Miudinhas
Tasso Franco
17/08/2014 às  11:55

O IMPONDERÁVEL, a emoção e o que muda nas campanhas com Marina Silva

As campanhas eleitorais passam a usar os meios de comunicação de massa a partir de terça-feira, 19. Veja o que vai mudar com a entrada de Marinha Silva no jogo.


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As eleições presidenciais 2014 vão ser disputadas sob o signo do imponderável. Ninguém trabalhava com a hipótese da morte de um dos candidatos e que acontecesse uma comoção dessa natureza bastante difundida pela midia. 

   2. Se Eduardo Campos até a última entrevista no JN na terça-feira, menos de 24 horas do trágico acidente que o vitimou em Santos, era um nome pouco conhecido do eleitorado como um todo no país, passou a ser um ícone da campanha e se tornou nacional após esses atos que aconteceram em Recife, e esse caldo de cultura emotivo será levado à campanha.

   3. Ninguém tem dúvida disso tanto que os candidatos que disputavam com ele o pleito vão homenageá-lo no primeiro programa de TV que vai ao ar na terça-feira, 19, e todos estiveram em Recife prestando condolências à familia do ex-governador e participando de atos religiosos. 

    4. Em especial, até por ser a herdeira de Eduardo na chapaa, Marina Silva teve um lugar destacado embora se mantivesse sempre discreta como aliás, recomendava a ocasião.

   5. Sabe-se, no entanto, que a densidade eleitoral de Marina era (e é) superior a de Eduardo e tem um discurso muito mais entendível, o que se chama na linguagem popular de direto, franco, contra Dilma e o PT; e também conta Aécio e o PSDB. 

   6. Se Campos se dava bem com Aécio e houve até um momento em sua campanha que ele tentou se afastar dessa relação, até para o eleitor entender que eram duas propostas diferenciadas em jogo, com Marina não tem conversa, ainda que o PSB esteja alinhado com Geraldo Alckmin na indicação do seu vice, em SP; e com o PT de Lindenberg Farias com a candidatura ao Senado de Romário, no Rio de Janeiro.

   7. Marina já disse que vai seguir os compromissos do PSB, mas, ninguém saberia dizer como seria isso. Com Campos, o PSB do seu avô Miguel Arraes e outros nomes históricos, o candidato a presidente estava à frente do partido, mais moderno do que os ideias do partido isso desde que foi governador de Pernambuco. 

   8. Ele era um conciliador e sabia manobrar em todos os sentidos, sem perder a ternura e o ideário do partido. A questão que se impõe agora é saber se o PSB vai ficar refém de Marina ou vice-versa.

   9. Ora, Marina, pelo que se conhece de outras campanhas passadas, tem uma personalidade fortissima e leva vantagem diante Campos porque tem uma densidade eleitoral própria, haja vista os 20 milhões de votos da campanha passada que obteve com apoio das redes sociais. 

   10. Há, ademais, de acordo com as pesquisas, 1/3 do eleitorado que não iria votar ou brancos/nulos e não sabem e esse contingente pode se inserir de novo no processo político diante dessa parte emotiva que vai se revestir a campanha e da presença de Marina.

    11. 6. No plano politicos os ajustes deverão ser feitos em todos os partidos e candidatos, salvo naqueles que estão apenas participando e não competindo. 

   12. Também de acordo com as pesquisas há, entre os brasileiros, um desejo de Mudança e uma alta rejeição a Dilma, ainda que ela lidere as intenções de votos e seja a favorita no pleito, pois, até então, nem Aécio; nem Campos tinham conseguido encaixar um discurso que se tornassem a cara da mudança, tanto que Aécio vem patinando entre 22% e 23%; e Campos entre 9% e 11%. 

   13. Pode ser que, com Marina, a população enxerge nela essa cara da mudança.

   14. Evidente que o jogo não está zerado como dizem alguns analistas mais apressados porque Dilma tem seu potencial de votos com o PT e Aécio também. Daí que se imagina que ambos deverão seguir as estratégias que traçaram na inicial. Dilma mostrando o que fez (ela e o PT) pelo Brasil e Aécio por Minas. 

   15. No decorrer do processo, se o lado emotivo for abraçado pelos brasileiros, aí vão ter que mexer em suas estratégias, não de forma radical, mas, também, participando do jogo da emoção. Na primeira campanha de Lula, com Duda Mendonça à frente do marketing, houve muito isso e Lula se deu bem.

   16. De toda sorte, entra-se na fase decisiva da campanha o horário eleitoral, os debates e o último mês com esses novos componentes. Evidente que, na eleição estadual da Bahia, esse fator também está em jogo e que ninguém despreze a senadora Lidice da Mata nem fique pisando em seus calos.
                                                                    ****
   17. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) convoca toda comunidade cultural para o cadastramento de eleitores e candidatos do processo de eleição dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. 

   18. As inscrições poderão ser feitas através de sistema disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br), entre os dias 19 de agosto e 20 de setembro de 2014. 

   19. Os novos colegiados, dez ao total, vão representar os setores de: Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio. Em parceria com a sociedade civil, estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (SUPROCULT), unidades da SecultBA.

   20. Nesta segunda, 18, acontece audiência de conciliação entre ABM x Bradesco Seguros para tartar da suspensão do atendimento por parte dos médicos baianos de clientes ligados ao Plano de Saúde Bradesco. Isso já dura um tempão com enorme prejuizo aos clientes.

   21. Como perguntar não ofende, Por que será que toda semana o deputado Tony Brito sai na coluna 7 Dias de A Tarde?

   22. Felipão venceu a primeira com Grêmio 2x0 Criciuma.

   23. (FEIRA): Moradores de nove casas da Rua dos Expedicionários, no bairro Pedra do Descanso, passaram a contar essa semana com uma nova rede de esgotamento sanitário, posicionada na rua ao fundo dos imóveis e implantada pela Embasa. 

   24. Antes, os moradores utilizavam indevidamente uma rede de drenagem de água de chuva, operada pela prefeitura, para escoamento do esgoto doméstico. Recentemente, uma obstrução dessa rede resultou em retorno de esgoto para dentro das casas.

   25. Segundo o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, a Rua dos Expedicionários já possuía rede de esgotamento sanitário, mas alguns moradores não fizeram as ligações porque suas casas ficam bem abaixo do nível da rua e acabaram utilizando como solução a rede de drenagem pluvial.

    26.. O projeto Bairro Empreendedor promoveua oficina Sei Empreender para microempreendedores de Arembepe. A capacitação foi ministrada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

   26. A iniciativa aconteceu no CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil) Alma Mirim. O projeto Bairro Empreendedor tem como principal objetivo o fortalecimento e desenvolvimento dos empresários do Município, através de capacitações e serviço de consultoria.

   27. O PROCON-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), divulgou lista de agências bancárias que abusam dos clientes:

   28. Durante a ação, foram verificados pelos fiscais do Órgão os seguintes aspectos: cumprimento do tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa das agências bancárias, conforme se trate de dias normais; monitoramento de câmeras no setor de atendimento dos caixas eletrônicos; disponibilização de seguranças (no mínimo dois) nas áreas de atendimento 24 horas; disponibilização de caixas exclusivos para atendimento preferencial, tanto no auto-atendimento como no interior da agência; uso de aparelho celular no interior da agência; instalação de divisórias opacas nos caixas de atendimento; descumprimento das demais normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e legislação correlata.

   29. Ao longo da operação, que teve início no dia 11 de agosto, foram fiscalizadas 25 agências bancárias. Destas, 11 agências foram autuadas. São elas: Banco Bradesco, localizado no bairro da Calçada, pela irregularidade de descumprir o tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa; 

   30. Banco do Brasil, localizado no bairro de Mares, pela irregularidade de descumprir o tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa; o Banco do Brasil, localizado no bairro da Graça, pela irregularidade de descumprir o tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa; 

   31.  Banco Bradesco, localizado no largo Dois de Julho, pela irregularidade de descumprir o tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa; e o Banco do Brasil, localizado no Município de Lauro de Freitas, pela irregularidade de descumprir o tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa; 

   32. Banco Bradesco, localizado no Shopping Litoral Norte, no Município de Lauro de Freitas, pelas irregularidades de indisponibilidade de caixa de autoatendimento preferencial para pessoas com necessidades especiais e descumprimento do tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa; 

   33. Banco Bradesco, localizado no bairro da Pituba, pelas irregularidades de indisponibilidade de caixa de autoatendimento e de acessibilidade (piso tátil) destinados aos portadores de necessidades especiais;  

   34.  Banco Itaú, localizado do bairro da Pituba, pelas irregularidades de indisponibilidade de caixa adaptado para o atendimento a deficientes físicos e de caixa de autoatendimento sinalizado para o atendimento prioritário; o Banco Itaú, localizado no bairro da Piedade, pelas irregularidades de descumprimento do tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa e de ausência de sinalização de caixa para atendimento prioritário no setor de autoatendimento; 

   35. Caixa Econômica Federal, localizada no Shopping Barra, pelas irregularidades de descumprimento do tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em local visível e de fácil acesso no estabelecimento; 

   36. Caixa Econômica Federal, localizada no bairro do Comércio, pelas irregularidades de ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em local visível e de fácil acesso no estabelecimento, ausência de sinalização de caixa para atendimento prioritário no setor de autoatendimento e de caixas e ausência de acessibilidade (piso tátil) destinados aos portadores de necessidades especiais.
 37. (SALVADOR): O programa Eu Curto Meu Passeio já notificou mais de três mil proprietários de imóveis para que recuperem as suas calçadas. A ação teve como resultado a requalificação de mais de 20 km de passeios particulares e outros 11,3 km de passeios públicos, executados pela administração municipal, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

    38. Fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) já percorreram cerca de 70 ruas da cidade, notificando proprietários de imóveis nos bairros da Pituba, Brotas, Horto Florestal, Itaigara, Cabula, Pernambués, Iguatemi, Caminho das Árvores, Mares, Bonfim, Calçada, Roma, Federação, Barra, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Ondina, Rio Vermelho e Graça.

    39. Lançado no dia 21 de janeiro, o programa visa adequar as calçadas de acordo com os padrões de mobilidade e acessibilidade. “Esse é um trabalho de extrema importância para a cidade, que ganhará melhores condições de mobilidade para pessoas que fazem suas viagens cotidianas a pé. Além disso, a adequação dos passeios trará autonomia para os portadores de mobilidade reduzida”, afirma Silvio Pinheiro, superintendente da Sucom.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>