Miudinhas
Tasso Franco
01/05/2014 às
23:21
AÉCIO E CAMPOS criticam Dilma por ação eleitoreira e ministro reage
A Organização Social Filhos do Mundo, responsável pelo funcionamento do Cesol/Barra, celebrou, nesta quarta-feira, 30, o primeiro ano de atendimento a 82 empreendimentos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB, senador Aécio Neves (MG), e pelo PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, criticaram nesta quinta-feira (1º), em evento do Dia do Trabalho organizado pela Força Sindical em São Paulo, o suposto caráter eleitoral da fala da presidente Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e televisão.
2. Dilma fez na noite de quarta (30) um pronunciamento oficial no qual anunciou a correção da tabela do imposto de renda e um reajuste de 10% no valor de benefícios do programa Bolsa Família.
3. O tucano Aécio Neves classificou o pronunciamento como "momento patético" e disse que a presidente usou cadeia de rádio e TV para fazer "proselitismo político". Ele afirmou que Dilma tenta jogar para a oposição a responsabilidade pela crise na Petrobras, que, segundo disse, foi transformada em "um grande balcão de negócios suspeitos."
4. Eduardo Campos afirmou que a fala de Dilma foi mais "eleitoral" do que "propriamente da presidenta". Campos também se referiu à Petrobras: "Nós precisamos resgatar a Petrobras da situação em que se encontra. Ela precisa ter respeitado o planejamento estratégico. É fundamental que possamos blindar a Petrobras da ingerência política em todos os níveis."
5. A Força Sindical informou que convidou a presidente para participar do evento, mas ela não compareceu. No lugar dela, estiveram no evento como representantes os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e Manoel Dias (Trabalho).
6. Quem tem coragem vem aqui, quem não tem manda representante", disse o deputado Paulinho da Força (SDD), presidente licenciado da central sindical.
Gilberto Carvalho afirmou que os representantes do governo não vão aos eventos do Dia do Trabalho somente a cada quatro anos para fazer "falsas promessas". "Viemos aqui todo ano e apoiamos este ato", declarou.
7. Ele reagiu às críticas dos adversários da presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição, fazendo referência à suposta intenção do PSDB de "privatizar" a Petrobras.
8. "A Petrobras que eles estão criticando e falando mal, que o FHC tentou privatizar, hoje é a grande empresa do país que eles querem tentar destruir para privatizar depois em um eventual governo deles, que não virá", discursou Carvalho. Segundo ele, a eventual volta do PSDB ao governo "através de Aécio" implicará "desprezo ao trabalhador".
9. No ato de 1º de Maio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (PDT), defendeu Dilma das críticas do senador Aécio Neves.
10. Segundo o ministro, “enquanto ficar nessa crítica, está bom”. “Ele criticou a inflação, e a inflação está sob controle. Criticou o desemprego, quer dizer, é uma piada, né? Então ele devia ter proposto coisa nova”, disse.
11. Dias afirmou que o Brasil vive o “pleno emprego”. Para ele, o desafio agora é a qualificação profissional: “Tem que melhorar a qualidade do emprego. Nós temos que dar ao trabalhador brasileiro acesso à tecnologia”, disse.
12. O ministro também defendeu o Bolsa Família e fez duras críticas ao que chamou de “pequena burguesia brasileira”. Para ele, o Bolsa Família faz parte de uma “obrigação mínima do Estado”: “Nós estamos há 500 anos fazendo política de uma elite egoísta que só pensou nela. Agora, está aí o povo enchendo os aviões, e tem uma pequena burguesia que se irrita”, disse.
**************
13. Em Salvador, trabalhadores ligados a várias centrais sindicais promoveram atos de protesto durante as comemorações do Dia do Trabalhador. Na praça Municipal, sindicalistas, artistas e trabalhadores da Intersindical participaram de ato em frente à Câmara de Vereadores com direito a carro de som e distribuição de panfletos.
14. Em frente ao Vitoria Marina, trabalhadores ligados ao Sindhotéis, que reúne empregados de hotéis, bares e restaurante, promoveram um ato neste 1º de Maio contra a rotatividade e baixos salários da categoria.
15. Já a Força Sindical na Bahia promoveu em vários pontos da cidade a distribuição de manifesto com as reivindicações dos trabalhadores em comemoração ao Dia do Trabalhador.
16. Agora vai! Com nomeação de Diogo Medrado para a presidência da Bahiatursa, o turismo vai dar um salto.
17. Leitor Jorge Roriz (A Tarde) teria razão quando diz que Lula tem razão ao comentar que o julgamento do mensalão foi mais politicos do que juridico. Segundo Roriz, se fosse somente juridico, Lula estaria preso.
18. O presidente do DEM municipal, Heraldo Rocha, apressou-se a dizer que Albino Rubin, secretário da Cultura estadual, seria analfabeto cultural ao escrever em artigo (A Tarde) que a composição "A Baixa dos Sapateiros" foi de Dorival Caymmi, quando, na realidade foi de Ari Barroso.
19. Mas, nada falou sobre o artigo de José Carlos Aleluia, o qual, disse que Maria Quitéria nasceu na atual cidade de Feira de Santana, quando a heroina nasceu em Cachoeira.
20. O deputado estadual Alan Sanches (PSD), como membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa da Bahia, aprovou nesta terça-feira (29), audiência no colegiado para debater a atual situação do setor de saúde do município de Santo Antonio de Jesus.
21. Segundo explica Alan Sanches, que é médico por formação, os munícipes de SAJ estão tendo dificuldade não apenas na Santa Casa de Misericórdia (Hospital Maternidade Luís Argolo), que sofre com a falta de cumprimento de convênio por parte da prefeitura; mas também quando precisam de realizar procedimentos de alta complexidade; bem como consultas especializadas.
22. "E diante da tragédia que aconteceu no último sábado, onde uma jovem teve que dá à luz a um filho na recepção do Hospital Maternidade Luís Argolo, e, infelizmente o seu bebê acabou morrendo, pois não havia médico plantonista na unidade, não podemos fechar os olhos e sim buscar soluções de forma que fatos tristes como este não voltem a acontecer", destacou.
23. A edição desta semana de J&Cia destaca que Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal, de Belém, é o único brasileiro da lista de cem Heróis da liberdade da informação publicada nesta 3ª.feira (29/4) pela organização francesa Repórteres sem fronteiras; que nesta 5ª.feira (1º/5), Dia do Trabalhador, será lançada a Agência PT de Notícias, que substituirá o atual site do Partido dos Trabalhadores – idealizada por Leandro Fortes, ex-correspondente de CartaCapital no DF, terá Áureo Germano no comando da Redação e a produção de material institucional ficará por conta de Geraldo Magela Ferreira, que já respondia pelo site do partido:
24. Que jornalistas foram novamente agredidos em manifestação no Rio; e que Pesquisa Mega Brasil aponta estagnação do segmento das agências de comunicação em 2013.
25. Outras manchetes vão para a chegada de Vera Guimarães e a despedida de Suzana Singer do posto de ombudsman da Folha de S.Paulo; Zero Hora inicia atividades em comemoração ao seu 50º aniversário; São Paulo sedia na próxima semana o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa; e Jorge Furtado lança seu primeiro documentário de longa-metragem.
26. A Organização Social Filhos do Mundo, responsável pelo funcionamento do Cesol/Barra, celebrou, nesta quarta-feira, 30, o primeiro ano de atendimento a 82 empreendimentos econômicos solidários de bairros como Itapuã, Águas Claras, Boca do Rio, Pituba, Nordeste de Amaralina, Rio Vermelho Federação, além das Ilhas de Itaparica e Vera Cruz.
27. O ponto alto da comemoração, na sede do Cesol/Barra, na Rua Afonso Celso, em Salvador, foi o desfile de moda com peças produzidas pelos empreendimentos de artesanato assistidos pelo Centro Público. Também houve apresentação de grupos artísticos e culturais e de um vídeo mostrando a história da unidade nos 12 meses de operação.
28. A solenidade começou com a inauguração do Espaço Makota Valdina. A homenageada destacou que mora no Engenho Velho da Federação, um bairro pobre, mas que há muito tempo já praticava economia solidária e lembrou de mulheres lavadeiras, passadeiras e doceiras que sempre praticaram economia solidária e serviram como modelo para isso tudo que hoje é chamado de economia solidária.
29. Nair Prazeres, chefe de Gabinete da Setre, que representou o secretário Nilton Vasconcelos, lembrou que acompanhou a implantação da política de economia solidária no Estado, em 2007, no início do Governo Jaques Wagner, quando foi criada a Superintendência de Economia Solidária.
30. “Naquele ano, o investimento do Governo do Estado com a política de economia solidária foi de R$ 280 mil. Em 2013, esse investimento foi de 17,7 milhões de reais. O Cesol Barra é resultado dessa importante política hoje desenvolvida no estado de apoio a empreendimentos de economia solidária”, observa.
31. Os deputados federais Domingos Dutra (Solidariedade/MA), da Comissão de Direitos Humanos da Câmara; e Mendonça Prado (DEM/SE), da Comissão de Segurança, em Brasília, impetraram Habeus Corpus, nesta quarta-feira (30/04), solicitando ao Tribunal Federal da 1ª Região (STF) o relaxamento da prisão do vereador soldado Prisco.
32. Representantes do povo das mais diversas siglas endossaram o pedido, demonstrando que, apesar de integrarem partidos contrários, se uniram em defesa da liberdade, princípio fundamental previsto na Constituição Federal de 1988.
33. Os senadores Eduardo Suplicy (PT/SP), Pedro Simon (PMDB/RS) e Randolfe Rodrigues (Psol/AM) e os deputados federais Benedita da Silva (PT/RJ), ex-governadora do Rio de Janeiro e terceira secretária da constituinte de 1988, Carlos Alberto Rolim Zarattini (PT/SP), Amauri Teixeira (PT/BA), Jair Bolsonaro (PP/RJ), Onofre Santos Agostini (PSD/SC), Luiz Gonzaga Patriota (PSB/PE), Assis Carvalho (PT/PI) e também endossaram o pedido.
34. Na Câmara Federal, Daniel Almeida homenageou os trabalhadores em sua data mais importante, destacando a força e o suor do trabalho como principal instrumento de progresso e desenvolvimento de um país.
35. Para o comunista, o 1º de Maio celebra conquistas e reafirma bandeiras históricas, além de produzir reflexões sobre o rumo que o Brasil deseja dar aos direitos do seu trabalhador, que fazem parte de um pacto social e cuja defesa esteve sempre não só nas mãos de organizações de trabalhadores, mas também do Parlamento Nacional.
36. Segundo Daniel, pensar nesses direitos, no Brasil de hoje, é também pensar na agenda política da Câmara Federal, que deve debater e colocar em votação propostas que podem trazer importantes avanços para a sociedade.
37. Daniel mostra as contradições entre os lucros astronômicos dos bancos e as demissões feitas pelo setor financeiro, como o Bradesco, que obteve lucro líquido no primeiro trimestre de 2014 de R$ 3, 4 bilhões, o maior da história do banco. E o Itaú, com lucro de R$ 4,4 bilhões, crescimento de 27%, um recorde de lucro de um banco no Brasil no primeiro trimestre do ano.
38. “Enquanto o lucro dos dois maiores bancos privados do país foi de R$ 7,8 bilhões no primeiro trimestre, o setor bancário brasileiro fechou 1849 postos de trabalho no mesmo período. O resultado poderia ter sido pior, 2.985 vagas perdidas, se a Caixa Econômica, banco público, não tivesse contratado 1.132 bancários no mesmo período”, frisou o parlamentar.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>