Miudinhas
Tasso Franco
27/05/2014 às  09:44

COMERCIANTES de Salvador amargam enormes prejuízos com greves seguidas

Virou moda na Assembleia Legislativa deputados criticarem à imprensa, a baiana e a nacional, em especial tb a Rede Globo. Querem que os fatos sejam descritos aos seus modos.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os comerciantes de Salvador estão reclamando horrores contra o governo do Estado e a Prefeitura diante de tantas greves, paralisações, passeatas, marchas e os bloqueios que advirão com os jogos da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova e os feriadões das partidas da Seleção Brasileira, a começar pelo 12, uma quinta, Dia dos Namoradores, tradicionalmente um bom momento de vendas.

   2. Tanto que alguns lojistas e shoopings estão propondo um dia dos Namorados para 11 de junho, uma antecipação, como acontece nos carnavais antecipados no interior para não concorrer com a capital. Ninguém aguenta mais, disse uma senhora dona de loja próximo ao IGHB, na Joana Angélica, pois, "os prejuízos que estamos tendo são enormes".

   3. O mais recente episódio é a greve dos rodoviários que começou ontem e vai pelo menos até quinta-feira, uma vez que o dissídio foi antecipado pelo TRT para a manhã deste dia. Estava marcado para sexta-feira, mas, felizmente, prevaleceu o bom senso.

   4. A greve atual foi uma trapalhada só. O Sindicato dos Rodoviários fez um acordo com o patronato, na base de 9% de reajuste salarial mais alguns ganhos, porém, um grupo dissidente do presidente Hélio Ferreira se rebelou alegando que não foi ouvido e parou o sistema de transporte por ônibus, o único da cidade. Houve tumulto, briga, apedrejamento e os rebelados venceram.

   5. Nesta terça-feira, Salvador amanheceu e anoiteceu sem ônibus e de nada adiantou essa recomendação judicial de colocar 70% da frota para atender a população, porque todo mundo sabe que categorias em greve não respeitam decisões judiciais. Isso já aconteceu também com a greve da PM, de professores e asism por diante. Nem ninguém fique pensando que a Policia vai garantir alguma coisa porque é impossível, logisticamente, vigiar toda a cidade.

   6. No plano político, o prefeito ACM Neto derrapou. Disse, quando as negociações entre patrões e empregados estavam em andamento, que a Prefeitura não tinha a ver com a históri. Eles que se resolvessem. Ora, o transporte coletivo por ônibuis é uma concessão da Prefeitura, é a PMS quem autoriza o reajuste da tarifa, por sinal defasada, quem estabelece as rotas e demais procedimentos. Então, a Prefeitura tem tudo a ver.

   7. Ademais, em todas as negociações desses casos, historicamente falando, a Prefeitura sempre participou desde a época dos primeiros movimentos grevistas na gestão Hélio Machado.

   8. Pior foi o secretário dos Transportes, Fábio Mota, que chegou a comemorar (para usar uma linguagem jornalistica), em nota, o acordo feito entre patrões e empregados, antes do veredicto da assembleia da categoria. E deu no que deu. A cidade sem ônibus e sem alternativas públicas, salvo os improvisos feitos pela própria população.

   9. Não adianta querer tapar sol com peneira. A tarifa do ônibuis está defasada em Salvador desde o final do governo João Henrique e lá se vão dois anos. De sorte, que, como não existe almoço de graça, sentem à mesa e negociem um fim da greve. Os comerciantes e a população vão parabenizar, pelo menos até o início da Copa.

   10. Hoje, por coincidência encontrei um camarada (vide foto) vendendo bandeirinhas do Brasil para a Copa em frente ao Shooping Iguatemi, vazio, e perguntei: - Como vão as vendas? - Não tou vendendo nada. Leva uma pra me ajudar, respondeu. 
                                                               ************
   11. Ao lamentar a exposição negativa do hospital Geral Clériston Andrade em matéria exibida pelo Fantástico no último domingo (25), o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) falou sobre a situação precária da saúde pública na Bahia. O tema foi tratado pelo parlamentar na Tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta terça-feira (27).

   12. O programa da Rede Globo exibiu depoimentos, captados com uma câmera escondida, onde os funcionários do HGCA atestaram que leitos de UTI estão sem uso por falta de funcionários e equipamentos. "É essa a saúde que foi prometida pelo governo?", questionou Geilson.

   13. Em defesa do governo, o deputado Álvaro Gomes (PCdoB) disse que a Rede Globo é contra o governo Dilma Roussefff.

   13. O deputado Yulo Oiticica e o governador Wagner tirando proveito do centenário da irmã Dulce. Yulo soltando santinho dos dois santos: ele e a venerável; e a Secom enaltecendo em release os investimentos que o governo tem feito na Osid, justo quando o gov foi a missa da "santa". 

   14. Tudo bem que os investimentos sejam reais. O momento é que é inoportuno.

   15. O filho da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, preso por atropelar e matar uma senhora na Pituba, além de estar em alta velocidade, segundo a Polícia, usava um veículo de um empresa. A Policia não revelou se o aluguel do carro é pago pela Prefeitura.

   16. Ivete Sangalo completou 42 anos atuante e dizendo-se firme e forte. É um figuraço essa Ivete. Agora, a luva que ela usou no SupoerStar, falando direto de Portugal e dizendo que estava com frio, parecia com a luva de encanador.

   17. O deputado Rosemberg Pinto, líder do PT, respondendo a questionamentos da oposição sobre os nomes cartas-marcas para as vagas do TCE e TCM disse no plenário da Assembleia que, qualquer cidadão baiano pode pleitear uma das vagas, desde que recolha as assinaturas dos deputados.

   18. Rosemberg é considerado um dos melhores parlamentares do PT na ALBA mas esse argumento tem um cheiro de demagogia terrível. Imagina, só pra dar um exemplo, o garçom "João Durval", figura popular na ALBA pedindo assinaturas de deputados para ser conselheiro do TCE!

   19. A advogada criminalista Regina Machado, especializada no atendimento a vítimas do tráfico de pessoas – e que atualmente coordena a CPI do Tráfico de Pessoas da Assembleia Legislativa da Bahia – representa a Comissão baiana no IV Simpósio Internacional sobre o Tráfico Humano, que realizar-se-á nos dias 29 e 30 de maio no Rio de Janeiro.

   20. Na sabatina da CCJ da Assembleia, mais um deputado a atacar a imprensa. Mário Negromonte Jr (PP) sentou à pua nos jornalistas tais e quais que estariam denegrindo a imagem do seu pai Mario Mendes.

   21. Pelo sim; pelo não bom baiano que é, Zezéu Ribeiro compareceu a CCJ todo vestido de branco. Tá certo.

   22. Uma lanchonete e uma loja de peças para bicicletas, localizadas uma ao lado da outra, no bairro Sobradinho, em Feira de Santana, foram atingidas por um incêndio na noite de segunda-feira (26). 

   23. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas, mas os dois estabelecimentos ficaram completamente destruídos. Este foi o sexto grande incêndio ocorrido nas últimas semanas no município. Tal informação preocupa a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB).

   24. Na próxima terça-feira (03), às 9 horas, a Câmara Municipal de Salvador realizará uma Sessão Especial para marcar o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. O evento ocorrerá no Hospital João Batista Caribé, instituição que está sendo requalificada para atendimento exclusivo à mulher.

   25. A Sessão debaterá a situação da mortalidade materna no nosso município e tratará sobre as medidas necessárias para a melhoria da assistência ao pré-natal e ao parto das mulheres soteropolitanas. 

   26. “Respeitamos a pesquisa Ibope. Mas não estamos preocupados com o resultado. Em junho de 2006, o mesmo instituto apontava uma vantagem maior para Paulo Souto - 51%. E ele perdeu a eleição para Jaques Wagner no primeiro turno”. 

   27. O comentário foi feito por Carlos Martins, coordenador da campanha de Rui Costa. Apesar disso, ele salientou que a campanha sequer começou, sendo natural que o petista ainda não esteja num patamar de pontuação mais elevado.  

   28. “O adversário já foi governador duas vezes, já foi senador e candidato derrotado em outras duas eleições. É conhecido por quase 100% do eleitorado”.
 
    29. De acordo com Carlos Martins, a tendência é de que haja um crescimento significativo de Rui nas próximas semanas. “Chegaremos ainda mais fortes na Convenção. Nossa militância começa a se movimentar e o Paulo Souto já chegou no pico e tem tendência de queda. É um candidato que sempre começa bem e vai cansando aos poucos até despencar”, alfinetou.

   30. “O resultado da pesquisa Correio/Ibope coincide com o sentimento que estamos percebendo nas pessoas, nas viagens dessa pré-campanha. É o desejo de um novo caminho para a Bahia”, disse o pré-candidato da oposição a governador, Paulo Souto.

   31. Agradecido pela confiança dos baianos e bastante animado, Souto observou que a vantagem dele sobre os adversários socialista (11%) e petista (9%) causa um efeito favorável nas lideranças políticas nesta pré-campanha. 
 32. “A chapa da oposição de pré-candidatos, formada por mim, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), está em sintonia com o sentimento de mudança da população baiana e, com o resultado desta pesquisa, a tendência é de crescer o engajamento e adesão das lideranças políticas de todo o estado”, comentou.

   33. O pré-candidato ao Senado da República, Geddel Vieira Lima (PMDB), disse que está animado com o resultado da pesquisa do Ibope/Correio, que revela ele e Paulo Souto (DEM), pré-candidato ao Governo da Bahia, à frente dos seus respectivos adversários nas intenções de votos.

   34.  Segundo o peemedebista, os números confirmam o que a chapa majoritária da oposição tem sentido durante as viagens pelo interior do Estado e nas andanças por Salvador.

   35. "Estou muito feliz e motivado com o resultado da pesquisa, que confirma o sentimento mudancista que temos visto nas ruas de Salvador e no interior da Bahia, onde é grande a nossa receptividade. Os números confirmam que as pessoas entendem que o governo que está aí já deu e deu muito menos do que tinha que dar”, declarou o presidente do PMDB da Bahia.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>