no terreiro de Ronaldo. Se isso vai acontecer só saberemos adiante.

    13. São novidades e tantas essas da política baiana. Explosivas.
                                                            ****************
    14. O prefeito ACM Neto esteve nesta sexta-feira (09) no Vale do Matatu, em Brotas, para acompanhar a execução de obras que mudarão as condições de vida dos moradores da região, a começar pela Unidade de Saúde da Família (USF), que será entregue ainda nesse semestre. 

   15. Suprindo um vazio assistencial de saúde na área, ao ser entregue, a unidade beneficiará 24 mil pessoas através do trabalho de seis equipes completamente consistidas. A USF Vale do Matatu integra o esforço da Prefeitura para ampliar ainda mais a cobertura da atenção básica da cidade.

   16. Na próxima segunda-feira (12), o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) estará em Salvador para cumprir agenda de campanha à Presidência da Câmara. Cunha, que já percorreu quase o Brasil inteiro, estará ao vivo no estúdio da rádio Metrópole a partir das 8h. 

   17. Já às 10h, o líder do PMDB tem um encontro com o prefeito da capital, ACM Neto, e às 12h, com o governador Rui Costa. Em seguida, o parlamentar participa de um almoço com a imprensa e a bancada federal, com presença confirmada do deputado Lúcio Vieira Lima, entre outros, no restaurante Barbacoa, às 13h

   18. Aproximadamente 400 famílias de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, foram beneficiadas, na tarde desta sexta-feira (9), com a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Os residenciais Cassiano Gonçalves I e II foram inaugurados pelo governador Rui Costa, que ainda se reúne nesta tarde com professores, pais, e estudantes de escolas do município. O encontro acontece na Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães. 

   19. Sobre a entrega das habitações, o governador destacou a garantia do direito à casa própria para as famílias beneficiadas “Não há nada mais importante na vida de uma família que a segurança da casa própria. Itapetinga é um dos municípios do estado com o maior número de moradias entregues em relação ao número de habitantes”. 

   20. (Da Coluna de João Leite, Camaçari Agora) O ex-prefeito e deputado federal diplomado, Luiz Caetano (PT), finalmente oficializou o rompimento político com o prefeito e companheiro de partido, Ademar Delgado. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (8), durante reunião da executiva do partido, num hotel de Camaçari. Antecipado pelo Camaçari Agora, na antevéspera do Natal (Confira), racha foi confirmado no mesmo dia 23 de pelo prefeito Ademar (Confira).

    21. A decisão tem o apoio da deputada estadual Luiza Maia e do vereador Teo Ribeiro. Lista pode ser ampliada com a também petista, vereadora Professora Patrícia.

   22. Uma das surpresas é a permanência do vereador Otaviano Maia na bancada de apoio ao governo. Sobrinho da deputada, Otaviano entra em conflito e pode ser descartado da lista de apoios do grupo na reeleição de 2016. O irmão, Marcelo Maia, até esta quinta-feira, coordenador de eventos da prefeitura, pode disputar a vereança com apoio da família Maia.

   23. Outro petista que vem enfrentando artilharia pesada, com acusações de fisiologismo e traição, é o ex-presidente municipal do PT e atual secretário municipal da igualdade, Fábio Pereira. Casado com uma das sobrinhas da deputada Luiza Maia, Fabão, como é chamado pelos companheiros, tem deixado as questões afetivas em casa e deve seguir sua tendência política, a Corrente Novo Brasil. Liderada pelo deputado e atual secretário estadual de relações institucionais, deputado federal licenciado Josias Gomes, a CNB está fechada com o governo Ademar.

   24. Governo tem como certos os vereadores Oziel Araújo e Gilvan Souza, provável líder do governo e da bancada petista na Câmara. Até a vereadora Professora Patrícia, mesmo balançada, é tida como o 5º dos 6 integrantes do partido na Câmara a manter o apoio ao governo Ademar.

    25. Segundo fontes ouvidas pela Coluna, o governo Ademar não trabalha mais com arrependimento. O prazo para recuos foi encerrado com a decisão do ex-prefeito. A regra é ‘cargo de governo é cargo de confiança do governo’.
26. Contas indicam que o ex-alcaide seria responsável por metade das indicações dos cerca de 4.600 cargos de confiança. Próxima etapa é saber quem está com Ademar e qual a disposição de contribuir com a gestão da cidade, sem esquecer o fortalecimento político do governo e da candidatura a reeleição do atual alcaide. 

    27. O prefeito Ademar conversa com a imprensa na próxima segunda-feira (12), às 10h, no seu gabinete. A expectativa é que anuncie o novo secretário de educação e apresente os nomes para as pastas da saúde, esportes e Instituto de Seguridade do Servidor (ISSM). Governo trabalha com o dia 30 como prazo final para mudanças no 1º escalão. 

    28. Não foi coincidência o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT), abrir a agenda de encontros do governador Rui Costa com os gestores dos 417 municípios baianos. Empossado há menos de 15 dias, Rui foi além da garantia de obras. Depois de quase 2 horas de conversa, boa parte sem testemunhas, o alcaide saiu com a certeza de que terá muito mais.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>