Miudinhas
Tasso Franco
24/12/2014 às  09:53

FERIADÃO VIOLENTO em estradas baianas no Natal com 11 mortos até agora

Muitos acidentes nas estradas baianas neste feriadãoa com batidas frontais e mortes. Hoje, em Mascote, mais 4 mortes.


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Um feriadão de Natal muito violento nas estradas baianas. As Policias Rodoviária Federal e Estadual chegaram com atraso, pois, desde domingo último, 21, acontecem acidentes com mortes nas estradas e a fiscalização tem sido  pequena. Na BR-116 Norte, a partir de Feira de Santana com destino a Tucano, especialmente no trecho na saída de Feira foram engarrafamentos enormes sem que, nada fosse feito, com veiculos trafegando por atralhos e até dentro de trilhas com matos.

   2. Muitas mortes: dois jovens em Pé de Serra; dois motoristas em Itabuna; uma familia com 4 falecimentos em Mascote - casal, filha e idoso - hoje;  mais 3 mortos em Correntina - um casal de idosos e mais o filho; isso, os acidentes que são anotados pela imprensa. A julgar pelo que está acontecendo vamos ter um dos feriadões dos mais violentos.

   3. Impressionante, também, a quantidade de batidas frontais de veiculos em estradas como aconteceu em Curaçá com a morte de uma produtora de eventos local e mais duas colegas ao chocar seu Civic com um caminhão de uma empresa de produtos médicos.

   4. O que fazer para diminuir esse drama nas estradas baianas? Resposta muito dificil porque depende da consciência dos motoristas, alguns dos quais, bebem bebidas alcoólicas e vão para as BRs/BAs, como aconteceu com o acidente de Itabuna onde um motorista havia saido de uma festa; bem como na morte dos dois jovens em Pé de Serra que haviam saído de uma festa em Valente.

   5. Uma das soluções - não definitiva - é mais controle, mais fiscalização, mais multas, mais radares. Não tem jeito. Quem viajou pela BR-116 Norte pode verificar muitos veiculos levando bagagens excessivas e passageiros a mais e a PRF não age como deveria.
                                                                *****************
   6. Já em clima de Natal e com a expectativa de que a pauta da reforma agrária avance nesses novos mandatos dos governos estadual e federal, no primeiro semestre de 2015, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) conferiu de perto a assinatura de escritura pública que permite o Incra avançar na criação de assentamentos no extremo sul da Bahia. 

   7. As fazendas Colatina AB e Cotia, situadas no município de Prado, serão em breve assentamentos de famílias de trabalhadores rurais. O parlamentar petista acredita que o ano de 2014 foi de baixa para a reforma agrária, mas que a Bahia conseguiu avançar em políticas públicas e ações transversais do
governo, como reformas de estradas, aquisição de maquinário agrícola e auxílio no acesso aos programas sociais e de crédito.

   8.  “Estive na Procuradoria Geral do Estado [PGE], em Salvador, na última segunda [22] e acompanhei a assinatura da escritura pública da fazenda Colatina, que agora definitivamente passa a ser um assentamento do Incra - mais uma vitória do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra]”, aponta Assunção.

   9. Um dos grandes desafios para os gestores e estudiosos da economia criativa é desenvolver uma base de estatísticas consistente e contínua para este setor, devido a escassez de pesquisas na área. Nesse sentido, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), e em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI/Seplan, lança, na versão online, a 7º edição da revista Infocultura - Ocupação e trabalho na economia criativa do Estado da Bahia, no próximo dia 29, às 11 horas. 
 10.  A publicação, que estará disponível no site da Secretaria (www.cultura.ba.gov.br) tem o objetivo de construir indicadores de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações futuras para o setor, além de fornecer aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento.

   11. O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), vinculado à Secretaria 
de Infraestrutura do Estado, informa que já foi liberado o desvio provisório construído ao lado da ponte sobre o rio do Barro, entre os municípios de Ituberá e Nilo Peçanha, na BA-001. 

   12. Os engenheiros  do órgão recomendam que os carros pequenos passem com cautela e os de 
grande porte sigam pelas vias alternativas. Quem estiver do lado de Ituberá deverá usar a via Camamu/Travessão/BR-101, e quem estiver do lado de Nilo Peçanha, deve usar a ligação Valença/BR101.  A construção da nova ponte está prevista para o primeiro semestre de 2015.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>