Miudinhas
Tasso Franco
24/05/2014 às
21:45
SOUTO e Lídice têm que encarnar o sentimento da Mudança e Rui também
Três estudantes do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Itapuã, estão de malas prontas para a seletiva do Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontece de 4 a 7 de junho, em Gramado (RS).
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Dificil entender os números divulgados na última pesquisa Ibope com intenções de votos para presidência da República, uma vez que a presidente Dilma Rousseff tem 40% das intenções, porém, com desempenho administrativo dúbio (47% aprovam; 48% desaprovam seu governo). E o que é mais sintomático: 51% dizem que não confiam na presidente-candidata.
2. Veja que outra maluquice: a maioria da população (base de 2.200 entrevistados em todo o país) está satisfeita com a vida que leva, mas, 65% (dois terços) acham que tem que "mudar tudo"; ou "mudar muita coisa" no próximo governo. E mais: 67% desejam demitir Dilma.
3. A questão essencial até agora posta em análise é se Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) vão conseguir encaixar uma mensagem junto ao eleitorado mostrando que são capazes de represenar e efetuar essas mudanças. Até o momento (aí está o enigma) só conseguiram em parte. Aécio Neves chegou a 20% e Campos a 11%, enquanto Dilma, mesmo rejeitada no sentido de que não representa a mudança, se mantém na faixa de 40%.
4. Ademais, aparece como sinônimo da mudança (ou aquele que pode fazer a mudança) o ex-presidente Lula da Silva. Ou seja, Lula não está contaminado como Dilma ainda que e o desejo de mudar permei toda a sociedade e atinja o governo petista (81% no Nordeste e 75% no Sudeste); e 71% entre eleitores de 16 a 24 anos de idade.
5. Portanto, o grande desafio da oposição, no plano nacional, é convencer o eleitorado de que seus candidatos representam a mudança.
6. Não conheço os números sobre a Bahia, mas, meu sentimento é de que no estado se passa esse mesmo desejo (de mudar), tanto que Paulo Souto já adotou nos seus releases que é o candidato da oposição, porém, ainda não se definiu como o candidato da mudança. A população, em tese, não quer ser oposição e sim a representação da mudança pra melhor.
7. Souto tem que encaixar esse discurso. Com esse mesmo objetivo, Lídice também deve perseguir a mudança. No momento em que ela fala em valorizar as mulheres, em turismo sustentável, educação de qualidade, apenas raspa no tema, mas, isso é antigo, não cola mais. Rui é a continuidade e se quiser avançar tem que, se não defender a mudança em sí, apresentar a mudança como novas obras e projetos que Wagner não conseguiu fazer.
8. Assim anda a carruagem, no Brasil e na Bahia, com sentimento de mudança lá (no país) e cá (no estado).
***************
9. O ativista ambiental, escritor e jornalista Fernando Gabeira será o convidado especial da Braskem para apresentar a conferência do oceanógrafo e ambientalista francês Jean-Michel Cousteau, no Fronteiras Braskem do Pensamento. O ex-deputado federal irá conduzir o debate com a plateia, no próximo dia 5 de junho, às 20h30, no Teatro Castro Alves.
10. Gabeira foi redator do Jornal do Brasil de 1964 a 1968, e ingressou na luta armada contra a ditadura militar no final dos anos 60. Foi preso e exilado por dez anos, vivendo no Chile, onde testemunhou o golpe militar que derrubou o presidente Salvador Allende, em 1973, e na Suécia, país onde viveu mais tempo durante o exílio.
11. Voltou ao Brasil no final de 1979 após a promulgação da Anistia Nacional, dedicando-se a carreira política e a uma intensa produção literária sobre temas como as liberdades individuais e a ecologia.
10. Três estudantes do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Itapuã, estão de malas prontas para a seletiva do Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontece de 4 a 7 de junho, em Gramado (RS).
11. A seleção vai escolher um representante de cada Estado brasileiro para representar o País no Parlamento, que reúne, ainda, estudantes do ensino médio da Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia, a fim de discutir a melhoria da escola pública sob a perspectiva da juventude, com foco na formação política e cidadã desses jovens. Os estudantes selecionados terão um mandato de dois anos, de 2014 a 2016.
12. Para os jovens baianos que concorrem à vaga, Ravanna Amorim Santos, 16 anos, aluna do 2º ano, Emilly Maria Silva de Sena, 14 anos, e Anderson dos Santos Silva, 15 anos, estudantes do 1º ano, a expectativa é, além de representar a Bahia, poder contribuir com a educação.
13. publicação da Portaria 415, do Ministério da Saúde, no último dia 22 de maio, acrescentando o aborto na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), que antes era limitado à curetagem, foi recebida com resignação pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, o vereador Joceval Rodrigues (PPS). Para ele, o governo federal cedeu ao lobby da expansão do mercado nefasto do aborto.
14. Joceval destacou o fato de o governo ter publicado a Portaria na calada da noite, sem o devido debate com os representantes do povo, e ainda tendo aumentado de forma exponencial o valor pago para tais procedimentos pela tabela do SUS. Se antes, até como uma forma de não estimular a prática, o valor repassado era de R$ 170, agora este montante sobe para R$ 443.
15. “O que surpreende é a falta de compromisso da presidente Dilma, que, lá atrás, na época da sua eleição, afirmou ser totalmente contra o aborto”, lembrou, antes de criticar o aumento do valor repassado.
16. “E como se não bastasse, o governo ainda aumenta e muito o valor pago por tal procedimento, o que estimula o lobby do mercado do aborto, podendo estimular a prática em determinadas unidades”, afirmou Joceval.
17. O Centro Educacional Carneiro Ribeiro Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, foi contemplado pelo projeto nacional Tela Brasil para a realização de oficinas de formação e capacitação de alfabetização em audiovisual.
18. A atividade, uma iniciativa da Fundação Telefônica, acontece de 26 a 28 de maio, das 16 às 20h, reunindo professores e estudantes da rede estadual.
19. O encontro visa, também, o desenvolvimento de programas educacionais relacionados à produção cultural e audiovisual brasileiras de curtas metragens, estimulando, assim, a utilização da linguagem cinematográfica nos contextos escolares como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com base na produção de vídeo, roteiro, direção e edição.
20. Para a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, ações dessa natureza alinham-se às políticas culturais desenvolvidas com a juventude estudantil pela Secretaria.
21. Essa produção fílmica de curtas é realizada por intermédio do Projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), que revela o potencial criativo e as percepções do universo estudantil. Os conteúdos são difundidos pela TV Anísio Teixeira, TVE, Youtube e redes sociais. Projetos como o Tela Brasil chegam para somar às nossas iniciativas, pontua a coordenadora.
22. Mais de cinco mil agentes do Brasil e países do Mercosul, cerca de 500 expositores e 139 estandes. A 20ª edição da BNT Mercosul, que acontece até este sábado (24/5), no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina, foi aberta em clima de festa e com uma feira de negócios apresentando inúmeras opções e novidades da indústria turística.
23. Presente com um estande temático, a Bahiatursa realiza capacitações para os operadores e agentes de viagens, no sentindo de potencializar o fluxo turístico para o estado, principalmente da Região Sul e dos países do Mercosul.
24. Segundo o presidente da Empresa de Turismo da Bahia, Diogo Medrado, “nesse período, a prioridade é promover os jogos da Copa do Mundo em Salvador, juntamente com o São João, a maior festa da Bahia, que acontece no Pelourinho e em quase todos os 417 municípios do estado”.
25. Felipão e jogadores do Brasil estão enchendo as burras de dinheiro fazendo propaganda de empresas e se aproveitando da Copa do Mundo.
26. Ministro dos Esportes diz que Ronaldo chutou contra o próprio gol ao criticar os atrasos de obras na Copa.
27. Foi uma comoção o sepultamento do radialista Carlos Miranda, em Serrinha. O camarada morreu diante de demora em socorro num hospital público.
28. No próximo dia 29 de maio, técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) estarão no Abrigo Salvador para realizar a inclusão cadastral dos idosos que residem no local, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), para concessão dos vários benefícios existentes.
30. Essa ação faz parte do Serviço Itinerante da Secretaria, iniciado em janeiro deste ano e que deverá percorrer todos os Abrigos para idosos na capital.
23. MP aciona ex-prefeito de Itabuna, capitão Azevedo, por possível improbidade administrativa.
31. Os laços históricos entre Jamaica e Brasil foram estreitados na quinta-feira, 22, quando o vereador Silvio Humberto (PSB) recebeu uma comitiva jamaicana, liderada pela prefeita da capital do país caribenho, Angela Brown Burke, no Salão Nobre da CMS.
32. “Temos muitas coisas em comum, do ponto de vista social e cultural. Os laços que nos unem são históricos. Hoje, a comitiva jamaicana está presente fisicamente, mas temos que lembrar a influência que, por exemplo, Bob Marley tem para o nosso povo e a nossa cultura. Demos essa união à nossa ancestralidade.
33. No que depender dos 43 vereadores desta Câmara Municipal, tenho a certeza de que Salvador e Kingston estarão cada vez mais unidos”, disse o socialista. A alcaide caribenha devolveu: “A união é o caminho para construirmos um futuro melhor”
34. Claudio Tinoco (DEM) participou na quinta-feira, 22, do VI Seminário Nacional Esporte e Justiça Desportiva, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, quando debateu o tema “Copa do Mundo: expectativas, legados e experiências”.
35. O democrata é membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da CMS e FALOU sobre as obras de infraestrutura nas cidades-sede da Copa, o impacto no turismo, a evolução da Matriz de Responsabilidade, além das mudanças legais.
36. Euvaldo Jorge (PP) reforçou o alerta às autoridades sobre a exploração do trabalho infantil na Praça do Imbuí. Segundo ele, que já apresentou a denúncia à 1ª Vara da Infância e da Juventude, crianças e adolescentes têm comercializado doces e salgados em bares, restaurantes e na sinaleira do bairro.
37. “Vou reiterar a denúncia ao Juizado para que se tome uma providência. Nosso objetivo é para a fiscalização no Imbuí ser constante. Buscaremos alternativas também junto à prefeitura e demais instituições públicas e privadas, dando atenção às famílias”, avisou.
38. Geraldo Júnior (SDD) acompanhou o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, na reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro do Calabar.
39. Totalmente reformado, o posto foi entregue com novos equipamentos e equipe completa para atender a comunidade na quarta-feira, 21. Durante a solenidade Geraldinho Júnior anunciou o encaminhamento de suas cotas no orçamento participativo para a comunidade do Calabar.
40. Uma doação de sangue foi a forma encontrada por Vânia Galvão (PT) para apoiar a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba. Segundo ela “os estoques de sangue na Bahia estão quase zerados e precisamos fazer a nossa parte.
41. Nos próximos dias, teremos dois grandes eventos, a Copa do Mundo e o São João, períodos em que caem as doações e aumentam as demandas. Muitas cirurgias deixam de ser realizadas por falta de sangue”.
42. Na quinta-feira, 22, Ana Rita Tavares foi à Câmara de Simões Filho para debater situação dos animais de rua e a competência das autoridades municipais em relação aos bichos. A audiência pública foi proposta pelo vereador João Contador (PDT).
43. “Sinto-me honrada ao participar de mais uma Audiência Pública que vai discutir a necessidade de políticas governamentais de atenção aos animais no estado da Bahia. A convite do vereador João Contador e da ONG Patas de Luz”, disse ela.
44. Com o objetivo de facilitar o fornecimento de informações sobre o estado de saúde de pacientes internados em hospitais de Salvador David Rios (PROS) apresentou projeto de lei nº que obriga as unidades de saúde das redes pública e privada a afixarem, em locais visíveis ao público, o nome do responsável técnico pelo setor onde a pessoa internada se encontra.
45. “Nosso intenção é solucionar a falta de conhecimento sobre quem é o verdadeiro responsável pelos atendimentos. Essa desinformação obriga as pessoas a percorrerem corredores e recepções dos hospitais, num incessante vai-vem, à procura de informações sobre parentes ou amigos internados”, explica.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>