Miudinhas
Tasso Franco
11/04/2009 às
19:03
JOÃO JORGE DIZ QUE NEGROS NÃO DEVEM SÓ FAZER CULTURA OU BATER TAMBOR
Queima de Judas na Bahia dá preferência a personalidades políticas
Foto: Foto: Arquivo |
 |
João Jorge, presidente do Olodum, foi lançado candidato a govenador da Bahia, por Brown |
Miudinhas globais:
1. João Jorge, o presidente do Olodum, Mestre em Direito pela UnB, lançado por Carlinhos Brown ao Governo da Bahia, sabe das dificuldades, porém, propõe um caminho: construir uma agenda pós-racismo no Brasil. 2. Na conversa por telefone com o editor de Afropress, jornalista Dojival Vieira, João Jorge disse que tem um grande respeito pelo compositor Carlinhos Brown e que a manifestação em defesa de sua candidatura ao Governo da Bahia continua repercutindo em toda a parte e só isso já é positivo porque fomenta o debate que precisa ser amplo e ampliado.
3. As dificuldades, porém, não são poucas, entre elas a falta de dinheiro, a falta de base social e política em todo o Estado e também a candidatura à reeleição do governador Jacques Wagner (PT), que faz uma administração bem avaliada.
4. Sem militância em Partidos - dos quais mantém-se afastado e independente -, ele considera que é preciso discutir um projeto para qualquer um que queira se habilitar nas eleições de 2010 e 2012.
5. "Não podemos mais só fazer cultura ou bater tambor. Nem tampouco fazer barulho midiático. Eu não sou de Partido nenhum, mas é preciso começar a influenciar a agenda política do país com as nossas propostas que não podem ficar presas a lógica de quem é negro e de quem não é negro", afirma.
6. A proposta de João Jorge e o que ele chama de passo adiante é começar, desde já, a preparar um projeto que inclua todos os negros, para além da discussão do racismo, que envolva toda a população negra brasileira (49,3% da população do país), no debate em torno de políticas públicas, relacionadas a violência, à moradia e aos temas que atingem todo o povo brasileiro branco, preto e pobre.
7. "Esse discurso que separa preto de branco nos jogada na armadilha do discurso do outro. A gente cai numa gaiola que não tem começo nem fim. Vamos discutir entre nós os efeitos da política econômica, vamos conversar sobre a crise. Precisamos de uma agenda pós-racismo, uma agenda plural. Eu mesmo sou filho de branca com negro. Essa coisa da cor da pele já foi superada lá atrás", acrescenta.
8. Segundo ele, esse passo adiante, a agenda pós-racismo, significa por exemplo, construir um projeto para influenciar a agenda política do país. Além dele próprio, cujo nome foi proposto por Brown, acrescenta o nome do apresentador negro e empresário José de Paula Neto (Netinho, eleito vereador pelo PC do B de S. Paulo) e do rapper MV Bill, lançado pelo compositor Caetano Veloso ao Senado, pelo Rio.
9. Os dois, respectivamente, por São Paulo e Rio, e mais ele próprio pela Bahia, poderiam ser lançados por esse Projeto ao Senado ou a Deputado Federal, para a partir daí poderem falar para o Brasil. "É preciso avançar porque hoje nós temos parlamentares de pele preta, mas sem nenhum compromisso conosco. É preciso que comecemos a falar para além do nosso umbigo e com uma agenda ampla, inclusiva", propõe.
10. Como parte dessa iniciativa, é de opinião de que um movimento desse tipo, que materializa um processo de renovação dos quadros do Movimento Negro Brasileiro, que considera "muito interessante", não pode ser atropelado pela urgência de lançar candidaturas, que acabariam servindo muito mais para expor e desgastar do que construir alternativas para o futuro. Tanto Netinho quanto Bill não são lideranças oriundas de militância nos vários grupos que se reivindicam do Movimento Negro.
11. Lembra que, no caso da Bahia, não apenas o espaço está interditado pela boa posição do atual governador Jacques Wagner, mas também pelo fato de que as duas vagas ao Senado pelo bloco que apoiará a reeleição de Wagner, estão praticamente reservadas ao seus aliados.
12. "Um passo adiante é pensar num projeto mais amplo. Por exemplo: uma Secretaria de Desenvolvimento Social, com recursos, com dinheiro para fazer as coisas. Não adianta ficar com Secretarias que não tem dinheiro pra nada. Agora quero ver uma Secretaria com orçamento onde se possa colocar na prática políticas públicas para a população negra e brancos pobres..."
13. As conversas nessa direção, segundo João Jorge, vão começar e poderão gerar uma primeira posição pública nacional com o lançamento no dia 13 de Maio de um Manifesto ao País com as propostas centrais do Projeto que sintetize o que ele chama de uma Agenda Pós-Racismo. "Ficar olhando prá trás é um trem voltando de onde a gente saiu. Até agora não disputamos poder porque não temos projeto. Nossa saída é disputar o poder político", conclui
14. O deputado ACM Neto (DEM) aproveita o feriado da Semana Santa para visitar as bases no interior do estado. Até domingo, Neto vai passar por municípios como Sapeaçu, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e Muniz Ferreira. Após a campanha eleitoral do ano passado, quando teve que suspender temporariamente as viagens ao interior, já que disputou a prefeitura de Salvador, está retornando às bases.
15. Pensando em melhorar o serviço de transporte público no Arraial do Retiro, o vereador Carlos Muniz (PTN) requereu linhas de ônibus para a Barra, via Shopping Barra, para a Pituba, via Caminho das Árvores, e para São Joaquim, via San Martin.
16. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abre inscrições para os cursos de Coral de Integração e Terapia Musical, a partir da próxima segunda-feira (13), na sede da secretaria, em Portão. As aulas serão ministradas pelo maestro Manoel Souza, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na rua Antônio Felicio Pimentel, próximo ao Cantinho do Beijú, em Portão. Mais informações: (71) 3369-9214/3379-2124.
17. A queima de Judas caracterizado com personagens de políticos e celebridades, acontece em diversos bairros de Lauro de Freitas, neste sábado a partir das 21h. Em Vilas do Atlântico (Barraca da Gávea), na rua São José, Avenida Brigadeiro e Praça Matriz no Centro. Em Itinga Jardim Tropical e Pouso Alegre.
18. No Parque Santa Rita, depois da queima de Judas, serão oferecidas diversas brincadeiras para comunidade como pau de sebo, ovo na colher, entre outros. Na localidade de Portão, a malhação do traidor de Cristo será em Vila Nova, e no Capelão na Associação de Moradores. Já em Areia Branca e Vida Nova, a queima acontece no Jardim Paraíso e no Caminho 13, quadra 70.
19. A dança e a música surgiram há muitos anos, mas continuam contagiando a todos com a sua energia. Juntas, estas expressões artísticas traduzem sentimentos e sensações através do seu apelo emocional singular. A partir da próxima segunda-feira (13)
até o dia 25 /04, veja
Festival de Dança e Música do Shopping Piedade.
20. O evento é uma homenagem do shopping ao Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril. Neste ano, o Festival, que acontece desde 2007, trará uma novidade. Além das tradicionais apresentações de grandes grupos de dança baianos, o evento trará ainda shows de bandas e escolas de música renomadas de Salvador.
21. Todas as apresentações são gratuitas e acontecerão de
20 até
25 de abril, na Praça de Eventos do Shopping Piedade, localizada no Piso L2, sempre entre 14h e 18h.
22. Durante a mostra, onze grupos de dança e dez de música irão apresentar seus diferentes estilos dentro do seu contexto artístico. As pessoas também poderão aprender mais sobre o universo dessas linguagens artísticas enquanto passeiam pelo shopping. Figurinos, instrumentos e um pouco da história da música e da dança estarão expostos em vitrines espalhadas pelo local do evento.
23. Em 2009, as escolas de dança participantes são: Ballet Márcia Santos, Escola Criativa do Olodum, Jazz Viviane Lopes, Ballet Ana Campelo, Academia Bahiana da Dança de Salão, JKL Dance, Academia Boa Forma. A Escola Contemporânea de Ballet, o Jazz Viviane Lopes, o Ballet Esperança e a Escola de Dança da Funceb também marcarão presença do Festival.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>