Miudinhas
Tasso Franco
05/11/2014 às  09:40

MUNDOS empresarial e politico baianos consternados com morte de Farias

Veja pronunciamentos e notas dos governadores baianos - em exercício, de férias e o eleito -, do prefeito ACM Neto e outros sobre a morte de Gilberto Farias, da FIEB.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Causou consternação nos meios empresariais e políticos a morte prematura do presidente da FIEB, Carlos Gilberto Farias. Houve - pelo menos no meio político - uma surpresa geral uma vez que poucas pessoas sabiam que Farias estava internado em SP, em princípio, assim se noticiou, para fazer fazer um procedimento cirúrgico nos quadris.

   2. Ademais, também ao que se sabe, Farias enfrentou uma campanha política para mudar a FIEB renovando sua direção que vinha, há anos, sendo comandada por José de Freitas Mascarenhas, pleno de saúde. 

   3. O governador em exercício, Otto Alencar, destacou: "A Bahia perde um grande empresário que por sua capacidade e compromisso foi eleito para assumir, neste ano, a Fieb, entidade que representa a indústria baiana. Manifesto o mais profundo pesar e solidariedade aos membros da família, amigos e aos integrantes da Fieb", disse o governador.

   4. O governador Jaques Wagner - encontra-se em férias - emitiu a seguinte nota: "A Bahia está de luto com a perda deste grande empreendedor. Desde que assumiu a Fieb, há pouco mais de seis meses, Gilberto Farias procurou trazer dinamismo à instituição, buscando maior valorização para os pequenos e médios empresários da capital e do interior do nosso estado", lembrou.

   5. Destacou ainda o seu empenho na articulação com o Governo do Estado e entidades empresariais visando a atração de novos investimentos e a interiorização das indústrias, para a o fortalecimento do setor na Bahia. 

   6. "Ele vinha cumprindo todos os compromissos assumidos durante a sua posse na Fieb e dando contribuições significativas para alavancar o desenvolvimento industrial. Foi com muita tristeza que tomei conhecimento da sua morte. Minhas condolências à família, amigos e aos integrantes da Federação", disse o governador.

   7. Do governador eleito, Rui Costa: "É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do empresário e presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Farias. Aos familiares, nossos sinceros sentimentos e a certeza de que Deus dará forças para superar esse momento".

   8. O prefeito da capital ACM Neto: "Líder empresarial, Carlos Gilberto Farias contribuiu muito para o desenvolvimento da Bahia, não apenas pela geração de empregos, mas, principalmente, por se dedicar anos e anos à integração entre as micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirmou. 

   9. ACM Neto disse, ainda, que Carlos Gilberto Farias, apesar de ter permanecido pouco mais de seis meses à frente da Federação das Indústrias, deu início à consolidação do programa de interiorização do Sistema Fieb, além do trabalho dedicado à atração de novas indústrias. “Aos familiares do presidente e todos os funcionários do Sistema Fieb, os meus sentimentos. Um líder empresarial cuja perda, sem dúvida, será
muito sentida e deixará uma grande lacuna”, concluiu o prefeito.​

   10. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, decretou luto oficial de três dias em memória do empresário Carlos Gilberto Farias, presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Fieb.  

   11. Pesaroso com o precoce falecimento do empreendedor, aos 67 anos, o presidente do Legislativo solidarizou-se com seus familiares, amigos e colaboradores e registrou o apreço da Assembleia Legislativa "a este alagoano, feito Cidadão Baiano e detentor da comenda Luís Eduardo Magalhães, nossa mais alta honraria".

   12. Para o deputado Marcelo Nilo a Bahia perdeu agora um dos seus mais representativos empresários, maior empregador individual com carteira assinada do estado (são mais de quatro mil funcionários), através do gigante do agronegócio que ele dirigiu por quatro décadas, a Agrovale e Usinas de Açúcar na região do Vale do São Francisco. 

   13. Era ainda um líder empresarial que contribuiu muito para o desenvolvimento da Bahia, também por se dedicar à integração entre as micro, pequenas, médias e grandes empresas – bem como o apoio que deu à consolidação do programa de interiorização do Sistema Fieb e de sua ação para atrair novas indústrias. 

   14. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou o comprometimento do presidente da Fieb, Gilberto Farias, com a política industrial e de qualificação profissional na Bahia. 

   15. Em pronunciamento nesta tarde no Plenário do Senado, Pinheiro ressaltou que “Gilberto Farias era um lutador, um batalhador”, citando o trabalho conjunto que estavam construindo: “Estávamos fazendo um trabalho de interiorização dos Centros de Pesquisa, que recebeu até a visita da presidenta Dilma, e lembro que uma das suas maiores lutas era contra o câncer”. 

   16. Pinheiro expressou ainda profundos sentimentos à família, dirigentes e funcionários da Fieb. “Mesmo não sendo baiano, decidiu se estabelecer no semiárido baiano, e ali extrair das melhores frutas”, disse. 

   17. Segundo o senador, Gilberto esteve imbuído nesse período com o propósito da instituição nos campos da educação, da participação da indústria com o desenvolvimento do Estado, e no comprometimento com os segmentos industriais para avançar nas grandes questões infraestruturais da Bahia e do Brasil.

   18.  “Desde a discussão dos contratos de energia das eletrointensivas, a proposta de implantação do novo Cimatec, o super computador e questões de ajustes fiscais para nossas indústrias”, descreve Pinheiro.

   19. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), informou em seguida: “Em nome de todos os senadores apresentamos um voto de pesar pela morte do empresário Carlos Gilberto. Um grande empresário, alagoano, que decidiu ser empreendedor no estado da Bahia, onde estive em conjunto com outros colegas participando da posse dele na direção da Fieb”.

   20. O deputado Carlos Gaban (DEM) registrou em plenário na Assembleia Legislativa a morte de Gilberto Farias destacando as suas qualidades de líder empresarial.
                                                             *********
   21.  Acontece nesta quinta-feira, às 15h, no Plenário Raimundo Lima da Câmara Municipal de Itabuna, uma Sessão Especial requerida pelo vereador Antônio Cavalcante (PMDB), com os responsáveis pelo projeto Viva-A-Arte da cidade de Itabuna.

   22. O projeto Viva-A-Arte foi instituído pelo poder executivo para oferecer às crianças e adolescentes orientação especial visando à qualidade de vida por meio de atividades sócio-educativas variadas. A proposta é promover o fortalecimento de uma cultura de paz e de integração, a partir do projeto Cidade de Paz.

   23. Câmara dos Deputados investiga Dalva Sele e sua ONG na Bahia e citações envolvendo os deputados Rui Costa, Afonso Florence e Nelson Pelegrino.

   24.  O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) esclarece que a abertura do procedimento no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve-se apenas à imposição regimental por ter sido solicitada por partidos políticos. Portanto, trata-se de formalidade e não
se baseia em qualquer indício. 

   25. “Ao final deste processo ficará evidente a minha total inocência. Reafirmo que as declarações sobre meu nome na revista Veja são mentirosas e fazem parte de armação eleitora, articulada a 15 dias das eleições. Já apresentei queixa-crime contra a dona da ONG por calúnia e difamação. Também estou processando a revista Veja e o repórter por danos morais”. 

    26. Pelegrino destacou ainda que nenhuma emenda parlamentar de sua autoria
foi realizada pela ONG e que não firmou qualquer convênio com a instituição quando era secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos. 

   27. A lama na Petrobras está a cada dia mais profunda.

   28. A Executiva do PT quer uma participação ativa nas decisões políticas e econômicas do governo Dilma. É...vai montar outro governo!

   29. O lugar que o governo da Bahia comprou os ferries gregos chama-se: "Freguesia de Reboleira", região metropolitana de Lisboa. Reboleira se parece com outro nome bem conhecido dos brasis.

   30. O deputado Marquinhos Viana (PV) defendeu hoje na tribuna da Assembleia Legislativa o voto distrital misto e disse que na região de Brumado ele é o campeão.

   31. Do deputado Bruno Reis (PMDB) para o líder do governo, Zé Neto (PT): "Nós vamos cumprir o acordo e votar o Plano Estadual de Cultura, em nome da Cultura, mas, não por seu pedido porque V.Exa. não merece".

   32. Pô! Tinha três deputados estaduais circulando pela Assembleia em mangas de camisas, como se diz no popular, sem usar paletós. Não é proibido, mas, não cae bem.

   33. O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, recebe na noite desta quarta-feira (05), às 21h, a Comenda do Mérito Cultural, durante evento no Teatro Castro Alves. 

   34. A homenagem, concedida pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), acontece no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional da Cultura.vTrinta personalidades e instituições serão homenageadas por sua contribuição à cultura baiana. 

   35. As indicações foram feitas por pessoas físicas e jurídicas mediante formulário online, totalizando 991. Uma comissão escolheu os agraciados entre os indicados.
   36. Após a conclusão dos serviços de manutenção no sistema que abastece a região, começou a ser retomado final desta tarde o fornecimento de água nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis.

   37. O fornecimento, interrompido no início da amanhã de hoje (05) para possibilitar a realização dos serviços, será normalizado de maneira gradativa, podendo haver maior demora nas áreas mais altas e periféricas dos seis municípios. Nos imóveis com reservação suficiente para a demanda diária de consumo de água os impactos da interrupção não foram sentidos.

   38. Os deputados Marcelo Nilo (PDT) e Alan Sanches (PSD) passaram o dia em Brasília, em compromissos partidários. Ambos são candidatos a presidente da Assembleia.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>