Miudinhas
Tasso Franco
12/07/2014 às  11:12

SELEÇÃO BRASILEIRA desmoraliza história de 100 anos do futebol no país

Felipão foi desmoralizado pelos jogadores reservas no desespero do jogo contra a Holanda, os quais aturaram como auxiliares técnicos desprezando o treinador.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O inacreditável futebol clube marcou a passagem da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo. A defesa do time tomou 10 gols nas duas últimas partidas, 7 contra a Alemanha e 3 contra a Holanda. E só não foram mais porque os atletas desses dois países vencedores tiraram o pé do acelerador como se diz no futebol, e apenas jogaram para o gasto nos segundos tempos. Senão seria pior ainda.

   2. Agora, nem adianta ficar culpando esse ou aquele jogador ou dirigente. É a derrota de um grupo, da comissão técnica, da CBF e dos jogadores, e até de parte da midia esportiva que sempre colocou o Brasil como quase imbatível, salvo exceções. Tostão, que é um dos mais respeitados comentaristas dessa trupe, hoje, em sua coluna fez a mea culpa. Teria exagerado e sido iludido.

   3. Essa Copa, pior do que a de 1950, entra para a história como a pior que a seleção já fez. Vai ser uma marca dificil de ser superada diante de tanta história de qualidade de campeões do mundo por 5 vezes. Recomeçar do zero. Trabalhar duro, como diz Murici na propaganda do Sebrae, "senão a bola pune". E como puniu nesta Copa. Ao invés de darmos show de bola, tomamos show de bola.

   4. A Copa vai respingar na apresidente Dilma Rousseff por ser a dirigente máxima do país e em determinados momentos quis tirar lasquinhas da competição. Pagará seu preço. Há de se dizer que foi uma grande Copa nos estádios de futebol, na recepção da população brasileira, no apoio da torcida à sua seleção. Isso, sem dúvida, apesar do superfaturamento de projetos dos estádios.

   5. Veja que no último jogo do Brasil contra a Holanda, a torcida foi ao Mané Garrincha, em Brasília, e apoiou o time quase até o final. Cantou o hino nacional, aplaudiu, incentivou mesmo tomando um gol logo aos 2 minutos de jogo e vendo que o time estava tonto em campo, mas, foi assim. Só vaiu no final, aos 45 minutos do segundo tempo, quando a Holanda fez o terceiro gol. Vaias mais do que merecidas.

   6. E o torcedor brasileiro soube aplaudir o time holandês que deu uma volta olimpica em campo. O capitão Van Persie ofertou a braçadeira de capitão a um torcedor holandês simbolo que esteve em todos os jogos da Holanda. Um gestou muito bonito e que só fez engrandecer ainda mais os Oranges.

   7. Para o Brasil, não há o que contemporizar. Se Felipão tiver algum bom senso pede seu afastamento da seleção hoje mesmo, como fez Prandelli, o técnico da Itália quando sua equipe foi desclassificada. Felipão foi um desastre. Salvo como garoto propaganda de várias empresas. Deve sair desta Copa milionário. Paciência. Como técnico nota 10. Levou a seleção brasileira, em sua história, a maior humilhação de todos os tempos.

   8. Na partida contra a Holanda, hoje, a comissão técnica foi substituida pelos reservas sendo técnicos Neymar, Marcelo, Daniel, Hulck. Nunca se viu isso no futebol brasileiro, nem no tempo de Feola, o qual o folclore esportivo dizia que ele cochilava no jogo e deixava Pelé e Garrincha jogarem. Só que, naquela época havia craques.
                                                                ************
   9. O presidente do PMDB de Salvador, deputado estadual Bruno Reis, afirmou hoje (12) que, ao eleger um representante do setor para ser porta-voz no caso da licitação do transporte público da cidade, o governo baiano demonstra que está a serviço dos empresários na guerra travada contra a gestão do prefeito ACM Neto. 

  9. "O senhor Manuel Ribeiro, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, escolhido para atacar a Prefeitura para tentar inviabilizar a licitação que vai melhorar a qualidade do transporte, era funcionário do Setps, sindicato patronal dos empresários de ônibus. Ele era gestor da operação consorciada das atuais empresas que operam o sistema. Por isso, defende um modelo de licitação que é melhor para os empresários, e não para a cidade", salientou o peemedebista.

   10. "As posições do senhor Manuel Ribeiro dependem de quem assina a carteira de trabalho dele", provocou o parlamentar. "Agora, como secretário estadual, ele ressurge defendendo que os futuros concessionários que ganharem a licitação não paguem ao município a outorga pelo direito de explorar o serviço", acrescentou o parlamentar.

   11. Em nota distribuída à imprensa, o secretário criticou a Prefeitura por utilizar como opção na licitação a outorga, que seria mais onerosa para os empresários. Ele defendeu a licitação por menor preço.  "Cabe perguntar: quais interesses ele defende? Da população que sofre com um sistema de ônibus de péssima qualidade que será beneficiada pela população ou dos empresários que podem vir a vencer a licitação e certamente gostariam de não pagar pela outorga?", questionou o deputado.

   12. O prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado acompanhou a operação tapa buracos, com a equipe do Derba e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na estrada que liga a Sede de Santo Amaro ao Distrito de Pedras. 

   13. Serão ao todo, seis quilômetros de trechos recuperados. Levantamento topográfico e sondagem dos pontos de deslizamento foram verificados por técnicos e professores da UFBA que são especialistas em Geotecnia.

   14. Para o Prefeito, estas obras além de melhorar as estradas, preservam vidas. “Melhoramos o acesso para os motoristas e os riscos de acidentes diminuem”, explicou. Recapeamento e recuperação de alguns trechos já começaram. Pela análise e estudo do professor da UFBA, Luiz Edmundo Campos são cinco pontos no total considerados áreas de risco. Nas áreas que as curvas são mais intensas foi realizado um levantamento de toda extensão.

   15. Uma carreata em Santa Maria da Vitória deu a largada oficial para o lançamento das candidaturas de Luiz Caetano (PT, a deputado federal e professor Valdeci (PT), a deputado estadual, no oeste baiano. A concentração da comitiva saiu do aeroporto do município, foi até São Félix do Coribe e retornou a Santa Maia da Vitória, para o encontro na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no final desta manhã. 

   16. Para Caetano, a dobradinha trará importantes benefícios para a região. “Quero expandir a minha experiência política e inovadora para o povo do daqui. Com Valdeci, uma figura representativa e que preza pela educação, faremos um trabalho dinâmico e transformador no oeste, junto com Dilma, Rui e Otto”, declarou.

   17. O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, informou aos moradores do Pontal, que recebeu a informação de que o projeto de financiamento para o saneamento básico da zona sul da cidade já foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A notícia foi concedida durante o encontro promovido pelo movimento Pontal Criativo, realizado, pela manhã, na casa paroquial da Igreja São João Batista.

   18. Aberto pelo coordenador do movimento, o ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, o evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado Filho, da primeira dama do Município, Adryana Ribeiro, do secretário municipal de Cultura, Paulo Atto e da diretora do Sebrae, Claudiana Figueiredo. 

   19. Também participaram do encontro, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, o tenente Almeida da Polícia Militar, além de moradores do bairro que participam das atividades integradas do Pontal Criativo.

   20. O programa Cultivar da Petrobras Biocombustível beneficiou mais de 18 mil agricultores familiares em seis anos. O trabalho, focado no desenvolvimento agrícola, alcançou pequenos produtores de mamona e girassol no Semiárido, de palma no Pará, e de soja no Rio Grande do Sul, contribuindo para a geração de renda e a consolidação de mercados agrícolas nestas regiões.

   21. No semiárido, estão 85% dos agricultores familiares parceiros da companhia. Nesta região, a Petrobras Biocombustível presta assistência técnica e garante a compra de grãos a preço de mercado, atuando em polos de produção, definidos conforme critérios técnicos e estratégicos do negócio com foco em áreas com aptidão e vocação para produção de oleaginosas. 

   22. Ao todo, 118 municípios da Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais integram o programa. Os agricultores participam ainda de projetos de mecanização da produção e contam com novas tecnologias aplicadas em parceria com entidades de pesquisa.

   23. A companhia - alinhada às exigências do Selo Combustível Social concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário pela inclusão da agricultura familiar na produção de oleaginosas - vem estruturando cadeias produtivas agrícolas de suprimento. Na última safra, o programa da Petrobras Biocombustível totalizou uma área de 80,7 mil hectares, abrangendo oito estados do semiárido, além do Rio Grande do Sul. 

   24. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), contabiliza a distribuição de 1,5 milhão de toneladas de sementes de milho, feijão e vigna na safra de inverno 2014, beneficiando mais 154 mil agricultores familiares. 
 25. A iniciativa faz parte do Programa Semeando, executado pela EBDA em parceria com a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/Seagri), que visa assegurar sementes e mudas de boa qualidade, no tempo certo, para os agricultores familiares baianos.
 
    26. Além de assegurar sementes, o programa também capacita técnicos para qualificação de agricultores, no intuito de formar bancos comunitários de sementes. O agricultor Irani de Matos (42), morador do município de Inhambupe (a 157 km de Salvador) comemora a produção. “Este ano as sementes chegaram no período certo; na época do plantio. Tanto meu milho, quanto o feijão estão se desenvolvendo bem”, afirma o agricultor.
 
    27. Grande parte dos agricultores envolvidos são aqueles que aderiram ao Programa Garantia Safra.  Cada agricultor recebe cinco quilos de sementes de feijão e cinco de milho, além da assistência técnica da EBDA durante o período de cultivo da lavoura. 
 
   28. “Disponibilizamos sementes nas safras de inverno para que o agricultor possa utilizar esse insumo agregador de produção, proporcionando o incremento na renda”, explica o coordenador estadual do Programa Semeando, o doutor em sementes Edson Alva.

   29. Os 143.302 alunos matriculados na escolas da rede municipal de ensino de Salvador voltam às aulas na próxima segunda-feira (14), após recesso de 30 dias. Em função da Copa do Mundo no Brasil, o Calendário Escolar foi readequado e o início do ano letivo antecipado para que o recesso fosse maior e os 200 dias letivos previstos em lei mantidos.

   30. As aulas na rede municipal foram iniciadas no dia 27 de janeiro e o termino do ano letivo está previsto para o doa 23 de dezembro. A rede municipal de ensino tem cerca 427 escolas e cerca de sete mil professores.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>