Miudinhas
Tasso Franco
04/05/2014 às  19:44

VIOLÊNCIA: Salvador chega ao fundo do poço com degradação da sociedade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou que o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), líder das últimas greves realizadas pela Polícia Militar baiana, tenha sofrido um infarto .


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A violência em Salvador chegou ao extremo: ao fundo do poço. Ninguém está a salvo da bandidagem em qualquer bairro da cidade, quer aqueles classificados como "nobres" (até hoje não se entende essa esdrúxula classificação); quer nos bairros da classe média; e nas localidades mais periféricas ao centro, especialmente o Subúrbio Ferroviário. Os crimes são permanentes, similares, o que denota uma degradação da sociedade nunca vista na Bahia.

   2. Neste domingo, de forma banal, dois bandidos mataram uma professora do Colégio Salesiano que foi a padaria comprar pão com um filho de 4 anos e teria reagido para não entregar as chaves do seu carro, um celta, certamente adquirido com muito esforço, trabalho suado como profissional da área da educação. 

   3. Há pouco tempo, outra professora tombou no bairro de Stella Mares, pelo mesmo motivo. Um estudante universitário morreu no corredor da Vitória e um dono de estacionamento em Nazaré. Nos finais de semana, são centenas de homicidios na Região Metropolitana de Salvador.

   4. Crimes banais, completamente fora de quaisquer parâmetros do ciclo da violência, sem que ninguém consiga explicações. Há quem use os argumentos de que, a sociedade baiana é degradada, por reflexo da colonização portuguesa, do longo ciclo de pobreza, da falta de oportunidades, da impunidade, de leis que não são cumpridas e de policiamento inadequado. 

   5. Mas é impossível para qualquer Policia vigiar uma cidade de 3 milhões de habitantes se não houver o mínimo de compreensão existencial da socidade. O processo de degradação é contínuo e não se pode querer, até por oportunismo político, culplar este ou aquele governo.

   6. Venho de uma recente viagem ao México, país mais pobre do que o Brasil, em processo de desenvolvimento como o Brasil, onde a violência é histórica, hoje, localizada em determinadas cidades de fronteira e muito ligada ao narcotráfico. Mas, esse tipo de crime banal, de uma pessoa ir a padaria para comprar pão e ser assassinada porque se recusou a entregar as chaves do seu veículo não existe. 

   7. A Cidade do México tem 26 milhões de habitantes. No entanto, proporcionalmente, tem menos homicidios num final de semana do que Salvador. Seu metrô tem 300km e roda dia e noite sem assaltos.

   8. No México, alguns locais não se vende bebidas alcoólicas, noutros tem-se horário para fechar bares e casas noturnas, a Policia age integrada e com rigor, e o crime banal é raro. A cidade de Mérida, capital de Yucatán, tem 1 milhão de habitamtes, e passeia-se às noites de charretes. En Cancún, capital de Quitana Roo, 800.000 hanitantes, anda-se de ônibus nas madrugadas após as baladas. Não há registros de assaltos.

   9. Quem pelo amor de São Benedito pode fazer uma coisa dessas em Salvador? Ninguém. Sequer se pode passear no Campo Grande à noite. Quem vai a lagoa de Abaeté é assaltado. Até ir a Sorveteria da Ribeira, à noite, se tornou um perigo.

  10.  Recentemente, Sérgio Beleza escreveu um artigo no Correio mostrando como uma velhinha vive confinada numa janela de apartamento na Pituba, vendo o tempo passar, sem poder ir à rua, sem poder caminhar na Praça Nossa Senhora da Luz. 

   11. Nos bairros, por onde se anda, a cidade está enjaulada. Meu prédio, de classe média, tem guarita a prova de balas. As correspondências são entregues num aparato de segurança também a prova de balas. Uma loucura total. Semana passada, uma procuradora da Prefeitura saiu do Bela Massa, uma panificadora da RMS (Lauro) e teve seu carro levado por bandidos depois de ser ameaçada com uma escopeta. Isso 7h da noite. De quebra levou um empurrão, caiu e fraturou duas costelas.

   12. Creio que já passou da hora do governo expandir o Pacto pela Vida com uma ação mais ampla, educativa, institucional publicitária. Do jeito que a situação está vai ser muito dificil reverter essa situação e os baianos, da capital e do interior, vão viver a cada dia mais enclausurados e enjaulados.
                                                                ********** 
   13. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou que o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), líder das últimas greves realizadas pela Polícia Militar baiana, tenha sofrido um infarto. Ele passou por exames e está em observação na Clínica Médica do Hospital de Base do DF (HBDF). 

   14. Em nota, a Secretaria informa que Prisco está estável e será reavaliado pelo corpo médico nesta segunda-feira (5). Os primeiros exames foram realizados no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), na noite de sábado (3). Na manhã deste domingo (4), o vereador foi transferido para a Clínica do Hospital de Base, onde, segundo a secretaria, "há mais recursos para o atendimento". 

   15. De acordo com Leonardo Mascarenhas, um dos advogados do vereador, que o acompanha em Brasília, a suspeita da médica que atendeu Prisco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião era de que ele tivesse sofrido um ataque cardíaco.

   16. O laudo assinado pela médica Fernanda Ribeiro detalha que o paciente reclamava de dores, dormência e formigamentos, além de ter relatado histórico familiar de infarto agudo do miocárdio. Ela incluiu duas interrogações ao final do laudo quando se referiu ao possível quadro de infarto. 

   17. Segue para sanção presidencial o Projeto de Lei 4158/2012 de autoria do deputado federal Arthur Oliveira Maia (SDD/BA) que declara como raça nacional o cavalo Mangalarga Marchador. A proposta foi remetida dia 28/04 do Congresso para a Presidente Dilma Rousseff e tem o prazo de 15 dias para ser sancionada.

   18. De acordo com o Centro de Economia Aplicada da Universidade de São Paulo, o mercado brasileiro de cavalos movimenta cerca de de R$ 8,5 bilhões por ano, o que representa, aproximadamente, 25% do Produto Interno Bruto (PIB), proporcionando 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos. 

   19. O mercado de cavalos é muito amplo e o setor da equinocultura se destaca na economia do País. Envolve funcionários capacitados, veterinários, caminhões para frete, celarias, alimentação, remédios e muito mais. Têm ainda espaços como centro de treinamento para animais de competição. Uma curiosidade é que a indústria do cavalo representa seis vezes o que emprega a indústria automobilística no país.

   20. Conforme estudos levantados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO), o planeta possui, atualmente, mais de 50 milhões de cabeças de cavalos. A liderança pertence aos Estados Unidos (EUA) com cerca de 10 milhões, enquanto o Brasil ocupa o quarto lugar com mais de 6 milhões. 

   21. O Mangalarga Marchador, que integra a história do país desde o Brasil-Colônia, é considerada a raça de equinos mais sedimentada e evoluída no País, ocupando papel de destaque na cultura nacional. São trinta mil criadores no Brasil e em mais seis países da Europa e EUA. 

   22. Desse total, sete mil são associados, formando a maior associação de equinos da América Latina, com 520 mil animais registrados em 57 núcleos nacionais, 25% deles no Nordeste. 

   23. Mais violência: no último sábado (3), em Vitória da Conquista, no Bairro Guarani, às 20 horas, o Soldado Nelson Nascimento Vilas Boas foi atingido na cabeça por disparo de arma de fogo efetuado por dois homens, que roubaram sua arma.

   24. O PM, lotado no 9° Batalhão de Polícia Militar, foi surpreendido, dentro do carro que conduzia, pelos marginais que chegaram em uma pick-up, atiraram e fugiram. O soldado foi socorrido ao Hospital Samurai, naquela cidade, onde está em coma. A PM realiza diligencias para identificar e prender os autores dos disparos.

   25. Quando o assunto é programa de verão no exterior, a Disney está entre os mais procurados, mas os pacotes nem sempre apresentam o melhor custo benefício para os clientes. Acreditando que essa é a única forma de viver uma experiência internacional, por falta de informação, muitos jovens adiam a realização do seu sonho, não sabendo que existem pacotes mais em conta e que proporcionam experiências muito mais completas no exterior.

   26. “Enquanto na Disney os jovens visitam os parques e convivem praticamente apenas com brasileiros, em outros programas de verão, eles têm a oportunidade de se integrar com pessoas da mesma faixa etária de diversas nacionalidades, além de aproveitar esse período para aprender um novo idioma”, explica o diretor da empresa CCI Intercâmbio e Turismo, Kamil Daiha.

    27. Alerta que existem outras vantagens em relação a Disney e ressalta a importância de se comparar os valores e condições antes da compra do pacote. “Na CCI Intercâmbio, por exemplo, o adolescente ou jovem sempre é bem instruído antes da viagem. Conta com suporte 24h para auxílio em qualquer situação, enquanto estiver no intercâmbio, e ainda pode parcelar o programa em até 10x sem juros e sem entrada. 

   28. São diferenciais que, ao invés de dificultar, facilitam a realização do desejo do brasileiro ir ao exterior”, afirma o diretor. 

   29. Nesta segunda-feira, 5 de maio, a Prefeitura de São Sebastião do Passé vai iniciar o Programa de Transporte Universitário Gratuito. Os estudantes receberão os crachás de acesso aos ônibus a partir das 14h, na Casa da Cultura Maestro Manoel Gomes e logo depois poderão se dirigir para a Igreja Matriz, de onde sairá o primeiro ônibus às 16h30.
  30. O programa beneficia mais de 80 estudantes do município que cursam faculdades públicas e privadas em Salvador, nos turnos matutino e noturno. São dois ônibus fazendo o transporte gratuito.

    31. As inscrições foram realizadas no mês de fevereiro e os estudantes contemplados atenderam a alguns requisitos como a renda familiar de até cinco salários mínimos e cinco anos de residência no município, caso tenha concluído o Ensino Médio em escola pública, ou 10 anos de residência caso tenha se formado em escola privada.

   32. O processo de seleção foi coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura que, após divulgar a lista de selecionados, reuniu os estudantes para definição do roteiro, posteriormente aprovado pela Agência Estadual de Regulação de Transportes (Agerba) e a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>