Miudinhas
Tasso Franco
04/01/2015 às
20:13
TIA ERON desbanca Marinho e assume direção do PRB na Bahia, dia 22
No Brasil não se fala noutra coisa senão numa 'crise'. Que seria mais de valores - em nossa opinião - do que propriamente financeira.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Até a última campanha eleitoral que se findou em outubro ninguém falava em crise no Brasil. Agora, a 'cantiga' de alguns governantes é a 'crise', a necessidade de enxugar a máquina, de cortar custos, de reduzir despesas, a mesma conversa que assistimos há anos toda vez que mudam os governos.
2. O Brasil está vivendo essa síndrome, se é que podemos chamar assim, mas, logo-logo volta tudo ao normal. Lembrando que, janeiro - todo janeiro - é o mês que sobe tudo - transporte, IPTU, taxas, cerveja, consultas médicas, energia, acarajé, gasolina, etc - o escambau. Daí, se 'crise' há, quem sofre mais é o consumidor. Aliás, como sempre.
3. O governo federal, pelo menos, não dá sinais de que há uma 'crise financeira' e sim a necessidade de fazer ajustes, tanto que mantém sua máquina estatal pesadona, em alguns segmentos ineficiente, e sempre gulosa. Ou seja, querendo mais dinheiro para gastar nos setores essenciais - saúde, educação, segurança e infraestrutura. Todo mundo sabe, por exemplo, que a área da Saúde é um permanente ralo e sempre se fala, para ela, em mais recursos.
4. Seria o caso de otimizar recursos, gastar melhor, porque dinheiro tem até demais. Também o que mais de ouve nos planos federal, estadual e municipal - na Bahia esses dois últimos - é numa provável 'revolução' na educação como pregava a senadora Lidice da Mata em sua campanha. Tomar que isso seja verdadeiro, especialmente na Bahia onde estamos na rabeira quando comparado com outros estados.
5. No plano institucional volta à cena a obsessão do PT acoplado no governo federal pela regulação da midia tanto que este partido fez questão de indicar para a pasta das Comunicações, Ricardo Berzoini, conhecido por suas ideias atrasadas em relação a contemporaneidade. Agora, o ministro diz que vai propor um 'amplo debate' com a sociedade sobre esse tema, certamente nos circuitos dominados pelos petistas, pois, a midia deve e tende a ser livre.
6. Onde há cerceamento, existe desastre governamental: é só olhar o que acontece na Rússia com o camarada Putin; na Argentina de dona Cristina; na Venezuela de dom Maduro; e em Cuba del hermanos Castro.
7. Já existem muitas leis no Brasil e agora querem mais uma para controlar a imprensa, o que é completamente absurdo. O debate chegará ao Congresso e o líder do PMDB na Casa, deputado Eduardo Cunha, candidato a presidência, já disse que esse assunto não consta de sua pauta. Não quer nem ouvir falar. Berzoini, no entanto, vai insistir nessa matéria. Esta á sua principal missão delegada pelo PT nas Comunicações.
8. O governo tem 329 parlamentares em sua base na Câmara dos Deputados, gente de sobra para aprovar uma matéria dessa natureza. Resta saber se a presidente da República terá coragem de enviar um PL dessa abrangência com forte reação da sociedade e dos próprios meios de comunicação, salvo daqueles engajados, apaniguados.
**************
9.. O prefeito ACM Neto afirmou neste domingo (4) que o vereador Joceval Rodrigues (PPS) permanecerá como líder do governo na Câmara. “Ele (Joceval) é muito admirado pelos seus pares e vem realizando um trabalho que sintoniza cada vez mais o Legislativo e o Executivo”, afirmou o prefeito.
10. ACM Neto ressaltou, ainda, que Joceval Rodrigues teve atuação destacada na aprovação de todos os projetos do Executivo na Câmara e seu perfil conciliador o credencia para continuar como líder do governo.
11. A vereadora de Salvador, Tia Eron – PRB, eleita em outubro deputada federal com mais de 116 mil votos, toma posse como presidente estadual do partido no dia 22 do corrente mês. A cerimônia vai ser realizada, às 19h, no auditório do hotel Matiz situado na rua Dr. José Peroba – Stiep, Salvador – Bahia.
12. “Eu agradeço a confiança do nosso líder Marcos Pereira, Presidente Nacional do PRB por ter escolhido meu nome e esse momento é prova que devemos trabalhar mais ainda por justiça social”, disse a deputada.
13. Tia Eron que assume o mandato de deputada federal em 1º de fevereiro lembra que pretende desenvolver, em Brasília, atuação em políticas públicas para beneficiar a população de baixa renda, além disso, a deputada tem o propósito de defender o social, a educação e a causa de gênero.
14. Na próxima legislatura, dos 513 deputados, o Congresso Nacional contará com 198 novos parlamentares, sendo 21 do PRB que atualmente conta com oito.
15. O prefeito ACM Neto resolveu se posicionar a favor da prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), que disputa com o seu colega de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).
16. Quitéria tenta a reeleição. “Acho que, apesar das dificuldades que os municípios enfrentam, a prefeita Maria Quitéria tem feito um bom trabalho à frente da UPB. Diante de sua boa atuação, acho que ela deve nos continuar representando e, por isso, decidi apoiá-la”, disse Neto.
17. De acordo com o prefeito de Salvador, a presença de mulheres na política, principalmente em cargos de comando, é fundamental. “Essa é mais uma razão para apoiar Maria Quitéria”, finalizou o prefeito.
18. A Assembleia Legislativa da Bahia volta ao batente nesta segunda-feira, 5, para analisar - e provavelmente voltar - a Lei Orçamentária para 2015. O líder da oposição, deputado Elmar Nascimento (DEM), na sessão última do ano passado pediu vistas da matéria.
19. A Assembleia só entra em recesso quando votar essa lei. Lembrando que, para governar Rui Costa precisa de ter aprovado o orçamento do Estado.
20. Finalmente, algo civilizado e público em Salvador: o Festival de Jazz no Farol da Barra.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>