Miudinhas
Tasso Franco
02/07/2014 às
10:29
NENHUM dos candidatos a governador empolgou no desfile ao 2 de Julho
A organização do cortejo precisa de um maior cuidado para que o civismo, a parte histórica não se perca.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os candidatos a governador da Bahia mais competitivos - Paulo Souto (DEM), Lídice da Mata (PSB) e Rui Costa (PT) - participaram dos festejos ao 2 de Julho testando suas popularidades. Ninguém empolgou. Mas, também, ninguém foi apupado ou decepcionou.
2. Cada qual no seu estilo, difundiram suas mensagens, abraçaram eleitores, soltaram seus foguetes e todos disseram que estavam satisfeitos com as receptividades.
3. Em termos de organização política, os blocos de Paulo Souto (DEM) e Lidice da Mata (PSB), estiveram melhores do que o de Rui com os diversos segmentos do PT dispersos: Pelegrino de um lado, Luiz Caetano à frente, Valmir Assunção e o MST mais atrás, o PCdoB mais distante ainda e os pepistas e os psedistas de Otto sumidos. Marcos Medrado andou praticamente sozinho. Já os grupos de Lidice e Souto estavam compactos, cada qual no seu cada qual.
4. Wagner participou mais à frente do cortejo. Como estamos em ano eleitoral aquela configuração de desfile cívico, o governador de paletó e gravata, com prefeito ao lado, presidenta do IGHB e autoridades militares (Exército, Marinha, Aeronáutica, PM) isso desapareceu. Wagner veio com seus secretários com manga de camisa social, branca.
5. ACM Neto veio depois, afastado do governador e também mais com uma postura de político militante para Souto do que como prefeito. Neto ainda foi a grande estrela do desfile. Deu um trabalho enorme a segurança. Como é baixo, nossa! seu pessoal da segurança suou em bicas. Foi uma agarra-agarra ao prefeito lembrando dos velhos tempos de ACM.
6. Souto veio logo atrás se aproveitando desse embalo da popularidade de Neto. Tava até mais solto do que o de costume, também usando uma camisa branca pólo. Lídice veio com seu bloco mais discreta. Trouxe consigo Eduardo Campos, candidato a presidente da República, pouco conhecido na capital baiana. Ou seja, Lidice ajuda mais Campos do que o inverso. Com campanha pobre tenta popularizar o L de Lidice em sinal com as mãos.
7. Em menor intensidade do que no ano passado, os movimentos sociais e políticos defenderam suas bandeiras: a CUT, MST, Assufba, Sindsefaz, APLB entre outros. Nada que chamasse a atenção do público. Com um desfile desperso, o governador e comitiva passaram quase 1 hora após os carros da cabocla e do caboclo, a população foi se espalhando pelo Pelourinho, Terreiro de Jesus e Praça da Sé.
8. O culto ao civismo, ao patriotismo, quase desapareceu do desfile. Nada daquelas bandeirinhas do Brasile da Bahia salvo as que representavam a Copa. Muitas pessoas estavam vestidas de amarelo e verde, caso de Rui Costa que foi com a camisa da seleção brasileira de futebol.
9. O movimento no combate ao analfabetismo de Cosme de Farias sumiu do mapa. A LBV e seu Jesus bonitaão, presente. Uma Maria Quitéria sem graça e segurando uma taça Jules Rimet deu a graça. Algumas casas estavam bem decoradas ao longo do percurso, sendo uma das mais bonitas na rua do Carmo, 7.
10. A cerveja estava baratissima no 2 de Julho: 3 e até 4 periguetes por R$5,00.
11. Muitos sanitários químicos ao longo do trajeto do cortejo. Ninguém teve problemas.
12. Muito PM no desfile atuando na segurança da população. PM nunca é demais. Tinha de todo modelo: do Choque, da Rondesp, Cipe Sudeste, Caatinga, e paisanos. Alguns pareciam que iam para a guerra expular Madeira de Mello.
13. Muitos militares PM estavam usando uma camisa com os dizeres "Viva a Democracia" e a marca do governo da Bahia. Na época de ACM o cel Cristovão colocava esses PM usando chapéus de palha. Cada governo tem sua arte.
14. A estratégia usada por Paulo Gaudenzi de colocar filarmônicas ao longo do percurso para abafar possíveis vaias ao governo ACM segue na era Wagner. Tudo antes como no quartel de Abrantes.
15. Os carros da cabocla e do caboclo estavam marrentos. só passaram no Pelô às 11h. Neste 2014, ficaram de costas para a Câmara de Vereadores. Um erro.
16. Uma trombonista da Filarmônica 7 de Janeiro, de Itiúba, deu um show na rua do Carmo. Craque.
17. A comitiva do governador quando chegou ao Largo do Pelô ao invés de subir pela Lemos de Brito subiu pela esquerda, pela rua da sede do Filhos de Gandhy. Diz-se que temia vaias.
18. A ex-vereadora Olivia Santana passou regendo uma banda de percurssionistas.
19. O prefeito Ademar Delgado, de Camaçari, bem distante de Luis Caetano e Luiza Maia.
20. Entusiasmado o secretário Nestor Duarte colou ao governador em todo desfile.
21. E Pelegrino hem! Acenou bastante para o eleitorado. Mas, pouco correspondido.Segundo o PT é o campeão de votos na capital para deputado federal.
22. Outro campeão de votos do chapão, Jorge Solla, passou com bom grupo. Seria outro campeão de votos do chapão. Depois falaremos dessa chapão.
23. E o deputado Colbert Martins Filho encontrou-se com o Lobisomem de Serrinha na ladeira do Carmo.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>