Miudinhas
Tasso Franco
17/09/2014 às
19:48
TRE BA anuncia 991 profissionais para trabalhar no sistema eletrônico
Governador Jaques Wagner inaugura duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador, nesta quinta-feira
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai contar, em outubro, com um efetivo de 991 profissionais para trabalhar na prestação de serviços de apoio à realização das Eleições Gerais 2014. São profissionais com experiência mínima de três meses em microinformática e conhecimento em operação e instalação de aplicativos.
2. Os cargos são de Gerente (uma vaga), Técnico de urna (979) e Técnico de transmissão via satélite (11), que desempenham atividades referentes à preparação, distribuição e substituição das urnas eletrônicas em caso de defeito apresentado nos Cartórios Eleitorais, locais de armazenamento e nas seções de votação.
3. Todos os técnicos foram selecionados pela empresa multinacional Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos, que ofertou o menor preço, 7,1 milhões, e venceu o pregão eletrônico 51/2014, após a conclusão dos trabalhos de análise da proposta e da documentação de habilitação da empresa. A disputa teve a participação de 12 empresas e o valor estimado para a contração era de 9,5 milhões, ou seja, a economia para os cofres públicos foi de pouco mais de 25%. O contrato com a empresa, iniciado em 21 de agosto, terá vigência até 31 de dezembro de 2014.
4. Diferentemente das eleições anteriores, em 2014 cada um dos 27 TREs do País ficou responsável pelas contratações. Até o ano de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, realizava a contratação de uma única empresa para a prestação das atividades em todos os Regionais.
5. A necessidade de contratação ficou por conta do aumento considerável da demanda pelos serviços cartorários nos meses que antecedem as Eleições e demais atividades de apoio à preparação do pleito. O TRE-BA dispõe de 39.155 urnas eletrônicas em 33.878 seções eleitorais e 205 Zonas, abrangendo os 417 municípios baianos.
*************
6. O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão de mérito, julgou improcedente representação e indeferiu o pedido de direito de resposta feito pela Coligação Unidos pelo Brasil (que apoia a candidata Marina Silva) envolvendo a propaganda eleitoral da campanha de Dilma Rousseff (da Coligação Com a Força do Povo), exibida na TV na noite do último dia 9, sobre os supostos efeitos da concessão de autonomia ao Banco Central (Bacen).
7. Os advogados de Marina Silva argumentaram que sua imagem foi atingida pela candidata adversária, que teria apresentado “dado fraudulento” de seu programa de governo para criar artificialmente estado de pânico nos eleitores, ligando a autonomia do Bacen à falta de comida na mesa do povo brasileiro. A liminar nesta representação já havia sido indeferida pelo relator.
8. Na defesa enviada ao TSE, a Coligação Com A Força do Povo afirmou a licitude da propaganda, “ainda que nela tenha sido colocado algum tempero mais forte (absolutamente legítimo nos debates políticos), próprios das técnicas de marketing, com vistas a chamar à atenção do telespectador e prender sua atenção". Acrescentou que o programa eleitoral “caminhou nos exatos limites do diálogo e do debate políticos, em ambiente próprio para esse tipo de discussão(...), mostrando-se salutar à democracia”.
9. O ministro Tarcísio Vieira afirmou que não houve divulgação de fato ofensivo à imagem ou à candidatura de Marina Silva, sabidamente inverídico, na acepção conferida pela doutrina e jurisprudência do TSE, capaz de justificar a concessão de direito de resposta.
10. “A meu ver, na propaganda questionada, a representada apenas propõe aos eleitores em geral o cenário econômico, que, sob sua ótica, resultaria de eventual concessão de autonomia ou independência ao Banco Central do Brasil. Trata-se de tema controvertido e de muita relevância eleitoral, uma vez que envolve questões diretamente ligadas à política econômica do País. Portanto, tenho que essa discussão deve ser ampla e democraticamente debatida no meio social, sendo inoportuna, na espécie, a intervenção do Poder Judiciário”, conclui. .
11. Da decisão monocrática do ministro Tarcísio Vieira, cabe agravo regimental ao Plenário do TSE.
12. O Governo da Bahia, através da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), iniciou o processo licitatório para a construção de um sistema de esgotamento sanitário no município de Ilhéus. O aviso de licitação foi publicado na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do Estado e a obra vai beneficiar, além da sede municipal, a localidade de Pontal.
13. O investimento total previsto para a construção do sistema é da ordem de R$ 43,5 milhões. São mais de 57 mil habitantes beneficiados com o tratamento adequado dos resíduos.
14. Único candidato à Presidência da República que apresentou crescimento no índice de intenção de votos da última pesquisa do Ibope, quatro pontos percentuais a mais, Aécio Neves (PSDB) chega à Bahia, quarto colégio eleitoral do País, nesta quinta feira (18). Será recepcionado em Itabuna pela chapa da coligação “Unidos pela Bahia”, formada pelos líderes em todas as pesquisas eleitorais ao governo, Paulo Souto, e ao Senado, Geddel Vieira Lima.
15. Em Itabuna, às 11 horas, na caminhada pela Avenida Cinquentenário, no centro da cidade, Aécio terá também a boa companhia do prefeito de Salvador, ACM Neto, considerado o melhor do Brasil pelas pesquisas de opinião pública. A expectativa é que o corpo a corpo com o povo baiano marque a arrancada da candidatura presidencial.
16. O auditório da Faculdade Dom Pedro II ficou lotado para a palestra ministrada pela jurista, Eliana Calmon, candidata ao senado pela Bahia. Cerca de 200 pessoas participaram do evento e ouviram as opiniões da candidata sobre ética e corrupção.
17. A cada dia que passa, as palestras de Eliana Calmon atraem mais participantes. Ela tratou de temas de interesse coletivo, a exemplo de desvio de verba de cofres públicos, participação e responsabilidades de funcionários públicos , participação dos cidadãos no combate à fraudes, etc.
18. Com longo e elogiado currículo, Calmon já percorreu centenas de municípios baianos e por onde passa é recebida por setores importantes e representativos da sociedade. São professores, advogados, políticos, servidores públicos. Milhares de pessoas já ouviram a voz da Bahia.
19. “Pedral foi um dos políticos mais íntegros ao qual tive o prazer de conhecer na vida pública e deixa grande lacuna na política baiana”, disse o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, ao lamentar a morte do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Pedral Sampaio, na última terça-feira.
20. Impossibilitado de ir ao sepultamento do político conquistense nesta quarta-feira, Aleluia solidarizou-se com os familiares. “Era um dos meus grandes amigos e considero uma das grandes inspirações que tive para entrar na vida pública. Pedral é um exemplo para o seu povo e, em especial, para Vitória da Conquista”, lamentou
21. Professores substitutos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental foram convocados pela Prefeitura do Salvador em publicação no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (17). Os chamados foram classificados no processo seletivo para o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), visando atender de forma provisória e em caráter de urgência a demanda da rede pública de ensino devido ao afastamento por licenças legais de profissionais.
22. Os convocados têm cinco dias úteis para assinatura do contrato e devem se apresentar na Secretaria de Gestão (Semge), localizada na Av. Vale dos Barris, 125 nos Barris, no horário das 8h às 11h e das 14h às 16h, com a documentação necessária. A lista dos chamados está disponível na página de concursos hospedada no site www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br.
23. Na manhã desta quinta-feira (18), às 9h30, o governador Jaques Wagner entrega as obras de duplicação da avenida Pinto de Aguiar. Com investimento de R$ 63 milhões, a nova via de 3,3 quilômetros conta com três faixas em cada sentido, sinalização horizontal completa, faixa preferencial para o transporte coletivo, além de passeios, ciclovia e paisagismo.
24. Pararam o Bahia Azul e Salvador é a 34ª em ranking saneamento.
25. Sobre o abandono do PT a Sérgio Gabrielli, Rui Costa entrou no time do não sabe de nada.
26. O uso seguido de mentiras no programa de Dilma está tendo efeito bumerangue. No inicio deu uma atropelada em Marina, mas, agora, o feitiço voltou contra o feiticeiro.
27. O que deseja mesmo a OAB/BA impedindo as blitz do IPVA? ficou parecendo uma ação contra a sociedade, contra aqueles que cumprem com suas obrigações em dia.
28. Sexo e as Negas da Rede Globo, muito legal. Não vi nada demais salvo o humor, a criatividade de Fallabela, mulheres belissimas e uma história bem brasileira. Ou melhor: mais carioca do que brasileira.
29. Em São Paulo há um governador retado.
30. Benfica 0x0 Zenit. Cadê o tal do Talisca?
31. Reub Celestino é um camarada sem meias palavras. Deixou a Prefeitura de Salvador na época de JH, deixou a Ebal e agora deixa o Bahia.
32. Teria sido forte a pressão junto ao TRE para deixar Hérzem Gusmão fora da eleição. Mas, ele conseguiu ficar dentro.
33. Diz-se que Macerlo Nilo ficou irado com um prefeito da região Nordeste do Estado que aderiu a Souto.
34. Em Novo Triunfo, prefeito diz que Rui ganha fácil.
35. Em Alagoinhas, Paulo Azi diz que dá Souto.
36. Melhora o estado de saúde de Chocolate da Bahia internado no Cárdio Pulmonar. O "velho" e querido Chocó quase embarca.
37. O Lobisomem de Serrinha está de queixo caido com o homem múmia de Poções.
38. E Sêo Barriga hem! Ninguém encontra o "home" para dar um palpite sobre as eleições. Estaria em cima do muro.
39. Sebastião Nery é que tá certo. A política é como nuvem. Aécio tava caído na Bahia até a divulgação do Ibope e chega a Ilhéus/Itabuna com outra nuvem depois que o Ibope lhe deu 19%.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>