Miudinhas
Tasso Franco
31/10/2014 às  11:20

LÍDER DA OPOSIÇÃO repete frase de Waldir e vê distância de Ondina (TF)

Deputado Elmar Nascimento vê dificuldades para oposição baiana chegar ao Palácio de Ondina enquanto não mudar a política nacioanal


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em recente entrevista ao BJÁ, antes da realização do 2º turno para as eleições presidenciais, ainda atônito com a derrota de Paulo Souto (DEM) no 1º turno para Rui Costa (PT), o líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Elmar Nascimento (DEM), disse que, diante da máquina estatal tão azeitada do PT no estado fazendo mais política do que qualquer outra coisa, dificilmente a oposição vence um pleito majoritário no Estado. 

   2. E aí, confiante numa possível vitória de Aécio, disse que "para mudar a Bahia, tem que mudar o Brasil".

   3. Ou seja, se a oposição não conseguir ocupar o Palácio do Planalto, será praticamente impossível vencer uma eleição majoritária na Bahia. E, o que parece sintomático, Aécio perdeu a eleição. 

   4. Um fato curioso nessa declaração de Elmar é que ela é um repeto de declaração idêntica feita por Waldir Pires, então no PMDB, quando governador da Bahia, em 1989, afastando-se do governo para ser candidato a presidente da República entendendo que "para mudar a Bahia era preciso mudar o Brasil". 

   5. Os integrantes do PMDB quase morrem, literamente, pois sabiam que as chances de Waldir ser presidente era zero. E, de fato, foi o que aconteceu. Pior ainda, teve que disputar a indicação no partido perdendo a condição da cabeça da chapa para Ulysses Guimarães e acabou sendo candidato a vice de Ulysses.

   6. A eleição foi vencida por Collor de Mello e a chapa Ulysses/Waldir ficou em 5º lugar. Depois dessa quixotesca aventura, a essa altura (desde maio/1989) o governo sendo tocado por Nilo Coelho, Waldir voltou a Bahia sem mudar o Brasil; e sem o cargo de governador. Nilo colocou todos os waldiristas no olho da rua e fez um governo à parte, ao seu modo.

   7. Enquanto isso, seguia o governo Sarney até a posse de Collor, ACM como ministro das Comunicações dando as cartas. Em 1990, diante dessa situação, governo baiano em baixa, ACM elege-se governador do estado e vai comandar a Bahia entre 1991 a 2006, quando Wagner quebra essa hegemonia, Lula presidente desde 2003.

   8. A partir daí, a trajetória de Waldir foi de reconstrução, ingressando no PT, sendo eleito deputado federal e depois chegando à condição de ministro da CGU. Ainda tentou ser senador da República, em 2010, mas, o PT optou por Walter Pinheiro. Em 2012, candidatou-se a vereador da capital onde exerce o mandato, hoje, aos 88 anos de idade.

   9. Então, vê-se como um erro político pode destruir parcialmente uma trajetória política de sucesso como era a de Waldir e também como se encerra um projeto de "Mudança", proposta apresentada por Waldir, em 1986, eleito contra Josaphat Marinho, na maior votação que um político baiano já teve em majoritária, uma frente de 1.500.000 naquela época, de um eleitorado metade do que a Bahia tem hoje.

   10. No ano de 1986 aconteceu, na Bahia, a primeira campanha politica onde o termo "Mudança" (A Bahia vai Mudar) prevaleceu.
   
   11. No caso de Elmar, não houve erro porque é apenas um parlamentar e o que falou representa apenas uma constatação, agora, mais do que nunca, real, preocupante para a oposição. 

   12. Estou apenas lembrando esses fatos históricos para mostrar que a trajetória do PT na Bahia, salvo um tsunami que possa acontecer, é de longo curso.
                                                                           ******
   13. Um trabalhador da Cemon Elétrica sofreu um acidente, nesta quinta (30/10), na Rlam, no Miguelão (oficina do prédio da Manutenção Industrial da Refinaria). Supervisor com ampla experiência, o trabalhador foi atender a uma solicitação e desligar a alimentação da Calandra (máquina que corta chapa). 

   14. Como não havia sido gerada uma PT (Permissão de Trabalho), o trabalhador ficou na dúvida se realmente tinha ocorrido o desligamento, já que o equipamento não tinha nenhuma sinalização. Ao testar o equipamento, aconteceu um curto-circuito e a Calandra explodiu, atingindo o rosto, pescoço e as mãos do supervisor, que teve queimaduras de 3º e 4 º graus.

   15. Os trabalhadores denunciaram que este painel é antigo e não atende as exigências da NR10. Fica localizado no meio da oficina, aberto, e não tem gaveta e nem espelho. O trabalhador está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) na clínica Humanas. 

   16. Os diretores do Sindipetro Bahia estão acompanhando o caso do trabalhador e o seu estado de saúde. Há também uma grande preocupação porque o seu contrato com a Cemon está sendo finalizado agora e ele estaria sendo contratado por outra empresa. Estamos de olho e não vamos permitir que este trabalhador seja ainda mais prejudicado.

   17. Momentos após o CEO da Apple, Tim Cook, assumir sua homossexualidade, um político russo condenou a atitude do empresário. O parlamentar Vitaly Milonov, que é declaradamente anti-LGBT, também aproveitou para o banir da Rússia. 

   18. De acordo com o político, com esse tipo de declaração, o CEO só poderá trazer “gonorreia e Aids” ao país e, por isso, está proibido de ir ao país.

   19. Ser gay na Rússia deve ser um horror.

   20. Em mais uma rodada de discussão – esta é a 12º reunião – na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, no último dia 29 de outubro, em Brasília (DF), a agência reguladora, em consenso com os atores do sistema elétrico nacional, decidiu reduzir, já a partir de 30 de outubro, a vazão defluente – água que é liberada da represa – da Usina Hidrelétrica de Três Marias para 120 m³/s. 

   21. O reservatório, localizado no território mineiro da bacia do São Francisco, está operando desde o início do mês com 140 m3/s, porém a redução vem sendo praticada desde abril deste ano, por conta da prolongada estiagem que castiga o Estado.

   22. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF participou da reunião na qualidade de observador, voltando a cobrar do setor elétrico compensação financeira para os segmentos de usuários prejudicados com as reduções de vazões, além de reiterar a necessidade de uma agenda permanente de estudos e debates que visem a mudança do modelo energético na bacia do São Francisco e ações de larga escala para assegurar o uso racional da água, principalmente nos marcos da agricultura irrigada.

   23. Dólar fechou a R$2.47. Em Salvador, no mercado dos shoppings está sendo vendido a R$2,60.

   24. O movimento musical Alavontê volta a se apresentar na próxima terça-feira, 4 de novembro, no Red River. Trazendo sempre novidades, os alavonteiros Ricardo Chaves, Manno Góes, Magary Lord, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Adelmo Casé agitam o público com sucessos da música baiana, apresentando novos arranjos, além de sucessos autorais que integram o primeiro CD e EP do grupo.  No novo repertório, sucessos como “Ilha Grande”, “Vixe Mainha”, “Maluco beleza” e “La Bamba” prometem animar a noite.

   25. Há quase dois meses, o SineBahia disponibilizou inúmeras vagas para diversos setores em todo o estado e até agora não foram ocupadas. A falta de profissionais qualificados no estado já é uma realidade e as indústrias e empresas começam a importar funcionários. 

   26. “A mudança na economia do estado, com o acréscimo de novos setores e o ressurgimento de outros gerou novas demandas”, afirma Anderson Braga, mantenedor do Curso Técnico CETTPS, localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. 

   27. No Curso, Anderson qualifica profissionais para ingressar em diversas áreas, e analisa as possibilidades de alguns de seus alunos ingressarem bem no mercado. “Podemos parar para analisar as áreas de Técnico em Segurança no Trabalho e Edificações, que têm uma escassez imensa em Jequié e Jacobina, respectivamente. 

   28. Os dados disponibilizados pelo SineBahia apontam que são oferecidas 7.621 vagas em Jequié e apenas 5.238 foram preenchidas. Em Jacobina foram 793 e apenas 259 preenchidas. Precisamos qualificar mais e mais profissionais para esses setores”, resume.

   29. O Salvador Shopping funcionará normalmente das 12h às 21h, no próximo domingo, 02 de novembro, data em que se celebra o Dia de Finados.
30. O presidente da CPI da Telefonia, Paulo Azi (DEM), reuniu nesta quinta-feira, 30,  membros do colegiado e representantes das operadoras Claro e Vivo, além de representantes da Anatel e Telebrasil, para esclarecer aspectos da expansão da telefonia móvel nas zonas rurais da Bahia e das parcerias entre esses agentes para a melhoria da qualidade dos serviços nos 27 territórios regionais do Estado.

   31.  Na reta final dos trabalhos de investigação e levantamentos, a CPI - iniciada em novembro de 2013 -, colheu dados e denúncias através de audiências itinerantes em diversos municípios, oitivas com representantes das operadoras e também através das redes sociais e do site especialmente criado para receber as queixas dos usuários. 

   32.  Paulo Azi  informou que os entendimentos avançam e assegura que, ao final do trabalho,  a CPI dará as respostas que a sociedade exige e importante contribuição para que os serviços de telefonia na Bahia sejam ampliados e tenham melhor qualidade. O relatório final deverá ficar pronto em 20 dias, contendo diagnóstico dos problemas enfrentados pelos usuários e sugestões de melhorias. Os usuários ainda podem fazer suas denúncias através do site:  http://www.al.ba.gov.br/cpi/telefonia/denuncie/ 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>