Miudinhas
Tasso Franco
28/03/2009 às  22:21

AMOR DE GERALDÃO ÀS MULHERES É LEMBRADO PELO SINAPRO NO EVENTO PRAÇA

Presidente Lula emenda "gafe" diplomática vista como racista


Foto: Foto: BJá
Sidney Resende e a ex-esposa de Geraldo Walter, Cila Schulman, na inauguração da praça
  Miudinhas globais:

  1. Somente neste sábado, em visita ao Chile para participar da reunião preparatória ao encontro do G20, a ser realizado nesta semana em Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu na real e tentou justificar a polêmica frase em que creditou a atual crise financeira a pessoas "brancas e de olhos azuis", dita na última quinta-feira, na visita de Gordon Brown a Brasília.

   2. Diante da enxurrada de críticas à postura de Lula, inclusive com repercussões na Europa, em particular na Inglaterra, diante da surpresa do premier britânico, e no Brasil com citações de racismo, o presidente deve ter sido aconselhado pela chancelaria no sentido de emendar a frase situando que, se referia à situação dos imigrantes de países em desenvolvimento na Europa.

   3. Segundo ele, os trabalhadores da América Latina, do Leste Europeu, os indianos e os africanos serão os primeiros a perder o emprego e sentir o efeito da crise financeira, apesar de não terem "nada a ver com a crise". "Eu estava falando inclusive da perseguição aos imigrantes nos países europeus", frisou. 

   4. Essa não é a primeira vez que o presidente Lula faz derrapagens diplomáticas, e provavelmente não será a última, mas, desta feita o presidente exagerou e envolveu questões étcnicas no movimento econômico, com referências culturais que têm diferentes interpretações e análises.

   5. No Brasil, por exemplo, instituiu-se para os nativos tupinanbás, tupiniquins, caetés e outros a terminologia índios a partir da observação cabralina, em viagem a Índia, de que, ao chegar em Porto Seguro confundiu sua missão achando que havia aportado na Ásia. E ficou para sempre essa corruptela de índios, indígenas, derivados de Índia e/ou Índias, quando não tem nada a ver uma coisa com a outra.

   6. Quando o presidente situa que não há índios e negros banqueiros, santo pai eterno, é só lembrar que Stanley O'Neil, negro, é presidente do Merril Lynch, e Vikram Pandit, indiano e/ou índio, executivo do Citigroup. E, no Continente Africano, como na Índia, existem outros e inúmeros banqueiros.

   7. O premier britânico Gordon Brown ficou constrangido com as observações do presidente Lula e a imprensa londrina, de quebra, além de expor essa situação, ainda lembrou do velho complexo de inferioridade do 3º Mundo, tão citado ao longo de décadas, até mesmo no futebol, quando surgiu a história frase do "Complexo de Vira Lata", quebrado na Suécia pela Seleção de Pelé e Garrincha.

   8. Por certo, o presidente tenta emendar a gafe diplomática, com esse "arranjo produtivo" (digamos assim dentro do economês) para minorar o estrago da imagem do país no exterior.

   9. Um momento neste sábado de alegria, saudade, emoção, lembranças e outros dos publicitários baianos da "Velha Guarda" na inauguração da Praça Geraldo Walter, o Geraldão. Então, já que o assunto se tornou público dito pela presidente do Sinapro, Vera Rocha, "Geraldão adorava mulheres e tem algumas viúvas presentes", de fato, aconteceu.

   10. No banco da praça e/ou "rodovia" como quer Sérgio Valente havia, segundo um 'velha-guarda' nove delas no evento. Tudo na santa paz e como requer o outono baiano com muito calor, um brinde de champagne e serviços de sorvetes, água e camarões.

   11. A jornalista Carmela Talento, moradora da praça, aliás, antigo espaço e/ou praça Talento, porque moram mãe/tia e parentes de Carmela, nasceu e cresceu ali, não perdeu um lance do acontecido registrando tudo em fotografias. A deputada Lídice da Mata, presente, preocupada em perder sua assessora para a arte fogográfica.

   12. Pediram-me algumas desculpas porque o texto de Marco Gavazza posto no impresso distribuido no evento continha seu artigo, mas, faltou a referência à fonte, uma vez que foi publicado neste BJá, originalmente. Faz parte. Aliás, o Sinapro postou anúncios (de apoio) nos jornais impressos e esqueceu a web. Também faz parte.

   13. Na Bahia é assim mesmo, as coisas acontecem sempre com algum atraso de percepção.

   14. Neste domingo, 29, às 10h, na Igreja da Graça, ocorre a missa comemorativa pelos 500 anos da presença de Caramuru na Bahia.

   15. O Marista vai ter o mesmo fim da Mansão Wildberg. Quando menos se esperar, com toda vigilância, estará no chão.

   16. A Ford de Camaçari está com seu programa de demissões voluntárias. Depois, vem o programa de demissões involuntárias. É aquela história: se correr o bicho pega; se ficar o bicho come.

   17. O Centro de Cultura da Barroquinha (igreja da Barroquinha) a ser inaugurado pela Prefeitura de Salvador é um projeto que foi desenvolvido pelo arquiteto Francisco Sena, então presidente da Fundação Gregório de Mattos, ainda no governo de Antonio Imbassahy, quando Francisco Grow era presidente da Petrobras.

   18. Grow esteve na Bahia, conversou com Imbassahy e manifestou interesse em promover algo com apoio da Petrobras na área de cultura, em Salvador. Daí nasceu o projeto dividido em duas etapas. Uma parte realizada no governo passado e a outra na gestão atual, com Sérgio Gabrielli, da Petrobras, mantendo o projeto.

  19. Essa é a realidade. O resto, como se sabe fica por conta da responsabilidade com a história.

   20. Só lembrando que a Diretora de Comunicação do Senado, jornalista Elga Mara Teixeira Lopes, é baiana de Jequié. Elga está sendo acusada de fazer campanhas políticas e receber o capilé dessas tarefas e mais a grana do Senado.

   21. Obama tomou posse jurando que mandaria retirar tropas do Iraque, em breve. Mas, agora anunciou que vai reforçar o esquema anti-terror no Afeganistão e vai mandar mais 4.000 marines para lá. Político, não tem jeito: promete uma coisa, faz outra.

   22. Falar no Senado, a filha de FHC, Luciana Cardoso, além de servidora fantasma do Senado, ainda diz que é uma bagunça. 

   23. O vereador Antonio Libânio, mais conhecido como Alemão (PRP) sofreu um infarto do miocárdio na manhã de ontem e permanece internado . Inicialmente o vereador foi atendido na emergência do Hospital São Rafael  e posteriormente foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundação Baiana de Cardiologia. 

  24.  Segundo as últimas informações o quadro de saúde do vereador ainda inspira cuidados. O vereador Alemão foi eleito nas últimas eleições  com  7.633 votos. Considerado como um trabalhador incansável, o ex-padeiro tem um trabalho forte no bairro de Sussuarana de onde veio a maioria dos seus votos.

  25. A fundadora do Projeto BECE, Amyra El Khalili, será a convidada, na próxima segunda, dia 30, dos "Encontros Ambientais", ciclo de palestras que discutem a preservação ambiental, promovido pelo GERMEN, ONG ambientalista mais antiga da Bahia.


  26. O evento esta marcado para as 18h, na sede do GERMEN (Rua. Ignácio Aciole, nº. 26 Pelourinho ). A palestrante abordará o tema: "" A Responsabilidade Ambiental do Sistema Financeiro com a Crise Mundial", ". A entrada é franca


  25. Tem dirigente de hospital psiquiátrico de Salvador que está indignado com o abuso de autoridade de um integrante do Ministério Público baiano, lotado no interior, que, por meio do Conselho da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, vem atuando na capital como agente fiscalizador de hospitais psiquiátricos, fugindo totalmente às atribuições de um conselho, que é deliberativo e consultivo. 

  26. Está se volta ao convívio dos amigos e parentes depois de hispitalizado, Thelmo Gavazza, ex-diretor de Parques e Jardins, com seu blog sobre meio ambiente.

   27. Por iniciativa do vereador Joceval Rodrigues (PPS), todas as quintas-feiras, das 13 às 14h, acontece um momento de oração na sala 1 do Centro de Cultura da Câmara Municipal. A proposta, segundo o vereador, é criar um ambiente de reflexão entre os servidores e favorecer o direcionamento de pedidos em prol da boa condução política dos governantes da cidade, do estado e do país. 

   28. Vamos, pois, orar.

   29. Salvador, neste domingo, completa 460 anos. Os primeiros out-doors políticos estão nas ruas, com a marca Geddel Vieira Lima.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>