Miudinhas
Tasso Franco
10/09/2014 às
10:16
IBOPE: CAMPANHA na Bahia se polariza entre Souto x Rui, p/Tasso Franco
Lidice da Mata cai para 6% e está praticamente fora da disputa
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A pesquisa Ibope/Rede Bahia divulgada na noite desta quarta-feira, 10, aponta que o ex-governador Paulo Souto, com 46% das intenções de votos seria eleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje. O candidato do PT atingiu 24% das intenções de votos, subindo 9 pontos em relação a pesquisa anterior; e a senadora Lidice da Mata obteve 6%, caindo 3 pontos percentuais. O número de brancos/nulos caiu de 18% para 11%; e o de indecisos de 14% para 11%.
2. Pelos números apresentados pelo Ibope não houve substanciais alterações no quadro que já se conhece na Bahia, pelo menos até agora, faltando ainda 24 dias para as eleições. A arrancada de Rui Costa prevista pelo governador Wagner com duas semanas de programas eleitorais se efetivou em parte. Como faltam apenas 24 dias para o pleito, isso dificilmente acontecerá de forma mais expressiva porque Paulo Souto vem mantendo em tendência de crescimento de 42% (23/julho) para 44% (27/agosto) e agora 46%.
3. Veja que as curvas de Rui e Souto são ascendentes, Rui saltando de 8% na inicial de 23/julho para os atuais 24%, número ainda aquém da base eleitoral de sua coligação e do PT (estimada em 30%) e Souto crescendo em menor percentual porque já largou com uma base muito alta (42%) acima do que norlamente tem o seu grupo político, agora reforçado pelo PMDB e PSDB.´
4. É provável, ainda, que Rui esteja conquistando uma parcela do eleitorado da senadora Lidice da Mata, a qual até pouco tempo integrava a coligação petista, e que desidratou sua performance em 5 pontos percentuais caindo de 11% para 6%. Na cabeça do eleitorado, já que Lidice não está agregando o fenômeno Marina e a campanha vai se polarizando entre Souto x Rui é natural que isso aconteça.
5. No plano nacional isso também está ocorrendo na medida em que Aécio Neves (PSDB) deixou de ser competitivo e a campanha se polarizou entre Dilma x Marina, uma parte do eleitorado tucano que não vota no PT de jeito algum migrou para Marina. Na Bahia, da mesma forma, a maior parte do eleitorado de Lídice não vota em Souto e teria migrado para Rui.
6. Outro detalhe importante a ser analisado é a queda dos brancos/nulos de 18% para 11%; e dos indecisos de 17% para 11%. Isso significa dizer que, quem foi já foi; e salvo em relação aos indecisos que podem ser direcionados para um ou outro candidato; o de brancos/nulos já bateu no teto.
7. A ascensão de Rui se deve ao grande esforço e os investimentos que estão sendo feitos em sua campanha, é o candidato que mais arrecadou recursos no país entre os candidatos a governador, a ajuda substancial da presença do governador Wagner que tem uma avaliação positiva do seu governo em 33%, da recuperação da presidente Dilma Rousseff frente a Marina e da ajuda de Lula.
8. Ao contrário da campanha de Souto, onde está havendo uma grande quantidade de novas adesões de politicos e lideranças do interior, a campanha de Rui a essa altura dos acontecimentos está se valendo mais do marketing do que da politica. E isso em politica não é salutar. Veja que, somente hoje, Souto recebeu apoios dos dois grupos politicos de Cansanção e de mais 6 municipios. Já falei isso aqui: parece (com as devidas proporções) com a campanha de Waldir, em 1986.
9. Por fim, segundo o Ibope, a senadora Lidice da Mata dificilmente teria mais como se recuperar, não está conseguindo captar o fenômeno Marina para sí, uma vez que as campanhas estaduais estão dissociadas das nacionais, e tende a sofrer ainda mais porque a campanha se polarizou entre Souto e Rui.
*******
10. O vereador Geraldo Júnior (SDD), participou inauguração da nova sede da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em Salvador. Ele já foi chefe da Unidade Jurídica de Consultoria e Contratação da Desenbahia e parabenizou o presidente do órgão, Vitor Lopes, pelo trabalho desenvolvido, pela qualidade dos novos equipamentos e pela ampliação na estrutura, melhorando o atendimento aos clientes.
11. “Mais um importante passo no crescimento e desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. É uma agência que trabalha para gerar emprego e renda por meio de financiamentos, e tem tudo para crescer cada vez mais”, disse.
12. Leandro Guerrilha (PSL) destacou a importância do programa “Primeiro Passo”, cujas inscrições foram abertas na última segunda-feira, 8. Segundo ele trata-se de uma medida que garantirá uma primeira infância melhor às crianças em idade de creche e pré-escola, com um apoio financeiro da prefeitura de R$ 50 por mês, para as quais ainda não haja vagas disponíveis na rede pública de ensino e escolas conveniadas.
13. “E para quem conhece de perto a realidade das famílias mais carentes, onde não apenas os menores são prejudicados pela falta de acesso à educação, como inúmeras mães deixam de trabalhar pela ausência de espaços públicos adequados para deixar seus filhos, sabe que o “Primeiro Passo” será de extrema relevância”, frisou, complementando que: “toda vez que um programa surge para beneficiar às famílias tem meu apoio e fiscalização, pois precisam cada vez mais de políticas públicas que as tornem melhor, mais dignas”.
14. O candidato a deputado estadual Heber Santana (PSC) está preocupado com o desempenho da Bahia na educação, diante dos números divulgados na última sexta-feira, 5, pelo Ministério da Educação (MEC). O estado é um dos 13 onde o desempenho do Ideb caiu de 2011 a 2013. O índice baiano em 2013 foi de 3,0, contra 3,2 em 2011, abaixo, pois, da meta estipulada de 3,5.
15. “Lutamos por uma educação de mais qualidade para as nossas crianças e adolescentes. Sabemos que a educação é a base para a minimização e até eliminação de outras situações que afligem os cidadãos, como a violência e falta de preparo técnico para o mercado de trabalho. Essa é mais uma das nossas bandeiras. Por isso temos que aumentar esses números”, diz o socialista cristão.
16. Dando continuidade à série de certificações de qualificação profissional realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Programa Qualifica Bahia vai realizar, até sábado (13), a certificação de 120 educandos qualificados pelo programa.
17. Nesta quinta-feira (11), as certificações acontecem nos municípios de Iguaí, Tremedal e Salvador. Na capital, a solenidade será realizada às 14h, no Centro Social Urbano (CSU) da Liberdade. Na sexta-feira (12), as certificações serão nos municípios de Iguaí e Tremedal. No sábado (13) é a vez do município de Cordeiros.
18. Entre os dias 04 e 30 de setembro, a Perini promove o Festival de Pães Franceses e Delícias Salgadas com delícias e quitutes especiais. Quem não dispensa os deliciosos salgados e variados tipos de pães fabricados pela Perini, vai querer aproveitar essas receitas.
19. As cerca de mil famílias que já agendaram inscrição para o Projeto Primeiro Passo serão atendidas até a próxima sexta-feira (12) pela Prefeitura do Salvador. A operação foi iniciada na última segunda-feira (08) e os beneficiados devem agendar a inscrição pelo telefone 156, presencialmente nos postos de atendimento (ver relação abaixo) ou a qualquer momento pelo site www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br. As inscrições estão sendo realizadas nas seis Prefeituras-Bairro e em quatro unidades escolares da rede municipal de ensino.
20. O agendamento pelo telefone 156 é realizado de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h. Nos postos de atendimento, também de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. No site, o procedimento pode ser realizado a qualquer momento.
21. Após o agendamento, é necessário comparecer ao posto de atendimento no local, data e turno agendado para realizar a inscrição levando documento de identificação original do responsável, certidão de nascimento ou RG dos seus dependentes em idade de creche e pré-escola, além de um comprovante de residência, preferencialmente da Coelba ou Embasa. A previsão é que 48 mil crianças de 0 a 5 anos sejam atendidas.
22. “Posso garantir que o metrô de Salvador terá 41 quilômetros já no segundo semestre de 2017”, declarou Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, ao falar dos projetos que constam em seu plano de governo tendo como objeto a capital baiana, antes de dar início a mais uma Caminhada 13, desta vez percorrendo o trecho entre o Campo Grande e o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador.
23. Em meio à grande animação que marcou a caminhada, Rui ainda observou que nenhum governo investiu tanto na melhoria da mobilidade urbana quanto o governador Jaques Wagner, com um investimento em obras que supera a casa dos R$ 8 bilhões, mas assegurou que seu propósito é fazer uma administração ainda melhor, “para construirmos uma Bahia moderna, desenvolvida e mais justa para todos os baianos”.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>