2. Com a paralisação dos pagamentos da Petrobras a fornecedores e a possibilidade de as empreiteiras investigadas serem apontadas como inidôneas, os bancos podem se ver bafejados pelo furacão — não porque haja indícios de que tenham participado de maracutaias, mas porque essas empresas gigantes têm com eles muitos compromissos financeiros. Com isso, talvez não leve muito tempo até que a investigação se reflita bolso de cada brasileiro por meio da redução da oferta de crédito.
3. Na Avenida Faria Lima, que reúne a nata do setor bancário em São Paulo, o clima é tenso — alguns chegam a dizer ‘desesperador’. Escritórios de advocacia disparam relatórios a seus clientes tentando antever os efeitos das possíveis sanções às empreiteiras. Banqueiros de instituições nacionais e estrangeiras se movimentam para tentar calcular o tamanho do estrago, caso a Petrobras deixe de honrar alguns de seus compromissos financeiros.
4. No caso das construtoras, o temor é que a paralisação dos empreendimentos afete as receitas de tal forma que torne inviável o pagamento de títulos de dívida emitidos para financiar obras, que têm bancos e fundos como principais credores.
5. O medo se justifica pelo fato de as instituições financeiras estarem expostas ao risco comercial das empresas, já que não há garantias exigidas para títulos emitidos no mercado de capitais. Mas, mesmo as dívidas contraídas com garantias são alvo de inquietação. Isso ocorre porque as linhas de crédito são calculadas com base em ganhos futuros provenientes de projetos de infraestrutura — o que, no jargão econômico, é chamado de alavancagem.
6. Caso as obras sejam paralisadas ou troquem de mãos, os bancos que levarem calote terão de executar as garantias dadas pelas empresas, o que implicaria na judicialização dos contratos. Ocorre que, pela burocracia do processo de execução, essa é a alternativa que menos agrada os credores. Por via das dúvidas, os principais bancos cortaram nas últimas semanas as linhas de crédito de curto prazo para as empreiteiras envolvidas na Lava Jato — e encareceram os recursos para as demais empresas do setor. Até mesmo para aquelas que nada têm a ver com a Petrobras.
*****
7. A Prefeitura do Salvador já está em fase final de revisão do IPTU Verde, projeto que visa oferecer descontos para proprietários de imóveis que promovam construções seguindo normas de sustentabilidade. De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, já foram realizadas reuniões para análise das contribuições dadas pelos cidadãos por meio do site www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br e a intenção é de que os trabalhos sejam finalizados no início de janeiro, mês previsto para assinatura do decreto que institui o benefício a ser aplicado no IPTU de 2015.
8. O IPTU Verde poderá ser aplicado em qualquer empreendimento que esteja em fase de projeto, seja de construção ou de reforma, que contenha elementos de sustentabilidade, a exemplo do reaproveitamento de água, uso de energia solar e inserção de paisagismo, dentre outros itens.
9. Cada elemento contabilizará um ponto e o desconto será feito na seguinte proporção: 50 pontos terá direito a 3% de desconto no imposto (Selo Bronze); 75 pontos terá direito a 6% (Selo Prata); e 100 pontos a 10% de desconto no IPTU (Selo Ouro), limite máximo permitido pela legislação municipal.
10. A fiscalização desses projetos ficará a cargo da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). Além disso, as empresas que conseguirem o Selo terão também prioridade na tramitação de processos na Prefeitura, a exemplo da liberação de alvarás.
11. Nesta segunda, 15, o presidente Marcelo Nilo, da Assembleia Legislativa, almoça com os jornalistas credenciados na Casa.
12. Em conversa anterior com a imprensa, Nilo disse que o secretário Nestor Duarte, do Sistema Prisional, não é secretário em sua cota politica e sim do governador Wagner, escolha pessoal. Diz-se que Rui poderá mantê-lo. Resta saber em qual cota.
13. A propósito, Rui e os demais eleitos em outubro último deverão ser diplomados nesta segunda, 15h, no CAB, Poder Judiciário.
14. Estima-se que, no decorrer da semana, Rui anuncie seu secretariado. Era dia 10.
15. Jair Bolsonaro diz que a "Comissão da Verdade" que apura crimes da época de ditadura militar é a "Comissão da Mentira", pois, só olha um lado, dos 'aposentados' que teriam lutado contra a ditadura.
16. O Red Label saltou para R$80,00 neste Natal.
17. Um veiculo em alta velocidade, Jaguaribe, Salvador, 4 da tarde após a praia, domingo, bate no muro de um restuarante mata 1 e fere 5 pessoas. Muito grave. Esse camarada ao volante só poderia estar fora de sí
18. O Movimento Salvador Agora cobra debate sobre o PDDU e faz de conta que a Câmara de Salvador não existe. Vão catrar cavaco.
19. O novo presidente do TCU, Aroldo Cedraz, começou mal deixando acusados de praticar desvios livres para movimentar patrimônios.
20. Direito de pensão para amantes! Projeto da senadora Lidice da Mata. O pessoal do Rede é quem tá certo.
21. Miguel Rossetto é apontado como novo secretário geral da Presidência da República.
22. A administração de Agnelo Queiroz (PT/DF) é a pior do Brasil.
23. ACM Neto não é o melhor prefeito do país como diz o pessoal do DEM e sua assessoria. É o melhor entre oito prefeitos de Regiões Metropolitana, as maiores do país. Isso não tira o mérito. Pelo contrário. Mas, é preciso dizer a verdade verdadeira.
24. A oposição pede a saída da presidente da Petrobras, Graça Foster. Ela, pelo bem do país é quem deveria pedir pra sair, espontaneamente.
25. Tem o dia da pizza no Brasil. Alias, vários dias. Agora, instituiu-se o dia do macarrão, 25/10.
26. O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, teria doado milhares de bíblias à população. O TCM precisa apurar quem pagou a conta.
27. No Salvador Shopping instituiu-se o cartel do koma-quilo. Todos com os preços iguais. Que pouca vergonha.
28. Cinco ex-presidiários de Guatánamo já estão morando no uruguai. A um passo do Brasil
29. A Rede Globo completando 70 anos de vida; O Bahia Já fazendo 8 anos; Jorge Hage, 76 anos; Vera Fischer 63 anos; Dilma Rousseff 67 anos; o Lobisomem de Serrinha 281 anos.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>