Miudinhas
Tasso Franco
10/12/2014 às  09:21

RUI COSTA sofre 1º desgaste com servidores diante da Reforma Admin

Câmara de Vereadores de Itabuna recorre ao Ministério Público diante de fechamento de hospital na cidade


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Produzir um omelete sem quebrar ovos não existe. Assim é a Reforma Administrativa proposta à apreciação da Assembleia Legislativa pelo governador eleito, Rui Costa (PT), que lhe trará alguns problemas com servidores públicos que serão demitidos. 

   2. O líder da Maioria (governo), deputado Zé Neto (PT), está inflexível sobre possíveis mudanças em relação a RA da forma como foi proposta, entendendo que no bojo da própria RA há indicativos para se constituir um Grupo de Trabalho visando maneiras de amparar os servidores que serão impactados. 

   3. Estima-se, levando-se em conta também o pessoal da Ebal, algo em torno de 2000 a 3000 servidores que sofrerão com exonerações e aposentadorias.

   4. Claro que tudo o que contém na RA foi analisado pelos técnicos da Saeb e da Sefaz, até porque, o condutor da RA foi o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, apontado como secretário que deverá seguir à frente desta pasta. Portanto, mais do que ninguém, quem bem sabe onde aperta o calo é Vitório e ele passou essas informações e as discutiu com Rui, o qual assinou embaixo e o governador Wagner mandou o PL para a Assembleia.

   5. A oposição faz sua parte. Critica, condena a demissão de servidores e ironiza como fez, hoje, o deputado Carlos Gaban, a ausência de sindicatos e da Fetrab na defesa dos seus afiliados, destacando, em pronunciamento, que os órgãos sindicais foram cooptados pelo governo do PT e emudeceram, "o que é vergonhoso". 

   6. Verdade. Os servidores da EBDA, Ebal e Bahiatursa que supostamente serão demitidos estiveram nas galerias da Assembleia, fizeram muita zoada, mas, estavam dispersos, sem representações sindicais e amparados nos deputados da oposição, os quais aplaudiam. Aos deputados da base governista, vaias, muitas vaias. 

   7. Mas, os governistas pouco estão se lixando para isso, salvo exceções, como foi o caso do deputado sgt e pastor Isidório (PSC), o qual disse que era da base governista, mas, "não sou camaleão e tenho opinião". Ficou com os servidores.

   8. O líder do PT, deputado Rosemberg Pinto, admite que a RA pode ter pequenos erros, mas, no seu contexto geral "pretende dar ao Estado agilidade nos processo e proteger os cidadãos". A fala de Rosemberg não convenceu nem a oposição; nem aos servidores. 

   9. No entedimento do deputado Carlos Geilson (PTN) a RA de Rui foi feita a "toque-de-caixa" e nem o governo sabe para onde vão os servidores. "A coisa não está clara e sequer os líderes do governo nesta Casa têm uma resposta". 

   10. De fato, a RA está nesse compasso. As explicações dos líderes não convenceram, o deputado Adolfo Viana (PSDB) diz que o governo vai usar o rolo compressor para aprová-la, mas, não sabe o que quer "com tantas dúvidas pairando no ar".

   11. Uma coisa é certa: Rui vai sofrer desgaste com a RA. Mas, como se diz na política, se algum mal o governo tem que fazer que faça na chegada, no primeiro ano. Depois, com o tempo, faz-se os ajustes necessários.
                                                 *****************
   12. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 10, os partidos PSB, SD, PPS e PV decidiram formar uma Federação Partidária na Câmara dos Deputados que atuará na forma de um bloco parlamentar, inclusive com participação na Mesa Diretora e nas comissões da Casa. 

   13. A Federação partidária funcionará também a nível político fora do Parlamento, como uma agremiação de partidos independente, que buscará participar em todos os Estados e Municípios de maneira conjunta das eleições de 2016.  A oficialização deste ‘blocão’ será na próxima semana.  A informação é do líder do Solidariedade, deputado federal Arthur Oliveira Maia (BA). 

   14. Na tarde desta quarta-feira (10), a comissão de direitos humanos da Câmara de Vereadores de Itabuna deu entrada junto ao Ministério Publico Regional (10° Promotoria), cobrando providencias sobre o fechamento de hospitais em Itabuna, composta pela vereadora Soldado Valeria Morais (Presidente) (PSC) e o vereador Francisco Edes (Vice-Presidente) (PRB),

   15. O objetivo segundo os vereadores é que o órgão busque como fiscal da sociedade, alternativas junto ao Governo do Estado (SESAB), sobre os recursos no valor de 15 milhões devidos ao município, para se evitar que mais um hospital seja fechado na cidade o que agravará ainda mais a crise na saúde.

   16. Ao comentar nesta quarta-feira, 10, a cassação do deputado André Vargas (sem partido-PR), o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, ressaltou que o voto aberto, adotado na atual legislatura para as apreciações de cassação de mandato, mostrou mais uma vez sua influência. 

   17. “Democracias não convivem com mistérios, gostam da luz do sol”, disse o líder, que sempre defendeu o fim do sigilo nas votações do Congresso. “O voto aberto é importante para possibilitar à população acompanhar os posicionamentos do parlamentar a quem confiou o seu voto”, explicou. 

   18.  O mandato de André Vargas foi cassado em sessão, nesta manhã, por quebra de decoro parlamentar. Filiado ao PT até abril deste ano, Vargas perdeu o mandato pelo placar de 359 votos a 1 e 6 abstenções. 

   19. Conforme o parecer do relator Júlio Delgado (PSB-MG), Vargas quebrou o decoro parlamentar ao ter atuado na intermediação junto ao Ministério da Saúde em favor do laboratório Labogen, do doleiro Alberto Youssef, preso em março por participação em esquema de lavagem de dinheiro. Vargas não compareceu à sessão porque se recupera de uma cirurgia.

   20. Colocaram o deputado Zé de Arimatéria (PRB) para presidir a sessão da ALBA que votava a RA de Rui e o parlamentar ouviu o que não queria, calado. Primeiro levou um pito de Gaban, que o mandou lhe respeitar; segundo levou outro pito de Carlos Geilson quando quis proibir os servidores na galeria da casa o aplaudindo. 'V Exa precisa aprender a ser democrático', frisou e pediu que os servidores dessem 'uma salva de palmas para ele'. Foi atendido.

   21. As operadoras de telefonia OI, Vivo, Tim e Claro assinam, nesta quinta-feira (11),
às 10h30, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê R$ 100 milhões em
investimentos para melhorar a qualidade do serviço prestado na Bahia em 2015. 

   22. Os recursos serão aplicados em expansão e melhorias dos serviços de internet, telefonia móvel e fixa. O acordo é fruto dos resultados da CPI da Telefonia e será
firmado entre as empresas, o Ministério Público Federal (MPF), PROCON e a
Assembleia Legislativa. A proposta do TAC foi aprovada no mês de novembro em
documento apresentado pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT), relator da
Comissão. 

   23. Prefeito de Mucuri tem contas rejeitadas mais uma vez. Em seu segundo mandato, o prefeito Paulo Alexandre Griffo soma quatro contas reprovadas pelo TCM.

   24. (ITABUNA): Diante das notícias sobre o fechamento da Maternidade da Mãe Pobre, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não há qualquer atraso no pagamento dos serviços prestados pela instituição e que o tratamento dado à maternidade tem sido diferenciado, em razão da importância dos serviços inestimáveis à população itabunense e da região.

   25. O Sindipetro Bahia  convida para a festa comemorativa dos 60 anos de sua fundação, solenidade que acontecerá na sede do Sindipetro – Bahia, localizado na Rua Boulevard América, nº 55, Jardim Baiano, no dia 13 de dezembro de 2014, às 10 horas.

   26. Inconformado com a recente declaração do parlamentar Jair Bolsonaro (PP/RJ), o baiano deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) defendeu nesta quarta-feira, 10 de dezembro, que a Câmara dos Deputados não pode mais tolerar essas recorrentes atitudes "contra o estado democrático de direito e contra os direitos humanos". O petista foi solidário à correligionária, deputada Maria do Rosário (PT/RS), alvo dos
novos ataques. 

   27. "Este Parlamento não pode tolerar manter um deputado, o Jair Bolsonaro (PP/RJ), que apoia as atrocidades cometidas na Ditadura Militar e que, agora, também se declara criminoso confesso, um estuprador, ao dizer, no microfone desta Casa, que não estupraria a companheira deputada Maria do Rosário, porque ela 'não merece'.
Isto é uma excrescência, um afronta aos direitos da mulher e ao decoro parlamentar", protestou Luiz Alberto (PT/BA).
 21. Bases de negócios de impacto socioambiental na Bahia, empreendedores socioambientais, fundos sociais e financiamentos coletivos. Estes são alguns dos temas que serão debatidos durante o I Fórum Baiano de Negócios Socioambientais, que ocorre entre os dias 09 e 12/12, no Parque Unidunas, na Praia do Flamengo, em Salvador. 

   22. Na próxima quinta-feira, dia 11/12, às 14h, o Líder de Responsabilidade Social Corporativa da Braskem, André Leal, participa do Fórum, falando sobre Sustentabilidade e ações socioambientais da empresa no debate “Diálogo: Empresas, Fundações e Institutos: Percepções e Posicionamentos”. Participam ainda da discussão Leana Mattei (Concessionária Bahia Norte), Fábio Deboni (Instituto Sabin), Fabiano Mehmeri (Grupo JCPM), com moderação de Mateus Mendonça (Giral).



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>