Miudinhas
Tasso Franco
06/05/2014 às  10:07

ESQUENTAM debates comparativos entre Souto x Wagner na Assembleia

Adiado concurso que seria realizado para a Assembleia Legislativa por recomendação do MP. Nova data será marcada.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os debates na Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça-feira de votação se centralizaram sobre a Petrobras e as chpas Rui Costa (PT) x Paulo Souto (DEM). Pelo visto, a tendência é uma polarização entre essas duas candidaturas deixando a senadora Lídice da Mata (PSB) de fora. 

   2. Hoje, no entanto, o deputado Rosemberg Pinto, líder do PT, lembrou de Lidice e de Eduardo Campos dizendo que ambos se serviram do governo do PT e se arvoram a fazer críticas advogando um novo modelo de governar que ninguém sabe o que é. Não literal (observação nossa): 'cospem no prato que comeram'.

   3. Fora isso, em longo pronunciamento, Rosemberg contestou as declarações do ministro Gilmar Mendes de que 'há um apagão no governo Dilma', "se existe algum apagão é no STF que faz execração pública a José Genoino", comentou que o historiador Marco Antonio Villa deixou de ser "historiador para ser vidente", a serviço do PSDB, e destacou que toda oposição ao PT, a Dilma/Lula e a Petrobras parte da grande midia "Folha de SP, Rede Globo e Estadão".

    4. O parlamentar petista situa que o Brasil não quer mais voltar ao passado, que Eduardo Campos usou o PT e o governo para colocar sua mãe como ministra do TCU, "um típico caso da política velha"; e que a Rede Globo está todo dia batendo na porta do governo pedindo dinheiro, mas, ainda assim, bate diariamente em Dilma, "nada presta para eles" (se refererindo a Globo, FSP e Estadão).

   5. Sobre a Petrobras diz que há um grande equívoco sobre a empresa que tem, hoje, uma grande responsabilidade social com o país (citou até o financiamento de cisternas no semiárido) e comentou, sobre a Bahia, que "Paulo Souto deixou um deficit social de 30 anoas" e ninguém o quer mais no governo.

   6. Para Rosemberg, Souto deixou milhões de analfabetos no estado e sequer atendia os prefeitos. "Hoje, temos um governador que atende a todos os prefeitos e já retirou 1.400.000 pessoas do analfabetismo". Pinto destacou, por fim, que a Bahia ainda enfrenta muitos problemas na área da segurança pública, mas,"não temos mais grupos de extermínio no estado".

   7. O deputado Paulo Azi (DEM) contestou todas as observações de Rosemberg sobre a Petrobras, o governo Dilma e Paulo Souto destacando que "nós vamos trabalhar para vencer as eleições e estatizar a Petrobras, empresa que foi privatizada pelo PT". 

   8. Para Azi, o que está havendo com a Petrobras é um desmonte, com a gestão desastrosa e aparelhada de Sérgio Gabrielli e que está se procurando emendar, inclusive com um programa de demissão voluntária diante do inchaço da empresa (até agora quase 10.000 petroleiros para pediram as contas).

   9. Ainda de acordo com Azi, não há como se comparar os governos de Souto com o de Wagner, que considera (este último) um governo da fantasia, da propaganda, com obras no estado que são apenas do governo federal.

   10. Já o deputado Carlos Geilson (PTN/oposição) participou do debate e lembrou que, em Feira de Santana, as obras não andam, o Centro de Convenções inicado no governo Souto está abandonado ainda que o deputado Colbert Martins tenha conseguido uma verba de R$2milhões para sua conclusão, "dinheiro que não sai", o aeroporto de Feira ninguém sabe quando será ampliado e a cada dia é uma conversa.

   11.  "O governo Wagner é uma novela, isso sim", destacou o parlamentar.

   12. O deputado Paulo Rangel (PT) rebateu Geilson e Azi destacando que o governo Wagner tem obras em toda a Bahia, é democrático, e tem feito muito por Feira de Santana (Hospital da Criança, Água Para Todos, maquinário contra a seca, etc) e para todo estado. 

   13. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) também defendeu o governo Wagner relacionando que o estado da Bahia só tinha uma Universidade Federal e agora tem 5 e as obras estão por toda parte.

   14. O deputado capitão Tadeu (PSB), aliado de Lidice, não quis entrar no mérito do debate Souto x Wagner e a Petrobras, mas, bateu firme no governador dizendo que, em todos seus anos no parlamento e como representante de segmentos da PM nunca viu um relacionamento tão ruim entre um governador e a tropa, em todos os níveis. 

   15. Comentou que, em determinado momento do último movimento grevista "até o governador corria risco de vida".
                                                      *****************
   16. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) multou mais uma vez a empresa Big ETruck Mídia Eletrônica por exibir propaganda irregular na carroceria de um caminhão, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). O responsável já havia sido autuado nos dias 30 de abril e 3 de maio, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) e em Itapuã, respectivamente, por cometer a mesma ilegalidade.

   17. Lei - O Decreto nº 23.907/2013 proíbe a exibição em painel eletrônico publicitário, inclusive com a tecnologia em LED, em qualquer carroceria de veículo.

   18.Denúncias - Em caso de suspeita de irregularidade em divulgação publicitária no município, as denúncias podem ser encaminhadas para a Sucom através do e-mail: sucompublicidadeilegal@salvador.ba.gov.br

   19. Foi um corre-corre na sessão de hoje para a base do governo colocar 22 deputados em plenário diante pedido de verificação de quórum do deputado cel Santana. Até o presidente Marcelo Nilo, em plenário, marcou presença.

   20. Segundo o deputado capitão Tadeu (PSB) "houve comoção na PT com prisão de Prisco e o governador Wagner está sendo classificado como traidor".

   21. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) diz que a chapa que tem seu apoio para a direção do Sindicato dos Bancários conta com apoio de 90% da categoria. Destaca que, essa quase unanimidade se deve ao trabalho de anos, do bom sindicalismo".

   22. O deputado Pedro Tavares (PMDB) disse em plenário que a estrada para Ourolândia, na região de Jacobina, está aos frangalhos.

   23. As entidades negras da Bahia estão mudas sobre a venda de estudantes da Nigéria, como escravas, pelo líder extremisa Abukadarn Shekan. 

   24. Na colonização portuguesa no Brasil e espanhola nas Américas houve muito isso: tribos negras que venciam outras vendiam os derrotados como escravos. Abukadar faz pior ainda: usa sua força com grupo extremista e sequestra jovens nas escolas e agora ameaça vendê-las.

   25. O que leva um jovem de 18 anos, flor da idade, matar uma professora com um tiro, sem que esta tenha reagido, salvo o fato de ter demorado de saltar do veículo? É de uma barbárie que impressiona. Nem sei qual o pior: se este caso ou o do pernambucano que matou outro com uma privada. 

   26. Vivemos num país onde a morte se tornou uma coisa banal. Isso é todo dia. A Bahia que tinha uma tradição de paz virou um inferno.

   27. A Coordenação de Desenvolvimento da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) realiza, nos próximos dias 21 e 28 de maio, curso de português voltado para estagiários. 

   28. Denominado "Português fácil para o dia-a-dia", a iniciativa faz parte do “Projeto de Desenvolvimento, Integração e Aperfeiçoamento (DIA), e tem por objetivo contribuir com a diminuição dos erros gramaticais mais freqüentes da Língua Portuguesa no cotidiano dos colaboradores.
 
   29. A palestrante, Karine Gonçalves, é bacharel em letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.  Os interessados deverão realizar suas inscrições enviando e-mail para coordenacao.desenvolvimento@seagri.ba.gov.br, contendo seu nome, chefe imediato, telefone/ramal e o dia de preferência para participar do minicurso. O estagiário poderá decidir se participa do encontro pela manhã (das 9h às 11h) ou pela tarde (das 14h às 16h), já que são oferecidas duas turmas com vagas limitadas.

   30. Exclusivo para os participantes do Programa de Fidelidade da Perini (Cartão Perini), a rede vai reabrir o Ateliê Perini com uma programação especial gratuita de cursos e palestras em homenagem às mães. 

31. O objetivo é colocar a mão na massa em família e proporcionar um Dia das Mães ainda mais prazeroso e divertido para os clientes Cartão Perini. As vagas são limitadas e as opções de cursos são as mais variadas possíveis para que as mães possam participar com seus filhos, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos. As inscrições devem ser solicitadas na Central de Relacionamento, através do telefone 71 2108-0008.

   32. Deu problema no concurso da Assembleia Legislativa que seria realizado no próximo domingo, 11, diante da coincidência de horários das provas para a disputa de cargos nos níveis médio e superior. Teria que ser em horários distintos, pois, muita gente se habilitou a participar dos dois concursos.

   33. O assunto foi parar no Ministério Público diante da enxurrada de denúncias nessa direção. Por recomendação do MP, a ALBA acatou mudar a data dos concursos, em datas distintas, o que será feito pela Fundação Carlos Chagas. As novas datas serão amplamente divulgadas.



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>