Miudinhas
Tasso Franco
29/04/2014 às
11:02
DILMA NA BAHIA: Presidente exalta Lula e anuncia programa Minha Casa 3
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia entregou documentoa presidente pedidndo atenção em defesa dos agentes comunitários de saúde
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na terça (29) em que participou de três eventos oficiais na Bahia, a presidente Dilma Rousseff exaltou as políticas sociais do governo, e afirmou ter "certeza" de que o povo "não vai retroagir". À tarde, ela disse que o governo prepara a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida.
2. Em Feira de Santana destacou: "Essa segurança social eu quero dizer para vocês que ela também é forte, nós não vamos voltar atrás. Eu tenho certeza que o povo brasileiro não vai retroagir, voltar atrás, desistir disso que conquistamos: a redução da desigualdade social, da maior criação de empregos que o Brasil teve", afirmou a presidente durante inauguração de obras para abastecimento de água e entrega de máquinas a prefeitos.
3. Também na terça, pesquisa encomendada pela CNT mostraram que caíram as intenções de voto pela reeleição da petista. A pesquisa foi divulgada um dia após parte do PR anunciar desejo de uma candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
4. Nos discursos, a presidente sempre tem chamado a atenção para três programas sociais: além do Minha Casa, o Pronatec (de ensino técnico) e o Mais Médicos, que levou estrangeiros para atendimento no interior.
5. Os números da nova pesquisa mostra Dilma com 37%, Aécio com 21,6% e Campos, 11,8%. Daí que o movimento "Volta Lula" ter ganho força. Segundo Gilberto Carvalho, esse movimento incomoda o ex-presidente.
6. Em seu último compromisso na Bahia, para entregar chaves de 1.224 unidades habitacionais, Dilma sinalizou que o Minha Casa, Minha Vida 3, já anunciado pelo governo, pode ser lançado no final do ano, após a conclusão da segunda etapa do programa.
7. "Há pouco, uma senhora ali apresentou um cartaz, ela pedia acesso à casa própria. É por causa de senhoras como ela, que nós temos de continuar fazendo esse programa. Nós fizemos o Minha Casa 1, fizemos o Minha Casa 2, estamos concluindo até o final deste ano o Minha Casa Vida 2. E quero dizer aqui para vocês que nós já colocamos no forno, sendo bem cozinhadinho, o Minha Casa Minha Vida 3!", afirmou.
8. Segundo o Ministério das Cidades, ainda não há definição sobre metas ou volume de recursos que serão destinados a esta nova fase. Segundo o ministro Gilberto Occhi, a atual fase, que contempla 2.750.000 unidades, já tem cerca de 2.400.000 prontas.
9. Em meio a formatura de 1.500 alunos do Pronatec em Feira de Santana, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a ser foco das atenções ao ser considerado por sua sucessora, Dilma Rousseff, um exemplo da transformação permitida por um curso técnico.
10. A presidente Dilma lembrou de Lula após o governador Jaques Wagner citar o próprio exemplo de como a educação pode ser transformadora.
11. "Cada passo que vocês dão é uma porta que se abre para o futuro do Brasil, que se abre para a esperança. Um curso de capacitação permite que as pessoas melhorem de vida. Mas é também uma porta para o país", afirmou a presidente Dilma.
12. Conforme ela lembrou, Lula deu um primeiro passo com um curso técnico do Senai e, tempos depois, recebeu um outro diploma, o de presidente da República.
13. Para Dilma, essa condição, compartilhada por ela e Lula, de ser eleita pelo povo brasileiro, aumentava a obrigação dos dirigentes de "olhar para aqueles que mais precisam". "Um governo tem de assegurar que as oportunidades que vocês anseiam e demandam ocorram", salientou a presidente.
14. Quase 10 anos depois, a Bahia finalmente poderá ser beneficiada com uma obra anunciada pelo então presidente Lula em 2005: a duplicação da BR-101 no Norte e Nordeste, conforme lembra o suplente de deputado federal Colbert Martins (PMDB).
15. “Sergipanos, alagoanos, pernambucanos e até os potiguazes, no extremo Norte, já contam com a nova rodovia prontinha, mas somente hoje (29) a presidenta Dilma Rousseff lançou o edital de licitação para a duplicação do trecho entre a BR-324 (a 19 km de Feira de Santana) e a divisa com Sergipe”, destaca Colbert.
16. O político feirense lembra que Lula falou dessa obra em 2005, quando esteve em Feira de Santana na solenidade de inauguração da ampliação da Pirelli. “A Bahia ficou por último, apesar das expressivas votações que deram a Lula e a Dilma. Ainda bem que, mesmo quase 10 anos depois, lembraram da gente”, destaca.
17. Quatro empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, que beneficiam mais de 3.600 pessoas, foram entregues em Feira de Santana nesta terça-feira (29) pela presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner.
18. A presidente e o governador visitaram casas do Residencial Ecoparque 2 e entregaram chaves de unidades do conjunto, além de outro residencial, o Viver Iguatemi.
19. A casa própria é o sonho que cada um quer ter. Entregar essas 1.224 moradias é especial porque este [o Minha Casa, Minha Vida] é o programa que mais protege a família brasileira, que permite aos que mais precisam ter a casa própria, afirmou Dilma.
20. O estado da Bahia se destaca no programa com mais de 150 mil unidades contratadas pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Destas, 61,3 mil já foram inauguradas e 65,4 mil contratadas em municípios com mais de 50 mil habitantes e regiões metropolitanas.
21. Hoje completamos, só em Feira de Santana, 19 mil unidades habitacionais com investimentos de R$ 1 bilhão em 44 empreendimentos no município, disse o governador Jaques Wagner.
22. Entre os dias 13 e 15 de maio, será realizada uma mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), em Brasília, pela aprovação do piso salarial da classe.
23. Com o objetivo de reforçar os pleitos da categoria, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, entregou documento pedindo a atenção da presidenta Dilma Rousseff à causa, durante a visita feita por ela à cidade de Feira de Santana.
24. O conteúdo do documento solicita valorização salarial e profissional da categoria, que aguarda a aprovação do Projeto de Lei n° 7495/06 – o qual estabelece o piso salarial dos ACS e ACE de todo o país. O deputado estadual Zé Neto salientou a importância da causa.
25. “Conheço de perto a luta dessa categoria, estou nela há mais de 20 anos e posso dizer: Nesse instante o ‘Exército do bem’ precisa desse alento, carece desse incentivo. Que ela [a presidenta Dilma] possa liberar a bancada para atender aos reclames dos agentes comunitários, os quais solicitam piso nacional e melhores condições para exercício da profissão, principalmente na questão plano de carreira”, disse Zé Neto.
26. Ao receber o documento, a presidenta Dilma afirmou que desde os anos de Governo Lula, os agentes têm recebido uma atenção especial do governo Federal e que o tema está sendo objeto de avaliação do governo atual, principalmente no que concerne às questões financeiras que envolvem o pleito, porém, se comprometeu com a leitura do documento entregue pelo líder do governo.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>