Miudinhas
Tasso Franco
25/06/2014 às
11:51
CACHOEIRA comemora 25 de junho 1822 e exalta lutas que não aconteceram
PT e partidos coligados fazem sua convenção nesta sexta-feira, 27, no Parque de Exposições, e aclama Rui Costa, João Leão e Otto Alencar
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O 25 de junho de 1822 em Cachoeira, Bahia, marca o início de um apoio mais explícito a Dom Pedro I para romper com os laços de Portugal e tornar o Brasil um país independente das Cortes de Lisboa. Isso só vem a acontecer em 7 de setembro de 1822.
2. Na Bahia, no entanto, desde que o brigadeiro Madeira de Mello, comandante das forças postuguesas em Salvador, a Divisão Auxiliadora, insistia em só dever obrigações a Dom João VI daí que, desde fevereiro de 1822, pequenas lutas na capital baiana levaram a uma divisão de propósitos políticos, os nativos exigindo de Madeira fidelidade a Dom Pedro I.
3. Madeira não estava nem aí e dominou a cidade do Salvador. Os poderosos homens de negócios do Recôncavo, com o apoio de Dom Pedro I, decidiram isolá-lo na capital, numa "guerra" de cerco.
4. Madeira tentou reabastecer suas tropas via Itaparica e Cachoeira, mas não conseguiu furar o cerco. Enviou uma embarcação a Cachoeira e tentou bombardear a cidade, mas, não obteve êxito. Os tiros de canhões sequer atingiram o casario da cidade e só morreu uma pessoa, um militar tambor.
5. A galeota não tinha forças de infantaria para ocupar Cachoeira. Os cachoeiranos aproveitando a maré baixa tomaram de assalto a embarcação e declararam apoio a Dom Pedro.
6. Não houve lutas em Cachoeira como se diz. O ato em Cachoeira foi político e da organização de forças de combate que pouco ou nada combateram. O batalhão dos Periquitos, de Maria Quitéria, a rigor, não enfrentou combates.
7. Madeira ficou cercado e foi expulso de Salvador no dia 2 de julho de 1823, com poucas perdas dos seus humens (apenas um punhado de mortos em Pirajá) e embarcou sua tropa de volta a Portugal.
6. Dom Pedro I, aclamado imperador, concedeu a Cachoeira o título de heróica. Que o ato político de Cachoeira foi imporante para dom Pedro I isso é indiscutível. Agora, as tais lutas, os tais feitos heróicos, são colocados uma oitava a cima da realidade.
****************
7. Os tucanos baianos comemoraram os 26 anos de fundação do Partido da Social Democracia Brasileira completados nesta quarta-feira (25).
8. Com postagens nas redes sociais, dirigentes e parlamentares do partido na Bahia lembraram a data destacando as realizações do partido desde sua existência, como os avanços nas áreas sociais e as conquistas na estabilização econômica brasileira, além do desejo de mudança pela construção de um país forte através da candidatura à Presidência da República, o senador Aécio Neves (MG) – atual presidente nacional do PSDB.
9. “Há 26 anos, o PSDB contribui para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O partido completa 26 anos de fundação, nesta quarta-feira (25), com um vasto leque de ações que contribuíram pela mudança definitiva do país, como o controle à inflação, a implantação da importante Lei de Responsabilidade Fiscal e a gestão eficiente de Norte a Sul do Brasil.
10. Sem contar, que neste ano, comemoramos os 20 anos do lançamento do Plano Real. Sob o comando do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), candidato à Presidência da República, acreditamos que o país possa a voltar a ter uma administração responsável com controle da inflação, que hoje ameaça a estabilidade da economia e de corrosão dos salários de todos trabalhadores”, parabenizou o presidente estadual do PSDB na Bahia, Sérgio Passos.
11. O secretário de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, usou um carro oficial do governo do Estado para ir à Fonte Nova, em Salvador, com a família assistir ao jogo entre Bósnia e Irã.
12. A cena foi flagrada pela Folha nesta quarta-feira (25), cerca de uma hora antes do início do jogo, que começou por volta das 13h.
13. A fábrica do Grupo Boticário em Camaçari iniciará as operações em setembro. A notícia foi dada, na tarde de ontem (25/06), ao prefeito Ademar Delgado pelos executivos do Grupo.
13. O encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito, serviu ainda para tratar da finalização de questões burocráticas e legais sobre o andamento das obras, que estão em fase final de conclusão no quilômetro 13 da BA-535, mais conhecida como Via Parafuso.
14. O Partido Verde (PV) de Camaçari declarou apoio à candidatura de Rui Costa (PT) ao governo da Bahia. Durante visita a Camaçari para os festejos de São João, o pré-candidato petista se encontrou com lideranças e vereadores do partido daquele município e de Salvador.
15. O pré-candidato a deputado estadual Elias Natan, do PV de Camaçari, afirmou que tomou a decisão de apoiar Rui “por entender que ele pertence a um projeto que deu certo, um projeto que o povo de Camaçari reconhece os avanços”. “Natan foi categórico ao afirmar: Nós estamos neste projeto. Não poderíamos ficar de fora do melhor projeto para a Bahia”.
16. A recuperação do trecho da BR 540 que liga Mutuípe, Laje e Amargosa está prestes a ser iniciada. Segundo o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), que encabeçou luta pela obra reivindicada pela população do Vale do Jiquiriça, o processo de licitação já foi aberto.
17. “Estou muito feliz com esta notícia que foi me dada pelo secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. A intervenção é uma das principais demandas da região, necessária para garantir segurança e conforto para quem a utiliza” – comemorou o deputado.
18. Ao todo, serão investidos R$ 6 milhões na reconstrução dos 27 km da rodovia. Para viabilizar a obra, Pelegrino articulou encontros entre prefeitos da região e o Governo do Estado, nos quais se comprovou a necessidade do investimento.
19. Diz-se que, quem controla o PR nacional ainda é o ex-deputado Valdemar Costa Neto. Daí que pouca gente entendeu como Alfredo Nascimento, outro cacique da legenda, emplacou Paulo Sérgio Passos como ministro dos Transportes no lugar de César Borges.
20.. A política no Brasil, aliás, é assim mesmo: para não ser entendida pelos normais.
21. A Bahia que só tinha um ministro de porte no governo Dilma fica sem nada. Paciência.
22. O que está acontecendo diariamente na BR-324, rodovia Salvador-Feira é de se dizer que é a "terra de todos nós".
23. Agora, pior do que a BR-324 está a BR-116 Norte entre Serrinha e Feria. Engarrafamentos enormes, anarquia total e a PRF sequer existe nesse trecho.
24. Os moradores de Feira afirmam que estão próximos de se livrarem na BR-324 quando inaugurar o aeroporto de Feira com voo regulares para Salvador, quiçá, em 2030.
25. Confiante na vitória do pré-candidato Rui Costa (PT) à sucessão do governador Jaques Wagner, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) voltou a comentar a importância da participação da atual presidente da República Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula na pré-campanha na Bahia.
26. Se referindo aos próximos compromissos do PT baiano, que realizar o Encontro Estadual nesta quinta-feira (26), no Hotel Fiesta, e a Convenção que homologa Rui Costa como candidato do partido, na sexta-feira (27), no Parque de Exposições, ambos em Salvador, Valmir acredita que a união da militância e dos movimentos sociais junto com a presença dos líderes políticos serão diferenciais nesta fase da pré-campanha.
27. Por sugestão do Lobisomem de Serrinha, Patricia Poeta retirou as luvas.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>