Miudinhas
Tasso Franco
24/08/2014 às
18:21
BARRA reinaugura com muita alegria mas a história ficou de fora (TF)
É isso...faltou informações históricas (cultura) na renauguração da Barra. Prefeitura também deve acabar com essa ideia de chamar a Barra de Nova Barra. Vai chamar São Tomé de Novo São Tomé?
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Duas observações sobre as obras de requalificação da orla da Barra e ruas transversais. A primeira delas diz respeito ao epíteto utilizado pela Prefeitura chamando a Barra de Nova Barra, o que é completamente descabido, pois, se há um local da cidade pleno de história é a Barra. Daí que não cabe essa denomonação.
2. Quando ACM iniciou a recuperação do Centro Histórico na mancha matriz do Pelourinho o governo do Estado, na época (década de 1990), manteve o nome de Centro Histórico (trocado pelo governo Wagner para Centro Antigo) e Pelourinho continuou sendo chamado de Pelourinho. Nada de novo Pelourinho, ou novo Centro Histórico.
3. O mesmo pode se dizer da Barra. Obras de reaqualificação de um local não devem mudar sua denominação. No governo Imbassahy na Prefeitura fei feita uma requalificação do Campo Grande, com gradil de Carybé e tudo mais, e até hoje, recentemente reformado, continua sendo o Campo Grande, outro lugar com grande história na cidade.
4. A outra questão é que a PMS se esqueceu da parte cultural na inauguração das obras da Barra. Teve gastronomia, capoeira, passeio de bike, brincadeiras para crianças, roda gigante, shows musiciais, porém, faltou algo sobre a história do local. Um esquecimento, talvez, da Fundação Gregório de Mattos. Imperdoável, até porque é um lugar especial.
5. Foi na Barra que chegou a primeira expedição exploratória do Brasil com Gonçalo Coelho e Américo Vespúcio, em novembro de 1501, daí o nome da Baía de Todos os Santos, pois, no calendário gregoriano é o dia de todos os santos. Foi na Barra que aportou Diogo Álvares, o Caramuru, em 1509, e fundou a primeira capela da cidade, no altiplano da Graça.
6. Foi na Barra que se instalou a Capitania Hereditária com Gramatão Teles e Francisco Pereira Coutinho, a partir de 1534, fundando-se a Vila Velha, o primeiro núcleo urbano da futura cidade do Salvador.
7. Foi na Barra que aportou a armada de Tomé de Souza, em 1549, para implantar a cidade do Salvador. Tem muito mais: a chega da tropa do general holandês Van Dorth para tomar a cidade, nos anos 1600, e muito mais história.
8. Daí que merecia algo que a população fosse informada desses fatos. Mas, sabem como é!, a cultura sempre fica lá na cozinha, no último lugar.
****************
9. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, vai encaminhar, no início desta semana, requerimento de convocação do engenheiro e ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, para depor na CPI mista que apura irregularidades na estatal.
10. Eles esperam do engenheiro uma atuação diferente da apresentada na CPI do Senado, em julho, quando Costa negou a ocorrência de ilegalidades, como vem sendo constatado na empresa, resultado em prejuízos bilionários ao cofres públicos.
11. “Pode-se fazer auditoria por 50 anos na Petrobras, mas não vai se achar nada de ilegal. Porque não há nada ilegal na Petrobras”, afirmou ele ao ser ouvio por senadores governistas. A expectativa de Imbassahy deve-se ao fato de Paulo Roberto Costa estar negociando um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e com a Polícia Federal.
12. "Na primeira ocasião (na CPI do Senado), ele estava orientado pelo advogado a agir de uma certa forma. Agora, a orientação jurídica que ele receberá será outra, especialmente no caso de ele conseguir o acordo de delação premiada. E aí passa a ser prioridade para a CPI colher o depoimento dele”, disse o líder, afirmando que o objetivo é que o depoimento seja marcado o quanto antes.
13. Durante comício em sua cidade natal, Ruy Barbosa, na noite de sábado (23), o candidato ao Senado pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, Otto Alencar (PSD), afirmou a chapa da oposição não tem trabalhos na Chapada Diamantina que possam apresentar à população.
14. “Até a estrada que liga Itaberaba a Ipirá, que eles sempre colocaram borra de asfalto, nós tivemos que assumir e colocar asfalto de verdade. Foram 32 milhões de reais investidos, e recuperamos os 73 quilômetros”, falou Otto para delírio do público.
15. “O governador Jaques Wagner não faz o dever de casa. Não trabalha pelo fortalecimento da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). E o candidato petista à sua sucessão fica prometendo o que não é de sua responsabilidade, como a implantação de universidades federais. O povo cansou. O PT abusou de tanta mentira!”, comenta o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia.
16. Na Chapada Diamantina, neste domingo, acompanhando a chapa majoritária da oposição, liderada pelo candidato a governador, Paulo Souto, Aleluia não resistiu comentar a promessa feita pelo candidato petista, no último sábado (23), de implantação da Universidade Federal da Chapada.
17. “Por que será que ele não faz nenhuma promessa com relação à expansão e melhoria da Uneb? A melhor universidade brasileira é estadual, a Universidade de São Paulo (USP). Não é federal”.
18. A Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal de Projetos Especiais, realiza no dia 5 de setembro, a partir das 8h30, na Casa do Comércio, o 2º Fórum Salvador Vai de Bike. O evento, que tem o apoio da Fecomércio-BA, será aberto pelo prefeito ACM Neto.
19. Na segunda, 25 de agosto, quando se comemora o Dia do Feirante, o Sesc, em parceria com o Sindfeira (Sindicato dos Vendedores Ambulantes e dos Feirantes da Cidade do Salvador), realiza, na Feira de São Joaquim, a Feira de Saúde e Cidadania, com a promoção de diversos serviços gratuitos à comunidade, entre as 9h e 15h.
20. Pode ser votado esta semana, na Câmara Municipal de Salvador, em regime de urgência, o projeto de lei 121, que pretende desafetar e/ou alienar 62 imóveis públicos pertencentes ao município de Salvador(veja o mapa). A área compreende 587 mil metros quadrados, entre eles duas praças, um camping, áreas verdes e de proteção permanente.
21. Para a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a prefeitura deveria apresentar estudos técnicos para provar os espaços não possuem serventia ao público e discutir com a sociedade à venda de bens tão valiosos e importantes para o município antes de enviar o projeto para votação na Câmara.
22. “ Muitos dos bens em questão são de uso comum, como praias, parques e praças”, explica . Na Ação Civil Pública, que impetrou com o objetivo de impedir a tramitação urgente do projeto, a promotora de Justiça, de Habitação e Urbanismo de Salvador, Hortênsia Pinho alegou que " o município não precede a explicação da destinação futura do bem, ou do atrelamento do valor arrecadado a um fim social público claro, e ainda destinará 30% dos recursos, oriundos da alienação do bem público, à promoção da capitalização de empresa de capital misto".
23. Com o objetivo de tornar prioridade na agenda das cidades brasileiras o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, a Semana do Bebê, reconhecida nacionalmente e que conta com a parceria da União das Nações Unidas (Unicef), será realizada no município de Lauro de Freitas, entre segunda (25) e sexta-feira (29).
24. Durante a semana, serão discutidos temas como pré-natal de qualidade, benefícios do parto normal e humanizado, impacto da cesariana desnecessária, imunização, direitos da gestante e do bebê, aleitamento materno, cuidados com o bebê, responsabilidade paterna na criação do bebê, direito de brincar para desenvolve-se, acesso e qualidade da educação infantil, violência doméstica, estimulação e interação com o bebê.
25. A abertura do evento realizado pela prefeitura de Lauro de Freitas, com apoio do Governo do Estado, irá ocorrer às 10h30 da segunda-feira (25), no Ginásio de Esportes da cidade, com apresentação da Fanfarra Solange Coelho.
26. Antes, às 9h, está programada a apresentação do espetáculo Dona Baratinha, no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Tendo a cantora e apresentadora infantil Carla Perez como madrinha, a Semana do Bebê contará com cinco dias de atividades espalhadas na cidade, envolvendo palestras com juízes, conselheiros tutelares, especialistas, além de atendimento pediátrico, vacinação, atividades lúdicas e culturais, leitura e mostra de cinema, explanações e oficina sobre o meio ambiente.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>