Miudinhas
Tasso Franco
03/12/2014 às
15:50
ACM NETO revigora SOUTO e mantém pegada politica visando 2016
A posse de Rui Costa será ás 8h do dia 1º de janeiro, na Assembleia. Não dá nem pra tomar uma champagne na virada do ano com tranquilidade.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Ao que tudo indica, a derrota do ex-governador Paulo Souto pela terceira vez consecutiva ao governo do Estado, desta feita (2014) não foi tão traumática quanto a de 2010, contra Jaques Wagner pela segunda vez, diante do aceite em assumir a Secretaria da Fazenda do Município de Salvador, em transição a partir de agora e em definitivo a partir de 1º de janeiro de 2015.
2. O sentimento é que Souto, mesmo derrotado nesta oportunidade, contra Rui, se mantém vivo na política dando sua contribuição à cidade do Salvador e, obviamente, se engajando nas campanhas de 2016 (municipal) e 2018 (estadual).
3. A derrota de Souto em 2010, até mais do que 2006 porque esta teria sido uma surpresa, o inesperado do sentimento de mudança que sua equipe não detectou, foi senão traumática, para não usarmos um termo mais pesado, pelo menos bastante sentida. Tanto que praticamente se afastou da política reaparecendo na campanha de ACM Neto, em 2012, mais como coordenador do projeto de gestão do que como politico de campo, e relutou em aceitar candidatar-se de novo, em 2014, só aceitando diante do apelo de Neto e poprque a base 'carlista' no interior não era simpática ao apoio a Geddel.
4. Foi indo, de últiuma hora, gostou e até pensou que iria ganhar. Sua equipe de marketing sonhava até com uma vitória em primeiro turno, mas, mais uma vez, não auscultou as bases do interior e até da capital, levando uma derrota no primeiro turno.
5. Certa ocasião, já no final da campanha, encontrei com ele num evento e me disse: "O jogo é pesado. Estão colocando (o governo Dilma) caixas d'água no interior por onde a gente passa". O que caracterizava que ele, sim, sentia o prenúncio de uma derrota.
6. Adicione a esse fato a derrota também de Aécio Neves, PSDB, à presidência da República o qual, por pouco não chegou ao Planalto. Se chegasse, óbvio, o quadro político na Bahia seria outro. Hoje, quem está com a faca e o queijo em mãos são Wagner e Rui. ACM Neto e Souto ficaram com a cuia.
7. Acontece que a cuia não está vazia, nem oca. O sentimento no país e na Bahia é de que a oposição está mais forte, mais firme. Talevez, por aí, Souto tenha se sensibilizado, mais uma vez pelo apelo de ACM Neto, o qual é situação na PMS e vai assumir a Sefaz.
8. A Sefaz, todo mundo sabe, não é um cargo político e sim técnico. Mas, não impede de fazer política. O ex-secretário da Fazenda de Wagner, no primeiro governo e parte do segundo foi Carlos Martins, o qual se candidatou a prefeito de Candeias. Perdeu. Diz-se que será novamente secretário, com Rui. Mas, marcou uma posição. ACM quis, certa ocasião, fazer Rodolfo Tourinho, ex-Sefaz, senador. Também perdeu. Delfim Neto foi ministro da Fazenda e depois deputado federal, mas nunca chegou a governador de SP como almejava.
9. Evidente que Souto não será mais candidato a governador, nem a prefeito da capital (hic! sei lá) mas volta à cena politica numa função administrativa de ponta e técnica. Mas, no fundo, tudo é política.
**********
10. A escolha de Paulo Souto, ex-candidato a governador da Bahia, para gerir a pasta municipal da Fazenda preocupa a vereadora Aladilce Souza (PCdoB). "Quando assumiu a Prefeitura de Salvador, ACM Neto disse que o escolheria o secretariado pelo critério técnico.
11. - A nomeação de Paulo Souto para a secretaria deixa muito claro que o prefeito adotou o critério político de escolha para uma área que requer grande qualificação e experiência técnica. Sou membro da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e fiscalizarei de perto a gestão de Paulo Souto. Espero que seja aberta à escuta da Câmara e da sociedade", explica.
12. Para a legisladora, Salvador, que já enfrentava grandes dificuldades por conta da baixa arrecadação, foi muito prejudicada com a gestão autoritária do último secretário. "A mudança na legislação tributária levou à diminuição de arrecadação, judicialização, frustração de receita e prejuízo a várias parcelas da população. O secretário trouxe para Salvador fórmulas elaboradas na realidade do sul do país que se revelaram inadequadas para a realidade de Salvador", coloca a comunista.
13. Quem não tem colírio usa óculos escuros. A Tarde está certa. Tem critérios e critérios. Um deles é de que é o jornal mais admirado entre os baianos. Ou seja, o que mais tem credibilidade entre os leitores e o mercado publicitário, propagandeia.
14. Sabe o que me disse um jornalista de A Tarde: - Que a direção do jornal está adorando a briga com o Correio.
15. A posse de Rui Costa será ás 8h do dia 1º de janeiro, na Assembleia. Não dá nem pra tomar uma champagne na virada do ano com tranquilidade.
16. Todo ano tem a mesma conversa de que não vai ter o caruru pra cosminho na procissão de Santa Bárbara, mas, tem.
17. José Roberto Costa diz que José Sérgio Gabrielli sabia do e-mail avisando das falcatruas na Petrobras.
18. O Vitória é um caso para estudo científico.
19. Aí encontrei Sêo Barriga e perguntei: "Vai comprar o que pra patroa no Natal". Respota: "O poder de compra de minha familia está estagnado".
20. Dia 4 de dezembro. A festa em louvor à Santa Bárbara é organizada pela Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmelo – Irmandade dos Homens Pretos, e faz parte do chamado Ciclo de Festas Populares de Salvador. As comemorações começam com um tríduo entre os dias 1º e 3 de dezembro e o dia festivo é iniciado com uma alvorada às 6h.
21. A missa será celebrada às 8h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho e, após a celebração, será realizada uma procissão que percorrerá as ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. Na sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Barroquinha, a padroeira da corporação será homenageada e, em seguida, o cortejo seguirá para a Baixa dos Sapateiros e retorna ao Pelourinho pela Rua Padre Agostinho.
22. A Operação Verão da Polícia Militar amanhã (4), às 9h, no Jardim dos Namorados.
23. Em pronunciamento no plenário, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) destacou a nomeação, hoje (3), de dom Zanoni Demettino Castro, pelo Papa Francisco, como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana. “Ganha o povo de Feira de Santana, que vai contar com esse grande homem e grande pároco. Um pastor de Cristo, um cidadão do mundo, amigo do povo e militante das grandes causas sociais do nosso tempo”, avaliou.
23. Em seu discurso hoje, (3∕12), na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) denunciou e cobrou uma solução para o fechamento de mais uma unidade hospitalar em Itabuna, dessa vez o Hospital São Lucas.
24. Na tarde de ontem foi protocolado na Prefeitura de Itabuna e a secretária Municipal de Saúde, oficio informando que o atendimento ao SUS no São Lucas será até o dia 31 de dezembro de 2014. O deputado lembrou que esse ano o Hospital Psiquiátrico São Judas já suspendeu o atendimento ao público,
prejudicando assim mais uma vez a população de Itabuna.
25. Em comemoração do dia internacional das pessoas com deficiência, foi assinado hoje, na Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que a Câmara dos Deputados se compromete junto ao Ministério Público Federal a adequar os critérios de seleção dos candidatos com necessidades especiais de seus próximos concursos.
26. O Grupo de Coordenação Interinstitucional (GCI), Câmara dos Deputados - Ministério Público Federal, criado em 2009, é o responsável por intermediar a comunicação entre as duas instituições e pela assinatura do TAC, documento utilizado pelos dois órgãos públicos para o ajuste de conduta.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>