Miudinhas
Tasso Franco
30/09/2014 às
09:32
ELEIÇÕES para deputados na Bahia vira caso de solteiros e ficantes
Veja a agenda dos dois candidatos mais competitivos ao governo da Bahia, Paulo Souto e Rui Costa, nesta reta final da campanha
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Nunca se registrou na Bahia, pelo menos é a voz dos mais experientes na Assembleia Legislativa, uma campanha do tipo "salve-se quem puder" entre os candidatos a deputados com as alianças mais estranhas que se possam imaginar de candidatos do DEM com PT; PSOL com PT; PCdoB com PP; PTB com PTN; PRTB com DEM e PSDB; PSDB com PR e assim por diante.
2. Um parlamentar dos mais antigos da Casa Legislativa baiana classifica como campanha de "solteiros" e que estão na base do "ficante". O negócio é conseguir sobreviver politicamente, se eleger.
3. Esse fenômeno não é novo na politica brasileira e muito menos na baiana, porém, até pouco tempo havia um respeito à fidelidade partidária os "solteiros" fazendo "casadinhas" dentro de um mesmo partido: PT com PT; PSDB com PSDB; DEM com DEM e assim por diante.
4. Porém, com a quantidade enorme de partidos que existem, mais de 30, e a não obrigatoriedade de se votar nos candidatos de uma mesma legenda, nem distritalmente, cada eleitor pode escolher o que quiser, até independente das casadinhas normais, e os candidatos a deputados aproveitaram essa deixa e operam como querem.
5. Não vou citar nomes porque os casos são notórios, há placas por todos os cantos com essas situações, a lei eleitoral permite e os candidatos seguem suas conveniências regionais.
6. Assim, tem candidato do PCdoB aliançado com PP em Lauro de Freitas, por exemplo, que em campanhas passadas recentes eram adversários políticos e hoje estão unidos e pedindo votos em dobradinha. Na região do Recôncavo e no São Francisco várias alianças de candidatos do PT com DEM; e na região do Sisal candidatos que do PSDB e fecham com o PR.
7. Um dos casos mais emblemáticos é o de Canavieiras, público e notório, onde o prefeito Almir Melo (PMDB) orienta seus seguidores a votaram em Lúcio e Geddel Vieira Lima (irmãos e ambos do PMDB) para deputado e senador, mas, o candidato a governador é Rui Costa.
8. Esse não é um caso isolado. A senadora Lidice da Mata (PSB) já denunciou que o PT invadiu redutos socialistas, de prefeitos socialistas, os quais, hoje, seguem Rui Costa. A candidata Eliana Calmon (Rede) chegou a classificar de vendidos.
9. É nesse clima que vão ocorrer as votações no próximo domingo, 5.
*****
10. Nessa reta final de campanha, após dois dias consecutivos de debates em emissoras de televisão, o candidato Rui Costa retoma as atividades de rua e viaja com a Caravana 13, na noite da quarta-feira (1º), para Barreiras.
11. Lá fará comício e no dia seguinte volta a Salvador para grande ato popular em Cajazeiras. No mesmo dia, à noite, estará em Camaçari para um novo comício. Na sexta faz caminhadas no bairro do Bonfim e Baixa dos Sapateiros.
12. No último dia de campanha, sábado, visita o município de Lauro de Freitas. “O contato direto com o eleitor, olho no olho, é muito positivo e dá energia, sobretudo depois da maratona de visitas a cerca de 250 a 300 municípios que eu, Otto e Leão fizemos, desde o início de julho”.
13. O candidato a governador, Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, vai a Itanhém, Medeiros Neto, Lajedão, Teixeira de Freitas, Mucuri, Itabatã e Posto da Mata, nesta quarta-feira (01). A jornada começa, às 9 horas, em Itanhém. Depois, Paulo Souto visita Medeiros Neto.
14. Pela tarde, o candidato passa pelo município de Lajedão e faz carreata em Teixeira de Freitas, a partir das 14 horas. Depois, segue em visita às cidades de Mucuri, às 16h30, e Itabatã, às 17h30. Paulo Souto finaliza suas atividades políticas em visitação a Posto da Mata, às 18 horas.
15. Viva às eleições: O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar (PM), convoca mais 400 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2012 para ocupar vagas de praças na PM e Corpo de Bombeiros. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do final de semana (27 e 28 de setembro).
16. Os candidatos foram convocados para entrega de documentação exigida e realização de exames pré-admissionais, tais como avaliação psicológica, exames médico-odontológicos e teste de aptidão física, além da investigação social. Dos 400 convocados, a região de Salvador ficará com 126; a de Juazeiro, 37; Feira de Santana, 74; Ilhéus, 49; Vitória da Conquista, 38; Barreiras, 38; e Itaberaba, 38.
17. Os convocados devem ficar atentos ao prazo para as apresentações e realizações de exames nas datas e locais indicados no edital de convocação.
18. Viva às eleições: O Governo da Bahia lança edital de pré-qualificação para as empresas interessadas em executar as obras de implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no trecho Comércio – São Luiz (Paripe). O edital foi publicado na edição desta terça-feira (30) do Dário Oficial do Estado.
19. Este processo antecede a licitação, que será realizada em Regime Diferenciado de Contratação Integrada - RDC. Na etapa de pré-qualificação, as empresas interessadas apresentam documentos que comprovem sua capacidade de executar as obras. Esse material será avaliado e as companhias consideradas aptas participarão de leilão, vencendo aquela que apresentar proposta de menor preço.
20. O chefe de gabinete da secretaria estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, explicou que o VLT substituirá o atual trem do subúrbio, trazendo uma opção de transporte de massa mais moderno para a população. “Vamos garantir aos soteropolitanos uma circulação com mais segurança, rapidez, conforto e confiabilidade. Futuramente, o VLT ainda será integrado a outros meios de transporte, como o BRT e o metrô, através do bilhete único, facilitando ainda mais a vida do soteropolitano”.
21. Pesquisa Babesp: Paulo Souto 35%; Rui Costa 34%; Lidice da Mata 6%.
22. Ferries presente de grego: agora falta a documentação para colocá-los al mare.
23. O Orkut que tanto usamos saiu do ar.
24. A greve dos bancários estaria causando alguns problemas para candidatos a deputados. É que, quem estava com reserva no banco para a boca-de-urna passa por mal-lençóis uma vez que, tradicionalmente, essa greve sempre dura mais de uma semana e as eleições acontecem domingo, 5.
25. Hoje, teria sido um correria "infernal" entre alguns candidatos solicitando pelo amor de todos os santos aos gerentes que liberassem alguma grana.
26. O caso da compra dos ferries à Grécia não sofre qualquer investigação ou apuração por parte do TCE. Otto esteve hoje no TCE.
27. Ainda sobre o TCE e agora sim, com o Instituto Brasil, o caso do desvio de recursos da ONG já está no Ministério Público de Contas. Por sorteio, o relator é o conselheiro Zezéu Ribeiro.
28. Zezéu, só lembrando, é um dos citados por Dalva Sele de ter participado de encontros com a tal.
29. STF suspende ação contra 5 militares envolvidos no caso da morte de Rubem Paiva.
30. O secretário Sérgio Gabrielli entregou o Orçamento da Bahia versão 2015 ao assessor parlamentar da Assembleia. O presidente Marcelo Nilo segue em campanha.
31. A Alphaville Urbanismo, líder nacional em empreendimentos horizontais e bairros planejados, anunciou nesta terça-feira, 30, que irá suspender as atividades no eixo Ilhéus-Itabuna. A empresa esclarece que está readequando o projeto para atender melhor às necessidades da região e enfatiza a importância do relacionamento construído com a comunidade regional, que foi muito receptiva à chegada do empreendimento.
32. A concretização de projetos de excelência é uma marca da urbanizadora, que está presente em 21 estados brasileiros e no distrito federal, com um conceito exclusivo de moradia que alia preservação ambiental, planejamento urbano, infraestrutura altamente qualificada e comprometimento com a sociedade.
33. Alphaville considera o sul da Bahia uma região promissora para a expansão que desenvolve no Nordeste, onde já existem 29 empreendimentos, 11 deles na Bahia, onde a marca mais conta histórias de sucesso.
34. Feira de Santana, Camaçari e Simões Filho são alguns dos municípios que receberão nesta quarta-feira [01.10] a presença da candidata ao senado federal, Eliana Calmon (PSB). Caminhada nas principais avenidas das cidades, encontro com militâncias e entrevistas em rádios fazem parte da agenda de compromissos da candidata pela coligação “Coragem para Mudar Bahia”.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>