Miudinhas
Tasso Franco
06/10/2014 às  17:21

LIDICE sai menor eleitoralmente e maior no plano politico

A senadora Lidice da Mata vai para a oposição na Bahia aos dois grandes (PT/DEM) para tentar criar uma terceira via política no estado.


ELEIÇÕES 2014:

   1. A senadora Lidice da Mata (PSB) saiu das últimas eleições menor do que entrou do ponto de vista eleitoral. Começou pontuando em 12%, chegou a 15% e acabou com 7% do eleitorado baiano, distante do que se esperava acredito que tanto ela; quanto o meio político. No plano político, a senadora saiu engrandecida, pois, apesar de ter sofrido com o "trator" petista, a máquina estatal que teria sufocado suas bases no interior (os prefeitos e lideranças), muitos dos quais cederam, manteve-se firme e resoluta até o final.

   2. Para quem foi aliada do PT por tantos anos deveria ter sido tratada melhor, mais civilizadamente. Mas, diz-se que, em política, ainda mais em se tratando do PT, isso não existe. A candidata ao Senado, Eliana Calmon, chegou a dizer que os prefeitos socialistas baianos eram vendidos. E, de fato, essa ação do PT desidratou - palavra em moda na política - o pouco que Lidice tinha no interior para pelo menos difundir o seu nome com mais intensidade.

   3. Também se esperava da população uma maior acolhida ao nome de Lidice diante de sua ligação com Marina Silva, a candidata a presidência da República, mas, isso não aconteceu e Marina teve mais votos do que Lidice na Bahia. Talvez até por falta de difusão dessa aliança (Lidice/Marina) isso tenha acontecido, pois, com poucos recursos financeiros, a campanha de Lidice foi paupérrima em relação aos outros nomes mais competitivos, Rui e Souto.

   4. Ademais, nos parece, faltou a Lidice um apelo de marketing como aconteceu em 1990 quando ela disputou a eleição para governador e compôs com Salete e Bete, a chapa "rosa choque", cria publicitária de Leonelli e que tanto sucesso fez. Por pouco não levaria a eleição entre ACM x Roberto Santos ao segundo turno. Desta feita não houve empolgação nesse tipo de marketing com Lidice/Eduardo/Eliana. Eduardo Vasconcelos, ex-prefeito de Brumado, lá do Sudoeste; e Eliana Calmon uma noviça em campanha eleitoral.

   5. Daí que Lidice passou - para usar uma expressão carnavalesca - sem empolgação. O seu partido mantém a mesma representação na Assembleia com Manassés e Fabíola Mansur (tinha Capitão Tadeu e pastor Isidório) e 1 parlamentar na Câmara Federal - o sindicalista Bebeto, uma surpresa pela votação 94.954 votos (lembrando que ainda faltam contar os votos de Herzém Gusmão, do PMDB, em Conquista). O capitão Tadeu não conseguir eleger-se deputado federal; Domingos Leonelli, idem; e o sgt e pastor Isidório se transferiu para o PSC e teve "assombrosos" 123.171 votos.

   6. Em entrevista, salvo algum posicionamento que seu partido terá neste segunto turno entre Aécio x Dilma, a senadora avisou que vai para a oppsoção tentando construir uma terceira-via entre os forças hegemônicas politicas baianas, o PT e o DEM. Tarefa, aliás, muito dificil, mas, em se tratando de Lidice, uma política obstinada, de posições muito firmes, isso será evidente. Há, até o final do seu mandato como senadora, em 2018, uma eleição municipal e ela poderá concorrer a prefeita da capital e seu partido lançar nomes em alguns dos 415 municípios baianos. 

   7. Há de se dizer, ainda, que a depender da posição que Marina e o PSB tomarem em relação a eleição presidencial em 2º turno, o vôo de Lidice (expressão usada por ela no lançamento de sua campanha no Unique ainda com Eduardo Campos e Marina) poderá ser mais potente ou não.
                                                                   ********************
   8. O deputado federal Luiz Caetano, o mais votado pelo Partido dos Trabalhadores na Bahia e o oitavo na posição geral do estado, aproveitou a carreata da vitória, realizada em Camaçari nesta segunda-feira 6, para realizar ato de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

   9.  “Estou muito feliz por vocês terem me ajudado a chegar ao Congresso Nacional, com a participação dos quatro cantos da nossa Bahia, porém, temos uma tarefa ainda mais importante pela frente, que é a de reeleger Dilma presidente e seguir com esse projeto transformador que mudou o Brasil para melhor”, frisou.

   10. Caetano foi eleito com 125.862 votos e percorreu diversos bairros do município, onde foi ovacionado pela população que fez questão de parabenizar o ex-prefeito, que também agradeceu pela eleição no primeiro turno, de Rui Costa (PT), governador  e Otto Alencar (PSD), senador. 

   11. “A Bahia reconhece que fizemos muito e faremos ainda mais. Quem critica, quem ataca o nosso projeto não tem proposta, nunca pensou no povo, para o povo. São de uma elite egoísta e querem o poder apenas para beneficiar os seus. A resposta da nossa gente veio na urna, colocando para trás esse modelo político injusto e ultrapassado. Por isso vamos unir as nossas forças para consagrar mais uma vez Dilma a presidente da nossa nação”, completou.

  12. Caetano, o Veloso, apoiou Marina. Camarada pé de geladeira.

  13. Ronaldo, o Fenômeno, apoiou Aécio. Camarada pé de fogão.

   14. Patrícia Kogut, comentarista de TV de O Globo, deu nota 0 a Claudia Leitte no The Voyce e diz que ela não se conforma em não ser o centro das atenções. Que maldade com a Loura.

   15. Diz-se que, Marcelo Nilo, presidente da Assembleia quando, no sábado, viu na TV o Ibope dar 46x46 (SoutoxRui) começou a tomar uisque já comemorando a vitória de Rui.

   16. Na Assembleia, hoje não houve sessão por falta de quórum, mas, alguns deputados que circularam pelos corredores estavam sem entender porque Souto perdeu tão feio.

   17. É dinheiro demais que a Camargo teria dado a um doleiro R$40 milhões.

   18. Só lembrando essa de Alckmin, govenador de SP que ganhou no primeiro turno: terminou a campanha numa padaria. 

   19. O TRE ainda não contou os votos de Herzém Gusmão, candidato a deputado estadual pelo PMDB de Conquista. De repente, alguém que já está eleito, hoje, pode perder a vaga.

   20. A maior decepção eleitoral da eleição foi o ex-prefeito João Henrique. Não elegeu nem a mulher; nem o filho. E as votações foram mixórdias.

   21. O marketing do sagt e pastor Isidório foi o mais criativo da campanha. Vestido de militar -cristão com a boina da PM e a bíblia. Mas, quem o elegeu mesmo (124 mil votos) foi o trabalho que faz, há anos, na Fundação Dr Jesus, em Candeias, na recuperação de drogados químicos e seu discurso evangélico defendendo o casamento somente de homem com mulher.

   22. O presidente do PSDB na Bahia, Sérgio Passos, comemorou a ida do candidato do partido à presidente, Aécio Neves, para o segundo turno. "Vamos trabalhar para elegermos nosso candidato Aécio Neves presidente do nosso país, porque acreditamos que é o único capaz de fazer as transformações que o Brasil tanto precisa".

    23. Segundo o presidente, no primeiro turno, os baianos tiveram a oportunidade conhecer o senador Aécio Neves. "Acredito que no 2º turno, com o tempo de TV ampliado, Aécio poderá mostrar com mais eficiência sua passagem pelo governo de Minas, onde obteve absoluto sucesso, assim como detalhar o seu programa de governo consistente e moderno.

    24. Sérgio Passos também afirmou que o partido saiu vitorioso com a reeleição dos deputados federais e estaduais do PSDB, o que comprova que os baianos aprovam o desempenho dos correligionários, além de ganhar mais dois representantes. 

   25. "Ampliamos nossas bancadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia, onde contaremos com três deputados federais (Jutahy Magalhães Jr.,  Antonio Imbassahy e João Gualberto) e três estaduais (Adolfo Viana, Augusto Castro e soldado Prisco)", ressaltou.

   26. A Estácio FIB está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação nas modalidades EAD e presencial. São 31 cursos com duração de 18 a 24 meses nas áreas gestão, direito, educação, saúde, tecnologia, entre outras. A instituição disponibiliza diversas opções para quem tem formação superior completa e deseja investir na qualificação profissional.
 
   27. Gestão Estratégica de Marketing e Vendas, Administração Estratégica; Engenharia de Segurança do Trabalho; Gestão de Qualidade em Gastronomia; Saúde Pública – Política, Planejamento e Gestão; Biodiversidade e Sustentabilidade; Informação e Comunicação em Mídias Digitais; Políticas e Gestão em Segurança Pública estão entre os cursos oferecidos pela Estácio. 
28. As inscrições podem ser feitas até 18 de outubro do site da instituição www.estácio.br ou na secretaria do campus Gilberto Gil, Stiep. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail posgrad.fib@estacio.br ou pelo telefone 21078185.

   29. Com 35.771 votos, o vereador de Salvador, Marcell Moraes, conquistou uma vaga na Câmara Legislativa da Bahia. Conhecido pelo engajamento em prol da proteção animal, o parlamentar realizou o primeiro discurso, agora como deputado estadual, ainda na noite deste domingo (05), em frente ao seu comitê de campanha, na Avenida Otávio Mangabeira, na Pituba.

   30. "Quero agradecer a todos que acreditaram no nosso projeto e nos deram esse voto de confiança. A minha vitória representa uma grande resposta da sociedade que anseia pela defesa dos animais em todo o estado. Agradeço também aos meus inimigos pelo esforço em querer me derrubar. Quero dizer a eles que quanto mais me batem, mais eu cresço", ironizou.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>