Miudinhas
Tasso Franco
29/11/2014 às
15:43
BLACK FRIDAY vira bom exemplo a ser seguido pela LIQUIDA SALVADOR
O vereador Tinoco defende a criação do Palco do Samba no Carnaval de Salvador: “O Samba é o conteúdo mais expressivo e de maior atração de público no circuito carnavalesco"
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Há muito tempo que não se vida nada igual em liquidação na capital baiana como esta Black Friday, desde aquelas memoráveis liquidações do Shopping Iguatemi que os lojistas precisavam colocar seguranças nas portas das lojas diante da enxurrada de clientes. Ontem, em Salvador, aconteceu isso. Com a primeira parcela do 13º no bolso e descontos de verdade a baianada encheu as lojas e comprou o que pode até durar os estoques do que estavam sendo liquidados.
2. Pena que os produtos em oferta, especialmente os eletrodomésticos, acabaram rápido e a maior parte das vendas aconteceu pela manhã, cedo, quando as lojas abriram. Ainda assim, passado esse primeiro horário da euforia, quando televisores eram disputados a tapa, literalmente, como os comerciantes sentiram que a safra de vendas era boa, estenderam as promoções a outros produtos - tênis, materiais esportivos, alguns presentes, vestuário, calçados, etc - e as agências de publicidade tiveram que trabalhar de última hora com campanhas de oportunidades na TV.
3. Curioso, nessa história é que o Black Friday (sexta negra) nasceu nos Estados Unidos para incrementar a venda no feriadão de Ação de Graças, havia se espalhado por várias partes do Ocidente (ontem, em Londres, houve até brigas na disputa de produtos), mas, nunca havia entusiasmado os baianos. Desta feita, sem muita promoção na TV, foi um alvoroço.
4. Por que isso aconteceu? Óbivo. Porque havia produtos com reais descontos e a propaganda boca-a-boca se espalhou pelos bairros da capital causando essa avalanche de consumidores nas lojas. A população não é boba. Ela não compra presentes para si e para a familia de preço mais elevado na época do Natal, salvo se houver promoções. Ela aguarda o mês de janeiro quando acontecem as queimas dos estoques das festas de final de ano e verão.
5. Fica, então, esse exemplo e modelo para a Liquida Salvador (hoje Liquida Bahia) que é a maior liquidação do estado feita em conjunto por dezenas de lojas e outras áreas de serviços, até baianas de acarajés. A Liquida, de fato, tem uma organização perfeita, mas, não provoca correria às lojas exatamente porque os descontos não são tão atrativos como se espera. Que seja, doravante.
*********
6. César Nunes, apesar de magoado com Wagner - em cima de possíveis intrigas feitas por um membro do governo, foi literalmente surpreendido ao não ser aproveitado no segundo mandato do governador - realmente conversou demoradamente com Rui Costa, o que pode significar sua volta ao comando da SSP.
7. Quem também esteve com Rui (num outro momento) foi Maurício Barbosa. A princípio, especulou-se que este encontro teria sido para confirmar a sua permanência na Segurança como secretário, mas, pelo visto, é para indicá-lo para um alto cargo em Brasília, que poderia ser na Polícia Federal - ele é delegado federal na ativa - ou no comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão diretamente subordinado ao Ministério da Justiça.
8. Em relação a outro concorrente para a SSP/BA, o advogado criminalista Vivaldo Amaral Adães, que contaria com o apoio dos sindicalistas ligados ao Departamento de Polícia Técnica, teoricamente reúne poucas chances. Ele foi da Polícia Militar e deixou a corporação como capitão e hoje, embora seja conhecido por suas qualidades como criminalista, a PM ainda o enxerga como capitão, oficial inferior. E, obviamente, conforme dita a hierarquia militar, nenhum coronel vai receber ordens de capitão.
7. A vereadora Ana Rita Tavares (Pros) participou do resgate de cinco animais presos no bairro de São João, periferia de Feira de Santana, após denúncia feita à Comissão de Proteção Animal da OAB-Feira e organizações de proteção daquela cidade. Os bichos estavam desnutridos e sofriam maus tratos, pois a casa onde estavam pertence a um homem supostamente portador de doença mental.
8. Depois de tratados eles serão colocados para adoção, de acordo com o presidente da União de Entidades Protetoras de Animais da Bahia (Unimais) Carlos Ferrer. Participaram da ação as ONGs Associação Brasileira de Proteção Animal da Bahia (ABPA-Sertão) e Associação de Proteção Animal de Feira (APA-Feira).
9. Claudio Tinoco (DEM) será homenageado na 9ª edição da Caminhada do Samba, comemorativo ao Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), marcada para este domingo, 30, a partir das 15 horas, com nove trios elétricos no Campo Grande. Por escolha unânime entre os dirigentes da União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) trata-se do reconhecimento ao trabalho feito pelo democrata à frente da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
10. Tinoco defende a criação do Palco do Samba no Carnaval de Salvador: “O Samba é o conteúdo mais expressivo e de maior atração de público no circuito mais tradicional que é a Avenida, e esse reconhecimento faz parte das estratégias do prefeito ACM Neto para fortalecer o Samba já no Carnaval de 2015”.
11. O médico proctologista Rogério Souza Medrado de Alcântara foi homenageado pela CMS com a Medalha Thomé de Souza, em sessão solene de quinta-feira, 27, à noite. A honraria foi proposta por Euvaldo Jorge (PP), justificando que o homenageado salvou a sua vida: “Se eu tivesse 20 medalhas no Legislativo eu daria todas ao doutor Rogério”. Foi o médico quem identificou a presença de três pólipos, com capacidade para gerar câncer, e os retirou numa cirurgia.
12. Geraldo Júnior (SD) presidiu a sessão e concordou com a Medalha, aprovada por unanimidade pelos colegas: “O doutor Rogério Alcântara é a mão santa da cidade do Salvador”.
13. Representantes das entidades carnavalescas que desfilam no Circuito Batatinha, no Centro
Histórico de Salvador, reuniram-se na manhã de terça-feira, 25, na Câmara para
discutir o fortalecimento das agremiações para o Carnaval 2015, em encontro conduzido
por Alcindo da Anunciação (PT), no auditório do Edifício Bahia Center.
14. Eles resolveram criar uma comissão para dialogar com Saltur, Bahiatursa e Secretaria da Cultura
e Turismo do Estado e formar uma associação das entidades do Circuito Batatinha para promover as discussões sobre os interesses dos grupos, que buscam maior apoio e incentivo por parte dos poderes públicos Municipal e Estadual.
15. Técnicos da Ouvidoria da CMS foram ao 9º Centro de Saúde Professor Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina na terça-feira, 25, e constararam situações como falta de segurança, infiltrações nas paredes, goteiras nos corredores, falta de acessibilidade para cadeirantes, falta de ventilação nas salas, entupimento de duas fossas, presença de pombos no telhado, além de cadeiras quebradas.
16. Para a ouvidora-geral Aladilce Souza (PCdoB) a precariedade da unidade penaliza os servidores: “A
Ouvidoria vai encaminhar imediatamente para a Secretaria Municipal de Saúde solicitação de agilidade na reforma da unidade”.
17. Odiosvaldo Vigas (PDT) visitou as obras do novo mercado de Itapuã e gostou do que viu. Para ele a construção do novo espaço “é de primeira qualidade”, e parabenizou a prefeitura pela celeridade das intervenções: “Constatamos que o trabalho está sendo feito com competência e seriedade. A fundação de toda a construção é bem feita e com certeza nosso novo mercado terá estrutura duradoura. Os comerciantes e a população merecem um mercado local como esse que está sendo feito”.
18. Em sua opinião o local é muito mais do que um centro comercial: “Faz parte da cultura popular de Salvador. Eu sempre disse que o Mercado de Itapuã é um centro multicultural, porque nossa culinária é uma cultura à parte. Ali temos o comércio de iguarias culinárias e de artefatos artesanais, produtos feitos pelas mãos de nosso povo”.
19. Gilmar Santiago, Suíca e Moisés Rocha (PT) e Leandro Guerrilha (PSL) elogiaram o governador Jaques Wagner pela inauguração , na terça-feira, 25, do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, localizado na Estrada do Coqueiro Grande.
20. Para Guerrilha o equipamento é um espaço de recuperação de jovens pela via do esporte: “A obra é maravilhosa e será referência para toda a Bahia”. Na opinião de Moisés “é mais uma prova da prioridade que o governo vem dando aos bairros populares”. Suíca ressaltou a “inversão de prioridade” parabenizando a escolha do bairro.
21. A obra foi executada pelas superintendências dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), somando R$13 milhões em investimentos, podendo sediar jogos oficiais de seleções de vôlei, basquete, futsal e handebol.
22. Neste sábado (29), a Livraria Cultura, localizada no Salvador Shopping esteve lotada de políticos, religiosos e o público em geral dispostos a adquiri um exemplar do livro, Nada a Perder: do
Coreto ao Templo de Salomão: a fé que transforma. A terceira edição do livro conta a vida e a trajetória do Bispo Edir Macedo que já conquistou cerca de 4 milhões de leitores em todo o mundo.
23. Nada a Perder 3 é a parte final do livro que relata a jornada dura de um homem que nunca desistiu de levar a palavra de Deus a todos os povos. Neste volume encontram-se fotos e relatos inéditos que afirmam a grandiosidade do movimento criado através da Igreja Universal do Reino de Deus.
24. Neste volume, o Bispo Macedo revela as dificuldades para conquistar milhões de fiés em todo o mundo. Há 37 anos, o Bispo brasileiro de origem humilde deu início a sua saga para elevar o nome de Deus, numa comunidade do Rio de Janeiro e hoje está em mais de 100 países.
25. É impressionante! Mais corrupção no governo da presidente Dilma Rousseff. O ministro da Agricultura, Neri Geller, é suspeito de se apropriar de lotes de terras. Dois dos seus irmãos já estão na gaiola de ferro.
26. A Tarde denuncia que o conselheiro Mário Negromonte (TCM, posto por Wagner) votou pela aprovação das contas do prefeito de Cícero Dantas que estavam repletas de irregularidades. Como o tal prefeito, Helânio Oliveira, é seu correligionário, vota com seu filho, fez esse favor. Negromonte nega tal beneplácito.
27. Já o irmão de Negromonte, Adarico, preso pela PF e depois solto, diz que só conduzia os envelopes lacrados para o doleiro Yousseff mas desconhecia o que havia dentro. Inocente né!
28. Como são ingênuos esses Negromontes!
29. Roberto Bolaños, o chaparito, no Brasil conhecido como Chaves, é o maior comediante da América Latina. Não tem pra Jô, nem Chico Anizio, nem Dedé. O Brasil não sabe cultuar seus idolos, infelizmente. Além disso, a lingua portuguesa atrapalha a difusão do humor nacional na América Espanhola.
30. Enquanto os mexicanos estão cultuando chaparito, aqui ignora-se Pelé, não causa a menor comoção o Rei do Futebol, o maior idolo mundial que o Brasil já teve, adoentado, num leito de hospital.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>