Miudinhas
Tasso Franco
03/01/2015 às  20:23

A DIFICIL missão do coronel Anselmo entre o humanismo e repressão (TF)

Educação volta a ser o foco nos governos federal, estadual e municipal da Bahia. Uma situação que a Coréia do Sul já fez há décadas e a Eurpa há séculos.


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador Rui Costa apostou alto ao escolher o coronel Anselmo Alves Brandão para Comandante Geral da PM e ter como diretriz uma polícia mais humanizada. Essa afirmativa não é de agora, nem de Rui, mas, de muitos governadores que assumiram o comandato do estado. 

   2. A diferença, agora, é que Rui colocou no comando da corporação um coronel tido como conciliador, seis anos no chamado 'come e dorme' que são os cargos de 'ajudante de ordens' associados ao TJ, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Assembleia, TCE, etc, e não um comandante de tropa, um oficial que tivesse mais sintonia com a tropa.

   3. Numa Bahia a cada dia mais violenta - hoje, bandidos explodiram duas agências bancárias em Crisópolis e Passé - um comandante que priorizará o 'policiamento comunitário' é muito bom restando saber se, na prática, o coronel Brandão conseguirá tal intento, ainda que não seja 'universal' - em todo estado - pelo menos em parte. 

   4. Esse conceito de Policia Comunitária vem do governo Paulo Souto, salvo engano, com as Companhias de Policia e a proximidades dos PMs com a população. O governo Wagner aprofundou essa prática com o Pacto pela Vida pondo unidades pacificadoras em vários bairros da capital e algumas cidade do interior, com bons resultados.

   5. A PM do Pacto, no último Natal, por exemplo, distribui presentes com as crianças do Calabar, Coutos, Alto das Pombas, Nordeste de Amaralina e algumas comunidades do interior. Os oficiais e praças lotados nessas unidades são, de fato, mais própximos da comunidade, conhecem algumas pessoas e interagem, com bons resultados. Há troca de informações e a paz, como aconteceu no Calabar, antes um bairro que frequentava com avidez as páginas policiais dos jornais deixou que isso acontecesse.

   6. Evidente que o coronel Brandão também vai atuar na parte repressiva e nos embates com os bandidos, pois, não tem como ser de outra maneira. A questão é como conciliar as duas modalides: o humano e o repressivo, este último sempre violento. Se o coronel conseguir esse feito vai ser louvado. O coronel Alfredo Castro, o qual deixou o comando geral, em certa parte conseguiu embora tenha sido 'atropelado' pelas greves na corporação, cuja responsabilidade foi mais do governador do que dele.

   7. De sua parte, o governador Rui já deu um recado à tropa de que não vai permitir insubordinação, nem no estilo de greve; nem no estilo mais comum de agressões despropositada por parte de policiais. No meio político, diz que na escolha de Anselmo Brandão teria pesado além do seu perfil como policial correto, moderador, bom de diálogo, formação militar exemplar, opiniões de Manoel Vitório e Fátima Mendonaça.
                                                                                    ******
   8. O jornalista João Carlos Teixeira Gomes, o polemista Joca, ex-Jornal da Bahia, em artigo n'A Tarde, hoje, diz que a Bahia, no plano da Cultura, é conhecida nacionalmente como a terra do Axé. E só. Vive de um passado cultural que morreu e está longe de ressucitar. 

   9. Diante dessa realidade, não acredita em Jorge Portugal como novo secretário estadual da cultura, um 'pop' folclórico que classificou a Academia de Letras da Bahia como 'instituição carcomida', e gostaria de saber qual seu papel diante dessa deformação.

   10.  A solenidade de transmissão de cargo de Secretário da Saúde do Estado ocorrerá na próxima segunda-feira (05), às 9h30, na sede da Secretaria da Saúde do Estado, no Centro Administrativo, em Salvador. O cargo será transmitido de Washington Couto para Fábio Vilas-Boas, que foi empossado nesta quinta-feira (01).

   11. Fábio Vilas-Boas é médico, autor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Passou pelos Hospitais Aliança, Espanhol e Santa Isabel. Integra o American College of Cardiology e a Sociedade Européia de Cardiologia na categoria de Fellow.

    12.  Um culto ecumênico será celebrado nesta segunda-feira (05/01), às 14h, pelo sétimo dia de morte do vereador Dilson Magalhães. Aberta para a comunidade, a cerimônia vai acontecer no plenário da Câmara Municipal de Camaçari.

   13. Dilson Magalhães Alves faleceu na madrugada da última segunda-feira (29/12) em função de uma embolia pulmonar. Ele tinha 66 anos e estava no exercício do seu terceiro mandato como vereador de Camaçari. Além disso, também atuava como empresário do ramo da construção civil.

    14. (Jornal Gande Bahia)N  Tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny, PSDB). O processo da eleição de Ronny  transcorreu em disputa com Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe, DEM), candidato governista apoiado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM). 

   15. Antes da eleição, realizada em 15 de dezembro, foi feito um acordo, Carlito deixou a disputa para apoiar Ronny. Na composição, alguns nomes governistas formaram parte da mesa diretiva, a exemplo de Welligton Andrade (PTN), 1º vice-presidente; José Carneiro (PSL), 3º vice-presidente; Gerusa Sampaio (PROS), 1ª secretária; David Neto (PTN), 2º secretário; e Robeci da Vassoura (PHS), 3º secretário. Além dos governistas, o “oposicionista” Alberto Nery (PT), passou a ocupar a 2º vice-presidência

   16. Improvisando no discurso e emocionando-se, Ronny, por várias vezes, chorou e agradeceu aos eleitores, foram 7.297 votos na eleição de 2012. Ele também agradeceu a esposa e a família por tê-lo apoiado no sonho de presidir o legislativo municipal. 

    17. Mas, foi ao anunciar mudanças nos cargos de confiança da Câmara que conseguiu a atenção dos políticos e da imprensa, anunciando a indicação de Humberto Lopes Cedraz como Chefe do Legislativo. Ao declarar o nome de Humberto, muitos aplaudiram, entre os que nada esboçaram estava o prefeito José Ronaldo.

   18. A  construção da nova sede do poder legislativo itabunense e a realização do concurso público para contratar novos servidores foram citadas como prioridades absolutas pelo vereador Aldenes Meira (PCdoB), durante posse para seu segundo biênio à frente da Câmara de Itabuna. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (2) e contou com a presença do vice-prefeito Wenceslau Júnior, que representou o prefeito Claudevane Leite (PRB).

   19. Wenceslau Júnior fez questão de destacar a intenção do Executivo de manter uma relação de “harmonia e independência” com a Câmara. “O prefeito está fora da cidade, mas me pediu que viesse aqui para reafirmar seu compromisso com uma relação de respeito com a Câmara, que o governo deseja renovar pelos próximos dois anos”.

    20. A mesma disposição foi manifestada pelo presidente reeleito, que pretende contar com o apoio do Executivo para a construção da nova sede da Câmara. Segundo ele, independentemente da viabilização desse projeto, é urgente promover adequações na estrutura atualmente utilizada pelos vereadores.

    21.  O prefeito Humberto Santa Cruz reafirmou  durante a sessão solene de posse da nova mesa
diretora da Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, que acredita na harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo. 

   22. “Conclamo a todos os vereadores para que, independente de divergências ideológicas e políticas, façamos o que o povo espera de nós. Peço isso, porque acredito na harmonia entre os poderes legislativo e executivo. E quando falo em harmonia, levo em conta o papel da oposição. O debate é necessário, sempre”, disse Humberto.

   23. O prefeito comentou ainda que a “crítica deve ser a primeira manifestação de quem, realmente, deseja ajudar” e que “a divergência não deve transbordar para o retrocesso”. Humberto disse acreditar
que na Casa de Leis Municipal, os interesses de Luís Eduardo Magalhães continuarão acima de tudo. 

   24. O administrador Oto da Farmácia (PSD) foi empossado vereador do município de Camaçari. Primeiro suplente da coligação “Pra Camaçari Avançar”, ele assumiu o cargo no lugar de Dilson Magalhães (PSC), que faleceu ontem (29), em Salvador, por conta de complicações decorrentes de uma embolia pulmonar.

   25. Natural de Camaçari, Oto Luiz Moreira Maia, 51 anos, já exerceu mandato no legislativo municipal na legislatura transcorrida entre 2009 e 2012. Eleito naquela eleição pelo PSDB, migrou posteriormente para o PSD, partido no qual milita até hoje. O peesedista tem forte atuação na saúde, área em que já atuou como empresário e técnico.

    26. O serviço de atendimento móvel do SAC inicia nesta terça-feira (6) o roteiro de visitas para o mês de janeiro. A unidade da Rota 1 estará no bairro do Bonfim, em Salvador, com atendimento até o dia 8, das 8h às 18h. A carreta vai estar situada na Baixa do Bonfim, largo que fica nas proximidades da Igreja do Bonfim. 

    27. Já a unidade da Rota 3 vai estar no município de Pojuca, a 73 quilômetros de Salvador. O atendimento na cidade acontece até o dia 9 de janeiro, na praça Antônio Carlos Magalhães, das 8h às 15h. Nos dois casos serão ofertados a emissão da carteira de identidade, da certidão negativa de antecedentes criminais e do CPF, além dos serviços da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado.

    28.  Detran - Com o objetivo de reforçar o atendimento do órgão no SAC Bela Vista, a carreta da Rota 2 do SAC Móvel iniciou hoje (2) atendimento no estacionamento do empreendimento comercial. A unidade receberá os usuários do posto de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, até o dia 16 de janeiro, exclusivamente com serviços do Detran.

     29. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

    30. - Ano novo em lua crescente. Seja um bom presságio. Signifique crescimento: da humanidade, do país, da cidadania, de cada um. 

   31. A posse da presidente Dilma. - O melhor, nos discursos, foi o slogan lançado: ”Brasil, pátria educadora”!  ‘Só a educação liberta’,  falou Dilma, relendo Anísio, Darcy, Freire ... 

   32. - ACM Neto, há pouco: “A Educação vai ser uma obsessão nossa”. Afinados? 

    33. - Também não sei como tudo isso se dará com o ministro Cid, o Gomes, e com o secretário Belintani, municipal. Não são do ramo. Queria crer. Já passou e muito o tempo de a educação acontecer neste país.  Não falo de verbas, mas de uma revolução no ensino. Outra escola.
   34. - Das falas de Dilma me ficou a certeza de um discurso direcionado à militância, um afago aos companheiros. Nenhuma vírgula dirigida aos que nela não votaram. Ignorou ‘eles’.  A oposição fez-se ausente às solenidades. Sugesta de mais embates? 

    35. - Fiquei frustrado porque a presidente de todos nós, brasileiros, não acenou para a união de todos em função da Nação e dos problemas que enfrentamos.  Dilma continua mais candidata petista do que chefe de Governo, presidente do país.

  36. Saúdo o E C Bahia, o meu Bahêa, pelo aniversário. O tricolor foi oficialmente fundado em 1 de janeiro de 1931. Não compreendo como cada ano que passa nada acontece na data. É como se as diretorias do clube de maior torcida no estado ignorassem o dia.  Alô Marcelo Sant’ana ! 

   37. Diz-se que é insustentável a posição do secretário municipal de Cultura de Feira, Jailton Batista, depois de desentender-se com o prefeito José Ronaldo, em público. Agora, ou o prefeito o retira do governo ou fica mal - é o que dizem.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>