Miudinhas
Tasso Franco
28/04/2014 às  21:07

Eliana Calmon recebe prêmio da ONU em SSA e Marina Silva participa

Promover o fortalecimento dos organismos governamentais de políticas para as mulheres (OPMs) é um dos objetivos do Encontro Regional Nordeste, que será aberto nesta terça-feira (29)


 MIUDINHAS

   1. Secretária-geral do comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) que monitora e aponta soluções para a violência urbana na América Latina, a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, será homenageada nesta terça-feira (29)  por ocasião da Assembleia Geral do Comitê que se realizará em Salvador. 

   2. O encontro ocorrerá segunda e terça-feira, (28 e 29 de abril) no hotel Bahia Othon Palace, em Ondina. Estará presente a ex-senadora Marina Silva, presidente da Rede Solidariedade e pré-candidata a vice-presidência da República pelo PSB, por coincidência no mesmo dia que Dilma vem a Bahia.

  3. O Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime da ONU foi instalado em outubro e é presidido pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

   4.  O comitê trabalha para mapear as tendências comuns no fluxo de criminalidade nas diferentes regiões da América Latina e identificar o impacto da violência na família e na comunidade. 

   5. Além disso, analisa os efeitos da tecnologia na segurança da população, ao mesmo tempo que prepara recomendação de apoio técnico e financeiro às melhores práticas institucionais de combate ao crime. Entre outras missões do comitê, está o de avaliar o índice de confiança da população em relação às autoridades policiais e sugerir mecanismos de pacificação para superar os riscos cotidianos que alimentam sentimentos de medo e vulnerabilidade.

    6. O comitê funciona junto ao Instituto das Nações Unidas para América Latina e Caribe para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud), sediado em San José, na Costa Rica, e vinculado ao escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC).
                                              *****
   7. Sobre a viagem da chapa das oposições:  “Fomos ouvir o clamor do povo e as suas demandas. Encontramos uma grande receptividade e percebemos o quanto a população está satisfeita com a união das oposições, em prol de um novo projeto para a Bahia”, disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, que se juntou aos correligionários.

   8. Imbassahy ressaltou a confiança transmitida pelas centenas de lideranças que os recepcionaram, em cada uma das cidades visitadas. O sentimento comum era de certeza na vitória, o que me leva a questionar o fato de o governo vir realizando pesquisas de opinião sobre as eleições e não divulgar os seus resultados. Qual seria o motivo de esconderem os números?”, questiona. 

   9. Líder da oposição em Camaçari, o vereador Elinaldo disse nesta segunda-feira (28) que pretende convidar o secretário da Saúde do município, Vital Sampaio, para explicar a crise do setor. No último sábado, por exemplo, os pacientes que procuraram atendimento no HGC (Hospital Geral de Camaçari) foram obrigados a voltar para as suas residências. 

   10. De forma improvisada e sem respeito aos cidadãos, os dirigentes colocaram uma mensagem na entrada da unidade: “Atenção! Hospital Lotado! Procurar as UPA´s (Nova Aliança ou Bomba). A Direção”. No entanto, de acordo com funcionários do hospital que pediram para não ser identificados com medo de represálias, a emergência estava vazia. 

   11. “A saúde de Camaçari, como todos as outras áreas administradas pela prefeitura, está um caos. Não há nenhum investimento, a não ser em publicidade”, afirmou o edil. O vereador Elinaldo acrescentou, ainda, que o mais grave é que a crise no HGC não começou agora. 

   12. “Faz tempo que os pacientes são pessimamente atendidos, não há material e os médicos e outros profissionais vivem reclamando das péssimas condições de trabalho”, afirmou o vereador, que é pré-candidato a deputado estadual.
  
    13. As recentes descobertas nos reservatórios do pré-sal sinalizaram para novas oportunidades no cenário brasileiro de Petróleo e Gás Natural. Pesquisas apontam que um profissional qualificado no setor tem 92% de chance de ingressar bem no mercado de trabalho. Com a alta, os cursos técnicos e profissionalizantes não param de abrir novas turmas.

   14.  “O diferencial é que ensinamos na prática, vivenciando a profissão. Isso conta para que os alunos já comecem a sentir o mercado de trabalho antes mesmo de concluir o curso. 

   15. Nos últimos semestres, muitos já estão com contratos assinados com grandes empresas e já saem direto para o mercado”, explica Anderson Braga, coordenador do CETTPS, localizado em Camaçari, e que oferece o curso de técnico em Petróleo e Gás. A corrida pela contratação no setor se deve a falta de profissionais qualificados em detrimento da demanda, cada vez mais, crescente. 

    16. Segundo o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp), nos próximos cinco anos, a expectativa é que mais de 200 mil empregos sejam criados na área. Até o ano que vem serão 46 mil vagas só no setor industrial.

    17. Promover o fortalecimento dos organismos governamentais de políticas para as mulheres (OPMs) é um dos objetivos do Encontro Regional Nordeste, que será aberto nesta terça-feira (29), prosseguindo até quarta-feira (30), em Salvador.

    18.  O evento, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em parceria com o Fórum Nacional de OPMs e a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – Bahia, terá como tema central o “Protagonismo dos OPMs na execução das Políticas para as Mulheres”.

   19. O evento é dirigido às representantes estaduais e municipais participantes do Fórum Nacional dos OPMs e a intenção é aprofundar o diálogo entre gestoras de políticas para mulheres considerando as regiões brasileiras.

    20. Em Salvador, serão apresentados e debatidos temas como os desafios na execução das políticas para as mulheres e avanços e dificuldades na implementação dessas políticas, além da troca de experiências e ações locais e regionais.

    21. Promovidos pela SPM-PR e organizados em parceria com OPMs locais, os encontros regionais foram iniciados pela região Norte e as atividades ocorreram em Belém entre os dias 9 e 11 deste mês.

    22. Os espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) não funcionam no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio (quinta-feira). 

   23. Os museus voltam a funcionar normalmente na sexta-feira, dia 2, quando o público pode aproveitar para conferir os últimos dias das exposições O Suicídio do Meu Pai, em cartaz no Solar Ferrão, e Kamalu Hai - A cerâmica dos sonhos Waurá, em cartaz no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. Ambas seguem abertas ao público até o dia 4 de maio (domingo).

    24. Vencedor da categoria principal, “Livre Temática e Técnica”, do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013, o fotógrafo paulista André Penteado é o responsável pela mostra ‘O Suicídio do Meu Pai’, que através de fotografia e vídeo, busca compreender e discutir o impacto psicológico que o suicídio de uma pessoa provoca em seus familiares, a partir de uma experiência individual: o suicídio do próprio pai, em 2007. 

   25. Nas imagens, registram-se três momentos do luto: a dor e o choque pelo recebimento da notícia, passando pelo velório; o processo de “despedida” vivido nas semanas seguintes; e as consequências emocionais da perda em longo prazo.

    26. Já a exposição ‘Kamalu Hai - A cerâmica dos sonhos Waurá’ apresenta um conjunto de panelas zoomorfas produzidas especificamente por este grupo indígena xinguano. 

   27. As peças foram cedidas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. A tribo Waurá pertence ao parque nacional do Xingu e é notória pela singularidade de sua cerâmica, o grafismo de seus cestos, sua arte plumária e máscaras rituais. Os Waurá são grandes ceramistas, conhecidos pelas grandes panelas de até 2m de diâmetro, chamadas de Kamalupe.

Confira os horários de visitação e outras atrações dos museus:

SOLAR FERRÃO

1- A Exposição de Arte Africana – Coleção Claudio Masella apresenta a riqueza estética e a diversidade da produção cultural africana do século XX, expressada em objetos, sobretudo máscaras, estatuetas e utensílios de uso cotidiano ou ritualístico. Doadas ao Governo do Estado da Bahia, em 2004, pelo industrial italiano Claudio Masella, as obras representam vários estilos étnicos das sociedades africanas.

2- A Coleção de Arte Popular reúne peças representativas da Cultura Popular do Nordeste. O acervo reunido por Martim Gonçalves e, posteriormente, ampliado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi é composto por peças utilitárias e figurativas, dentre elas carrancas, ex-votos, imaginária, esculturas em cerâmica, fifós, panelas, potes de barro, brinquedos, utensílios domésticos e objetos criados a partir de materiais recicláveis, que mostram uma sintonia entre a arte e a vida cotidiana.

3- As Plásticas Sonoras, de Walter Smetak, são consideradas obras de arte por críticos e pesquisadores, e podem ser conferidas na mostra de longa duração Smetak – O Alquimista do Som. Estas peças do acervo da família do músico suíço foram restauradas e expostas somente nos Museus de Arte Moderna da Bahia e de São Paulo, em 2007 e 2008. O acervo está tombado provisoriamente, em estudo para composição do dossiê.
                                                         ************
    28. Sobre o espaço: tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o casarão construído entre o fim do século XVII e início do XVIII possui seis andares e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e três coleções: a coleção da arquiteta Lina Bo Bardi, a Coleção Claudio Masella e a Coleção de Instrumentos Musicais Walter Smetak.

   29. “É lamentável que o secretário de cultura do governador Jaques Wagner se arvore a escrever sobre Dorival Caymmi e desconheça a sua obra musical. Doutor Rubim, o autor de ‘Na Baixa do Sapateiro’ é o mineiro Ary Barroso.
30.  Não é Caymmi”, corrige o presidente estadual do Democratas Salvador, Heraldo Rocha, o artigo “Bahia festeja Dorival Caymmi”, publicado em A Tarde, nesta segunda-feira (28), no qual o secretário Albino Rubim erroneamente inclui a famosa canção de Barroso entre as composições do baiano, que comemora centenário de nascimento este ano.

   31. “Realmente esta turma do PT não conhece nada da Bahia”, afirma Rocha. Para ele, deve ser essa a causa do tamanho desprezo e desatenção dados por Wagner à terra dos baianos. 

   32. “Nesses mais de sete anos de tragédia petista, a Bahia só decaiu com a violência avassaladora, o caos da saúde e a vergonhosa situação da educação. Eles não devem nem saber que o maior educador do Brasil, Anísio Teixeira, nasceu aqui. Não é à toa que um dos legados de Jaques Wagner e do PT é a posição que Salvador alcançou no ranking das cidades mais violentas da ONU: 13ª. Vade retro este número em outubro”


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>