Miudinhas
Tasso Franco
03/04/2009 às  20:04

CARLINHOS BROWN LANÇA JOÃO JORGE DO OLODUM PARA GOVERNADOR DA BAHIA

Prefeito João Henrique prepare espírito para receber resposta de Wagner



Foto: Foto: Arquivo
João Jorge é presidente do Olodum e mestre em Direito pela UnB. Pode dar o que falar.
  Miudinhas globais:

  1. Durante a solenidade do Troféu Dodô & Osmar, prêmio aos melhores do Carnaval de A Tarde, o cantor e compositor Carlinhos Brown, diga-se, uma das raras personalidades negras premiada, lançou o nome de João Jorge Santos Rodrigues como candidato à candidato a governador da Bahia. O assunto passou despercebido, mas, observando a fala de Brown e o artigo de André Santana, do Instituto Mídia Étnica, vê-se que pode render bastante.

  2. É evidente que João Jorge não tem cacife político para ser governador da Bahia, creio que nem filiado a um partido político é. Agora, se sua pré-candidatura e depois candidatura for levada à frente vai ser uma das coisas mais interessantes que acontecerá na política baiana, em 2010. Não há comparativos com Obama, do ponto de vista político, mas, observando o discurso étnico a ser disseminado na campanha, daria muito o que falar.

  3. João Jorge não é apenas o presidente do Olodum. Trata-se de um mestre em Direito pela UnB, conhecedor da vida baiana, das relações do direito com a população, tem uma cancha internacional valiosa (isso graças ao Olodum) e representaria os interesses da comunidade negro-mestiça, majoritária em Salvador e disseminada em toda Bahia.

  4. Muito se fala de um negro no comando do poder da Prefeitura do Salvador e no governo do Estado, o que aconteceu com Edivaldo Brito, por nomeação, nos idos dos anos 1970, e tentativas isoladas aqui e acolá, como o esforço que tem feito a vereadora Olívia Santana, PCdoB, para, pelo menos, ser candidata ao Palácio Tomé de Souza, em Salvador. Gil também ensaiou nos anos 1980, mas, infelizmentes, foi fritado pela estrutura do PMDB.

  5. O deputado Luis Alberto (PT) é outro que já tentou ser candidato a prefeito de Salvador, mas, as disputadas internas no seu partido nunca deixaram. E, para governador da Bahia, nada, nem ensaio. Salvo se considerarmos que J.J.Seabra era amulatado, o mesmo acontecendo com Antonio Balbino, acaboclado.

  6. A candidatura João Jorge, portanto, se levada a sério e adiante poderia ter um papel importantíssimo nesse processo. Se conseguir entre 2% a 5% do eleitorado, caso que aconteceu com Hilton Coelho (PSOL), na última campanha para prefeito de Salvador, daria uma visibilidade política importante a esse segmento da comunidade. E, politicamente, teria até força num provável segundo turno.

  7. Agora, se a comunidade negro-mestiça ficar sempre falando que deseja o poder, que é importante sua presença na alta esfera do governo, mas, não arrisca, não lança um nome. Aí é concentrar-se no discurso restrito à própria comunidade e não avançar. Daí que a candidatura João Jorge pode fazer essa diferença.

   8. O prefeito João Henrique vai mover mais uma peça política no complicado jogo de xadrez entre o PMDB x PT enviando um ofício ao governador, solicitando segurança nas áreas onde estão situados os postos de saúde, em Salvador, diante de constantes furtos, roubos e assaltos à mão armada.

   9. É claro que, por mais delicado que seja o ofício, por mais nobre que seja a causa, há um componente político na questão, uma vez que, o prefeito cobrar de um governador uma ação administrativa e revelar à imprensa, antes até de enviar a correspondência, não vai agradar o chefe do executivo baiano. Melhor seria, um telefonema, um ofício sem divulgação, num entendimento mais cortez.

   10. Wagner já disse que não é de tocar bumbo, nem de fazer alarde. Mas, ninguém duvide que haverá uma resposta do governador, como aconteceu com o episódio envolvendo a política, o fisco e a TV Bahia, o qual, considerou uma "armação". Então, o prefeito vá preparando seu ânimo, pois, para toda ação sempre há uma reação.

  11. Estudantes do Colégio da Polícia Militar, localizado nos Dendezeiros, na Cidade Baixa, visitaram nesta sexta-feira (03) as instalações da Câmara Municipal de Salvador. No tour cultural, os alunos da 8ª série (9º ano), sob a coordenação da vice-diretora Maria Tereza Brandão, percorreram as dependências do Paço.

  12. Para comemorar os 50 anos de atividade do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), instituição ligada à Universidade Federal da Bahia (Ufba), o vereador Gilmar Santiago (PT) apresentou na Câmara Municipal de Salvador requerimento propondo a realização de sessão especial no dia 5 de junho.


   13. Papa Bento XVI considerou Irmã Dulce "Venerável Serva de Deus". É mais um passo para a beatificação da religiosa.


    14. Será no dia 27, às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias, a sessão especial pelos 30 anos do Olodum. O requerimento é da vereadora Olívia Santana (PC do B).
 
    15. Na nota que o prefeito liberou à imprensa afirmando que vai solicitar ao governador Wagner providências quanto à melhor segurança nos postos de saúde, não tem uma linha sobre a Guarda Municipal. Na campanha política, só lembrando, o prefeito disse que a GM seria força auxiliar da PM para conter a violência na cidade.


    16. Tramita na Câmara o Projeto de Lei nº 17/09, de autoria do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), renovando o reconhecimento de utilidade pública municipal da Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias da Bahia.

    17. O Camaçari foi garfado no pênalti. O Bahia lembrou os velhos tempos de Osório Vilas Boas.

    18. A construção de um atracadouro na praia de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, é o que pretende o vereador Gilmar Santiago (PT), autor de um projeto de indicação encaminhado ao governador baiano Jaques Wagner. A Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara deu parecer favorável à iniciativa.


    19. A Câmara vai debater em sessão especial a utilização de software livre na Administração Pública Municipal. A iniciativa é da vereadora Marta Rodrigues (PT), que pretende com a sessão ampliar no âmbito do Poder Legislativo de Salvador questões relacionadas à inclusão digital. 

    20. A roupa do rei Gerônimo na premiação Dodô & Osmar parecia mistura de Opash com rei da Arábia Saudita.

    21. Os presidentes e chefes de Estado do G20 reunidos em Londres para tentar salvar a economia mundial. Em Teerã, Chavez e Ahmadinejad, nadam em outra corrente.

    22. A disputa pela conta governo da Agecom (R$130 milhões) está deixando um monte de publicitários sem dormir. Tá uma fofoca dos pecados, inclusive envolvendo nomes de Dilma Rousseff e João Santana, o Patinhas. A lógica do mercado diz o seguinte: quem faz a campanha leva a conta.

   24. Passou uma blazer do choque da PM/BA, em Ondina, com placa de Brasília JJQ 5253.

   25.  Os moradores de Lauro de Freitas participam neste domingo (5) da Procissão de Ramos, que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. As 27 comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Catarina de Senna saem às 6h30min, da Praça Oscar Moreira, em Itinga, em direção à Igreja Matriz, ao lado do Jorge Novis.
 
  26. Às 16h, os moradores do Centro, seguem em procissão do final de linha dos ônibus até Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga. A procissão abre a programação sacra da Semana Santa, que tem ritos sagrados como o lava-pés, as procissões do Enterro e da Ressurreição, que culminam com a encenação da Paixão de Cristo.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>