Miudinhas
Tasso Franco
07/09/2014 às
13:37
Oposição classifica Mensalão 2 caso Petrobras e chega forte a eleição
Foi dado o pontapé inicial para a regulamentação da Lei Municipal do Patrimônio Cultural (nº 8550/2014), de Salkvador
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A semana política vai começar sob forte pressão diante das afirmações do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, no encaminhamento da delação premiada envolvendo representantes do governo da presidente Dilma Rousseff e politicos de sua base aliada, no chamado caso Petrobras, empresa que teria sofrido um baque de R$10 bilhões em possíveis falcatruas. Há, em veja, citações sobre Eduardo Campos.
2. O governo federal, através do seu porta-voz o ministro Gilberto Carvalho entende que esse fato não respingará no governo nem nas eleições. Já integrantes do PSDB e do DEM afirmam que se trata de um "Mensalão 2" e o líder do partido na Câmara, deputado Antônio Imbassahy, destaca que a presidente já tem um "mensalão que pode chamar de seu".
3. O fato é grave. O governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto falaram sobre o assunto antes do desfile ao 7 de Setembro. Wagner disse que o melhor é aguardar as investigações para se verificar o que, na realidade, aconteceu. ACM Neto destacou que o Brasil está é diante de um "Mensalão 2", adjetivação cunhada por seu partido para diferenciar do "Mensalão" já julgado pelo STF e que levou vários governistas para a cadeia.
4. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou neste domingo (7) que o vazamento de informações da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa é uma tentativa de "mudar o rumo" da campanha eleitoral. Na visão do auxiliar da presidente Dilma Rousseff, as denúncias que envolvem políticos da base governista não serão capazes de interferir no "destino da eleição".
5. "Acho que estão tentando usar essa delação premiada [de Paulo Roberto Costa], a notícia parcial de vazamento não confiável, para tentar, um pouco no desespero, mudar o rumo da campanha. Vazamento sempre é condenável, porque pode ter sido por advogado de réu para proteger algum réu e prejudicar outro", disse Carvalho ao final do desfile cívico-militar que celebrou, em Brasília, os 192 anos da proclamação da Independência.
6. Sobre a citação ao ex-governador de Pernambuco, a senadora Lidice da Mata disse em Juazeiro que estão querendo matar Eduardo Campos duas vezes, referindo-se a um suposto envolvimento do falecido político pernambucano.
7. "Estão querendo matar Eduardo duas vezes, em uma tentativa de influenciar negativamente a campanha de Marina Silva, mas isso não vai funcionar", assegurou.
8. O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, criticou, neste domingo (07), em São Gonçalo (RJ), a existência de uma organização criminosa em funcionamento dentro da Petrobras e defendeu a apuração rigorosa das denúncias de corrupção apresentadas pelo ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa.
9. "Eu não condeno previamente ninguém. Mas existia, segundo o diretor mais importante da Petrobras, uma organização criminosa funcionando dentro dela durante todo esse período de governo. Isso para a Polícia Federal é um fato inquestionável."
10. Aécio afirmou que a Petrobras sempre recebeu "uma atenção muito próxima" da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff. Para ele, agora Dilma deve explicações ao país. "Não dá para dizer que ela não sabia de nada."
11. As afirmações foram feitas em entrevista coletiva após visitar o Ministério Flordelis, igreja evangélica sediada em São Gonçalo (RJ). O candidato disse que as denúncias devem ser recebidas com cautela, mas defendeu apuração rigorosa e lembrou as dificuldades iniciais de instalação da CPMI da Petrobras.
12. "Eu liderei no Congresso Nacional toda a movimentação para a instalação da CPMI", disse. "O que queremos é que a CPMI volte a chamar o senhor Paulo Roberto para que ele diga de forma mais clara como funcionava esse esquema."
*********************
13. O governador Jaques Wagner recebeu, durante as comemorações pela Independência do Brasil, no Campo Grande, uma comissão do grupo de aprovados no concurso da Polícia Civil da Bahia para os cargos de delegado, escrivão e agente.
14. Os representantes pediram ao governador um curso único de formação, enquanto uma decisão judicial impede a convocação dos aprovados. Ele garantiu ao grupo que avaliará, junto à Secretaria de Administração do Estado (Saeb), a possibilidade da realização do curso. Primeiramente, temos que ver a viabilidade e o nosso espaço orçamentário. Temos interesse em atendê-los, mas temos uma cota destinada à contratação de policiais, explicou Wagner.
15. TV Record Bahia: O Bahia no Ar foi líder dia 03/09/2014 (quarta-feira), em sua faixa horária de exibição, alcançando 8,2 pontos de audiência. As emissoras concorrentes registraram os seguintes índices na mesma faixa horária do programa: emissora ‘A’ – 7,7 pontos de audiência, emissora ‘C’ – 1,5 pontos de audiência e emissora ‘D’ - 1,4 pontos de audiência.
16. O jornalístico que já vice-líder ficou 447% à frente da emissora C e segue rumo a liderança.
O Bahia no Ar é exibido de segunda a sexta, das 07h30 às 08h45. Dados consolidados, sendo considerado o patamar de audiência com uma casa decimal. FONTE:IBOPE MEDIA WORKSTATION – DADOS DOMICILARES – MÉDIA DIA 03/09/14– GDE SALVADOR.
17. (CAMAÇARI): Nesta madrugada deste domingo (07), policiais militares do 12º BPM prenderam Gabriel Oliveira Chagas, 19 anos, e apreenderam A. S. S F., 17 anos, participantes do homicídio de Bárbara Marques da Silva, 26 anos e da tentativa de homicídio de sua filha de um ano Jessica Alves de Araújo. Com os mesmos foram encontrados dois revólveres, um de cal. 38 com dez munições e um de calibre. 32 com 06 munições, todas intactas, além de três dolões de maconha e dois celulares.
18. A Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) e o Setor de Missões Especiais (SME) iniciaram às buscas após o homicídio, ocorrido por volta das 19h50min de sábado (6), na Avenida Florestal, Parque Florestal, em Camaçari, realizando a prisão às 2h da madrugada de domingo (7).
19. Os envolvidos e todo material apreendido foram apresentados na delegacia de polícia local. Os acusados ainda informaram a participação no crime de outro elemento de prenome Péricles, que está sendo procurado.
20. O aeroporto de Feira de Santana recebe, na próxima quarta-feira (10), o primeiro voo inaugural, e no dia 28/09, começa a operação comercial, com voos da empresa Azul. “Essa é uma grande notícia para a aviação regional da Bahia, que conseguimos reestruturar a infraestrutura e atrair novos voos”, comemorou o candidato ao Senado Otto Alencar (PSD), pela “Coligação Pra Bahia Mudar Mais.
21. Otto ainda lembrou que quando assumiu a secretaria de Infraestrutura em 2011, o aeroporto de Feira de Santana já estava fechado há anos devido o descaso com a população do governo Paulo Souto. “Sabe quem disse isso? O ex-secretário de Infraestrutura, Batista Neves, que foi indicado por Geddel, falou que os equipamentos do aeroporto de Feira foram retirados daqui e levados para Ilhéus”, afirmou.
22. (POLITICOS DO SUL DA BAHIA): O secretário de saúde de Itabuna, Eric Etinger, tem declarado que a sua pasta está sem recurso, por conta disso teve que diminuir as cotas de exames e procedimentos em clinicas e laboratórios. Isso causou uma crise na saúde pública municipal, com protestos em posto de saúde e clinicas e laboratórios suspendendo o atendimento do SUS.
23. Mas nesta semana foi publicado no diário oficial do municipal o resultado de uma proposta de preço da secretaria de saúde. Na qual a empresa vencedora foi a Cristiano Sampaio, cujo valor é de R$ 374.462.02 (trezentos e setenta e quatro mil e quatrocentos e sessenta e dois reais e dois centavos).
24. O contrato é para aquisição de chaveiros e confecção de carimbos para a secretaria de saúde. Pelo valor fica evidente que a pasta não falta dinheiro.
25. A “Praça da Prefeitura” no município de Irecê, no semiárido baiano, lotou para receber a chapa majoritária do PT, encabeçada por Rui Costa, e que tem Otto Alencar como postulante ao Senado. Valmir Assunção (federal) e Mário Jacó (estadual) realizaram encontros com lideranças políticas no comitê de campanha na cidade e debateram novas propostas para a região antes do grande comício.
26. De acordo com Valmir, entre as novas ações está um projeto de lei apresentado esta semana na Câmara Federal, que pede para que 50% do crédito rural seja destinado para a produção de alimentos, e não apenas para a monocultura do eucalipto.
27. O Clube de Desconto acaba de fechar nova parceria em benefício dos servidores públicos estaduais. A Casa das Rosas, floricultura que funciona no bairro de Brotas, em Salvador, oferece 10% de abatimento sobre o valor dos produtos, para compras realizadas na loja ou pelo televendas (3492-5169 / 3356-1889 / 3356-1803). Para usufruir do benefício basta apresentar o último contracheque juntamente com a carteira de identidade ou crachá funcional.
28. Localizado no Florestal Shopping, que funciona na Rua Waldemar Falcão, nº 134, a floricultura trabalha com a confecção de buquês tradicionais e de noivas, corbelhas e arranjos de flores. A Casa de Flores também oferece o serviço de decoração para salões de festas, casamentos, formaturas, entre outros eventos.
29. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h. O pagamento pode ser feito em todos os cartões, exceto Hipercard, ou via transferência bancária. Para moradores de Brotas, o frete é gratuito. Mais informações pelos telefones (71) 3492-5169 / 3356-1889 ou no www.casadasrosas.com.br. O benefício não se estende a compras feitas pelo site.
30. Foi dado o pontapé inicial para a regulamentação da Lei Municipal do Patrimônio Cultural (nº 8550/2014). Em reunião realizada ontem (4) no Espaço Cultural da Barroquinha, o Comitê Consultivo do Patrimônio Cultural, dirigido pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, iniciou as discussões voltadas às ações da Prefeitura para a preservação dos bens culturais de interesse público em Salvador.
31. Participaram da reunião os conselheiros Luis Antônio de Souza, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Arany Santana, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult); André Fraga, da Secretaria Municipal da Cidade Sustentável (Secis); Carlos Amorim, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Lucy Caldas, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac); Paulo Damasceno, da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) e Ernesto Carvalho, representando o conselheiro Nivaldo Andrade, do Instituto dos Arquitetos da Bahia.
32. A preservação do patrimônio é uma demanda histórica da população de Salvador e configura uma área estratégica para a política cultural desenvolvida pela FGM. “Estamos empenhados em buscar as melhores estratégias para aplicação da Lei Municipal do Patrimônio, buscando valorizar e conservar a grande riqueza cultural da cidade”, afirmou Fernando Guerreiro.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>